Ir para conteúdo

[Dica] Rolamentos zircônia


Posts Recomendados

 

Já uso rolamentos de zircônia há algum tempo e realmente o desempenho deles é superior, esse parece melhor ainda que os que já tenho, esse vem com uma proteção de um lado os outros que comprei não vem com proteção, acredito que tenha só de um lado para ser o lado que fica  pra fora

 

2023-04-26_14-39-06.png

2023-04-26_14-35-39.png

 

Um pequeno investimento que faz diferença  principalmente pra iscas abaixo de 8gr

Deixar uma observação importante aqui os outros rolamentos de zircônia que já tenho  não perderam rendimento  com o  tempo, isso acontece com alguns híbridos Xing&ling.

 

 

https://a.aliexpress.com/_mP1n9Gg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Arcer disse:

$15 cada nas Casas irmãos Ching & Ling s/a

Valeu, tive um experiencia bizarra com o cerâmico. Coloquei numa alphas *roxinha" ficou um cavalo doido kkkk acabo fechando o freio e arremessando menos... acho q é a idade da bichinha, ou o animal arremessando... ainda to na dúvida. Mas na chronarch ficou muitooooooo bom. scorpion idem.

Vou tentar de novo com essa tecnologia ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Andre slompo disse:

Valeu, tive um experiencia bizarra com o cerâmico. Coloquei numa alphas *roxinha" ficou um cavalo doido kkkk acabo fechando o freio e arremessando menos... acho q é a idade da bichinha, ou o animal arremessando... ainda to na dúvida. Mas na chronarch ficou muitooooooo bom. scorpion idem.

Vou tentar de novo com essa tecnologia ai.

Vai gostar mais ainda dos de zircônia. Contar uma historinha, os primeiros rolamentos de zircônia que comprei coloquei em uma Black widow Gtx depois de algum tempo comprei a AC e coloquei  de cerâmica híbridos, quando alguém perguntava sobre a AC eu dizia que era ótima mas a gtx arremesava mais, eu tinha esquecido que a GTX tava com rolamentos de zircônia rs, quando lembrei disso troquei os rolamentos da Ac pelos da gtx, resultado a AC passou a arremessar muito mais que a gtx rs, é nítido o rendimento maior dos de zircônia. Esses que comprei agora coloquei numa Alphas sv 105 to montando um conjunto light só não digo quê é ultra light porque não vou usar um mini molinete e sim a alphas, 

Já chegaram a vara 6lb, os rolamentos de zircônia, e a linha nano, vai ficar show meu conjunto pra peixinhos rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 26/04/2023 em 15:43, Arcer disse:

Blz Arcer... Gostei da dica... Tava olhando essa loja que indicou e fiquei na dúvida cruel qto às dimensões dos rolamentos. Por exemplo: Tenho uma Brisa 8000 que têm essas medidas dos rolamentos:

image.png.c41bc0783ae134b6b04f64ea2a089488.png

Aí fui olhar no site e têm 2 opções pro ajusto fino: "SMR84size4X8X3mm" e o "S693size3X8X4mm" Vc saberia dizer qual seria o correto pro meu caso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Silvio Mattar disse:

Blz Arcer... Gostei da dica... Tava olhando essa loja que indicou e fiquei na dúvida cruel qto às dimensões dos rolamentos. Por exemplo: Tenho uma Brisa 8000 que têm essas medidas dos rolamentos:

image.png.c41bc0783ae134b6b04f64ea2a089488.png

Aí fui olhar no site e têm 2 opções pro ajusto fino: "SMR84size4X8X3mm" e o "S693size3X8X4mm" Vc saberia dizer qual seria o correto pro meu caso?

A melhor coisa é vc retirar o seu e medir pra não ter erro.

Existe uma sequência padrão das medidas desses rolamentos por exemplo 3x10x4 a sequência é sempre:  o primeiro número é o centro, o segundo é a parte de fora e o último é a largura 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, Arcer disse:

A melhor coisa é vc retirar o seu e medir pra não ter erro.

Existe uma sequência padrão das medidas desses rolamentos por exemplo 3x10x4 a sequência é sempre:  o primeiro número é o centro, o segundo é a parte de fora e o último é a largura 

Blz Arcer... Medidos já estão, pois essa tabela eu fiz quando abri pra dar manutenção. Essa "sequência padrão" que é o "pulo do gato" então que eu não sabia. Obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 26/04/2023 em 15:43, Arcer disse:

 

Já uso rolamentos de zircônia há algum tempo e realmente o desempenho deles é superior, esse parece melhor ainda que os que já tenho, esse vem com uma proteção de um lado os outros que comprei não vem com proteção, acredito que tenha só de um lado para ser o lado que fica  pra fora

 

2023-04-26_14-39-06.png

2023-04-26_14-35-39.png

 

Um pequeno investimento que faz diferença  principalmente pra iscas abaixo de 8gr

Deixar uma observação importante aqui os outros rolamentos de zircônia que já tenho  não perderam rendimento  com o  tempo, isso acontece com alguns híbridos Xing&ling.

 

 

https://a.aliexpress.com/_mP1n9Gg

Eu também comprei esses da jzn, fiz vários pedidos já, uns 5 e veio todos com essa proteção de um lado e tbm deixei elas pro lado mais exposto a água e sujeira, a depender do local colocado.

 

Peguei até uns pra substituir aquela bucha azul da base da manivela das Scorpions novas tanto mgl como dc que vem com essa bucha azul, medidas 5x9x3 em full cerâmica pra não oxidar, pois dizem que esses rolamentos nas bases da manivela oxidar muito e por isso as socrpions estariam vindo com buchas azuis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Darlan Vinicius Meinerz disse:

Eu também comprei esses da jzn, fiz vários pedidos já, uns 5 e veio todos com essa proteção de um lado e tbm deixei elas pro lado mais exposto a água e sujeira, a depender do local colocado.

