Ir para conteúdo

Kuluene ou Araguaia ?


Posts Recomendados

pra completar a resposta do thiaguinho, com a qual concordo. moro em macapá, na foz do rio amazonas e por aqui (infelizmente) tem-se o hábito de comer filhote. vejo alguns beirando os 60/70 kgs nas peixarias, mas a grande maioria até 20 kgs. to começando a achar que estes bichos se reproduzeem aqui pela foz.

quanto aos filhotes do araguaia, tenho minhas duvidas se ainda reproduzem de forma eficiente, eis que tucurui cortou o rio ao meio. ocorre que somente vejo grandes piraiba fisgadas, nunca vi uma menor que 1, 50 m...

no teles pires, tb é grande a incidencia de oiraibas pequenas, já peguei algumas com menos de 10kgs, mas já vi algumas que beiravam os 2 m... acredito que seja uma populaçao diversificada e com reproduçao normal, por enquanto, já que a usina hidreletrica que vai ser instalada nas sete quedas vai fuder o rio teles pires.

Grando José!

Interessante suas considerações!

O que acontece é o seguinte. frequento o Rio araguaia desde quando ainda estava na barriga de minha mãe, como citado antes em uma frequência relativamente alta e NUNCA houví falar de algém que tenha visto ou pegado ou ouvido falar de filhotes pequenos, pelo menos na região entre Barra do Garças a Luiz Alves. Quando você cita filhotes de 20 Kg para mim parece um ER eheheheh. O que no leva a pensar que nesta faixa hetária esses peixes não andam por aqui, vejam que já pesquisei com pescador profissional de predador que faz arrastão com redes diabo:: diabo:: diabo::

Estive levantando essa hipótese pois há algum tempo conhecí um senhor de uns 80 anos que me impressionei com ele. Ele simplesmente me disse que pescava filhotes durante toda sua vida útil com linha de mão e sem canoas, que já havia pegado seguramente mais de 200 filhotes. Este senhor naquela época matava todos os peixes que pegava (acredito que década d 60 mais ou menos) e disse essa primeira teoria pois nunca havia pegado sequer um filhote com ovos na barriga e nunca também tinha ouvido dizer deles com menor porte. Levantei essa questão de tucuruí e ele me disse que a pós a construção da hidroelétrica diminuiu muito a quantidade dos filhotes mas depois eles voltaram a aparecer e que ele acreditava que eles passaram a se reproduzir lá também...

Vai saber né.

Bem vamos ver se aparecem mais pessoas com mais teorias...

Abraço pesoal

Realmente a maioria das vezes só tem relato de piraíbas gigantes no araguaia

mas ano passado foi capturado um filhote de 15 kgs na região do bandeirantes e meu ex sogro pegou um em torno de 20kgs na barra do rio do peixe com o araguaia ali nas viuvas a uns 4 anos atras.

Eu ainda n peguei a minha mas esse ano eu pego danca:: danca:: danca::

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O kuluene é melhor pra peixes de escama, como cachorras, bicudas e matrinxãs.

O Araguaia é melhor para os peixes de couro. Fenomenal pra pirararas p q é proibido matar exemplares de qq porte.

Qto à reprodução das piraíbas, de fato é muito difícil pegar piraíbas com menos de 1,50 mts no Araguaia, mas acontece. Eu já peguei uma com 1 mt, há uns 10 anos. Tenho relato de um piloteiro que conheço, de uma pequena piraíba com uns 60 cm, pega há uns 2 anos, pouco abaixo de Luiz Alves.

O problema é que a pesca predatória de piraíbas não dá trégua. Na região de Luiz Alves os próprios piloteiros ajudam a vigiar mas mesmo assim tem uns FDP da cidade que colocam espinhéis e tem matado muitas. Agora, pra baixo do Cristalino o negócio fica feio p q o pessoal de São Felix preda demais. Navegando rio abaixo, é só ir observando nas margens as cordas deixadas como pindas. Sem falar nos espinhéis...

Abraço,

Bacana os relatos, nunca tinha ouvido dizer de filhotes deste porte de 1m 60 cm.

Com relação a depredação. mesmo em Luiz Alves os piloteiros, muitos famosos, ainda depredam. Se tiverem dúvidas é so perguntar se eles tem uma carninha de pirarucú, jacaré ou tartaruga enquanto estiverem por lá que verão.

O único piloteiro que ví que não deixa matar um peixe proibido ou fora da medida é um tal de Jurandir de Aruanã-GO (www.jurandirpescador.com.br).

