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William Issami Miyada

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Histórico de Reputação

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    William Issami Miyada recebeu reputação de Arcer em Semelhança Hidea 15 HP pro e Yamaha 15HP enduro   
    O "antigo" Hidea 15HP era o xérox, o cara crachá, do Yamaha 15HP bolinha. O novo Hidea 15HP pro, ao meu ver parece ser o mesmo motor 15HP enduro, vendido fora do Brasil. Alguém mais percebeu isso, já tiveram a oportunidade de ver um Yamaha Enduro desses pessoalmente?


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    William Issami Miyada recebeu reputação de Arcer em Semelhança Hidea 15 HP pro e Yamaha 15HP enduro   
    Tem muita gente comprando Hidea e dizendo que é só adesivo trocado. Eu tava achando que a Hidea fazia igual aos Mercury e os antigos Mariner, esses sim, tem praticamente a mesma qualidade dos Tohatsu e Yamaha, porque são montados com peças originais deles, não são cópias.
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    William Issami Miyada deu reputação a Guto Pinto em Semelhança Hidea 15 HP pro e Yamaha 15HP enduro   
    Não é, rolamentos, peças plásticas,  bobinas etc não são mesma qualidade.   Mercury /Mariner Mercury/Tohatsu, Mariner/Yamahav  Evinrude/Johnson  so muda a cor ou um outro acessorio fabrica era a mesma.    Eu tive experiência no Rio Suiá miçu  no Mt, lá eles usam Mercury Super e Tohatsu 18.  Compraram um Hidea 20hp que é cópias deles, motor durou nem 1 ano na mão dos guias lá enquanto que os Japa tavam lá firme e forte por 4 a 5 anos. Vantagem dos hidea pq como são copias as peças servem um nos outros 
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    William Issami Miyada deu reputação a Guto Pinto em Semelhança Hidea 15 HP pro e Yamaha 15HP enduro   
    Sim é copia do Yamaha Enduro que é vendido lá fora.  Apesar da rabeta parecida não é o mesmo motor que o Yamaha quadrado que ficou em linha até 96. 
    Na verdade os motores chineses são 100% copia dos Yamahas e Mercury japoneses ( tohatsu) problema que a qualidade das peças não são as mesmas. 
    Dizem que o Hidea tem uma qualidade melhor, mas nunca andei num , aqui  a minha regiao teve uns que eram copia tb, sailor, maranello maxy, etc  nao duravam nada 
    Enduro ja vi tanto 15, como 40 e 90 manche mas só em Tabatinga Am provavelmente vindos da Colombia pq lá são vendidos ainda. 
     
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    William Issami Miyada deu reputação a Joao Manoel Leonello Lucas em Em quanto tempo vc troca o rotor/bomba d'água/aranha do seu motor de popa?   
    Eu sigo o seguinte raciocínio, quanto custa esta peça? No me caso que é um mercury 50hp 2T custou R$ 167 a original, quanto custaria nao trocar, correr o risco de fundir o motor, ficar a deriva no meio da pescaria até aparecer alguém para me rebocar? Pode parecer exagerado o exemplo mas a função da peça é exatamente  esta e como nao sou mecânico para avaliar toda vez, acho que 167 a cada 2 anos vale a pena para não correr o risco.... 
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    William Issami Miyada deu reputação a Guto Pinto em Em quanto tempo vc troca o rotor/bomba d'água/aranha do seu motor de popa?   
    Não tem uma regra.  Se o motor ficou muito tempo parado , ideal trocar o rotor devido a ressecamento.  Se vc faz um uso recreativo sem usar em areia a cada 4 anos tá bom.  Se vc faz uso constante ideal é ver como tá td ano.  O meu mesmo é original 2018 e tá perfeito, abri e nem ressecado estava. Mas ideal sempre ver a pressão da agua , se cair um pouco bom trocar.  Paralelo não sei como andam hj , eu ja tive problema de quebrar no primeiro uso se jogar pedaço pra cima pior ainda pois entope tudo. 
    Sobre oleo da rabeta ideal trocar todo ano é facil e barato. Se usa demais tipo guia de pesca a cada 6 meses. 
    Se tiver agua no oleo qdo trocar ai sim verificar retentores, mas  não é uma peça que se faz troca por tempo. 
    Fato é a falta de uso é bem pior que o uso intenso. 
    Ideal tb tirar o hélice de vez enquando pra ver se não tem linha no eixo, é a grande vilã dos retentores de rabeta.  
     
