Ir para conteúdo

Equipamentos caros ou "elitizados"


Xandego

Posts Recomendados

Grande Xandego...blza?

muito legal o tópico...vejo muitas pessoas realmente dissendo o que vc relatou...invista um pouco mais e compre a carreta X, mas não se preocupam em dizer as limitações e qualidades da carretilha citada.

Existem material bom e barato, e virou modismo ter material top só para dizer que tem..é a velha questão do status...

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

Vinha me mantendo calado nesse tópico até então, mas acho que hoje é o dia...

Precisamos tratar o assunto de duas formas, ou melhor, em dois aspectos ;

Os que estão iniciando, e os que já pescam há algum tempo ! Essa diferença é que faz a diferença...

Não há como contradizer o óbvio, ou seja, aqueles que pescam poucas vezes, e não necessariamente estão interessados no assunto, salvo no momento da pescaria, o "custo" dos equipamentos faz diferença ! Claro que estou me referindo aos extremos... No nosso Grupo inclusive, fazemso questão ( é quase uma "norma" ) que os "Novatos" que vão pescar conosco, usem nosso material emprestado, para não cair nessa esparrela de muitos gastos para pouco uso... A partir de então, e com o aprendizado vivenciado na pescaria, ele passa a ter uma melhor compreensão do que deverá adquirir ( se for o caso ! ). Mas é mais que natural ( inclusive no aspecto comercial ) que as indicações sejam as mais caras... Não que concorde com isso, mas essa é a "lei do mercado"... Conhecer o "indicador" ( e confiar nele ) já é uma forma de "minimizar" essa situação de "rótulos & lançamentos" !

Já falando dos mais acostumados as pescarias, é impossível ( pelo menos para mim ) pensar que eles não desejem sempre evoluir e buscar novas alternativas que lhe tragam mais satisfação ! Isso não significa necessariamente "comprar os lançamentos", mas estar atento as mudanças e evoluções oferecidas pela indústria do segmento de pesca !

É claro que tem muito marketing e interesses envolvidos em todas essas coisas, mas há também uma enorme e indiscutível evolução de produtos ! São inovações que surgem, e que precisam ser absorvidas por aqueles que gostam do assunto...

Insisto contudo ( e tenho certeza de que no fundo também é o pensamento do Xandego - que foi quem trouxe a tona esse tópico ), que existe sempre uma margem considerável para os gastos ( inclusive dos mesmos não se realizarem ). Gostaria que se lembrassem ( aqueles que forem desse tempo ) do tempo dos molinetes Paoli ( ainda existem... ) e se vissem hoje, pescando tucunarés com aqueles artefatos ( tive-os também, com muito êxito inclusive, não com os tucunas, que fique claro... ). Pensem agora num molinete mais atual, com "x" rolamentos, de menor tamanho e peso, maior capacidade de armazenamento de linha, etc... Dá para perceber que é complicada essa comparação ?! Da mesma forma, as linhas mono de outrora, com as multi de hoje ( ou mesmo as mono de baixa memória e espessura existentes ), as varas de vibra de vidro, quando não "de bambu" com as de composto de grafite, cada vez mais leves e resistentes, e por ai segue... Chega a ser covardia querer comparar uma coisa com outra !

Isso não significa necessariamente que temos que comprar a todo lançamento, mas por outro lado, qual pescador esportivo que não busca sempre uma adequação de seu equipamento às emoções que deseja ter... Para não ficar parecendo uma conversa absurda, informo-lhes que meus molinetes ( ainda resisto a mudança para as carretilhas... ) são de apenas 4 rolamentos, Daiwa Regal Z, que sequer são fabricados mais...

Já usei modelos mais sofisticados, mas não acho que precise mudar o que tenho, principalmente pelo uso que dou ao material ! Esse é o equilíbrio que me parece ser fundamental ! Saber o que é, ter a vontade de, e trabalhar ( ou poupar ) para conseguir seu objetivo, mesmo que fazendo diversas escalas intermediárias para chegar lá... Vocês ficarão abismados ( chegarão lá, tenham certeza disso... ) de como é simples o equipamento usado pelas verdadeiras feras da pesca esportiva ( pelo menos as que conheço ). Material confiável, de boa procedência, mas extremamente simples... mas isso, é coisa para um outro tópico...

Finalizando, TER VONTADE não significa necessariamente a OBRIGAÇÃO de possuir ! Os equipamentos vendidos nas lojas sempre tem o atrativo do momento, seja no "brilho", na resistência, na propaganda ! Antes de comprar, aconselhe-se com alguém mais experiente, que possa lhe indicar um local ou uma dica de conseguir algo mais em conta, principalmente diante da sua finalidade ! Conversar e trocar idéias sobre isso, é muito mais que se aconselhar, é permitir que alguém possa ajudar, e nós, os pescadores esportivos, somos os que mais gostamos de exercer essa ajuda, ou será que estou errado nisso ?

