Ir para conteúdo

Carretilha Daiwa Aggrest 7.3.


Posts Recomendados

Olá amigos!!! Tenho que confessar, eu era 100% Shimano, mas hoje divido esta paxão com a Daiwa, isso apos observar o acabamento interior e a qualidade das peças envolvidas na montagem desta marca. Estive de olho em algumas carretas, Alphas, Steez, cujos valores não são nada baratas!!! Estive mes passado com uma Daiwa Sol na mão, achei muito interessante!!!! :parabens: :parabens: Mas me pediram R$800,00, equipara-se ao valor de uma Shimano Aldebaram, e navegando pela net vi esta carreta qual nunca havia ouvido falar!!! Cujo preço pedido chega perto de R$450,00 perdo da Curadinho 200E7. O modelo anterior, de 7.1 havia passado batido por meus olhares, mas esta 7.3....!!!!

Agora pergunto aos inúmeros conhecedores do furum, alguem ja pescou, pinchou, com esta cerreta????

Seria ela melhor que a 153 HSTA???

Nunca a vi pessoalmente, mas parece menor que a supracitada, e ainda mais leve.

Será que é boa???????

Características:

Estrutura de alumínio super rígida

Fricção de alta performance, e ajuste com click´s

Rolamentos: 2CRBB, 4BB e 1RB

Magforce-Z

Peso: 215g

Capacidade de linha: 0,32mm 135m - 0,35mm 115m

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Um abraço!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Ótima escolha!! Mas... quanto pagou na Zillion lá, estou renovando minhas carretas e penso em uma!!

Obrigado! Abraço!!!

Ôpa desculpa aí Leonardo...só agora entrei novamente neste tópico e vi tua pergunta.

Paguei no Py da TD Zillion 100 SHIL 258 dolares...fiquei agora com 3 Zillion...duas cinza e uma vermelha (comemorativa) eu queria na verdade desta vez uma Type-R...mas este modelo só tinha disponivel com manivela direita...e eu só uso esquerda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho o modelo antigo a nova ficou mais rápida e mais leve muito resistente a antiga e muito usada pra rock fish pra pesca do ainame um peixe parecido com badejo usamos jig para esse tipo de pesca ela êh perfeita ,a antiga pesa250 g um pouco pesada mas precisa e resistente vc sente a carreta na mão e tmb nw tem tanta diferença da zillion, arremeca muito bem pode ir de boa q nw vai se arrepender nw se quiser deixar mas leve e só colocar uma manivela de carbono aí pra pinchar êh igual a zillion .....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Olá amigo Leonardo, comprei uma daiwa advantage 153, graça as seus comentrios e especificações feitas por vc em resposta a comparação dela com a Contender JH, e estou pretendendo comprar a Aggrest 7.3 para águas rapidas e iscas de superfície, o colega ai disse que a Aggrest e made in china, mas pelo que vejo nas especificações da carretilha, a origem é Japonesa, será que não está havendo uma confusão ai?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo Leonardo, comprei uma daiwa advantage 153, graça as seus comentrios e especificações feitas por vc em resposta a comparação dela com a Contender JH, e estou pretendendo comprar a Aggrest 7.3 para águas rapidas e iscas de superfície, o colega ai disse que a Aggrest e made in china, mas pelo que vejo nas especificações da carretilha, a origem é Japonesa, será que não está havendo uma confusão ai?

Olá amigo, quem me alertou que a Daiwa Aggrest 7.3 é de fabricação Chinesa e não Japonesa foi um vendedor da Casa Japon, que eu tenho amizade há vários anos...mas se vc ainda tem alguma dúvida, dê uma olhada minunciosa neste link abaixo.

http://www.tackletour.com/reviewdaiwaaggrest.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente ai está mostrando que é Chinesa, mas também diz logo a baixo o seguinte, a Aggrest também está disponível no Japão sob o mesmo nome e que os perfis são próximas as bobinas têm diferentes tratamentos cosméticos, me parece que está dizendo que também é produzida lá, mas com detalhes diferentes, é isso mesmo ou estou confundindo? no site Pesca Pinheiros e Snookshoop está especificado como de origem Japonesa, dá uma olhada lá e verá da onde tirei está informação, se for enganosa, é por isso que procuro me informar melhor aqui no fórum turma do Biguá, onde tem pessoas honestas e bem informadas querendo passar informação de pescador para pescador, aqui é o lugar de pescador informado ::fishing :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive uma e vendi recentemente.

- Carretilha para concorrer diretamente com a curado 201 E7;

- Made in China

- Nunca entrou uma peixe realmente grande pra avaliar;

- Arremessos de zerar carretel com iscas de 18 gramas;

- Achei o drag mais fraco que as outras; mas segura;

- A advantage 153 é melhor pra iscas de superfície;

- Construção muito sólida com maioria em alumínio - a advantage parece mais robusta; a aggrest não vi desmontada.

