Ir para conteúdo

4 tipos de iscas e 4 trabalhos para água doce ou salobra.


Posts Recomendados

 

OCqHrQe.png 

 

De início, estou em um tópico que não tenho experiência, porém, tenho que começar, então vou usar minha experiência em água parada, para o ambiente de correnteza fraca, peixes na média 1kg à 2kg, irei nestas configurações:

 

1006891858_FTB-ajudaespecial.JPG.6885368ab3cf1a2311f214547d142474.JPG

 

1)      Isca Heddon Spit´n Image X9270 -  8cm - 12g, cor verde referência 00017663 

3514549_SpitImageHeddon.JPG.aaf848f075e8660c0c87f0438362ea44.JPG

 

 

2)      Isca Dojô Stick 75 - 7,5cm 10gr – Cor HAZ Azul

775900446_IscaDoj75HAZAzul.png.1185554dedb501890a6f84a51f8ef3e3.png

 

 

3)      Isca NELSON NAKAMURA SARÁ SARÁ 80 – 8cm - 7g - cor osso

1107913242_IscaSaraSara-NN.png.5c4ad19c2b98bcdbebd8f192452703b9.png

 

 

4)      Isca Capitão Hook Top 27 - Suspending - 6,5cm 6gr – cor HL32

 

4370260_IscaCaptanHookTop27corHL32.png.918642f7fe8c52867aecebbaeb6605f1.png

 

Espero ter ido bem.

 

Tecnica Correta.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesta situação, você começaria pelo número 4, no meio ou  nº 1 da mesma maneira que comecei? Quais iscas iria utilizar no universo de no maxímo 4, pode ser uma isca somente e a pesca não é embarcada. O trabalho de barco é geralmente usando uma isca de meia água margeando a vegetação do rio, então qual é a sua isca e trabalho para esta situação de subir o rio a pé.   Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Roberto.Pezzin disse:

Nesta situação, você começaria pelo número 4, no meio ou  nº 1 da mesma maneira que comecei? Quais iscas iria utilizar no universo de no maxímo 4, pode ser uma isca somente e a pesca não é embarcada. O trabalho de barco é geralmente usando uma isca de meia água margeando a vegetação do rio, então qual é a sua isca e trabalho para esta situação de subir o rio a pé.   Valeu

É vou voltar pra sala de aula (pescar lambari)😳

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voce achou engraçado, mas no japão existem campeonatos avançados para pequenos peixes, a pesca de lambari, que não é motivo deste tópico, no meu entender, é super interessante e uma das mais díficies de serem executadas quando não estão saturados emum poço. O peixe tem muitas vezes um comportamento manhoso dificultando em muito a pesca. Além de utilizar uma linha fluorcarbono de 10mm, também me faço valer de algumas regras que não se vê em site como Youtube, anzois finos nas cores bronze quando da água cor bege com iscas tipos larvas, águas escuras, uso anzois escuros com iscas escuras, tipo minhoca, pedaços de lacraia, lesma, evito a cor vermelha, é que esta cor atrai em muito predadores e aumenta ainda mais a timidez de peixes onívoros, no mais, uso anzol pata nº 18 a 22, pois a linha fina para estes fica mais firme no nó e facilita a fisgada, já em águas super claras, uso anzol inox e massas brancas de setes partes de trigo 00 para uma de semolina na proporção, as vezes com feromônio e uso corante natural conforme a água, de verde, bege à escuro. Também uso boia de 0,10gr para margem, vou postar uma foto e também já usei no passado com sucesso iscas artificiais de vinis para Lambari com sucesso, uma grande experiência, na época, não acreditava que pudesse funcionar, mas foi bastante gratificante pelo fato de não ter que sujar as mãos com minhocas, se bem que uso alicate para elas. 