Terminou ficando maior que o desejado, mas enfim... desculpem-me pela extensão... :oops:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

Vinha me mantendo calado nesse tópico até então, mas acho que hoje é o dia...

Precisamos tratar o assunto de duas formas, ou melhor, em dois aspectos ;

Os que estão iniciando, e os que já pescam há algum tempo ! Essa diferença é que faz a diferença...

Não há como contradizer o óbvio, ou seja, aqueles que pescam poucas vezes, e não necessariamente estão interessados no assunto, salvo no momento da pescaria, o "custo" dos equipamentos faz diferença ! Claro que estou me referindo aos extremos... No nosso Grupo inclusive, fazemso questão ( é quase uma "norma" ) que os "Novatos" que vão pescar conosco, usem nosso material emprestado, para não cair nessa esparrela de muitos gastos para pouco uso... A partir de então, e com o aprendizado vivenciado na pescaria, ele passa a ter uma melhor compreensão do que deverá adquirir ( se for o caso ! ). Mas é mais que natural ( inclusive no aspecto comercial ) que as indicações sejam as mais caras... Não que concorde com isso, mas essa é a "lei do mercado"... Conhecer o "indicador" ( e confiar nele ) já é uma forma de "minimizar" essa situação de "rótulos & lançamentos" !

Já falando dos mais acostumados as pescarias, é impossível ( pelo menos para mim ) pensar que eles não desejem sempre evoluir e buscar novas alternativas que lhe tragam mais satisfação ! Isso não significa necessariamente "comprar os lançamentos", mas estar atento as mudanças e evoluções oferecidas pela indústria do segmento de pesca !

É claro que tem muito marketing e interesses envolvidos em todas essas coisas, mas há também uma enorme e indiscutível evolução de produtos ! São inovações que surgem, e que precisam ser absorvidas por aqueles que gostam do assunto...

Insisto contudo ( e tenho certeza de que no fundo também é o pensamento do Xandego - que foi quem trouxe a tona esse tópico ), que existe sempre uma margem considerável para os gastos ( inclusive dos mesmos não se realizarem ). Gostaria que se lembrassem ( aqueles que forem desse tempo ) do tempo dos molinetes Paoli ( ainda existem... ) e se vissem hoje, pescando tucunarés com aqueles artefatos ( tive-os também, com muito êxito inclusive, não com os tucunas, que fique claro... ). Pensem agora num molinete mais atual, com "x" rolamentos, de menor tamanho e peso, maior capacidade de armazenamento de linha, etc... Dá para perceber que é complicada essa comparação ?! Da mesma forma, as linhas mono de outrora, com as multi de hoje ( ou mesmo as mono de baixa memória e espessura existentes ), as varas de vibra de vidro, quando não "de bambu" com as de composto de grafite, cada vez mais leves e resistentes, e por ai segue... Chega a ser covardia querer comparar uma coisa com outra !

Isso não significa necessariamente que temos que comprar a todo lançamento, mas por outro lado, qual pescador esportivo que não busca sempre uma adequação de seu equipamento às emoções que deseja ter... Para não ficar parecendo uma conversa absurda, informo-lhes que meus molinetes ( ainda resisto a mudança para as carretilhas... ) são de apenas 4 rolamentos, Daiwa Regal Z, que sequer são fabricados mais...

Já usei modelos mais sofisticados, mas não acho que precise mudar o que tenho, principalmente pelo uso que dou ao material ! Esse é o equilíbrio que me parece ser fundamental ! Saber o que é, ter a vontade de, e trabalhar ( ou poupar ) para conseguir seu objetivo, mesmo que fazendo diversas escalas intermediárias para chegar lá... Vocês ficarão abismados ( chegarão lá, tenham certeza disso... ) de como é simples o equipamento usado pelas verdadeiras feras da pesca esportiva ( pelo menos as que conheço ). Material confiável, de boa procedência, mas extremamente simples... mas isso, é coisa para um outro tópico...

Finalizando, TER VONTADE não significa necessariamente a OBRIGAÇÃO de possuir ! Os equipamentos vendidos nas lojas sempre tem o atrativo do momento, seja no "brilho", na resistência, na propaganda ! Antes de comprar, aconselhe-se com alguém mais experiente, que possa lhe indicar um local ou uma dica de conseguir algo mais em conta, principalmente diante da sua finalidade ! Conversar e trocar idéias sobre isso, é muito mais que se aconselhar, é permitir que alguém possa ajudar, e nós, os pescadores esportivos, somos os que mais gostamos de exercer essa ajuda, ou será que estou errado nisso ?

Terminou ficando maior que o desejado, mas enfim... desculpem-me pela extensão... :oops:

Grande KID, tal qual Jack Estripadoir, vamos por partes...

