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RogerioF1

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Sobre RogerioF1

  • Data de Nascimento 23-04-1961

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Novato (1/6)

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Reputação

  1. Esclarecendo.... A Gasolina Comum, hoje com 50ppm de enxofre, gera muito pouco depósito e pode ser utilizada sem problemas nos motores antigos. A Gasolina Aditivada, realmente mantém o motor limpo por muito mais tempo. É ideal para motores novos ou recém refeitos, pois aumentará em muito o intervalo entre manutenções. A gasolina PODIUM, contém os mesmos aditivos da aditivada e, além da maior octanagem, é muito mais estável e se mantém com as mesmas propriedades por muito mais tempo. A Podium também tem 25% de etanol, enquanto que a comum e aditivada tem 27,5%. A Podium hoje tem uma coloração alaranjada devido ao corante que é colocado no etanol anidro por exigência da legislação. A gasolina de aviação NÃO deve ser utilizada em qualquer hipótese. Ela tem altíssimo teor de chumbo e extremamente tóxica. Seu manuseio só deve ser realizado por pessoas treinadas e com equipamentos de proteção individual apropriados. Além disso ela não contém etanol e os motores vão funcionar com mistura muito rica. O procedimento de retirada do etanol da gasolina através da mistura com água não deve ser realizado de maneira alguma. Além de ser uma operação perigosa, a gasolina só atinge a octanagem da especificação graças a adição do etanol. Essa gasolina ficaria com uma octanagem baixíssima e poderia danificar o motor por detonação (batida de pino). Adulteração no Brasil é um problema crítico. É cultural. Só podemos evitar problemas com nossos motores buscando abastecer em postos de bandeira conhecida e que tenham sistema de monitoramento. O barato pode sair caro. Mesmo assim não estamos imunes a ganância de alguns donos de postos e atravessadores. Eu acho que adquirir a gasolina Podium tem menos risco de estar adulterada pois os fraudadores preferem adulterar a gasolina comum que tem volume maior, proporciona maior lucro e tem alta rotatividade nos tanques. Muitas vezes a fiscalização vai nos postos após denuncias, porém o posto já recebeu nova batelada de gasolina boa, não permitindo a detecção da adulteração. Nos postos náuticos o problema também é grande por conta do mau manuseio do produto e manutenção dos tanques. Esses postos deveriam ter dreno no fundo do tanque para retirada periódica da água decantada. Isso evitaria a formação de fungos e borra. Como a água é mais pesada que o combustível ela sempre vai para o fundo. A água acumulada nos tanques pode provocar separação de fases do combustível (gasolina e alcool+água), daí a necessidade de drenar periodicamente, O ideal é que tivéssemos uma gasolina especial para o segmento náutico (e também para o segmento aeronáutico de recreação) com menor teor de álcool, mas isso a Agência Nacional de Petróleo - ANP não permite, com receio que uma gasolina náutica seja utilizada no segmento automotivo. Mais uma vez a cultura do brasileiro prejudica as boas práticas técnicas. Resumindo: O ideal, se possível, é utilizar a gasolina Podium. Na impossibilidade, utilizar a gasolina comum (ou aditivada) que venham de uma fonte confiável.
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