Ir para conteúdo

CAP. DE LINHA DE ALGUMAS CARRETI....


Lamana

Posts Recomendados

Eloy e Gustavo,

Legal essas observações de vcs....

Seguinte, peixe de 12 kgs, pelo menos os pescadores que pegaram algo do tipo, dizem que ele não tem tanta explosão quanto um de 9 kgs, que tem mais vigor físico....

O de 12 kgs já é um peixão velho..e mais lento...porém, seu peso é maior...então, eu acho que ele não tem estrutura física para jogar 40 lbs de força...

Blz...agora vamos aos testes do Eloy, 55 lbs arrebentar em 15 kgs... vamos aos calculos.... se uma linha de 55 lbs, aguenta 15 kgs, pela teoria, uma de 65 lbs aguentaria os 17.8.. considerando então, que um tucuna com vigor físico de 9 kgs coloca o dobro do seu peso na primeira partida, então ele colocaria 18 kgs, dai por que uma linha de 65 lbs arrebenta... ::evil:: ::evil::

Agora, evitem o dedão.... eu ano passado, destrui um carretel de uma carretilha minha e queimei meu dedo, tentando fazer o inevitável, segurar o peixe pra não ir pra galhada....

Agora, triste de nós que achamos que 65 lbs aguentaria 29.483 kgs de força... chorei:: chorei:: chorei:: , vou reclamar para o procon...

Abração

Falaaa, Marquinhos!!!!

Parabéns pela News n°3, e pelas anteriores...

Concordo com você sobre a velhice... mau::

Quanto aos cálculos, se entendi o exposto pelo Gustavo, é 1X1, então peixe de 9kg é = a força de 9kg.

A regra de três aplicada no cálculo de resistência da linha, fica viciada pois temos que considerar o fator força de corte(cizalhamento). Quanto mais fina a linha, mais ela se corta.

Dê uma olhada no tópico do snap sem nó, coloquei lá, testando a 100 lb. Na regra de três ela deveria resistir até aos 30kg. Porém entra o fator diâmetro (0,28 na propaganda e 0,50 no paquímetro). A 50lb tem 0,32. Para não viciar a regra a 100 teria que ter 0,64mm.

Proporcionalmente mais fina, cortou-se entre 20 e 22 kg. Usando o snap chegou a 36.

Não dá para acionar o Procon, pois os testes de fábrica é rolo contra rolo, sem nó. O ponto de tensão vai se diluindo pela superfície.

No snap sem nó, mesmo não fazendo nó, o ponto de tensão é irregular, ou a cabeça do snap ou a perna da ponta...

Pela ordem, creio que perdemos o peixe para: linha puida, nó inadequado, nó mal feito e nó bem feito.

abraxx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

devemos lembrar que a linha multi vai perdendo resistencia:

ao atritar com os passadores,

ao passar numa galhada,

ao ralar numa pedra,

ao receber um tranco de uma cabeleira,

ao embaraçar e desembaraçar numa cabeleira

ao embaraçar com as garateias de uma isca,

ao ser feito um nó,

ao atrito com o snap,

ao desgaste pela agua,

ao passar na borda do barco,

etc...

Usar linha com libragem sobrando na verdade é para minimizar essas perdas...

Isso é minha opnião...

Mas parabéns ao Lamana pelo teste! Eu tinha percebido isso quando comprei 150 mts de linha 65lbs para abastecer 2 carretilhas e acabei abastecendo 3!

Abraço a todos

Beto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

devemos lembrar que a linha multi vai perdendo resistencia:

ao atritar com os passadores,

ao passar numa galhada,

ao ralar numa pedra,

ao receber um tranco de uma cabeleira,

ao embaraçar e desembaraçar numa cabeleira

ao embaraçar com as garateias de uma isca,

ao ser feito um nó,

ao atrito com o snap,

ao desgaste pela agua,

ao passar na borda do barco,

etc...

Usar linha com libragem sobrando na verdade é para minimizar essas perdas...

Isso é minha opnião...

Mas parabéns ao Lamana pelo teste! Eu tinha percebido isso quando comprei 150 mts de linha 65lbs para abastecer 2 carretilhas e acabei abastecendo 3!

Abraço a todos

Beto

Concordo plenamente com sua opinião, Beto!

E também acho que colocar 100m de linha acima de 50lb em carretas com drag de 5kg é forçar a barra.

Mas vamos segurar os valentes com quê? Se em duas pescarias, usando líder, minha Pro 50, voltou reduzida a 20 lb?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

devemos lembrar que a linha multi vai perdendo resistencia:

ao atritar com os passadores,

ao passar numa galhada,

ao ralar numa pedra,

ao receber um tranco de uma cabeleira,

ao embaraçar e desembaraçar numa cabeleira

ao embaraçar com as garateias de uma isca,

ao ser feito um nó,

ao atrito com o snap,

ao desgaste pela agua,

ao passar na borda do barco,

etc...

