Ir para conteúdo

Dúvida - vara


Junos

Posts Recomendados

Fala galera! Conversando com a turma aqui, surgiu uma dúvida: ambas varas idênticas (ex. duas Fenwicks HMX 25lbs), só que uma 5'6 e a outra 6'. A ação da 5'6 será mais rápida que a da 6'??? Ou isso não tem nada a ver??? Pergunto porque, para mim, parece nitidamente que a Procaster 25lbs, 5'6 é mais rápida que a Procaster 25lbs, 6'!!! Será que a vara "perde" um pouco da rapidez da ação em virtude do alongamento do blank???

Fica a dúvida......

Esperando respostas.......

Abraço a todos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre achei que duas varas identicas com tamanho diferente tem a mesma ação porque pra mim a vara tem seu tamanho aumentado rumo ao cabo "parte mais grossa" e não afinando a ponta, ai neste caso elas teriam a mesma ação.

Aguardando os mais entendidos pq tambem fiquei em dúvida!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre achei que duas varas identicas com tamanho diferente tem a mesma ação porque pra mim a vara tem seu tamanho aumentado rumo ao cabo "parte mais grossa" e não afinando a ponta, ai neste caso elas teriam a mesma ação.

Aguardando os mais entendidos pq tambem fiquei em dúvida!

Também já pensei nisso TiWillian!!! Muito boa a tua observação!!! Tô na dúvida............ Vamos esperar opiniões mais abalizadas dos nossos rod builders!!!

Abração cara!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera! Conversando com a turma aqui, surgiu uma dúvida: ambas varas idênticas (ex. duas Fenwicks HMX 25lbs), só que uma 5'6 e a outra 6'. A ação da 5'6 será mais rápida que a da 6'??? Ou isso não tem nada a ver??? Pergunto porque, para mim, parece nitidamente que a Procaster 25lbs, 5'6 é mais rápida que a Procaster 25lbs, 6'!!! Será que a vara "perde" um pouco da rapidez da ação em virtude do alongamento do blank???

Fica a dúvida......

Esperando respostas.......

Abraço a todos!!!

Boa pergunta Junos.. Vamos esperar os mais habilitados a nos responder.. kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Junos :amigo: ,conheço já testei para hélices a Fenwick 25 libras HMX 5´6´´ e 6´0 ´´.

Conheço e já testei para hélices a Albatroz enzo 25 libras 5´6´´e 6´0´´.

As duas 5´6´´tem a ponta mais grossa,portanto são mais rápidas.

A Fenwick 6´0´´ não fica boa ao meu ver,porque a 5´6´´é ótima ,a albatroz enzo fica melhor porque a 5´6´´ é muito rápida.

Estou mandando encurtar uma albatroz enzo de 6´0´´para 5´6´´,não faria isto com a fenwick,um abraço.

Creio que a resposta de Luiz Gusso esclarece. E como várias já feitas a resposta correta é... DEPENDE, hehehehe

SE a vara foi "encurtada" na ponta do blank e desta forma a ponta fica mais "grossa" que sua similar mais comprida, vai ficar mais rápida.

Mas já, já os experts em varas e blanks devem explicar melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também acredito que as varas maiores possuem uma ação mais lenta. É como se você pegasse um lapis e tentasse quebrá-lo, e em seguida tentasse quebrar outro lapis igual, só que maior. Certamente você iria aplicar uma força maior para quebrar o lapis menor e vice-versa. Resumindo, é mais fácil dobrar um corpo que tenha um comprimento maior (estou comparando dois corpos diferentes apenas no comprimento). Abç a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu galera!!! Por enquanto respostas esclarecedoras!!! mestre:: doutor:: A do Gusso vai exatamente ao encontro do que eu penso, entretanto, conforme a posição do rod builder Vinicíus Razera (amigo participante do Caterva), essa questão de "altura" do blank influenciar na ação da vara seria inexistente!!! Que varas idênticas, porém com tamanhos diferentes, têm necessariamente a mesma ação!!!

Vamos esperando as posições!!!

Obrigado a todos por enquanto!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...