Ir para conteúdo

Multi X Molinete?


Jhonas

Posts Recomendados

Tenho dúvida em relação a utilização de linha multi com molinete, já uso multi em carretilha sem problemas, mas em molinete me falaram que o molinete tem que ter um sistema diferenciado pra evitar a torção da linha.

Existe mesmo isso, ou posso colocar multi em qualquer molinete sem problemas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Jhonas,

Pesco com molinete desde o tempo dos Paolis, ou seja, faz bastante tempo...

Comecei a usar multifilamento na década de 90, quando os molinetes nem eram tão sofisticados assim ( bem como as linhas iniciais de multifilamento... ).

Tive problemas no início, mais pelo despreparo pessoal em usar esse tipo de material !

Uma coisa é usar a mono e toda sua flexibilidade, e outra é passar usar uma linha sem flexibilidade, muito mais fina, e com possibilidade de lançamentos ainda mais longos...

Deu um certo trabalho ( não nego ), mas consegui pegar a manha...

Hoje as linhas multifilamento são tão desenvolvidas, que não há inconveniente em usá-las nos diversos molinetes disponíveis no mercado !

Assim como as carretilhas, haverá modelos onde elas se adaptarão melhor ( assim como o pescador ) que outras !

Os molinetes dos principais fabricantes hoje, já adiciona como item de série em seus equipamentos, uma pecinha que impede da linha ser recolhida de forma retorcida, o que sempre ajuda na preservação da linha que está sendo usada !

Hoje em dia não consigo mais pescar com monofilamento ! Sei que é apenas uma questão de hábito, e justamente por conta disso, é que estou mais que satisfeito com as linhas multifilamento, particularmente às Power Pro ! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pecinha que o Kid M se referiu, creio ser o "distorcedor de linha"; que se resume a um guia de linha com rolamento ( que ele me corrija se eu estiver errado... ).

Para linhas de multi ele possui 2 vantagens muito importantes:

arrow:: 1- torce menos a linha

arrow:: 2- reduz o principal ponto de atrito com a linha o quê, limita sua durabilidade ( e confiabilidade ) pela baixa resistência a abrasão da linha de multi*.

Tem molinetes mais baratos e com menor número de rolamentos ( Como o Daiwa CrossFire ) que não possuem esse rolamento no guia ( ou distribuidor, ou "devaneador" ) de linha, quase sempre molinetes com até 6 rolamentos...; por isso, procure usar com molinetes com ao menos 7 rolamentos que geralmente possuem o guia de linha com rolamento ( melhor conferir as características técnicas antes de comprar ).

No mais, cabe observar que a linha de multi tende a durar mais em carretilha que em molinete, mas se o molinete tiver o guia de linha com rolamento, aí eu não percebo diferença na durabilidade!

Sobre as vantagens da linha de multi, o Kid M já falou tudo, e creio ser desnecessário defender o uso de linha de multi com molinete; eu sempre uso se for para iscas artificiais...

Entretanto, mais uma razão para preferir bons molinetes é que a baixa elasticidade da linha de multi pode rompê-la ( assim como a vara, ou o próprio molinete... ) se a fricção não for de boa progressividade e/ou bem regulada...

Aquele abraço a todos!

* Na verdade, o material da linha de multi é razoavelmente resistente à abrasão; mas como ela tem textura se comparada as linhas de mono ( que são bem lisas ), acaba que na prática a linha de multi não resiste muito bem ao atrito se comprada às linhas de mono...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se meu molinete tem esse destorcedor, provavelmente não, pois não grande coisa, vou verificar, depois eu falo.

Deixa ver se entendi, posso usar tranquilamente a multi no molinete, não terá problema algum, a não ser o do atrito com o guia, meu medo é de torcer a linha igual quando se usa colheres e spiners sem girador, parace que a multi fica muito mais aspera.

Desde já muito obrigado Kid M e Moacyr.

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se meu molinete tem esse destorcedor, provavelmente não, pois não grande coisa, vou verificar, depois eu falo.

Deixa ver se entendi, posso usar tranquilamente a multi no molinete, não terá problema algum, a não ser o do atrito com o guia, meu medo é de torcer a linha igual quando se usa colheres e spiners sem girador, parace que a multi fica muito mais aspera.

Desde já muito obrigado Kid M e Moacyr.

Grande abraço

A primeira vez que eu usei multi foi pescando robalos, e eu percebi grandes vantagens no arremesso mesmo usando um molinete bem baratinho, até que após apenas 1 semana pescando diariamente a linha arrebentou com facilidade e foi aí que eu percebi que ela estava completamente comprometida...

Em molinete com o guia de linha com rolamento, a linha duraria ao menos 4 vezes mais!

Usando distorcedor com rolamento, são raros os problemas com multi torcida embolando na saída da linha; mas vale a recomendação de não encher o carretel, deixando uns 3 mm de borda livre...

Aquele abraço!

Hãaa... Passadores em SIC também ajudam com a durabilidade da linha...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...