Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Alexandre Vidal

Quantas pessoas podem viver no planeta terra?

Posts Recomendados

Fala aí pessoal,

Queria levantar um assunto muito polêmico mas extremamente pertinente em relação a nossa situação atual.

Eu sempre curti muito esse lance de natureza, de preservação, de cuidados em geral com o nosso único planeta habitável no momento. Hoje se fala muito em aquecimento global, mas no meu humilde e sofrível conhecimento, penso esse ser o menor dos nossos problemas.

Pouquíssimas pessoas tem coragem de falar nesse assunto, mas eu aqui não estou querendo fazer defesa de coisa nenhuma, apenas discutir essa questão.

Sempre achei que o crescimento populacional ao redor do mundo é o maior dos problema que enfrentamos, por uma simples razão, quanto maior a população, maior a demanda por comida, água, energia e recursos naturais, sendo que todas essas principais e básicas necessidades são finitas.

Então, no início dessa semana eu assiti um documentário da BBC sobre este assunto, ele se chama: How many people can live on planet earth?

Está aqui no youtube em 6 partes: http://www.youtube.com/watch?v=d5DOI1xBP5w

Mas as principais abordagens do programa, tratam da relação entre a projeção populacional da terra e suas consequências. Em 1950, a população mundial era de 2,5 bilhões em todo o mundo segundo dados da ONU, hoje somos quase 7 bilhões! A projeção para 2050, é de sejamos pouco mais de 9!!!! Alguns países como Alemanha e Reino Unido verão um decréscimo em sua população, no entanto, países mais pobres e subdesenvolvidos irão mais que dobrar, o Sudão por exemplo, irá mais que triplicar!

Outra coisa que me chamou a atenção, é que existe um cálculo, e isso serve apenas como um meio de tentar aproximadamente mensurar o quanto nós consumimos do planeta em termos de recursos, na área da ecologia isso se chama: "capacidade de suporte", onde a produtividade total da terra é dividida igualitariamente pelo número da população mundial, isso é até bastante flexível, pois podemos ter 10 bilhões de pessoas num certo nível de conforto, ou ter 1 bilhão de pessoas num nível bem melhor de conforto e assim por diante, e isso já nos dá uma idéia de quantas pessoas a terra pode suportar. Na verdade, esse cálculo resulta em 2 hectares globais por pessoa. A questão é que na maior parte do continente africano, as pessoas utilizam 1,37 hectares, na Índia 0,89 hectares, portanto, se todas as pessoas do mundo utilizassem o mesmo que a média dos indianos, poderíamos abrigar aqui no planeta cerca de 15 bilhões de pessoas! Mas a realidade é que nos países desenvolvidos a coisa muda drasticamente, a Europa por exemplo usa 4,45, e os EUA usam 9,42! Se todos vivessem consumindo o mesmo que os Americanos, nosso planeta suportaria apenas 1,5 bilhão de pessoas!!!!!

Segundo esse estudo, atualmente, necessitamos 1 Planeta Terra e meio para nos prover de recursos.

Outra coisa que também me chamou a atenção foi de que os países ricos estão comprando e/ou arrendando enormes porções de terras nos países pobres para cultivar alimentos e importá-los em 100% de volta para seus países! A ONU tem um departamento que está fiscalizando esses contratos, que não são feitos entre empresas privadas, mas sim entre governos! E um dado que eu não sabia é de que a China está em tratativas para comprar terras no Brasil com este propósito!

Teria muito mais pontos a discutir sobre isso, muito mais questões a abordar, mas também não quero alongar demais e deixar esse tópico chato e cansativo.

Apenas fico pensando que, do jeito que as coisas estão se encaminhando, poderemos resolver essas questões de alimentação, água e energia e ir acomodando as pessoas, dessa mesma maneira que vem ocorrendo atualmente, para mim a parte mais importante é: a que custo? Por quanto tempo ainda teremos a nossa Amazônia? Por quanto tempo ainda poderemos pescar em nossos rios e mares já tão degradados pela ação do homem? Isso apenas para mencionar um ponto que temos em comum aqui no forum!

Grande abraço!

Edit: Consertando o link do youtube por um legendado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A unica solucao seria o controle de natalidade...

Mas...; alguem ja reparou que quanto menor a condicao de criar filhos, mais filhos o casal tem?

Essa seria uma solucao impopular, do ponto de vista politico. Vejamos por exemplo o Lula, que distribui dinheiro de acordo com o numero de filhos... Tem muita gente que considera um bom negocio fazer 1 filho por ano so para ganhar "bolsas"!

Pelo jeito, o mundo so vai acordar para esse problema quando for tarde demais..., igual ao que aconteceu com as mudancas climaticas. E pior, mesmo vendo e sentindo na carne a gravidade do problema, os governos do mundo ainda hesitam e patinam em fazer algo realmente eficaz contra o aquecimento global.

Os governos fingem preocupacao com o problema, e o mundo continua aquecendo...

Ainda nao chegamos a fase onde se finge procupacao, e finge-se querer resolver o problema da superpopulacao!

Aquele abraco a todos!

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o companheiro de cima, so controlando a natalidade, se nao me ingano a china ja adoto esse metodo ninja::

Ja adotou e faz tempo...

Mas la ha distorcoes como o pessoal abortar as meninas para poder ter um filho homem. Por isso la tem lugar que tem 30% mais homens que mulheres. Tudo porque la so pode ter um filho por mulher, e tem de pedir autorizacao do governo antes de engravidar...

Eu proporia um limite de 3 ou mesmo 4 filhos por mulher; ja que o problema e que tem gente sem condicoes de sustentar os filhos, mas que tem meia-duzia, uma duzia... O importante, na minha humilde opiniao, e ter limite; mesmo que alto, ja seria o suficiente.

Porem, pensando bem...; isso nao ia funcionar aqui no Brasil.

Na China funciona porque la as leis e o judiciario sao severos...; nao e nosso caso!

Aquele abraco a todos!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já desisti deste assunto....pra mim não tem solução e o ser humano só vai mudar após uma grande catástrofe mundial seja ela social ou climática.

Quando digo grande catástrofe num é um furacãozinho não.....é tipo o dilúvio bíblico.

A maior parte dos governos é eleita por pequenos periodos. A maior parte das ações necessárias para mudar a situação é desagradável para a população....ninguém quer economizar água, ninguém quer ir pro trabalho de bicicleta ou à pé, ninguém que deixar de usar e abusar de energia elétrica etc etc e etc.....Qualquer atitude que obrigue a população a fazer coisas que ela não quer, mas que seria interessante para o futuro do planeta mata o cara que os obrigou a fazer aquilo, politicamente, pois os resultados só srão vistos, se forem vistos, aos passar de muitos anos e todo mundo só pensa no hoje e, no máximo o amanhã de manhã.

Eu costumo dizer que elefante é lindo lá na África...... se fosse na minha fazenda, destruindo os meus pastos e as minhas plantações, eu ia querer vê-los todos mortos.

Hidrelétricas matam os rios, mas todo mundo quer banho quente.

As redes arrastam tudo que é vivo no mar, mas eu adoro um sanduiche de atum ou uma sardinha com arroz. As plantações e os pastos estão devastando as florestas, mas eu adoro meu bife com batatas fritas. E por aí vai......sem solução a meu ver.

Por isso moçada......VAMÔ PESCÁ ENQUANTO PODEMOS!!!!!!!!

BETO

Compartilhar este post

Link para o post

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, CLIQUE AQUI para postar com a sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...