Ir para conteúdo

Daniel Matias

Membro
  • Postagens

    29
  • Registro em

  • Última visita

Posts postados por Daniel Matias

  1. 7 horas atrás, Astra-Taranis disse:

    Concordo com o guto, o esforco, o gasto, a ideia e a vontade foram espetaculares, inclusive gostaria de saber onde comprou, qto custou etc…. 
     

    maaas…

     

    sempre tem um mas…

     

    tb tenho uma fb e tb tenho um mercury 30, embora minha fb seja 5m e modelo standart, algumas coisas sao iguais.

     

    1- o espelho de popa das fb sao mais altas que de outros barcos, entao isso ja deixa o motor no limite da aspiracao de agua. Erguer o motor que seja 3 ou 4 cm ao meu ver nao o permite a refrigeracao correta. Elevando a temperatura como um todo, certo que em pouco tempo a merda vai ocorrer…

     

    2- a rpm maxima deste motor sao 5500 rpms, ainda que ocorra uma folga de seguranca, ultrapassar isso eh bastante ruim, em especial, pela nossa gasolina conter alcool que nao se mistura com oleo 2tempos. 
     

    entao temos uma combinacao morta: rpm alta + lubrificacao imperfeita + possivel falta de refrigeração + qualquer sujeirinha ou rotor usado = catástrofe do motor…

     

    no meu caso, usar o trim no talo nem precisa olhar a agua, o proprio barulho do motor denuncia q ele ta trabalhando errado, imagina com um jack plater erguendo ele… 

     

    3- nao acho que um espelho de popa com 1.2 ou 1.5mm aguente muito tempo com um jack plate… isso seja calaca, levefort, ou qqr outra marca… o esforco do jackplate aumenta bastante em todos os locais pra segurar o impeto do motor. Se pegar um toco entao… vish ….

     

    4- sobre os resultados em si, que eh o motivo do topico de fato: embora tenha ocorrido aumento inegavel de performance, em quase todas as situacoes houve excesso de rpm, o q por si so ja barra o uso. E se prestar atencao, a mudanca de velocidade entre sozinho e em 2 eh minima, denotando q o jack plate arrumou a questao de equilibrio de peso a mais na proa (e no fb o equilibrio de peso faz muuuuiita diferenca)

     

    5- nos resultados q o rpm estava dentro do limite (e so vou considerar esses resultados como possiveis): tem que analisar com muita calma, vc aumentou 300rpm numa passagem e 200rpm na outra e praticamente nao houve aumento de velocidade. 
     

    Se fosse exatamente o oposto o regime de vazante eu diria que o aumento de rpm foi causado pela vazante, como vc subindo aumentou a rpm, isso prova que esta ocorrendo cavitacao na helice, ou seja, ta aumentando o rpm mas nao o desempenho, pois a helice “patina” na agua.

     

    sendo bastante resumido e correndo o risco de perder grandes conceitos: ao cavitar  a helice produz bolhas de ar super quente que estraga a propria helice, fazendo ela virar um queijo suico. Tem um topico meu a respeito, vale procurar…

     

    resumindo o resumo resumido: ta prejudicando o motor sem ganhar velocidade de fato.

     

    tanto isso eh verdade que vc chegou nesse limite com a maior helice com o maior peso (q eh antagonico) e nao superou os limites da hidrodinamica.

     

    fato comprovado qdo vc bate 6000rpm com a outra helice e nao ganhou velocidade alguma (se bobear perdeu velocidade).

     

    dito td isso: parabens pelo teste, pelo esforco, pela tentativa e mais ainda em

    compartilhar.

     

    nao acho q seja o fim do teu jack plate, pode ir melhorando os testes e ir comprovando td com outros trims, com o uso mesmo ddo conjunto, com mais ou menos carga etc….

     

    mas muito cuidado com a agua, de fato acho que ali tem um provlema gigantesco, diferente de motores maiores, um 30 nao eh projetado pra ter captacao de agua em locais mais baixos…

    Tenho um amigo que faz restaurações e reformas em embarcações que fábrica esse jack, o custo ficou em 1800 reais com a instalação.

    Em questão a captação de água e algo que tenho que ficar atento mesmo se não ficou prejudicada.

    Quanto ao rpm máximo,  no manual do motor fala que o rpm deve ficar entre 5000~6000 então não acho que esteja forçando o motor, claro que concordo que andar no limite não é saudável para o motor a longo prazo.