Usar linha com libragem sobrando na verdade é para minimizar essas perdas...

Isso é minha opnião...

Mas parabéns ao Lamana pelo teste! Eu tinha percebido isso quando comprei 150 mts de linha 65lbs para abastecer 2 carretilhas e acabei abastecendo 3!

Abraço a todos

Beto

Obrigado Beto.

Muito boa sua observação, de fato a linha só tem suas características originais no carretel chorei::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usando aquela traquitana da Rapala, medi a cap. de alguams carretilhas.

Todas com Power Pro .41mm 65lbs:

arrow:: GTO OCEAN 62m

arrow:: CURADO 201E 51m

arrow:: ZILLION 7.1 48m

arrow:: BRISA 8OOO 42m

Considerando que tendo carregado as 4 com um carretel de 300 jardas, pelo que sobrou, deve estar bem medido. joia:::

Imagem Postada

Olá Lamana e amigos,

Acabei de adquirir uma 201e7 e coloquei 75m de power pro 0,41mm 65lb da verde, medido com trena.

Espero que ajude as conclusoes.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

devemos lembrar que a linha multi vai perdendo resistencia:

ao atritar com os passadores,

ao passar numa galhada,

ao ralar numa pedra,

ao receber um tranco de uma cabeleira,

ao embaraçar e desembaraçar numa cabeleira

ao embaraçar com as garateias de uma isca,

ao ser feito um nó,

ao atrito com o snap,

ao desgaste pela agua,

ao passar na borda do barco,

etc...

Usar linha com libragem sobrando na verdade é para minimizar essas perdas...

Isso é minha opnião...

Mas parabéns ao Lamana pelo teste! Eu tinha percebido isso quando comprei 150 mts de linha 65lbs para abastecer 2 carretilhas e acabei abastecendo 3!

Abraço a todos

Beto

Falou Tudo!!! legal:: legal::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:bompost:

Conclusões muito legais! Concordo com todas elas!!! Então pergunto: na teoria e na prática, uma 50lbs aguenta os tucunarés-açú do Rio Negro???

Olha Gustavo...

O mestre Fabrício já declarou que não. E tem todo o meu respeito.

No entanto, o poderoso Kid M, é um pouco mais romântico... rindo3:: rindo3:: rindo3:: acredita na esportividade, e, disse que sim.

Dúbio... mas o melhor laboratório é o campo de batalha.

Buscando na memória, a maior cachorra que já vi, saiu em uma 30lb, vara intergreen 14 lb (salvo engano), na boca do Cmte. Fontoura. Pelas mãos do grande Xandego, a quem hipoteco minha admiração. Para mim, foi o momento TOP da bela pescaria que fizemos no Xingú.

Exponho aqui os meus erros, pois assim os analiso melhor. Vejo e fico feliz com o sucesso alheio, pois me dão esperança para o meu progresso.

À esperança, anexei testes para identificar os pontos fracos, dos equipamentos e dos atos...

Juntando tudo, acende em mim uma porciúncula de fé de que minhas 50lb não são inúteis.

As carretas vão abastecidas com 50 lb e uma com 30lb.

No entanto, um olho no padre, outro na missa e ambos no vinho... rindo3:: rindo3:: rindo3::

No pacová, dois carretéis acima de 60 lb. São Tomé, sim! Burro, não! diabo:: diabo:: diabo::

Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:bompost:

Conclusões muito legais! Concordo com todas elas!!! Então pergunto: na teoria e na prática, uma 50lbs aguenta os tucunarés-açú do Rio Negro???

Olha Gustavo...

O mestre Fabrício já declarou que não. E tem todo o meu respeito.

No entanto, o poderoso Kid M, é um pouco mais romântico... rindo3:: rindo3:: rindo3:: acredita na esportividade, e, disse que sim.

Dúbio... mas o melhor laboratório é o campo de batalha.

Buscando na memória, a maior cachorra que já vi, saiu em uma 30lb, vara intergreen 14 lb (salvo engano), na boca do Cmte. Fontoura. Pelas mãos do grande Xandego, a quem hipoteco minha admiração. Para mim, foi o momento TOP da bela pescaria que fizemos no Xingú.

Exponho aqui os meus erros, pois assim os analiso melhor. Vejo e fico feliz com o sucesso alheio, pois me dão esperança para o meu progresso.

À esperança, anexei testes para identificar os pontos fracos, dos equipamentos e dos atos...

Juntando tudo, acende em mim uma porciúncula de fé de que minhas 50lb não são inúteis.

As carretas vão abastecidas com 50 lb e uma com 30lb.

No entanto, um olho no padre, outro na missa e ambos no vinho... rindo3:: rindo3:: rindo3::

No pacová, dois carretéis acima de 60 lb. São Tomé, sim! Burro, não! diabo:: diabo:: diabo::

Abraços...