- Manivela muito confortável (padrão Daiwa).

Carretilha excelente para hélices, boa pra amazônia, mais barata que as zillion, só não emplacou, porque acho que ninguém usou por lá.

Uai!! Por que vendeu então? O peso não mais se encaixa nos padrões por mim determinados.

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive uma e vendi recentemente.

- Carretilha para concorrer diretamente com a curado 201 E7;

- Made in China

- Nunca entrou uma peixe realmente grande pra avaliar;

- Arremessos de zerar carretel com iscas de 18 gramas;

- Achei o drag mais fraco que as outras; mas segura;

- A advantage 153 é melhor pra iscas de superfície;

- Construção muito sólida com maioria em alumínio - a advantage parece mais robusta; a aggrest não vi desmontada.

- Manivela muito confortável (padrão Daiwa).

Carretilha excelente para hélices, boa pra amazônia, mais barata que as zillion, só não emplacou, porque acho que ninguém usou por lá.

Uai!! Por que vendeu então? O peso não mais se encaixa nos padrões por mim determinados.

[]s

Tenho uma e estou vendendo pelo único motivo citado pelo Wellington... não me adequei ao peso, uso equipo levinho, e quando pego ela 10 pinchos e já estou cansado :gorfei: :gorfei:

Mas é uma excelente carretilha.

viewtopic.php?f=7&t=27460

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

Sou shimanomaníaco, não por não acreditar na performace das outras marcas, mas sim pela performace aliada a durabilidade das mesma, Ai somente a Shimano mesmo. Tenho Steez (um bibelô), já tive Zillion (fantástica), Revo STX, etc... mas no final de um ano de pesca onde foi pescado uns 110 dias só sobram as Shimanos.

Comparar uma Daiwa Chinesa com uma Curado é um sacrilégio, qdo a curado "acabar" vai ter comprado umas 10 Daiwas.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

Sou shimanomaníaco, não por não acreditar na performace das outras marcas, mas sim pela performace aliada a durabilidade das mesma, Ai somente a Shimano mesmo. Tenho Steez (um bibelô), já tive Zillion (fantástica), Revo STX, etc... mas no final de um ano de pesca onde foi pescado uns 110 dias só sobram as Shimanos.

Comparar uma Daiwa Chinesa com uma Curado é um sacrilégio, qdo a curado "acabar" vai ter comprado umas 10 Daiwas.

abs

Ah! Garoto ... vc precisava ler mais ... uma coisa é ser shimaneiro ... outra coisa é sacrilegeiro ... ainda mais com um daiweiro ... e outros eiros ...

Dá uma pesquisada na net ... vc verá que as curados derretem e nas daiwas quase nem plástico tem ...

Se vc teve steez e terminou com shimanos, tá ruim de braço ... ou da cabeça ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

Sou shimanomaníaco, não por não acreditar na performace das outras marcas, mas sim pela performace aliada a durabilidade das mesma, Ai somente a Shimano mesmo. Tenho Steez (um bibelô), já tive Zillion (fantástica), Revo STX, etc... mas no final de um ano de pesca onde foi pescado uns 110 dias só sobram as Shimanos.

Comparar uma Daiwa Chinesa com uma Curado é um sacrilégio, qdo a curado "acabar" vai ter comprado umas 10 Daiwas.

abs

Ah! Garoto ... vc precisava ler mais ... uma coisa é ser shimaneiro ... outra coisa é sacrilegeiro ... ainda mais com um daiweiro ... e outros eiros ...

Dá uma pesquisada na net ... vc verá que as curados derretem e nas daiwas quase nem plástico tem ...

Se vc teve steez e terminou com shimanos, tá ruim de braço ... ou da cabeça ...

AHHHHHH ESSA EU NAO VOU AGUENTAAAAAAAAAAARRRR !!!

VOU TER QUE APLAUDIR AS BELAS E VERDADEIRAS PALAVRAS DO AMIGO Wellington BSB rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Wellington .... Não sou shimaneiro ou daiweiro.....já tive tudo que é marca.... Mas tudo que já tive da Daiwa é excelente.

Meu primeiro Molinete, um Daiwa .... deve ter mais de 17 anos...e pesco com ele até hj ...com a mesma qualidade...

E te garanto que essa Aggrest não tem nada que vá "acabar" em 1 ano de pescaria, ou melhor, talvez a linha não aguente rs :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Abração...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpem discordar dos amigos Wellington, Marcus e Edson, mas essa informação que eu passei não é de teoria, tão pouco de coisas que olhei na net. São experiências da vida real!!!