 

A cor da antena verde é usada para águas com sombras nas margens e a laranja para areas mais claras, a chumbada de 0,10 gr, isto é 10% de uma grama, é disposta da parte superior para a inferior, 0,05g+0,03g+0,02g,  é claro, a ponta do chicote é de 8mm, pois se romper, não se perde a boia e o conjunto já montado, como se vê, é uma boia de fio passante, isto significa, que caso entre um peixe de maior tamanho, a boia não será danificada, mas isto é apenas o básico da pesca de Lambari com técnica, e claro, é muito engraçado tudo isto, pois nada aqui faz sentido, mas voltando a este tópico, a Capitão Hook é bem melhor que a Century Rebeld, apesar desta ultima ter um Shape melhor fabricado é uma cor muito eficiente para águas claras, já as outras dispensam comentários, e o trabalho de ponta de vara de meia água proxímo a pedra, faz o seu melhor,  se mostrar desatento a peixes de emboscada como o Tucunaré, Robalo e Dourado, afinal há sempre vantagens significativas em trabalhar perto das pedras do que em galhadas, mas isto também não faz sentido, vejo que possui mais 50 positivos e suas contribuição neste tópico faz jus a elas.  Este é o nosso tempo atual, o tempo dos avessos.  

 

 

 

a0ef3414-bd34-43eb-a446-48f64aad8dca.jpg

5733e11c-85af-429a-8a7d-c55307ccd7e7.jpg

190bd311-51d3-47fb-bf28-fe85ab93999e.jpg

cdda6577-4ecb-4d6a-b5ed-8d1af2f7c2f0.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito interessante suas colocações, quando criança tinha um riozinho há uns 100 metros onde tinha lambaris, usava varinha de bambu, linha de nylon 0,20, anzol mosquitinho e de isca quando ia sair de casa enchia a boca de farinha de mandioca, até chegar no rio a farinha já tinha se transformado num bolo de massa na minha boca e usava aquela massa de farinha  de isca, essa era a técnica usada e muito eficaz, isso me parece bem simples mas nada é  simples suficiente que não podemos complicar rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Roberto.Pezzin disse:

Voce achou engraçado, mas no japão existem campeonatos avançados para pequenos peixes, a pesca de lambari, que não é motivo deste tópico, no meu entender, é super interessante e uma das mais díficies de serem executadas quando não estão saturados emum poço. O peixe tem muitas vezes um comportamento manhoso dificultando em muito a pesca. Além de utilizar uma linha fluorcarbono de 10mm, também me faço valer de algumas regras que não se vê em site como Youtube, anzois finos nas cores bronze quando da água cor bege com iscas tipos larvas, águas escuras, uso anzois escuros com iscas escuras, tipo minhoca, pedaços de lacraia, lesma, evito a cor vermelha, é que esta cor atrai em muito predadores e aumenta ainda mais a timidez de peixes onívoros, no mais, uso anzol pata nº 18 a 22, pois a linha fina para estes fica mais firme no nó e facilita a fisgada, já em águas super claras, uso anzol inox e massas brancas de setes partes de trigo 00 para uma de semolina na proporção, as vezes com feromônio e uso corante natural conforme a água, de verde, bege à escuro. Também uso boia de 0,10gr para margem, vou postar uma foto e também já usei no passado com sucesso iscas artificiais de vinis para Lambari com sucesso, uma grande experiência, na época, não acreditava que pudesse funcionar, mas foi bastante gratificante pelo fato de não ter que sujar as mãos com minhocas, se bem que uso alicate para elas. 

 

A cor da antena verde é usada para águas com sombras nas margens e a laranja para areas mais claras, a chumbada de 0,10 gr, isto é 10% de uma grama, é disposta da parte superior para a inferior, 0,05g+0,03g+0,02g,  é claro, a ponta do chicote é de 8mm, pois se romper, não se perde a boia e o conjunto já montado, como se vê, é uma boia de fio passante, isto significa, que caso entre um peixe de maior tamanho, a boia não será danificada, mas isto é apenas o básico da pesca de Lambari com técnica, e claro, é muito engraçado tudo isto, pois nada aqui faz sentido, mas voltando a este tópico, a Capitão Hook é bem melhor que a Century Rebeld, apesar desta ultima ter um Shape melhor fabricado é uma cor muito eficiente para águas claras, já as outras dispensam comentários, e o trabalho de ponta de vara de meia água proxímo a pedra, faz o seu melhor,  se mostrar desatento a peixes de emboscada como o Tucunaré, Robalo e Dourado, afinal há sempre vantagens significativas em trabalhar perto das pedras do que em galhadas, mas isto também não faz sentido, vejo que possui mais 50 positivos e suas contribuição neste tópico faz jus a elas.  Este é o nosso tempo atual, o tempo dos avessos.  