    Vou observar com o tempo se o espelho de popa vai sofrer com isso, e em questão da cavitação do hélice confesso que não sabia nada desse assunto até esse alerta que me deu, vou fazer mais alguns testes, baixar um pouco o motor pra ver se resolvo essa questão da cavitação e correr menos risco na captação de água,  enfim agradeço as dicas 

    Screenshot_20220704-124944_Drive.jpg

  2. 7 horas atrás, Guto Pinto disse:

    Muito  legal o esforço e o experimento e compartilhar pra gente aqui.  Mas resumiu bem o que sempre disse aqui, motores dessa potencia e casco aluminio vc otimizando tudo o que der, como altura , trim, helice etc  um ganho de 10% já é coisa demais,  quer mais desempenho o jeito mais fácil é por um motor maior.   Eu vi isso recentemente, minha chata 6m com 30 Yamaha otimizando tudo em 2 pessoas e tralha atingia 48kmh e em 3 pessoas 42 a 43kmh,  comprei um 40 coloquei de qualquer jeito em 3 dava 52kmh, kkkkkkk.  Acabei depois de 2 anos voltando pro 30 pois 40 ficou grande pra onde pesco mas a diferença é gritante . 

    Concordo contigo, não existe milagre sem aumentar a potência do motor, essas modificações e testes talvez nem valham o esforço empregado😅. Mas é aquele negócio né, as vezes dá vontade de arrumar alguma coisa pra se incomodar hahahaha, e parte da culpa é sua e do pessoal do fórum que postam suas experiências e deixam a gente na vontade de fazer também 🤣

  3. Quero compartilhar com vocês do fórum a experiência que tive colocando o Jack no meu barco, meu barco é um calaça flash bass profishing com 1,60 de boca e 1,10 de fundo com um motor mercury sea pro já transformado para 30hp, motor elétrico minnkota power drive, uma bateria automotiva de 60 amperes , uma bateria estacionária de 115 amperes , tanque de gasolina com 20 litros, 1 cadeira e um banco selim, ancora e material de Salvatagem mais o material de pesca.

    Todos os testes que fiz foi com o barco com esses acessórios. 

    Antes de instalar o Jack meu barco chegou ao máximo de 46km/h somente eu no barco( peso 85kg ) velocidade registrada pelo sonar( garmim strike 5 ) e pelo celular no app fishing points,  os dois marcaram exatamente a mesma velocidade.

    Depois que instalei o Jack fui pra agua para fazer as regulagens,  já no primeiro teste foi a 47km/h em duas pessoas, regulando o Jack consegui chegar a 50km/h, sempre em duas pessoas, chegou a dar um pico de 54km/h mas estável se manteve em 50km/h ,achei uma melhora significativa já.  Como já havia lido relatos aqui no fórum de alguns testes feitos pelo @Guto Pinto, resolvi comprar um hélice 9.7/8x12 e um tacometro para fazer mais testes, também já tinha um helice reserva 9.9x13 e o helice em uso 9.6x13

    Fiz todos os testes no mesmo dia, seguem os resultados:

     

    Helice 9.6x13
    2 pessoas 50kh 5840rpm a favor da vazante
    2 pessoas 48kh 5900rpm contra a vazante
    1 pessoa 52kh 5900rpm a favor da vazante
    1 pessoa 48kh 5970rpm contra a vazante

    Helice 9.7/8x12
    2 pessoas 48kh 5880rpm a favor da vazante
    2 pessoas 46kh 6000rpm contra a vazante

    1 pessoa 50kh 5900rpm a favor da vazante
    1 pessoa 46kh 6000rpm contra a vazante

    Helice 9.9x13
    2 pessoas 48kh 5100rpm a favor da vazante
    2 pessoas 48kh 5400rpm contra a vazante
    1 pessoa 52kh 5350rpm a favor da vazante
    1 pessoa 51kh 5550rpm contra a vazante

     

    Teste feito no Rio Tramandai,  no litoral norte do RS.

    O hélice 9.7/8x 12 não foi muito bem, talvez pelo fato de ter instalado o Jack plate.

    Também inspirado pelo post do @Taylor Oliveira comprei velas de iridium para fazer um teste, assim que chegarem faço os testes e posto aqui.

    Screenshot_20220703-193851_Instagram.jpg

  4. Em 25/06/2019 em 10:31, Rafael Cunha disse:

    A título de informação vou deixar um relato abaixo a respeito do blank utilizado:
     

    Bom dia Rapaziada!!!