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    William Issami Miyada deu reputação a Joao Manoel Leonello Lucas em Em quanto tempo vc troca o rotor/bomba d'água/aranha do seu motor de popa?   
    O rotor da bomba d'agua eu troco a cada 2 anos, no meu caso como uso é recreativo, o desgaste é pouco, é mais por precaução. Óleo de rabeta 1x por ano.
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    William Issami Miyada deu reputação a Guto Pinto em Boat Brasil, antiga Pety Brazil   
    Ai Squalin 500, coloquei Eva mas o 14mm por cima do tablado mesmo, fiz os furos,  entortei as borboleta pra encaixar o EVa.  Eu mesmo pintei e um tempo depois vendi

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    William Issami Miyada deu reputação a Astra-Taranis em Boat Brasil, antiga Pety Brazil   
    meus 2 cents de bolivares...
     
    em td ha vantagens e desvantagens. Analise o que te é mais interessante.
     
    Estrado de madeira:
     
    Vantagens: forte, nao amassa o fundo do barco (essa acho que é a principal), bonito, permite ver o fundo se esta fazendo agua, onde etc)
    Desvantagens: pesado pra kct, ruim de pegar coisas qdo caem, seja anzol, chumbada, ceva, minhoca, etc... fica feio com o tempo, faz barulho. Nada pratico
     
    EVA:
    Vantagens: é pesado nao se engane, mas é mais leve que madeira, facil de limpar, pegar as coisas que caem, nao faz barulho, é mais confortavel, e se der merda vc ainda usa como flutuador. Muito pratico
    Desvantagens: se nao for feito corretamente, adcionando camadas, amassa o fundo do barco qdo pisa, rato gosta de comer e vc nao ve onde ta fazendo agua...
     
    Meu eva tem 2 ou 2,5cm, com camadas entre as cavernas pra igualar e nao amassar o fundo do barco (item importantissimo).
     
    Particularmente, eu prefiro o EVA, especialmente, se tiver bem feito, bem cortadinho, com camadas... Ou eu adcionaria alguma coisa meio durinha entre assoalho e eva pra dar sustentacao e nao amassar o barco, qqr coisa leve e meio dura, nao precisa ser totalmente dura, so o suficiente pra nao ficar todo peso num so pedaco ao andar no barco.
     
    Fora o conforto, ainda uso pedacos de EVA pra ficar entre as fitas e as bordas do barco, isso da uma mega firmeza e nao amassa, e ainda protege a fita de rasgos, se eu precisar, ainda posso usar o EVA como cobertura pra alguma coisa nao voar...
     
    Enfim, eu gosto de eva, o peso menor é muito importante, ainda mais pra qm vai usar um 15..
     
    Só que é feio.
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    William Issami Miyada deu reputação a Guto Pinto em Boat Brasil, antiga Pety Brazil   
    Estrado da levefort sao finos e leves, o que junnta eles são tiras de alumínio rebitadas.  Nao deve pesar 5kg cada . Eu não tiraria os de madeira, mesmo pq vao entortar os ganchos de fixacao do estrado.  Eu apenas colocaria eva por cima e boa, nem colaria, no maximo uma fita com velcro pra não voar no transporte. 
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    William Issami Miyada deu reputação a Guto Pinto em Boat Brasil, antiga Pety Brazil   
    Eu uso pelo menos 14mm, mas como vai colocar por cima um de 10mm acredito que fique bom
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    William Issami Miyada recebeu reputação de Astra-Taranis em Boat Brasil, antiga Pety Brazil   
    20250517_114728.mp4
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    William Issami Miyada recebeu reputação de Guto Pinto em Boat Brasil, antiga Pety Brazil   
    20250517_114728.mp4
  14. Thanks
    William Issami Miyada recebeu reputação de Guto Pinto em Boat Brasil, antiga Pety Brazil   
    Nenhum dos postos e lava jato da minha cidade aceitaram lavar o barco. Deve ser pelo tanto de sujeira 😅. Estamos eu, minha esposa e meu filho dando um talento nele.