 

 

 

a0ef3414-bd34-43eb-a446-48f64aad8dca.jpg

5733e11c-85af-429a-8a7d-c55307ccd7e7.jpg

190bd311-51d3-47fb-bf28-fe85ab93999e.jpg

cdda6577-4ecb-4d6a-b5ed-8d1af2f7c2f0.jpg

Sempre via essas bóias em lojas no paraguai, nunca soube nem como usar.

Interessante  o fator de flutuabilidade, 0,1 gr.

A verdade é q, quanto menos peixe, mais dificil capturá-los.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/03/2023 em 22:52, Roberto.Pezzin disse:

 

OCqHrQe.png 

 

De início, estou em um tópico que não tenho experiência, porém, tenho que começar, então vou usar minha experiência em água parada, para o ambiente de correnteza fraca, peixes na média 1kg à 2kg, irei nestas configurações:

 

1006891858_FTB-ajudaespecial.JPG.6885368ab3cf1a2311f214547d142474.JPG

 

1)      Isca Heddon Spit´n Image X9270 -  8cm - 12g, cor verde referência 00017663 

3514549_SpitImageHeddon.JPG.aaf848f075e8660c0c87f0438362ea44.JPG

 

 

2)      Isca Dojô Stick 75 - 7,5cm 10gr – Cor HAZ Azul

775900446_IscaDoj75HAZAzul.png.1185554dedb501890a6f84a51f8ef3e3.png

 

 

3)      Isca NELSON NAKAMURA SARÁ SARÁ 80 – 8cm - 7g - cor osso

1107913242_IscaSaraSara-NN.png.5c4ad19c2b98bcdbebd8f192452703b9.png

 

 

4)      Isca Capitão Hook Top 27 - Suspending - 6,5cm 6gr – cor HL32

 

4370260_IscaCaptanHookTop27corHL32.png.918642f7fe8c52867aecebbaeb6605f1.png

 

Espero ter ido bem.

 

Tecnica Correta.jpg

Oi Sr. Roberto, nesse seu contexto exposto eu iria na mesma ordem de trabalhos de isca, só mudaria as iscas de minha preferência;

 

1 - Zara sem ratlin Marine sport Top gun 80 ou Ima Pugachev's Cobra, se não bater, lanço uma OCL Split fire 70, se eles teimarem em não vir aí Jaclkall bonnie 85 ou Rebel T10 ou Nelson Nakamura zig zarinha baby 80 (Exceção de zara com ratlin nessa ordem)  e por fim MS Inna 60, ainda por fim aumentaria um mini spinner bait Xtreme jigs ou um jig mesmo, não pode deixar de finalizar nesses dois...rs..

 

Uma observação das iscas é sobre a sara sara 80, eu acho ela pouco eficiente e muita sistemática para trabalhar, ainda que amo a sara sara 100, inclusive se essa lista fosse para peixe maiores um pouquinho ela seria a numero 1...hehe..

 

Mas é fato que cada um com suas experiências e preferências né... vamos compartilhando opiniões junto aqueles que se dispõe nessa arte hehe...

