Ir para conteúdo

PESCARIA Uma Jornada de Conexão com a Natureza


Posts Recomendados

   A pescaria é uma atividade milenar que tem encantado pessoas ao redor do mundo.

   Mais do que uma forma simples de capturar peixes, a pescaria é uma experiência que nos conecta com a natureza de maneira única.

   É um momento de tranquilidade, reflexão e reflexão diante das maravilhas que o mundo aquático tem a oferecer.

   Desde os primeiros raios de sol refletindo nas águas até o som sereno das ondas batendo nas margens, a pescaria proporciona um cenário de calma e serenidade.

   O pescador se vê imerso em um ambiente natural, longe da obrigação da vida cotidiana.

   Cada jogada de linha é um convite para entrar em sintonia com o ritmo da natureza e esquecer por um momento as preocupações e obrigações do dia a dia.

   Enquanto espera pacientemente por uma mordida, o pescador tem a oportunidade de observar a diversidade da fauna e flora aquática.

   A vida marinha é abundante e cheia de surpresas.

   Os peixes nadam graciosamente em suas diversas formas e núcleos, e outras criaturas aquáticas surgem, revelando um mundo fascinante que muitas vezes passa despercebido.

   Borboletas d'água, pássaros mergulhadores e mesmo golfinhos(Botos) podem fazer parte desse espetáculo até natural.

   A pescaria também proporciona momentos de convívio e aprendizado.

   Muitas vezes, é um momento compartilhado entre amigos ou familiares, fortalecendo laços afetivos e promovendo a interação entre as pessoas.

   Enquanto aguardam pela captura, histórias são contadas, risadas são compartilhadas e novos aprendizados são adquiridos.

   Os pescadores mais experientes ensinam suas técnicas e segredos, transmitindo conhecimentos e perpetuando tradições que atravessam gerações.

   Além disso, a pescaria pode ser uma prática sustentável quando realizada de forma responsável.

   É importante conhecer as regulamentações locais, acompanhar os períodos de reprodução dos peixes e devolver ao ambiente aqueles que não serão consumidos.

  O respeito à natureza e a consciência da importância da preservação dos recursos naturais fazem parte do ethos do verdadeiro pescador.

  A pescaria é uma jornada que vai além da simples captura de peixes.

  É uma experiência de conexão com a natureza, de contemplação e aprendizado.

  É uma oportunidade de desacelerar e apreciar os pequenos prazeres da vida.

  Seja na beira de um rio, em um barco no meio do oceano ou em uma pequena lagoa, a pescaria nos convida a mergulhar em um universo de tranquilidade e renovação.

  É uma atividade que nos lembra da importância de preservar os tesouros naturais que nos cercam e nos reconectar com a essência selvagem que habita cada um de nós.

 
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Edmar Alves disse:

Belas reflexões de quem tem o privilégio de saber "pescar"!

Espero que um dia aqueles que acham que pescar é matar muito peixe ou pegar um peixe grandão entendam que muitas vezes fazemos otimas pescarias em dias que não se pega nenhum peixe. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/05/2023 em 13:09, Arcer disse:

Espero que um dia aqueles que acham que pescar é matar muito peixe ou pegar um peixe grandão entendam que muitas vezes fazemos otimas pescarias em dias que não se pega nenhum peixe. 

Arcer, Camarada eu sou desse adepto, e procuro valorizar cada minuto em minha pescaria, cada experiência vivenciada, diferente ou rotineira, cada movimento da natureza etc. 

Ultimamente eu confesso que ando ansioso por pegar uns peixes bons, não tenho tido "sorte" em minhas últimas pescarias, sabe aquela ânsia por um boa fisgada e tomada de linha? Pois é isso tem me incomodado ultimamente, ainda assim entendo que nada é perfeito e se for para priorizar algo darei sempre preferência ao momento vivido em cooperação com a natureza, meus amigos e meu bem estar para ter lembranças afetivas a longo prazo.