@Darlan Vinicius MeinerzAinda bem que vc não fez como eu e foi tirar a  proteção kkkk, aquilo que se vê não é uma proteção e sim parte da peça, fui tirar e desmontou o rolamento inteiro rs, ainda tentei montar mas as pecinhas são minúsculas, resultado perdi o meu e tive que comprar outro rs, a razão de tirar os selos laterais é que ficam mais rápidos (quando tem selo rs), já retirei a proteção até de rolamentos de aço e melhoram muito mas não vale a pena pois as chances de estragar eles são grandes é complicado tirar as chapinhas de aço dos lados, já os híbridos é muito simples por os selos não serem de metal, se tira com a ponta de anzol.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Arcer disse:

@Darlan Vinicius MeinerzAinda bem que vc não fez como eu e foi tirar a  proteção kkkk, aquilo que se vê não é uma proteção e sim parte da peça, fui tirar e desmontou o rolamento inteiro rs, ainda tentei montar mas as pecinhas são minúsculas, resultado perdi o meu e tive que comprar outro rs, a razão de tirar os selos laterais é que ficam mais rápidos (quando tem selo rs), já retirei a proteção até de rolamentos de aço e melhoram muito mas não vale a pena pois as chances de estragar eles são grandes é complicado tirar as chapinhas de aço dos lados,

Mas depois de desmontar aquilo, conseguiu identificar se aquilo realmente gera atrito ou interfere no giro?

 

Pois girando não da de perceber, pois mesmo com aquela tampa, gira muito. Mesmo parecendo que a tampa segura as esferas.

 

Quando chegou os meus primeiros, eu pensei que fosse plastico a parte branca, as pistas, pois parece nylon. Mas peguei uma faca aquecida e tal e nem sinal de riscar ou marcar a parte branca, então os da jnz são cerâmica mesmo. Já a tampa escura eu não encostei a faca com medo de perder o rolamento, se for plastico derreteria kkk e ali não me interfere se for plastico.

 

Mas já que vc tem desmontado poderia aferir né se essa tampa escura é plastico ou outro material?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Darlan Vinicius Meinerz disse:

Mas depois de desmontar aquilo, conseguiu identificar se aquilo realmente gera atrito ou interfere no giro?

O problema não é atrito pois não devem ter nenhum, mas como uso eles com um mínimo de lubrificação é ai que com ou sem o selo faz diferença 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Darlan Vinicius Meinerz disse:

 

Mas já que vc tem desmontado poderia aferir né se essa tampa escura é plastico ou outro material?

Não testei mas é quase certo que é plástico mas é fácil testar sem estragar, esquenta a ponta de uma agulha e encosta de leve e já vai perceber qual o material, se encostar bem de leve não vai estragar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Arcer disse:

O problema não é atrito pois não devem ter nenhum, mas como uso eles com um mínimo de lubrificação é ai que com ou sem o selo faz diferença 

Compra esse óleo ultrafino abaixo, pra rolamentos full ceramic é o melhor, é com teflon e um óleo tão fino que chega evaporar um pouco. Ele forma uma camada de teflon que evita porosidades e repele água e sujeira.

 

Conselho, compra o de 120 ml, pois só vai usar uma gota em cada rolamento a cada 3 pescarias e vai durar uns 10 anos kkkk...

 

O link abaixo é de 240 ml, mas tem o de 120 tbm, sempre do rótulo vermelho. Tem um outro do rótulo verde dessa marca que é um mais grosso, não serve pra carretilhas, esse vermelho é ultrafino e da uma lubrificação seca, ótima pros full ceramic como também os híbridos.

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2109220220-lubrificante-cera-dry-seco-corrente-bike-finish-line-240ml-_JM

 

Eu tenho um de 120 ml faz 9 anos e esta na metade. E essa marca tbm tem uma graxa a base de teflon muito boa, finish line. Também uso nas manutenções aqui faz 9 anos essa graxa, peguei um pote de 450 gramas à 9 anos junto com o óleo e usei um dedo de graxa só até hoje, vai durar mais uns 80 anos eu acho o pote, vai ficar de herança.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, Darlan Vinicius Meinerz disse:

Compra esse ole ultrafino abaixo, pra rolamentos full ceramic é o melhor, é com teflon e um óleo tão fino que chega evaporar um pouco. 

Estava mesmo procurando essa semana um óleo bem fino para os híbridos e cerâmicos, tenho um que gosto muito que tem muitos anos que comprei e está acabando, ele é pra instrumentos musicais de sopro como Sax por exemplo e é muuuuito fino, vou da uma olhada no link vlww

GridArt_20230716_205126318.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Arcer disse:

Estava mesmo procurando essa semana um óleo bem fino para os híbridos e cerâmicos, tenho um que gosto muito que tem muitos anos que comprei e está acabando, ele é pra instrumentos musicais de sopro como Sax por exemplo e é muuuuito fino, vou da uma olhada no link vlww

GridArt_20230716_205126318.jpg

Creio que o que indiquei seja mais fino, ele quase não é viscoso. A ideia dele é só formar uma película de inibição de atrito e hidrorepelencia com o teflon que é um material bem liso.

 

Para os rolamentos inox originais da shimano (negros) eu misturei 50% dele e 50% do óleo original da shimano que vinha nas carretilhas pra dar uma engrossada e proteger mais da oxidação. Mas nos full ceramic não temos esse problema então uso puro daí.

 

Creio que com esse resto do seu ai de pra fazer a mesma coisa para os rolamentos metálicos seus nesse frasco e o resto tu usa puro nos full ceramic que tem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...