 

Forte abraço! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Roberto.Pezzin disse:

Voce achou engraçado, mas no japão existem campeonatos avançados para pequenos peixes, a pesca de lambari, que não é motivo deste tópico, no meu entender, é super interessante e uma das mais díficies de serem executadas quando não estão saturados emum poço. O peixe tem muitas vezes um comportamento manhoso dificultando em muito a pesca. Além de utilizar uma linha fluorcarbono de 10mm, também me faço valer de algumas regras que não se vê em site como Youtube, anzois finos nas cores bronze quando da água cor bege com iscas tipos larvas, águas escuras, uso anzois escuros com iscas escuras, tipo minhoca, pedaços de lacraia, lesma, evito a cor vermelha, é que esta cor atrai em muito predadores e aumenta ainda mais a timidez de peixes onívoros, no mais, uso anzol pata nº 18 a 22, pois a linha fina para estes fica mais firme no nó e facilita a fisgada, já em águas super claras, uso anzol inox e massas brancas de setes partes de trigo 00 para uma de semolina na proporção, as vezes com feromônio e uso corante natural conforme a água, de verde, bege à escuro. Também uso boia de 0,10gr para margem, vou postar uma foto e também já usei no passado com sucesso iscas artificiais de vinis para Lambari com sucesso, uma grande experiência, na época, não acreditava que pudesse funcionar, mas foi bastante gratificante pelo fato de não ter que sujar as mãos com minhocas, se bem que uso alicate para elas. 

 

A cor da antena verde é usada para águas com sombras nas margens e a laranja para areas mais claras, a chumbada de 0,10 gr, isto é 10% de uma grama, é disposta da parte superior para a inferior, 0,05g+0,03g+0,02g,  é claro, a ponta do chicote é de 8mm, pois se romper, não se perde a boia e o conjunto já montado, como se vê, é uma boia de fio passante, isto significa, que caso entre um peixe de maior tamanho, a boia não será danificada, mas isto é apenas o básico da pesca de Lambari com técnica, e claro, é muito engraçado tudo isto, pois nada aqui faz sentido, mas voltando a este tópico, a Capitão Hook é bem melhor que a Century Rebeld, apesar desta ultima ter um Shape melhor fabricado é uma cor muito eficiente para águas claras, já as outras dispensam comentários, e o trabalho de ponta de vara de meia água proxímo a pedra, faz o seu melhor,  se mostrar desatento a peixes de emboscada como o Tucunaré, Robalo e Dourado, afinal há sempre vantagens significativas em trabalhar perto das pedras do que em galhadas, mas isto também não faz sentido, vejo que possui mais 50 positivos e suas contribuição neste tópico faz jus a elas.  Este é o nosso tempo atual, o tempo dos avessos.  

 

 

 

a0ef3414-bd34-43eb-a446-48f64aad8dca.jpg

5733e11c-85af-429a-8a7d-c55307ccd7e7.jpg

190bd311-51d3-47fb-bf28-fe85ab93999e.jpg

cdda6577-4ecb-4d6a-b5ed-8d1af2f7c2f0.jpg

Aqui focando estritamente na aula que deu sobre as técnicas de pesca de lambari, fantástico, merecia até um novo tópico abordando esse assunto... hehe... show demais!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Edmar Alves disse:

Aqui focando estritamente na aula que deu sobre as técnicas de pesca de lambari, fantástico, merecia até um novo tópico abordando esse assunto... hehe... show demais!

 

E minha técnica de encher a boca de farinha e fucionava muito bem nada ????😷.

Estava até pensando em compartilhar aqui minhas técnicas de tirar escamas e limpar lambaris mas sinto que estou ultrapassado melhor ficar quieto 😔

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Arcer disse:

E minha técnica de encher a boca de farinha e fucionava muito bem nada ????😷.

Estava até pensando em compartilhar aqui minhas técnicas de tirar escamas e limpar lambaris mas sinto que estou ultrapassado melhor ficar quieto 😔

Em se tratando deste nosso enorme Brasil, você nunca estará ultrapassado, sempre haverá um lugar para nos ensinar sobre algo...  Carrego no peito terríveis experiências com a pesca, muitas não seriam lícitas dize-las aqui e somos produtos do meio, quando escrevo isto, digo de coração.