1 - mandou muito bem na sua composição de resposta, demorou pra vir, digeriu bem e saiu coisa boa;

2 - vejo que entendeu meu ponto de vista: NÃO QUERO SER O COMUNISTA DA PESCA ESPORTIVA, ao contrário disso, mas como citei antes, me preocupa a "moda e etiqueta" neste ramo de natureza tão nobre que é nosso esporte;

3 - a sua citação sobre a não mudança de seus molinetes resume muito bem o que eu quiz dizer, pois tú uso um equipamento que não é o mais atualizado, apesar de ter condições para tal mudança, porém sabe usufruir desta máquina que esta em suas mãos e tem a certeza do "estrago" que pode fazer com ele, isto é genial, isto é pescador (sem nunhuma bajulação, digo isto como muito respeito a sua atitude);

4 - o material de empréstimo para as "visitas" são 2 que tenho de molinete, com 17lb, linha mono, varas maciças, belezinha, chuchu-beleza. Pois, o que me adianta emprestar pra um companheiro novato uma carretilha SF, 7.1, super stopper, de magnésio, com carretel flutuante, anatomia digital, ultr-aplus, super turbo, mega bass, 14 rolamentos :twisted: :lol: :lol: :lol: ????? Resultao, UMA CABELEIRA E FIM DE PESCARIA DO MEU AMIGO, nem preciso descrever a vara pra funcionar com esta carreta né???! heheheheheheheh

Só complementando, quero mais uma vez relembrar a todos que não estou criticando a ninguém que goste e idolatre marcas e modelos, ou mesmo que goste mais de materiais do que realmente da pesca. Muito menos estou sendo contra materiais por serem caros, etiquetados... Só trago a tona uma coisa que tenho visto em crescimento que é a paixão pelo "super material" sem nem mesmo saber quais serão os reais benefícios, as reais mudanças. E que termina desrespeitando um pouco as condições e os equipamentos dos colegas que querem adiquirir um equipo sem maiores condições para a "única opção" que serve no mundo.

Um abraço e vamos continuando. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Hoje; eu vi um pescador com uma carretilha de perfil baixo Shimano Chronarch, e não pude deixar passar em branco a oportunidade de tirar minha dúvida... Será que as descrições técnicas do site oficial da Shimano são exatas? Eu estava buscando esta resposta porque, se estas descrições fossem reais, eu ia querer uma carretilha destas (apesar do Iene estar muito mais valorizado que o Real...)!

Fiz um teste simples: pedi ao pescador para travar a fricção, eu mesmo conferi se a fricção estava totalmente apertada (estava muito apertada!); coloquei uma balança de gancho no snap e, com ele dando a ponta da vara; puxei até que a fricção corresse. Resultado? Começou a correr com meio Kg, atingindo pouco mais que 1,5 Kg (mais ou menos 4 libras). O modelo dele (CH100B, fiz questão de reparar a exata especificação) consta como de fricção máxima de 12 lb (http://fish.shimano.com/catalog/fish/pr ... 7230652856), concluí que estou muito bem com a minha Contender (que depois que solicitei uma fricção mais forte ao técnico, está correndo com até 2,5 Kg (começando pouco depois de 1 Kg); a fricção original dava valores semelhantes aos da Chronarch testada).

Ambos os testes foram feitos sem o uso de força ou velocidade excessiva, desnecessária para efeito de comparação.

É claro que eu acho que se deva fazer o mesmo teste com outras carretilhas, para eliminar o risco de eu ter testado uma carretilha que estava com algum problema. E aí? Alguém aí pode fazer o mesmo teste e contribuir com algum outro resultado?

Um abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje; eu vi um pescador com uma carretilha de perfil baixo Shimano Chronarch, e não pude deixar passar em branco a oportunidade de tirar minha dúvida... Será que as descrições técnicas do site oficial da Shimano são exatas? Eu estava buscando esta resposta porque, se estas descrições fossem reais, eu ia querer uma carretilha destas (apesar do Iene estar muito mais valorizado que o Real...)!

Fiz um teste simples: pedi ao pescador para travar a fricção, eu mesmo conferi se a fricção estava totalmente apertada (estava muito apertada!); coloquei uma balança de gancho no snap e, com ele dando a ponta da vara; puxei até que a fricção corresse. Resultado? Começou a correr com meio Kg, atingindo pouco mais que 1,5 Kg (mais ou menos 4 libras). O modelo dele (CH100B, fiz questão de reparar a exata especificação) consta como de fricção máxima de 12 lb (http://fish.shimano.com/catalog/fish/pr ... 7230652856), concluí que estou muito bem com a minha Contender (que depois que solicitei uma fricção mais forte ao técnico, está correndo com até 2,5 Kg (começando pouco depois de 1 Kg); a fricção original dava valores semelhantes aos da Chronarch testada).