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    William Issami Miyada recebeu reputação de Marcelo Terra em Boat Brasil, antiga Pety Brazil   
    Aí vão as fotos do antes, to indo mandar lavar o barco, e já posto o depois também assim que voltar, está muito conservado.




    20250517_070631.mp4
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    William Issami Miyada deu reputação a Guto Pinto em Boat Brasil, antiga Pety Brazil   
    Eles tem, mas os serie especial,   é td chapa 2mm, 1.50 boca, plataformado pesa muito e é pra 40hp.  Esses dai da década de 90 e comeco dos 2000 nao tem mais.  Squalus ja andei ate no 5007 e 6007 que eram borda média.  Tinha chata, campineiro,  delphin, marujo, apolus , marujo, marfim.  Hj realmente só lanchas. Caros sempre foram. 
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    William Issami Miyada deu reputação a Guto Pinto em Boat Brasil, antiga Pety Brazil   
    Coloque EVA sim por cima, cair chumbada, anzol ajuda por baixo do estrado  é um saco pra tirar, estrado sao leves.  Confere o viveiro pois eles eram de fibra e costumavam rachar com tempo vazando pra dentro do barco. De resto top, use e poste pra gente ai do forum como foi.  
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    William Issami Miyada deu reputação a Guto Pinto em Boat Brasil, antiga Pety Brazil   
    Pqp  zerinho, se brincar ate os estrados devem ser originais.  Vc vai ver esse 15hp em 2 pessoas e as tralhas vai navegar entre 34 a 36kmh com trim regulado.  Helice original dele é 9 1/4 x 10.5.  Do Mariner por ser Marathon pra trabalho veio com 9 1/4 x 9 pra peso é melhor. 
    Com um 30hp em 2 e tralha esse trem anda a 48kmh pra mais.  
    Manda foto sim depois de td lavado,  él egal ver essas reliquias da decada de 90. 
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    William Issami Miyada deu reputação a Astra-Taranis em Boat Brasil, antiga Pety Brazil   
    Belo presentao!! Parabéns! Barco excelente, motor top, ambos em estado de zero... trocaria esss.barco no meu...
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    William Issami Miyada deu reputação a Guto Pinto em Boat Brasil, antiga Pety Brazil   
    Exatamente isso.  Minha opinião Antes de vender o Super,   teste o motor, revise , use. Se apresentar confiança  e se não quer desfazer lo,    já  que não vai mais gastar com barco  eu pegaria um 30hp seminovo ou zero e ficaria com 2 motores o 15 pra um pescaria mais rápida e o 30 qdo for carregar mais peso ou andar mais longe. 
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    William Issami Miyada deu reputação a Guto Pinto em Boat Brasil, antiga Pety Brazil   
    Ai Willian o msm Mariner no nosso Squalus mas era o 500s ano 94,  foto deve ser de 97, eu no piloto. To véio viu, kkkkkk 

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    William Issami Miyada deu reputação a Guto Pinto em Boat Brasil, antiga Pety Brazil   
    Eu tenho os dois na verdade um é um Super original 18hp e outro é um Yamaha 15 quadrado com adesivo do Mariner.  Testei 2 no mesmo barco com mesmo peso diferença foi de 3km/h se não  e engano 37 x 34. Esses Yamahas quadrados como suzuki andam bem. 
    Agora correto é ver como motor está, funcionamento, se não ta roncando rolamentos etc, motor mesmo zerado mto tempo parado não é bom.  Se tiver filé ai sim,  vende o Super e compra um 30 pra pescaria mais longe,  um 30 nesses Squalus 600 da decada de 90 acompanha os 40hp nos barcos de hj. 
     