Nao sabia que tinhamos um genuino poeta aqui no forum... mestre::

Sabias palavras, Eloy! aplauso::

So sei do seguinte; a linha nao pode acabar, melhor uma linha subdimencionada que uma linha no fim... doeu::

Por outro lado, o Fabricio defende sua escolha por uma linha o mais grossa que nao acabe durante a briga (na qual o tucunao tende a correr pra pauleira), simplesmente dizendo que um tucunao pode te fazer passar muita raiva ao estourar sua linha... blink:: ; e ele ta certissimo! doutor::

Perder o "peixe da sua vida" pra uma linha estourada nao e mole nao! surtei::

Aquele abraco a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moacyr, valeu as explicações!!!

Pela minha esperiência no "campo de batalhas", roubando o termo do nosso Professor Eloy "Camões" Fonseca (que, sem brincadeira, escreve bem demais!!!), posso te dizer que a sensação de perder o peixe da sua vida por causa de linha estourada não é nada boa... buaa:: chorei:: buaa:: O meu foi no Sucunduri, era dos maiores que dão por lá (perto de 8 kg)...

Vou usar a 50 lbs Daiwa Samurai na Steez (que só vai entrar em cena se os gigantes não derem as caras) e nas demais, vou de Power Pro 65 lbs ou mesmo de Daiwa Samurai 70 lbs!!! E ponto!

Phodah-se a eportividade, eu quero o meu dois dígitos!!! diabo:: bang::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moacyr, valeu as explicações!!!

Pela minha esperiência no "campo de batalhas", roubando o termo do nosso Professor Eloy "Camões" Fonseca (que, sem brincadeira, escreve bem demais!!!), posso te dizer que a sensação de perder o peixe da sua vida por causa de linha estourada não é nada boa... buaa:: chorei:: buaa:: O meu foi no Sucunduri, era dos maiores que dão por lá (perto de 8 kg)...

Vou usar a 50 lbs Daiwa Samurai na Steez (que só vai entrar em cena se os gigantes não derem as caras) e nas demais, vou de Power Pro 65 lbs ou mesmo de Daiwa Samurai 70 lbs!!! E ponto!

Phodah-se a eportividade, eu quero o meu dois dígitos!!! diabo:: bang::

mestre:: mestre:: mestre::

2 dígitos á vista!!! legal::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:gorfei: :gorfei: :gorfei: Eu mesmo já fiz isso!!! O maior tucuna da minha vida (não sei que tamnho tinha, mas era bruto), eu perdi assim!!! Ele correu para galhada (molongozal) na boca do Sucunduri e eu meti o dedão!!! E ele levou a Dr. Spock com ele... buaa:: buaa:: buaa:: Só que eu tava com uma Sumax 40lbs que tava meio ralada na ponta...

Comprei a mesma linha que você! Comprei o carretel de 300 jardas, mas acho que vou comprar mais...

Vocês que são experts me digam uma coisa: qual é linha 65 lbs que tem a menor bitola?

Abraço!

Dr. Gustavo,

Das linhas que já tive oportunidade de utilizar, a que apresentava uma maior libragem com uma bitola bem pequena sempre foi a Wiplash...

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém chegou a testar as linhas 8+1, para fazer a prova se sua resistência é muito superior as 4+1??

Perguntinha besta, mas se alguém tiver a resposta??

Abraços

Oi Nilton...

Testei a Samurai (eight-braid), indicada pelo VINI, e ela é destacada mais resistente que as outras.

Consta na embalagem 0,36mm e 55 lb.

Não é tão fina quanto a Whiplash, mas na carreta, 1501, cabe tranqüilamente os 100 m.

Dizem que a gigaline é bem fina, mas não conheço.

A Whiplash, aparenta ser 8X1, mas investiram no marketing do diâmetro e se esqueceram de citar a tecnologia. Achei 0,50mm no paquímetro (100lb) e na balança chegou a 36kg para 18 kg da 0,36mm samurai.

Espero ter ajudado.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém chegou a testar as linhas 8+1, para fazer a prova se sua resistência é muito superior as 4+1??

Perguntinha besta, mas se alguém tiver a resposta??

Abraços

Oi Nilton...

Testei a Samurai (eight-braid), indicada pelo VINI, e ela é destacada mais resistente que as outras.

Consta na embalagem 0,36mm e 55 lb.

Não é tão fina quanto a Whiplash, mas na carreta, 1501, cabe tranqüilamente os 100 m.

Dizem que a gigaline é bem fina, mas não conheço.

A Whiplash, aparenta ser 8X1, mas investiram no marketing do diâmetro e se esqueceram de citar a tecnologia. Achei 0,50mm no paquímetro (100lb) e na balança chegou a 36kg para 18 kg da 0,36mm samurai.

Espero ter ajudado.

Abraços

Valeu Dr. Eloy,

Obrigado pelas informações...tava pensando em testar as intergreen champion (8+1), vamos ver no que dá...

Abraço e valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...