As pousadas do cristalino todas possuem carne de tartaruga e pirarucú nas refeições. É de dar dó pois está cada vez mais difícil pegar um pirarucú de grande porte naquela região do cristalino (e olha que o bicho cresce rápido).

O fato é que as pousadas do Teles Pires estão de parabéns neste sentido... palmas:: palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

O kuluene é melhor pra peixes de escama, como cachorras, bicudas e matrinxãs.

O Araguaia é melhor para os peixes de couro. Fenomenal pra pirararas p q é proibido matar exemplares de qq porte.

Qto à reprodução das piraíbas, de fato é muito difícil pegar piraíbas com menos de 1,50 mts no Araguaia, mas acontece. Eu já peguei uma com 1 mt, há uns 10 anos. Tenho relato de um piloteiro que conheço, de uma pequena piraíba com uns 60 cm, pega há uns 2 anos, pouco abaixo de Luiz Alves.

O problema é que a pesca predatória de piraíbas não dá trégua. Na região de Luiz Alves os próprios piloteiros ajudam a vigiar mas mesmo assim tem uns FDP da cidade que colocam espinhéis e tem matado muitas. Agora, pra baixo do Cristalino o negócio fica feio p q o pessoal de São Felix preda demais. Navegando rio abaixo, é só ir observando nas margens as cordas deixadas como pindas. Sem falar nos espinhéis...

Abraço,

exatamente.. o pessoal de luiz alves geralmente fica de olho e não deixa matar! isso é verdade, agora no cristalino eu não tenho conhecimento! só que to querendo arrumar uma pousada cara la em luiz alves pra ir em maio, só que os pacotes de pesca é tudo caro! você aconselha um outro esquema? tipo ficar em um hotel na cidade e contratar um guia que leva nos pontos das pirararas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cezar, eu não conheco o Kuluene, mas conheço o Araguaia muito bem, la pelas bandas de Luis Alves e tambem no Cristalino a Pousada Asa Branca

Vou te falar uma coisa há 12 anos que vou para Araguaia, mas no ano passado foi o melhor ano que peguei couro e foi na Asa Branca

Estavamos em 16 amigos, e sairam 24 pirararas na semana.

Eu bati meu record e peguei 4 sendo a maior de 1, 25 mts

Eu recomendo e fica com o Piloteiro Dito.

abrçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

exatamente.. o pessoal de luiz alves geralmente fica de olho e não deixa matar! isso é verdade, agora no cristalino eu não tenho conhecimento! só que to querendo arrumar uma pousada cara la em luiz alves pra ir em maio, só que os pacotes de pesca é tudo caro! você aconselha um outro esquema? tipo ficar em um hotel na cidade e contratar um guia que leva nos pontos das pirararas?

Não se iluda tanto assim com o pessoal de Luiz Alves. Como o Giovanni disse, alguns famosos piloteiros da região tem como atividade paralela a venda de pirarucu, principalmente na cheia, qdo praticamente não há turistas pescadores por lá. Tbm é fácil conseguir jacaré e tartaruga. Pode fazer o teste qdo estiver por lá. Faça de conta que quer comprar e fale com algum piloteiro pra vc ver.

Qdo tem cardume passando pela região, principalmente se for de pintado, a turma toda fica alvoroçada. O próprios piloteiros já me contaram que os que não estão trabalhando com turistas vão pro rio pescar para vender. E não tem esse negócio de medida não. Bateu no anzol vai pro gelo. Além das malhadeiras noturnas...

Outro gde erro é pensar que os piloteiros zelam pela qtde de peixes que são retirados do Rio. Nem os piloteiros nem os donos de pousada (não posso falar das pousadas da região do Cristalino p q não fiquei em nenhuma delas, conheço a região de barco hotel). Se preocupam com pirararas e piraíbas, o resto, deu medida, vai embora. A matança por lá é muito grande.

Fiscalização? Tem uns 3 anos que não vejo. E olha que pesco em frente à Sede deles, perto do Condomínio Bem Vinda.

Desculpe o desabafo. Adoro aquele Rio, ouço suas lendas e histórias desde criança e fico muito triste de ver tanta agressão. E se ainda assim é possível acertar um gigante, imagine o q seria aquele Rio com preservação e fiscalização!

Maio é um mês muito concorrido nas pousadas. Os bons pilotos tbm são contratados com muita antecedência. Mas acho que dá pra vc correr o risco e ir sem reserva, mas é risco! Eu prefiro reservar. Piloteiro é um negócio complicado... Mas pra pegar pirararas em maio alguém que conheça o Rio consegue achar alguma por lá.

