Ir para conteúdo

Anzois com Fisga x Sem Fisga


Bigão

Posts Recomendados

Halieuta;

Embora eu seja adepto de fisgas, acho que para um peixe que quase não pula é que a fisga é desnecessária ou fará pouca diferença. A fisga faz falta quando você pesca um peixe saltador..., que não é o caso.

Que tal limar a fisga e deixá-la bem pequenininha? Assim, ela atrapalhará pouco a ferroada; e na eventualidade de um salto ou sacodida, você ainda estará suficientemente protegido contra uma perda de peixe.

Tem anzóis de ângulo aberto (como o all round), e de ângulo fechado (como um circle-hook). Os de ângulo fechado são ideais para peixes bocudos (e rebocadores), pois é só usar um anzol bem grande que você não terá problemas! Eu sugeriria usar um anzol tipo maruseigo, sem fisgas; que você não irá perder nenhum grande peixe de couro por isso!

Peixes de couro em geral pulam pouco, e se for grande é raríssimo um salto ou uma boa sacodida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Eu me ferrei com a isca Dr. Spook Jr (aquela que eu modifiquei e coloquei as garatéias da isca Borboleta Juana :roll: ), no Sábado (25/05/07), pela manhã... E como eu não esperava; pela primeira vez, puxei!... A garatéia só saiu do dedo do pé com o bisturi, lá no hospital!

Faz parte...

Quem usa fisga deve esperar (como eu espero) que um acidente destes aconteça; e como eu aceito este risco, continuo achando que fisga é uma boa!

Isso tudo apenas aconteceu porque eu estava distraído com outras coisas..., senão; como nas muitas outras vezes em que eu me espetei, eu não teria puxado!

Vendo o lado positivo da situação:

Ainda bem que eu não ia pescar mesmo por causa do frio...; senão eu estava louco aqui em casa!

Foi bom também porque eu pude ver como a garatéia que eu botei na isca funciona mesmo!

Melhor ainda que a isca não sofreu nenhum dano!!! :mrgreen:

E até que não ta doeu muito (exceto quando o pessoal descuidado do hospital foi mexer na isca... :wink: ), e nem inchou (demais)... Após 24 horas, o inchaço cedeu (sem medicação, salvo antibiótico profilático); e a cicatrização está indo muito bem!

Lições:

- A fisga segura mesmo! Sendo que eu pude sentir sua eficácia, na própria carne, em impedir a remoção da garatéia! :evil:

- Para quem considere a pesca uma diversão, anzóis e garatéias sem fisga (além de óculos) são indispensáveis! Como eu considero a pesca um desafio, minhas fisgas continuarão intactas!!!

- Cuidado com a tralha mesmo se você estiver em casa... Ela não se torna menos perigosa por você não estar a usando... Sempre existe o risco de um acidente!

- Vai passar a fazer parte da minha tralha de pesca uma lâmina de bisturi! Se eu tivesse uma lâmina em mãos, eu não teria de ter ido ao hospital (isso, para quem sabe usar um bisturi).

Valeu! Um abraço a todos!

PS: Desculpem, mas como eu não sei postar fotos; nem esquentei eu tirar fotos... :roll: Só não vale dizer que relato de acidente sem foto é boato...

:lol: :shock: :lol: :shock: :lol: :oops: :lol: :oops: :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu me ferrei com a isca Dr. Spook Jr (aquela que eu modifiquei e coloquei as garatéias da isca Borboleta Juana :roll: ), no Sábado (25/05/07), pela manhã... E como eu não esperava; pela primeira vez, puxei!... A garatéia só saiu do dedo do pé com o bisturi, lá no hospital!

Faz parte...

Quem usa fisga deve esperar (como eu espero) que um acidente destes aconteça; e como eu aceito este risco, continuo achando que fisga é uma boa!

Isso tudo apenas aconteceu porque eu estava distraído com outras coisas..., senão; como nas muitas outras vezes em que eu me espetei, eu não teria puxado!

Vendo o lado positivo da situação:

Ainda bem que eu não ia pescar mesmo por causa do frio...; senão eu estava louco aqui em casa!

Foi bom também porque eu pude ver como a garatéia que eu botei na isca funciona mesmo!

Melhor ainda que a isca não sofreu nenhum dano!!! :mrgreen:

E até que não ta doeu muito (exceto quando o pessoal descuidado do hospital foi mexer na isca... :wink: ), e nem inchou (demais)... Após 24 horas, o inchaço cedeu (sem medicação, salvo antibiótico profilático); e a cicatrização está indo muito bem!

Lições:

- A fisga segura mesmo! Sendo que eu pude sentir sua eficácia, na própria carne, em impedir a remoção da garatéia! :evil:

- Para quem considere a pesca uma diversão, anzóis e garatéias sem fisga (além de óculos) são indispensáveis! Como eu considero a pesca um desafio, minhas fisgas continuarão intactas!!!

- Cuidado com a tralha mesmo se você estiver em casa... Ela não se torna menos perigosa por você não estar a usando... Sempre existe o risco de um acidente!

- Vai passar a fazer parte da minha tralha de pesca uma lâmina de bisturi! Se eu tivesse uma lâmina em mãos, eu não teria de ter ido ao hospital (isso, para quem sabe usar um bisturi).

Valeu! Um abraço a todos!

PS: Desculpem, mas como eu não sei postar fotos; nem esquentei eu tirar fotos... :roll: Só não vale dizer que relato de acidente sem foto é boato...

:lol: :shock: :lol: :shock: :lol: :oops: :lol: :oops: :lol:

Morça, tô aqui rindo de tú... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... que relato show!!

Esqueceu da última lição...