Ambos os testes foram feitos sem o uso de força ou velocidade excessiva, desnecessária para efeito de comparação.

É claro que eu acho que se deva fazer o mesmo teste com outras carretilhas, para eliminar o risco de eu ter testado uma carretilha que estava com algum problema. E aí? Alguém aí pode fazer o mesmo teste e contribuir com algum outro resultado?

Um abração!

Por curiosidade Moacyr, teste uma ABU pra vermos se há grande diferença de tração quando tiver oportunidade. Acredito que se surpreenderá com o brutalidade destas danadas. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabrição, vou aproveitar teu tópico que citar tantas marcas e variedades pra falar um pouquinho de uma tendência que me incomoda...

Eu sou da teoria de que material de pesca tem que ter qualidade e ser bem equilibradinho pra tua pescaria, mas muito me incomoda uma tendência que tem se espalhado por aí, A MODA DA COMPRA DE MATERIAIS.

Vejo em vários fóruns uma quantidade imensa de pescadores que são verdadeiros catálogos de pesca ambulantes, mas que de pescaria ou de peixe pouco sabem.

Sou contra materiais caros ou "elitizados"?

De jeito nenhum, muito pelo contrário, sou a favor de comprar aquilo que tú realmente vai usar. Por exemplo vejo neguinho comprar só equipamentos marinizados por uma fortuna, pra pescar em pesque-pague. Compram carretilha de magnésio pra pesca de espera, etc... Nem mesmo sabem o que estão levando e terminam por descriminar materiais mais em conta por nada, por puro modismos.

Acho que é também uma grande brincadeira saber montar um equipo super eficiente e bem baratinho. A mesma história do vinho, os caros têm a obrigação de serem bons, a grande graça é achar um bom e mais acessível.

Vejo muito por aí fulano falar: SE FOSSE VOCÊ INVESTIRIA UM POUQUINHO A MAIS E LEVARIA UMA CRONARCH...

Esta uma uma resposta básica quando alguém sugere uma carretilha como a Contender da MS ou mesmo uma Brisnha. Não desmereço de forma alguma o desempenho da Cronarch, muito pelo contrário, é inquestionável sua qualidade, porém este comentário é dado por caras que nunca sequer pegaram uma MS na mão, muito menos pincharam com uma, apenas foram pelo modismo e pelo desrespeito com o colega questionador, que teria 200 ou 300 pilas só pra gastar, e o pouquinho a mais que o catalogo ambulante fala é só o dobro ou triplo do preço.

Pois então, concluindo, acho bem legal que todos conheçam os materiais antes de criticar ou recomendar. Não estou recomendando ou desmerecendo marca alguma, pois todas têm seu uso e seu cliente.

Pra concluir, por que toquei neste assunto?

Por diversas vezes já aconteceu de algum colega de pesca requisitar informações de uma carreta de R$200,00, aí apareceram alguns"catálogos ambulantes" e descerem o pau na carreta que o cara se interessou. E nisto o colega termina se comunicando via MP comigo, com certa"vergonha" do que está comprando.

Sendo bem prático, tenho amigos que me perguntam que carretilha pra pincho comprar pra primeiro equipo, os caras pescam 2 ou 3 vezes no ano, no máximo. É prudente da minha parte mandar o cara comprar uma carreta de 600~800 reais pois é mais resistente, ou uma de 200, já que m 10 anos o cara só vai ter usado ela 20 vezes?

Espero não ter sido enjoado, pra não ser muito cansativo, mais pra frente vou falar também o que penso de "super"linhas e "super"garatéias. Polêmica também... hehehehehe. :lol:

Realmente Xandego também vejo por aí muita "Ferrari na mão bicicleteiro". Mas isso não me incomoda pois certamente é uma tendência e uma mania natural de alguns pescadores e da mídia tbm.

O que não acho legal e pessoas ficarem criticando equipamentos mais baratos e inferiores, pois cada um sabe o bolso que tem e sua necessidade!!

Se você pegar 10 pescadores, certamente os 10 vão ter gostos, bolsos, manias e VAIDADES diferentes.....

Em minhas pescarias de tucunarés por aqui uso +- 15 iscas diferentes....e tenho +- umas 600 rsrsrs. Mas adoro e sou um aficionao por elas, gosto de coleciona-las, turbina-las, usa-las mas eu nunca precisaria desse tanto isca p/ poder pescar. Carretilhas tenho 9, praticamente todas shimano....inclusive as tais Chronarchs e Calais...rsrsrsrs Mas eu uso, gosto, confio e sei da durabilidade!

Acho que vai de cada um mesmo, e a tendência e ficar cada vez mais parecido com o mercado norte americano, bem consumista mesmo!! :lol:

abração

Leandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...