    Gostaria de deixar um relato com minhas opiniões a respeito desse blank, depois de muito tempo com a varinha parada, apenas ontem consegui fazer uma pescaria "decente" com a vara, Junto com 2 pescadores mais experientes, principalmente no assunto de varas customizadas.

    Essa é uma vara que não realmente não ficou como eu gostaria, e explico abaixo os motivos:
    Como sabem eu sou "leigo" e ontem com meus amigos que tem mais experiência no assunto eu gostaria de confirmar algumas coisas antes de relatar. Uma delas é que esse blank Korean 17lbs, não se parece em nada com um 17lbs, me parece mais um 25 ou 30lbs (não tem nenhuma informação no blank), não somente pelo peso (ficou em torno de 120gr), mas pela ação e casting. Agora eu não sei se o blank veio errado ou se realmente é assim mesmo.

    Utilizando jigs de 10gr consigo ter uma boa sensibilidade utilizando linha fina (ygk 22lbs 8x).

    O que mais me deixou decepcionado é que essa blank não tem um equilíbrio, o peso esta todo na frente, não fica equilibrado de jeito nenhum, nem com carretilha pesada(curado 200 ) em com carretilha leve (abu revo 4 alx de 155gr), o peso inclinado pra frente exige um esforço maior do braço se tornando a pescaria mais cansativa realmente. Opinião confirmada pelos meus 2 amigos mais experientes, pra ajudar tenho um problema no ombro direito, no meio da pescaria já estava com dor forte.

    Essa vara eu pretendo utilizar pra outro tipo de pescaria, uma pescaria mais pesada realmente, com a curado 200, linha 45lbs e iscas de 14cm+ acho que é mais a praia dela.

    Gostaria de deixar bem claro que estas são as MINHAS OPINIÕES, de quem pensou ontem o dia todo com essa vara.

    Realmente não me agradou, porém a umas semanas atrás ganhei uma Shimano Casitas em uma Rifa de uma loja aqui da região, aonde o dono da loja esta se destacando nessa arte montagem de vara, negociei com ele uma F3 platinum 17lbs pra jig head, em breve estará na mão.

    Pintura  black piano do Real Seat:
    Sbr112B.jpg

    O que achou da F3 platinum?

  5. Em 22/08/2019 em 10:48, Vagner disse:

    Bom dia pessoal instalei meu sonar da garmin striker 4 plus e esta com algum tipo de interferência

    Tenho um motor elétrico min kota riptide 24v 80l ipilot link, quando ligo o sonar com motor elétrico desligado funciona normal ai ligo o elétrico e bagunça a tela do sonar

    O sonar estalei na frente ao lado do motor elétrico

    O motor eletico e 24v ai usa 2 baterias , a alimentação do sonar  liguei em umas das baterias que tambem alimenta o elétrico (lembrando que o sonar liguei em apenas umas das baterias , que daria apenas 12v)

    O que sera que esta dando interferência no sonar?

    Semana que vem vou ligar o sonar na bateria que da partida no motor de popa para ver

    Alguem ai já passou por algo semelhante?

    Tenho um sonar igual ao seu , quando instalei ele junto da mesma bateria do meu elétrico ( Min Kota power drive 12v ) deu essa interferência também, mudei a instalação para a bateria que alimenta  a bomba de porão e viveiro e a interferência sumiu, acho que o seu deve ser só isso também

  6. 4 horas atrás, Marcel Werner disse:

    Eu sou míope, com um pouco de astigmatismo. Também tenho um pouco de fotofobia.

     

    Sou técnico de segurança do trabalho. Mesmo que não fosse, a preocupação com a proteção dos olhos (os meus, os dos clientes, dos meus piloteiros) faz parte de um bom planejamento da pescaria.

     

    E sou pescador. Tenho necessidades específicas para esta prática: proteção solar e polarização.

     

    Essa combinação de características me levou a experimentar várias opções de ferramentas de proteção ocular e correção visual ao longo dos anos, que vou compartilhar com vocês. Aqui não tem certo e errado, apresento possibilidades e faço ponderações, pois tudo isto é absolutamente pessoal.

     

    Antes da parte prática mais abaixo, trarei breves reflexões a fim de embasar esse tópico que faço para conscientizar e ajudar nas escolhas.