 

Tenho um canal YouTube para guardar essas recordações para lá na frente ver esses momentos e recontar essa histórias, procuro fazer tudo naturalmente de forma a ficar registrado uma pescaria naturalmente como ela é ou deveria ser para um pescador, mas isso entendo que é muito particular e tem pescador que realmente ama competir, disputar, pegar um peixe senão fica com sensação que não pescou, de comer um peixe, levar um peixe para casa etc. Cada  um sabe onde sua barriga dói né... respeito e admiro quem tem essa garra e disposicao toda, mas acho muito desgastante além de gerar muitas vezes sentimentos negativos que positivos em todos envolvidos, porque afi al só tem um ganhador e o resto sempre seria desvalorizado e descartado... Cada dia mais me envolvo e me entrego no momento vivido e tenho garantido memórias afetivas que jamais teria se estivesse só competindo ou pegando peixe. Isso para mim é prioridade. 

E vamos que vamos Camarada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Edmar Alves disse:

Arcer, Camarada eu sou desse adepto, e procuro valorizar cada minuto em minha pescaria.....

A pescaria para uns é simplesmente pegar peixe para outros é muito mais que isso,  essa ansiedade da batida, da corrida, de pegar um  belo peixe é muito  bom e faz parte da magia da pesca.

Contar uma pequena passagem, fui convidado há uns tempos atrás pra uma pescaria em Três Marias os dias foram se passando e os detalhes sendo ajustados até que chegamos ao quesito refeições rs, aí  falei o que acha melhor a gente levar uma carne daqui ou comprar no mercado lá? Resposta: Não vamos perder tempo com isso não a gente come um sanduíche no barco mesmo!!

Resumindo arrumei uns imprevistos de última  hora e sai fora.

Comer uma picanha ou um peixe grelhado no meio do mato depois deitar numa rede e tirar um cochilo de uns 40 minutos ouvindo os passarinhos cantando não tem preço nem negociação rs.

Deitar numa rede no meio do mato aos sons dos passarinhos é uma maravilhosa parte da pescaria.

- Acordar bem cedo e tomar aquele café na pousada.

- Entrar no barco e partir sentindo a brisa do amanhecer no rosto.

- Almoço e descanso numa rede no meio do dia.

- O pôr do sol amarelo batendo no rosto tardezinha.

- A janta  no começo da noite acompanhada da resenha do que foi o dia.

- E depois dessa jornada uma cama boa pra vc descansar o corpo pra começar tudo novamente no outro dia bem cedo. 

E isso é só um pouquinho do que o pescador que busca mais do que o peixe vive num dia de pescaria, muitas coisas são impossíveis  de narrar como essa cena abaixo que fotografei no Tocantins que não há como dizer com palavras

 

Hora do almoço embaixo das árvores  no Lago do Peixe -To

IMG_20160316_133631.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Arcer disse:

A pescaria para uns é simplesmente pegar peixe para outros é muito mais que isso,  essa ansiedade da batida, da corrida, de pegar um  belo peixe é muito  bom e faz parte da magia da pesca.

Contar uma pequena passagem, fui convidado há uns tempos atrás pra uma pescaria em Três Marias os dias foram se passando e os detalhes sendo ajustados até que chegamos ao quesito refeições rs, aí  falei o que acha melhor a gente levar uma carne daqui ou comprar no mercado lá? Resposta: Não vamos perder tempo com isso não a gente come um sanduíche no barco mesmo!!

Resumindo arrumei uns imprevistos de última  hora e sai fora.

Comer uma picanha ou um peixe grelhado no meio do mato depois deitar numa rede e tirar um cochilo de uns 40 minutos ouvindo os passarinhos cantando não tem preço nem negociação rs.

Deitar numa rede no meio do mato aos sons dos passarinhos é uma maravilhosa parte da pescaria.

- Acordar bem cedo e tomar aquele café na pousada.

- Entrar no barco e partir sentindo a brisa do amanhecer no rosto.

- Almoço e descanso numa rede no meio do dia.

- O pôr do sol amarelo batendo no rosto tardezinha.

- A janta  no começo da noite acompanhada da resenha do que foi o dia.

- E depois dessa jornada uma cama boa pra vc descansar o corpo pra começar tudo novamente no outro dia bem cedo. 

E isso é só um pouquinho do que o pescador que busca mais do que o peixe vive num dia de pescaria, muitas coisas são impossíveis  de narrar como essa cena abaixo que fotografei no Tocantins que não há como dizer com palavras

 

Hora do almoço embaixo das árvores  no Lago do Peixe -To

IMG_20160316_133631.jpg

Isso é saber fazer uma boa pescaria! hehe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...