 

A minha primeira pescaria foi a de laço, sim... eu tive contato com canas de pesca bem tarde, já aos 15 anos... Aos sete anos fui convidade para pescar moreia de água doce, foi o melhor dia da minha e depois se tornou o pior e hoje, na condição de pai, tenho extremo horror daquele dia, não somente pelo que fiz nele, ainda mais que dias depois uma criança morreu naquele mesmo local e outras tragédias se somaram a estas...

 

Talvez seja por isto que nunca consegui pesca de maneira normal ou mesmo fazer uma viagem a Amazônia ou ao Pantanal, coisa que a minha querida mãe já fez... viajou ao Pantanal, onde pescou um Pintado e também já pescou no interior do meu estado bons exemplares, semana passada, aos 81 anos pescou dois baiacus no camarão com cana de 3m na maré de porto...

 

Muitas coisas aprendi com ela... aprendi com outros familiares... aprendi com amigos... estão comigo...se um dia partir... muita coisa se perde...outras não... vão estar ai com outra pessoas...  acho que sou uma enciclopédia de todos eles... O pescador de Traira Moacir foi o que mais me ensinou a pescar... mais do que isto... a ver a pesca de maneira integrada ao meio ambiente... Já Bill Dance uma referência para a pesca esportiva... talvez porque eu seja mais desastrado do que ele rsrs... mas  quando explico á alguem para secar lambari ao sol para pescar traira, pois ficam mais duros por não absorverem tanta água e com isto não soltam facilidade, é como carregasse toda esta gente dentro de mim comigo...

 

Nós temos  poucos livros de pesca no Brasil, a maioria de pesca de praia, imagina a riqueza destes pescadores esportivos de tucunaré, de robalos, de pesqueiros e suas boias, uma mais engenhosa do que a outra?

 

Quando eu postei este tópico, é que no rio perto de onde tenho familiares tem dois Robalos, mas como assim tem dois robalos? É que o mergulhador já os viu, por mais de alguns mergulhos, não os abateu, por serem ainda médios e eu, me propus a pesca-los de maneira esportiva e não logrei, não consegui, eu tentei muita coisa, menos isca natural, queria com isto, ver aqui algo que não tentei, rsrs Eu sou pessímo pescador, mas já testei muita coisa, era uma terapia, não mais, a vida tem sido dificil, muito dificil..    

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/03/2023 em 13:46, Arcer disse:

E minha técnica de encher a boca de farinha e fucionava muito bem nada ????😷.

Estava até pensando em compartilhar aqui minhas técnicas de tirar escamas e limpar lambaris mas sinto que estou ultrapassado melhor ficar quieto 😔

Grande mestre Arcer, você está ficando "velho" para escutar essas historias "fora do padrão" hein.... kkkkk

 

Essas proezas de menino ("Encher a boca de farinha") de quando ainda nos julgávamos "amadores" ou novatos....me fascina ler e escutar historias e estórias associadas...hehe...

 

Técnicas teóricas e qualquer coisa relacionada hoje dita como "pescadores de internet" também me fascina mais que qualquer peixe "UP" medido na régua e/ou aquele jargão assim "meu amigo Pesca muito"....

 

Mas especificamente ali em cima quiz focar no assunto do Sr. Roberto por realmente julgar mais importante naquele momento, mas de nada anula sua brincadeira dentro do contexto e muito menos sua pessoa e também tantas valiosas contribuições essenciais para esse fórum e principalmente nossa pesca esportiva....enfim tamu junto Camarada...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Edmar Alves disse:

 

Essas proezas de menino ("Encher a boca de farinha") de quando ainda nos julgávamos "amadores" ou novatos....me fascina

 

Quando tava sol era lambari e piau no milho, quando chovia  antes mesmo da chuva parar já estava preparando as varinhas pra pescar mandis chorão na água vermelha, quando passava a chuva descia pro rio com varinha e enxadão nas costas pra pegar minhocas na beira do rio  e a fritada de mandis estava garantida rs. Voltando aos lambaris a farinha é otima isca mas larvas de marimbondo é imbatível rs,