     

    Fator segurança

     

    Este é óbvio: óculos protegem contra impactos. Não que proteja contra tudo, nem que vá impedir 100% dos acidentes, mas minimizar danos é uma estratégia de segurança também. Basta comparar com cintos de segurança, que não visam evitar acidentes, mas sim reduzir suas consequências. É incrível como tem gente que ainda dispensa o uso destes equipamentos, mesmo diante de vasto histórico de bom funcionamento - e de desastres na ausência deles. Fotos de anzóis e garatéias cravados em olho humano estão disponíveis nas imagens do Google e recebo com frequência via WhatsApp.

     

    As lentes capazes de nos proteger dos raios UV também devem ser priorizadas. A longo prazo, dizem os especialistas, podemos ter danos (quase sempre irreversíveis) em nossos preciosos olhos.

     

    Polarização

     

    Muito se fala que óculos polarizados são obrigatórios, o que não é verdade. A polarização é um recurso que o pescador dispõe para ter melhor visibilidade através da superfície da água, mas não é como se pescar sem este recurso fosse mais difícil. O fato é que melhora a experiência de pesca quando se pode ver um pouco mais da briga (às vezes, até antes do ataque, isto é sensacional, desde que se tenha controle emocional para não tirar a isca da boca do peixe kkkkk), e também da visualização dos ambientes aquáticos mesmo estando fora d'água, o que pode ser especialmente prazeroso em algumas situações.

     

    Características individuais

     

    Nem todas as pessoas podem simplesmente comprar óculos polarizados comuns, colocar no rosto e pescar. Feliz aquele que não tem qualquer "problema de vista". Para estes, há inúmeras opções. Podem comprar óculos de marcas de pesca, ou da Chilli Beans (o bom e barato, com garantia e qualidade suficiente, para mim o melhor custo vs benefício para quem não usa óculos de grau) e similares. Estes felizardos também podem, sem qualquer restrição que não a financeira, usufruir dos famosos e caros Costa Del Mar, considerados os melhores óculos de pesca. Infelizmente, não é o meu caso.

     

    Míopes sofrem bastante para acertar arremessos sem suas lentes corretivas, assim como o astigmatismo dificulta focar no ponto onde se deseja arremessar. Eu tenho ambos. 

     

    Lente de contato + óculos sem grau

     

    Já usei lentes de contato com óculos escuros polarizados. Funciona muito bem, usei com Chilli Beans, se pudesse comprar Costa Del Mar o teria feito. Também usei, sem ficar satisfeito, vários óculos de marcas de pesca. Até ganhei um Oakley muito bom, mas não era polarizado.

     

    Contudo, a pescaria não é um ambiente muito limpo, nós pegamos em peixes, metais oxidados, gasolina e óleo, terra, enfim, muitas fontes de contaminantes. Mesmo nas pescarias de apenas 1 dia, em que as lentes são colocadas e retiradas em casa, requer uma criteriosa limpeza das mãos antes de mexer nos olhos. Uma coçadinha (que é muito mais frequente quando usamos lentes) pode resultar numa infecção.

     

    Particularmente, abandonei o uso de lentes de contato por motivo de higiene na pesca, principalmente na Amazônia.

     

    Óculos de grau com tratamento fotocromático (Transitions)

     

    Usei isto por muito tempo. Não dava para combinar polarização, hoje é possível. Funcionou muito bem e eu pude ter um óculos para tudo. O custo é elevado e o risco de perdê-lo na pescaria compromete a viabilidade econômica desta opção.

     

    Só o par de lentes, de qualidade (Essilor, Zeiss ou Hoya, esta última somente nas linhas mais caras "Blue Control" e equivalentes), custa em 2019 ao redor dos 1.000 Reais, com todos esses tratamentos. Fora a armação.

     

    E se perder durante a pescaria, fica sem os óculos para tudo. Já aconteceu comigo e com amigos. Também é comum arranhar, cair do rosto devido ao suor, ao descuido quando estamos bebendo cerveja, tem a questão de encaixe com o boné, buff, enfim, é uma boa solução, super funciona, mas tem seus riscos.

     

    Óculos de grau escuros polarizados

     

    Essa é minha mais recente aquisição. Ao renovar meus óculos, fiz um fotocromático de grau, normal, para usar no cotidiano, e outro escuro polarizado com meu grau somente para a pescaria. Ficou PERFEITO!

