Ir para conteúdo

Serra da Mesa - GO - 2003 -


Posts Recomendados

Lago de Serra da Mesa - GO

Mais uma aventura da Turma do Biguá...

Localizada em Goiás, a Usina de Serra da Mesa, com 1275Mw de capacidade nominal, é, a partir de 1998, indispensável ao atendimento do mercado de energia elétrica do sistema interligado. A geração de energia se dá através de três turbinas Francis de eixo vertical de 425 Mw de potência nominal cada. Sua barragem está situada no curso principal do rio Tocantins, entre os municípios de Minaçu e Colinas do Sul (GO), a 1790Km de sua foz. O reservatório de Serra da Mesa é o maior do Brasil, em volume de água, com 54,4 bilhões de m3, profundidade média de 30m e máxima de 127m junto à barragem, totalizando uma área de 1784Km2 de lâmina.

Depois de falar um pouco das características do Lago de Serra da Mesa, a turma tem a dizer aos amigos pescadores que este lago daqui uns 10 anos vai dar o que falar, ele é muito grande, isto aliado a grandes rios que deságuam nele, farão com o seja um dos pontos preferido de pesca do Planalto Central. Só pra começar o Rio Tocantins e o Rio Maranhão são dois gigantes que caem no Lago.

Imagem Postada

Quase todos os integrantes da Turma já estiveram no Lago, em diversos pontos, mas o ponto preferido é na região da cidade de Niquelândia - GO. Isto porque fica a 250Km de Brasília, além da região ter uma boa infra-estrutura para a pesca amadora. Um dos exemplos é a Pousada do Germano, um local excelente, com 20 apartamentos com ar condicionado, chuveiro com aquecimento solar, restaurante com deliciosa comida caseira, camping, iscas, piscinas, barcos, motores de popa e elétrico, piloteiros e tudo mais que nós pescadores precisamos, além de um excelente atendimento.

Os pesqueiros ficam um pouco longe, mais ou menos uns 15 Km de barco, ou 30 minutos com motor de 15hp, mas o lugar é fantástico. O forte da região é o Tucunaré, que segundo pescadores da região chega atingir 05 Kg. O maior que pegamos foi de 4,2Km, o que já não é ruim pra nossa região. Agora o que nossa turma não perdoa, é que a maioria dos grandes tucunarés que são pegos no Lago, são pegos com iscas de fundo, geralmente com corrós, lambaris, e por ai vai. Nós da Turma, que damos valor a pesca esportiva, usamos no máximo iscas de meia-água, já que o tempo no Lago é bastante instável, que dificulta a pesca de superfície.

Imagem Postada

E por falar em tempo instável, este é o principal problema do Lago de Serra da Mesa. A maior preocupação de quem navega no lago, além do tamanho, é o vento, por incrível que pareça, não é difícil pescadores serem surpreendidos com ondas de 01 metro, terem o barco virado, e passarem boas horas dentro do lago. Integrantes da nossa turma, já tiveram que entrar em um braço abrigado do lago, colocar o barco na margem, e entrar na água (que por sinal é muito quente) para se proteger do frio e de uma bela tempestade. O melhor desta história é que durante nossa permanência dentro d'água um de nossos colegas pegou a vara dentro do barco, e com água na cintura ferrou um Tucuna amarelo de 2,5Kg, isto chovendo. E não pensem que é mentira, pois haviam mais dois pescadores do lado vendo tudo. Quando se está ventando muito forte, nem mesmo os piloteiros experientes da região se arriscam a atravessar o lago.

Imagem Postada

Encontrar os bons pontos de pesca também não é fácil, geralmente se tem melhores ações nos braços do lago. Uma boa dica é levar no barco um saco com cascalho e jogar na água para fazer barulho e atrair os Tucunas. O horário também não é padrão, pode-se pegar peixes às 07 hs, como às 12 hs. Exemplo melhor disto, foi na nossa última pescaria, onde apenas 05 integrantes da Turma do Biguá estavam, e ao sair para desarmar uma pequena rede para pegar lambaris, isto ao meio dia, (já que dois dias inteiros de pesca com artificiais não deram resultados), 02 colegas entraram em um braço sujo do lago, e foram surpreendidos por um cardume gigante que durante seus ataques a lambaris, chegavam tirar o lombo d'água, uma cena inesquecível, pois durante um arremesso com um Popper amarelo da Maria que ficou no enrosco e balançando uns 25cm da flor d'água, dava pra se ver 03 ou 04 Tucunas gigantes embaixo da isca esperando a criança cair na água. Pensem na agonia do pescador, e como se não bastasse, chegou uma hora que não se fazia mais arremessos longos, com apenas 02 metros de linha, e um pequena ação na vara os bichos entravam nas iscas, isso quase fora d'água. Realmente incrível, foram 02 hs de pura adrenalina e o barco cheio de Tucunas com mais de 1,5Kg.

O Lago de Serra da Mesa ainda é um grande mistério para nós pescadores de rio, pois suas características mudam a cada hora, os peixes nos surpreendem a todo tempo. Não se tem uma técnica certa para se ter sucesso, o ideal é levar o maior diversidade possível de iscas naturais e artificiais e pescar em todos os horários disponíveis.

Até a próxima.... :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...