Screenshot_20230321_204953_Google_1.jpg

o problema é conseguir essas larvas rs, a técnica era bambu grande, fazia uma bola de pano na ponta do bambu tirava querosene escondido das lamparinas

Screenshot_20230321_205315_Google_1.jpg

ensopava o pano acendia  e colocava fogo na casinha dos marimbondos, quando todos fugiam derrubava a casinha  e tirava os filhotinhos rs, claro que essa operação nem sempre era bem sucedida  as vezes tinha moleque japonês rs. Quando eu tinha 8,10 anos  meu pai falava que ia na cidade  o meu pedido pra ele era sempre o mesmo, trás anzol pra lambari, piau e mandi quando ele voltava a primeira coisa que eu falava pra ele era trouxe os anzóis? Quando ele me entregava o pacotinho eu era a criança mais feliz do mundo rs.

Obrigado pelas palavras Masssss menos..menoss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Arcer disse:

Quando tava sol era lambari e piau no milho, quando chovia  antes mesmo da chuva parar já estava preparando as varinhas pra pescar mandis chorão na água vermelha, quando passava a chuva descia pro rio com varinha e enxadão nas costas pra pegar minhocas na beira do rio  e a fritada de mandis estava garantida rs. Voltando aos lambaris a farinha é otima isca mas larvas de marimbondo é imbatível rs,

Screenshot_20230321_204953_Google_1.jpg

o problema é conseguir essas larvas rs, a técnica era bambu grande, fazia uma bola de pano na ponta do bambu tirava querosene escondido das lamparinas

Screenshot_20230321_205315_Google_1.jpg

ensopava o pano acendia  e colocava fogo na casinha dos marimbondos, quando todos fugiam derrubava a casinha  e tirava os filhotinhos rs, claro que essa operação nem sempre era bem sucedida  as vezes tinha moleque japonês rs. Quando eu tinha 8,10 anos  meu pai falava que ia na cidade  o meu pedido pra ele era sempre o mesmo, trás anzol pra lambari, piau e mandi quando ele voltava a primeira coisa que eu falava pra ele era trouxe os anzóis? Quando ele me entregava o pacotinho eu era a criança mais feliz do mundo rs.

Obrigado pelas palavras Masssss menos..menoss

 

 

 

IMG_20220801_00_1_1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/03/2023 em 20:48, Arcer disse:

Quando tava sol era lambari e piau no milho, quando chovia  antes mesmo da chuva parar já estava preparando as varinhas pra pescar mandis chorão na água vermelha, quando passava a chuva descia pro rio com varinha e enxadão nas costas pra pegar minhocas na beira do rio  e a fritada de mandis estava garantida rs. Voltando aos lambaris a farinha é otima isca mas larvas de marimbondo é imbatível rs,

Screenshot_20230321_204953_Google_1.jpg

o problema é conseguir essas larvas rs, a técnica era bambu grande, fazia uma bola de pano na ponta do bambu tirava querosene escondido das lamparinas

Screenshot_20230321_205315_Google_1.jpg

ensopava o pano acendia  e colocava fogo na casinha dos marimbondos, quando todos fugiam derrubava a casinha  e tirava os filhotinhos rs, claro que essa operação nem sempre era bem sucedida  as vezes tinha moleque japonês rs. Quando eu tinha 8,10 anos  meu pai falava que ia na cidade  o meu pedido pra ele era sempre o mesmo, trás anzol pra lambari, piau e mandi quando ele voltava a primeira coisa que eu falava pra ele era trouxe os anzóis? Quando ele me entregava o pacotinho eu era a criança mais feliz do mundo rs.

Obrigado pelas palavras Masssss menos..menoss

Que riqueza de infância você guardou lembrança Camarada!

Isso nos traz sentimento muito bom né....

 

Por essas e outras que fico refletindo comigo mesmo, quando paramos para lembrar das pescarias que fizemos no passado raramente vai ter um peixe como protagonizador daquela lembrança e sentimento de felicidade histórico.... não confundindo em nada que o peixe sempre faz a diferença em nossas pescarias né... his

 

Obrigado por compartilhar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...