Quando se está a cerca de 6 ou mais horas de distância de qualqure atendimento médico, a situação piora muito. :twisted: :twisted: :twisted:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou adepto de pescar sem farpas.

Perco peixe sim .. mas o meu prazer na pesca é justamente desafiar o peixe e "chamar o bicho pro bailão" ... cada um tentando ser mais esperto do que o outro ... ele tentando fugir e eu tentando descobrir o que aquela safado vai fazer pra não deixar ele fugir ... e que vença o melhor ... não preciso colocar a mão no peixe pra me divertir .. só em disputar com ele ja ta muito bom ....

Sei que vão me chamar de maluco ... mas ...cada um com seu cada um ... e podem apostar ... com o tempo, aprendendo as manhãs , eu tenho me dado melhor do que eles, hehehe !

Segurança sempre e primeiro, segunto, terceiro e quarto lugar ...depois a pesca.

E como já disso pro Moacir no outro forum, pescando com farpa, concentração e atenção total ... pois é justamente e somente na hora do descuido que os acidentes acontecem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou adepto de pescar sem farpas.

Perco peixe sim .. mas o meu prazer na pesca é justamente desafiar o peixe e "chamar o bicho pro bailão" ... cada um tentando ser mais esperto do que o outro ... ele tentando fugir e eu tentando descobrir o que aquela safado vai fazer pra não deixar ele fugir ... e que vença o melhor ... não preciso colocar a mão no peixe pra me divertir .. só em disputar com ele ja ta muito bom ....

Sei que vão me chamar de maluco ... mas ...cada um com seu cada um ... e podem apostar ... com o tempo, aprendendo as manhãs , eu tenho me dado melhor do que eles, hehehe !

Segurança sempre e primeiro, segunto, terceiro e quarto lugar ...depois a pesca.

E como já disso pro Moacir no outro forum, pescando com farpa, concentração e atenção total ... pois é justamente e somente na hora do descuido que os acidentes acontecem.

JEF; eu acho que o maluco sou eu! :lol: :mrgreen: :lol: :mrgreen: :lol:

Tenho total respeito por quem opta por abrir mão das fisgas!

Apenas acho que eu não estou (e nem sei se um dia estarei) pronto para abrir mão delas.

Eu faço questão de que o peixe "venha na mão pedir a benção", e pose para uma foto; mas eu realmente acho que se tem um maluco aqui, este sou eu!

E sobre a atenção e concentração, foi nada mais que isso que evitou este acidente até então...

Eu não ia falar nada (para não complicar meu relato); mas eu tava "alisando a tralha" quando iniciei no IQC num debate com um Italiano (em inglês) sobre as mudanças climáticas (que deve alterar seriamente o clima ao sul da Europa), transgênicos,...

Aí entrou uma amiga no MSN...

E quando começou o treino da F-1... O último pingo de atenção com a isca que eu tinha foi-se! :roll:

E não demorou para o acidente acontecer... :wink:

O pior mesmo; é que eu acabei sem ver resto do treino da F-1! :x

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho total respeito por quem opta por abrir mão das fisgas!

Apenas acho que eu não estou (e nem sei se um dia estarei) pronto para abrir mão delas.

Papay - Cê não tem que abrir mãos delas, se tem que não por os pés nelas hehehehehehehe

Eu juro que só tava lendo - fazendo força pra não participar - mas Papay com "Y", força a barra!! hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho total respeito por quem opta por abrir mão das fisgas!

Apenas acho que eu não estou (e nem sei se um dia estarei) pronto para abrir mão delas.

Papay - Cê não tem que abrir mãos delas, se tem que não por os pés nelas hehehehehehehe

Eu juro que só tava lendo - fazendo força pra não participar - mas Papay com "Y", força a barra!! hehehehe

Tá em casa meu filho! :D

Fique à vontade (só não pode tirar a roupa)!

:lol: :oops: :lol: :oops: :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cheguei + cedo Papay - a chuva estragou os planos de continuar a obra.

Quanto a roupa - em Sampa tá agora 17oC.

Afinal como vai seu pezinho??? :P :P

A patinha ainda tá dodoi... :roll:

Mas só doi se esbarrar. :wink:

Acho que no final de semana já devo estar pronto para outra! :twisted:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Cara antes de mais nada melhoras ai

e respeito todas as opiniões!

bem, sou adepto a pesca esportiva penso o seguinte, segurança em primeiro lugar, nada de farpas por favor!

as farpas ajudam a entrada na isca na fisgada e é logico q pra sair tbm eh mais facil, dai eh q... vc pescador tem q mostrar q eh bom, brigando de igual pra igual, nada de sair rebocando o peixe tbm, eh trabalhar com material leve e equilibrado, eh isso a emoção q todos nós queremos, saber o risco q estamos correndo, qndo ele da akele salto bonito e e vem devagar pro seu pega peixe pra fazer pose para a foto e imediatamente devolve-lo ao seu habitat natural

preserve a natureza sempre pesque e solte sempre amasse as farpas sempre

abraçao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:lol: Bigão... parabéns... que belo bagre você fisgou....Brincadeira. Eu acho que o assunto é sério e cada um deve usar o bom senso da maneira que acha melhor. Eu, particularmente, já tive o desprazer e tomar uma ferrada de anzol na mão e não teve choro. Tive que cortar o... não senhor. Tive que cortar um pedaço de pele, com faca, a frio, e miando igual gato na boca de cachorro. É bem verdade que o erro foi a minha maneira de puxar o anzol engarranchado. Todo cuidado é pouco, p rincipalmente da parte dos veteranos. Eu uso garatéia com farpas pelos vários motivos já citados pelos outros pescadores sobre este artigo.

Abraços

João Biguá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...