     

    Nos finais de tarde, já com pouca luz, tiro o escuro, guardo na caixinha e pronto. Se perder o escuro durante o dia, ainda resta o outro, que pode ser usado a qualquer momento.

     

    Dica: promoções são muito comuns no ramo das óticas. Na minha última cotação, encontrei a promoção da Essilor em uma rede de óticas, que no caso de lentes mais caras, eles davam a lente escura grátis, até o limite do preço da primeira. Como tem uma rede de óticas que acho o atendimento muito mais rico de informações técnicas do que as outras, levei a proposta da Essilor, eles analisaram, levaram para a gerência, que levou em consideração ser minha terceira compra consecutiva e de valor elevado e a Zeiss cobriu a oferta. Acabei fechando na minha rede favorita, com o melhor atendimento e as armações de alto nível a preços mais em conta, ou seja, paguei o mesmo nas lentes, com a mesma qualidade e ainda economizei na armação que consegue encaixar no meu nariz medonho. Sucesso!!!!

     

    Em resumo, esta é a opção que estou usando no momento, recomendo, acabou saindo ao mesmo custo da opção anterior (talvez você consiga estas condições, talvez não).

     

    Espero que este tópico seja útil, mas tudo aqui é uma questão de ponto de vista.

     

    Abraços e bons arremessos!

    Perfeito , tenho miopia e comecei a usar óculos escuros com grau polarizados há uns 2 anos e as pescarias mudaram, realmente é outro mundo a pescaria com esses óculos

  7. Eu tenho a SJ5000 da sjcam e a gopro 6 as duas tem uma imagem muito bonita, a SJ5000 só tem um problema de áudio ficar um pouco baixo dificultando um pouco para escutar as filmagens, mas como o valor das duas é bem diferenciado e se vc não quiser gastar muito as câmeras da SJCAM são um ótimo custo beneficio. Agora se tiver com uma grana sobrando vai de gopro mesmo que a câmera é TOP .

  8. Tenho uma black widow e realmente é muito boa, mas pra iscas leves ( abaixo dos 7gr ) prefiro a venator lite que também fica dentro da sua especificação. E tem a curado 70 também que passa um pouco do peso que mencionou ( pesa 185 gr) mas é muito mais macia que a venator e a black widow. Já a Abu Revo mgx2 não posso opinar pois não possuo a mesma

  9. 21 minutos atrás, Rafael Cunha disse:

    Elas funcionam bem originais mesmo, não fiz nenhuma modificação, estão bem longes de ser a minha isca preferida, mas certamente é uma das que dão bons resultados.

    Se modificar e aliviar peso, deixando ela com uma flutuação mais rápida talvez fique melhor ainda dependendo da situação.

    :good:

  10. Em 21/03/2018 em 12:48, Rafael Cunha disse:

    Não concordo amigo, mas entendo e compreendo o seu ponto de vista.

    Não vou entrar no mérito da real necessidade de apenas 4 cores de iscas, pois não tenho conhecimento para afirmar que 4 cores são suficientes.

    Porém o fato é o seguinte: qualquer empresa, independente do tamanho, precisa ter faturamento para poder investir em novos produtos e tecnologias, então a partir do momento aonde uma empresa tem um produto de sucesso, o caminho mais lógico é faturar o máximo possível nesse produto. Vou usar um exemplo bem simples, aqui na minha região não tem nenhum pescador que conheço com menos do que 5 sumax Fusion shad na caixa, até mesmo aquele que não é pescador assíduo. Essa isca é um sucesso por aqui, só eu tenho umas 15 entre tamanho 60 e 75.

    A primeira coisa que vem a cabeça é "que retardado, pra que 15 iscas do mesmo modelo?"

    Talvez 4 sejam realmente suficientes, porém em nenhum momento colocaram uma arma na minha cabeça e me forçaram a comprar as 15 iscas, comprei porque sei que é boa e funciona bem na minha região.

    A partir do momento que existe uma demanda de compra, as empresas tem que aproveitar e lançar cores e modelos novos mesmo, dessa forma as empresas estão faturando e consequentemente vão trazer melhorias, novos conceitos e manter o mercado aquecido.

    Não acho que somos Vítimas, talvez consumidores compulsivos, mas vítimas não.

    Sei que foge um pouco do tópico, mas essas fusion shad suas funcionam bem para os robalos originais ou tu fez alguma modificação?

     

×
×
  • Criar Novo...