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    William Issami Miyada deu reputação a Guto Pinto em Boat Brasil, antiga Pety Brazil   
    Top demais conjutasso.
    Pega esse motor leva num mecanico, faça tudo, troque oleo rabeta, rotor de bomba dagua ( coloque original), troque velas, limpar carburador, acredito que gaste uns 600 com peças e tudo.   Esse motor é muito bom  e não fica tão atrás do Super, meu pai tem um 93 igual tirado zero que não usa mais, td ano funciono ele esses dias mesmo postei funcionando ele aqui
     
  24. Thanks
    William Issami Miyada deu reputação a Guto Pinto em Boat Brasil, antiga Pety Brazil   
    Vai no feijão com arroz, Pety 600s, Fluvimar br 6000,  Mogi Sargo 600, Pontal Fast 600, Aruak 600 , Uai Nautica Surubim 600 .etc. Evite borda flutuante aquilo pra pesca de ceva é horrivel, meu barco veio com aquilo, vc não consegue apoiar o tratador pra encher,  nem os guarda sól nem suporte de vara. 
    Uma excelente opção é achar um Squalus 600s usado de procedencia, foi o melhor deles em resistencia e desempenho, eu tive um 500s compranos em 94 e vendemos em 2017 sem entrar uma gota de agua sequer. 
  25. Thanks
    William Issami Miyada deu reputação a Astra-Taranis em Boat Brasil, antiga Pety Brazil   
    concordo com o guto.. mas vou tentar traduzir ele... o guto eh um cara muito pratico e absolutamente nada enjoado ou sistematico ...
     
    e de novo concordo com ele, mas se vc gosta de td no teu lugar correto, nada por cima das coisas, gosta de espaco, conforto, vai precisar de um barco acima de 1,45, e pelo menos 1 metro de fundo. Nao precisa ser uma balsa de 1,80 de boca e 1,20 de fundo, mas um pouco mais de espaço, faz diferenca. 
     
    ISso se vc for sistematico, enjoado, gostar de espaço etc... Se teu esquema for pescar 1x por mes, pra recreacao, curtição etc.. Se vc é do tipo que vai pra pescar com força, com eficiencia, no estilo que só o peixe importa, ai esquece conforto, etc... td isso fica em ultimo lugar, negocio eh outra conversa.. ai um barco mais leve, menor, ajuda a entrar e sair, manobrar, menos peso, mais fluidez etc... Sem duvida...
     
    Isso pra qm pesca tipo 4x ou mais no mes, faz diferenca... pq o cara acostuma e tem td a mao... qm pesca com vc tb esta acostumado no batidao... é outro papo. 
     
    E vc consegue usar um 15hp perfeitamente com 1,45 .. ate 1,60 de boca... mas um barco leve, nao um q tenha 2mm de chapa... barcos pra 50hp com certeza usam 2mm de chaparia em td... e sao bem pesados e trambolhos..
     
    de novo, é gosto, necessidade, etc...
     
    No gino por exemplo um barco estreito, leve, rapido, ajuda muito, pq pra por e tirar daquela rampa deles é um parto, especialmente se tiver mais pescadores la... vai passar raiva.
     
    ja pra chegar nos pontos do gino, um motor de 30hp ajuda muito, pq tem 1 hora e pouco de navegacao com um 15hp pra chegar la..  nao precisa de um 40 ou 50hp, mas um 15 demora mais... um 30 facilita.
     
    sobre a espessura da chapa, é aquilo pesca quantas vezes no mes? ou no ano? eh cuidadoso? vai andar em marola toda hora? se for ocasionalmente, qqr chapa serve, qqr barco serve, se for relaxado, se andar no kct em carneiro ou marola, ai nem um 1,5 mm resolve por muito tempo ehehehe
     
     
    de novo, o guto ta certo, mas pense antes em que vc vai usar e como vai usar... de mais, fazer ou nao agua, acho q hj eh questao de sorte e nao de marca somente. embora algumas sejam mais fieis q outras.
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