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Ok pessoal, agradeço à todos pelas respostas.

Já está marcado para primeira semana de Maio nossa pescaria.

Estamos negociando com o Carlinhos da Pousada Asa Branca, ele inclusive nos disse que está inaugurando uma nova pousada bem perto de fio velasco, no início do rio Javaés... e disse que por aquelas bandas também é bom para peixe de couro... Mas acho que vamos para Asa Branca mesmo ...

Valeu pessoal...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Bacana os relatos, nunca tinha ouvido dizer de filhotes deste porte de 1m 60 cm.

Com relação a depredação. mesmo em Luiz Alves os piloteiros, muitos famosos, ainda depredam. Se tiverem dúvidas é so perguntar se eles tem uma carninha de pirarucú, jacaré ou tartaruga enquanto estiverem por lá que verão.

O único piloteiro que ví que não deixa matar um peixe proibido ou fora da medida é um tal de Jurandir de Aruanã-GO (www.jurandirpescador.com.br).

As pousadas do cristalino todas possuem carne de tartaruga e pirarucú nas refeições. É de dar dó pois está cada vez mais difícil pegar um pirarucú de grande porte naquela região do cristalino (e olha que o bicho cresce rápido).

O fato é que as pousadas do Teles Pires estão de parabéns neste sentido...

Amigo, talvez voce nao conheca, mais eu conheco muitos piloteiros que nao aceitam que mate nem peixe permitidos ( claro, fora da medida ) em luiz alves.Profissionais muito bem experientes,responsaveis,honestos que mais que nós ( pescadorem ) defendem a natureza, claro no passado ja devem ter matado ( quando nao havia a pesca esportiva ) digo nos dias atuais ( 5 anis para cá ) se voce quiser, eu te passo uma lista de nomes.. Abraco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, talvez voce nao conheca, mais eu conheco muitos piloteiros que nao aceitam que mate nem peixe permitidos ( claro, fora da medida ) em luiz alves.Profissionais muito bem experientes,responsaveis,honestos que mais que nós ( pescadorem ) defendem a natureza, claro no passado ja devem ter matado ( quando nao havia a pesca esportiva ) digo nos dias atuais ( 5 anis para cá ) se voce quiser, eu te passo uma lista de nomes.. Abraco

Amigo,

Apesar de pescar na maioria das vezes sem piloteiros, conheço também vários com boa índole e responsáveis, como foi citado no post (não preciso de lista). Mas ainda existem vários que se você der uma forçadinha te arrumam uma carne de tartaruga ou pirarucú. É só fazer o teste...

A região de Luiz Alves tem um índice de excelntes piloteiros, honestos, bem maior que o resto do Estado de Goiás (pelo menos a região que conheço), mas ainda falta um pouco para chegar na região das 7 quedas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana os relatos, nunca tinha ouvido dizer de filhotes deste porte de 1m 60 cm.

Com relação a depredação. mesmo em Luiz Alves os piloteiros, muitos famosos, ainda depredam. Se tiverem dúvidas é so perguntar se eles tem uma carninha de pirarucú, jacaré ou tartaruga enquanto estiverem por lá que verão.

O único piloteiro que ví que não deixa matar um peixe proibido ou fora da medida é um tal de Jurandir de Aruanã-GO (http://www.jurandirpescador.com.br).

As pousadas do cristalino todas possuem carne de tartaruga e pirarucú nas refeições. É de dar dó pois está cada vez mais difícil pegar um pirarucú de grande porte naquela região do cristalino (e olha que o bicho cresce rápido).

O fato é que as pousadas do Teles Pires estão de parabéns neste sentido...

Amigo, talvez voce nao conheca, mais eu conheco muitos piloteiros que nao aceitam que mate nem peixe permitidos ( claro, fora da medida ) em luiz alves.Profissionais muito bem experientes,responsaveis,honestos que mais que nós ( pescadorem ) defendem a natureza, claro no passado ja devem ter matado ( quando nao havia a pesca esportiva ) digo nos dias atuais ( 5 anis para cá ) se voce quiser, eu te passo uma lista de nomes.. Abraco

Infelizmente sou tão descrente quanto o Cleison.

Alguns profissionais com nome forte que eu acreditava eram na verdade uns matadores fortes. mau::

Já conheci alguns guias por lá que cobram caro e se dizem apaixonados pelo peixe e tals... Meses depois fico sabendo que cairam em batidas do IBAMA com pirarucu, cardumes fora de medida no barco, etc... caveira::

Não defendo mais nenhum. Se informem no IBAMA ou SEMMA e terão uma grande decepção com a quantidade de guias famosos que (quase todos os anos - fora da temporada) caem em batidas da fiscalização fazendo alguma besteira grande. Motor de guia famoso apreendido é o que não falta naquela região. ::nada::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana os relatos, nunca tinha ouvido dizer de filhotes deste porte de 1m 60 cm.

Com relação a depredação. mesmo em Luiz Alves os piloteiros, muitos famosos, ainda depredam. Se tiverem dúvidas é so perguntar se eles tem uma carninha de pirarucú, jacaré ou tartaruga enquanto estiverem por lá que verão.

O único piloteiro que ví que não deixa matar um peixe proibido ou fora da medida é um tal de Jurandir de Aruanã-GO (http://www.jurandirpescador.com.br).

As pousadas do cristalino todas possuem carne de tartaruga e pirarucú nas refeições. É de dar dó pois está cada vez mais difícil pegar um pirarucú de grande porte naquela região do cristalino (e olha que o bicho cresce rápido).

O fato é que as pousadas do Teles Pires estão de parabéns neste sentido...

Amigo, talvez voce nao conheca, mais eu conheco muitos piloteiros que nao aceitam que mate nem peixe permitidos ( claro, fora da medida ) em luiz alves.Profissionais muito bem experientes,responsaveis,honestos que mais que nós ( pescadorem ) defendem a natureza, claro no passado ja devem ter matado ( quando nao havia a pesca esportiva ) digo nos dias atuais ( 5 anis para cá ) se voce quiser, eu te passo uma lista de nomes.. Abraco

Infelizmente sou tão descrente quanto o Cleison.

Alguns profissionais com nome forte que eu acreditava eram na verdade uns matadores fortes. mau::

Já conheci alguns guias por lá que cobram caro e se dizem apaixonados pelo peixe e tals... Meses depois fico sabendo que cairam em batidas do IBAMA com pirarucu, cardumes fora de medida no barco, etc... caveira::

Não defendo mais nenhum. Se informem no IBAMA ou SEMMA e terão uma grande decepção com a quantidade de guias famosos que (quase todos os anos - fora da temporada) caem em batidas da fiscalização fazendo alguma besteira grande. Motor de guia famoso apreendido é o que não falta naquela região. ::nada::

Eu sou um apaixonado pelo araguaia, frequento desde criança, tenho casa no Bandeirantes faz 15 anos e conheço tb a população ribeirinha não conheço os piloteiros como piloteiros pois nunca utilizei dos seus serviços como guia mas pretendo utilizar esse ano, mas os conheço como pessoas e posso falar que realmente não acredito que eles tenham a visão de preservação dos peixes apenas não matam pirararas e piraíbas, mas mesmo assim não é pela importância destes peixes para a pesca esportiva é simplesmente pelo pouco valor de sua carne, como eles mesmo dizem e já ouvi eles dizer muitas vezes carne de pirarara e piraíba é "RANÇOSA" não presta pra comer. Agora deixa um pirarucu uma cachara ou uma boa tartaruga pra ver se eles perdoam, só se for na frente de seus clientes que querem praticar a pesca esportiva.

INFELIZMENTE é essa a situação, melhorar melhorou mas na minha opinião só da parte dos turistas que antigamente matavam msmo, hoje nem tanto, ta longe do ideal mas melhorou, mas da parte dos ribeirinhos não vejo essa concientização.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

JA FUI PESCAR NA REGIAO DO CULUENE 3 VEZES.NA POUSADA NASCENTE DO XINGU. MATAM TUDO.PEIXE LA E ZERO ::nada:: ::nada:: ::nada:: .

Só mão entendo uma coisa: se lá não tem nada, porque o sujeito ainda voltou 3 vezes?? Eu fui em São Félix do Xingu pra não voltar MAIS NUNCA!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

JA FUI PESCAR NA REGIAO DO CULUENE 3 VEZES.NA POUSADA NASCENTE DO XINGU. MATAM TUDO.PEIXE LA E ZERO ::nada:: ::nada:: ::nada:: .

Só mão entendo uma coisa: se lá não tem nada, porque o sujeito ainda voltou 3 vezes?? Eu fui em São Félix do Xingu pra não voltar MAIS NUNCA!!!!!

Diz ai porque não volta mais em Sao Felix do Xingu ????
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...