Quando eu digo pescar, não é sair por uma semana a cada temporada e pescar por 4 dias, não que isso seja algo deshonroso muito pelo ao contrário, mas estou falando de pescar a temporada toda, todos os dias!! 120... 150 dias por ano (parece coisa de quem não tem o que fazer... ehehehe).

Tenho algumas carretilhas, ainda tenho a Steez, eu mesmo que faço a manutenção das mesmas, não sou curioso, nem saio falando besteira. Algum de vcs já abriram as duas marcas pra comparar? Ou já substitiuram aguma peça que quebrou?

A Steez é uma carrtilha linda, leve, com uma precisão para arremeço fantástica. Mas ela não aguenta o tranco que agunta uma Metanium por exemplo.... talvez para puxar peixinho de 3 ou 4 kg ela não acabe.... ou pra pescar 4 dias a cada 6 mêses.. vai durar muitos anos! Mas arrastar vários dourados de 8, 9 até 12kg todos os dias durante uma temporada inteira.... Não aguenta...

A propósito, parabéns pelo molinete que conserva, eu tb tenho um Daiwa BW2 antiga, mas isso era uma outra realidade... esses materiais eram duráveis....

Voltando ao assunto: Falar que vc conseguiu derrreter uma curado para mim é novidade, uso uma 200E7 para curricar pintado já há dois anos, só quem conhece a modalidade pode dimencionar o desgaste que causa na carretilha, ela tá bem ralada mas até agora só troquei a fricção dela uma vez. Ah, pegamos alguns de vez em qdo, uns até grandinhos... hehehehe

Mas, apesar de tudo vou procurar ler mais!!! Mas já que aceitei o seu conselho, vou tomar a liberdade de te dizer pra vc pescar mais, talvez vc possa me entender melhor.

Edson, desculpe eu não quiz atrapalhar sua venda!

Não quero aqui criar nenhuma polêmica, pois não ganho nada desta ou daquela marca para defendê-la, só tento passar a minha experiência para os outros. Muito menos quero criar inimizade de quelaquer forma, defendo minhas opiniões apenas, pois elas são formadas na maioria das vezes de experências próprias.

Convido vcs para virem pescar comigo, será um prazer recebê-los e dividir essas experiências....

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpem discordar dos amigos Wellington, Marcus e Edson, mas essa informação que eu passei não é de teoria, tão pouco de coisas que olhei na net. São experiências da vida real!!!

Quando eu digo pescar, não é sair por uma semana a cada temporada e pescar por 4 dias, não que isso seja algo deshonroso muito pelo ao contrário, mas estou falando de pescar a temporada toda, todos os dias!! 120... 150 dias por ano (parece coisa de quem não tem o que fazer... ehehehe).

Tenho algumas carretilhas, ainda tenho a Steez, eu mesmo que faço a manutenção das mesmas, não sou curioso, nem saio falando besteira. Algum de vcs já abriram as duas marcas pra comparar? Ou já substitiuram aguma peça que quebrou?

A Steez é uma carrtilha linda, leve, com uma precisão para arremeço fantástica. Mas ela não aguenta o tranco que agunta uma Metanium por exemplo.... talvez para puxar peixinho de 3 ou 4 kg ela não acabe.... ou pra pescar 4 dias a cada 6 mêses.. vai durar muitos anos! Mas arrastar vários dourados de 8, 9 até 12kg todos os dias durante uma temporada inteira.... Não aguenta...

A propósito, parabéns pelo molinete que conserva, eu tb tenho um Daiwa BW2 antiga, mas isso era uma outra realidade... esses materiais eram duráveis....

Voltando ao assunto: Falar que vc conseguiu derrreter uma curado para mim é novidade, uso uma 200E7 para curricar pintado já há dois anos, só quem conhece a modalidade pode dimencionar o desgaste que causa na carretilha, ela tá bem ralada mas até agora só troquei a fricção dela uma vez. Ah, pegamos alguns de vez em qdo, uns até grandinhos... hehehehe

Mas, apesar de tudo vou procurar ler mais!!! Mas já que aceitei o seu conselho, vou tomar a liberdade de te dizer pra vc pescar mais, talvez vc possa me entender melhor.

Edson, desculpe eu não quiz atrapalhar sua venda!

Não quero aqui criar nenhuma polêmica, pois não ganho nada desta ou daquela marca para defendê-la, só tento passar a minha experiência para os outros. Muito menos quero criar inimizade de quelaquer forma, defendo minhas opiniões apenas, pois elas são formadas na maioria das vezes de experências próprias.

Convido vcs para virem pescar comigo, será um prazer recebê-los e dividir essas experiências....

abs

Garoto, cê é novo na casa ... vai devagar ... se vc pesca até 150 dias por ano, parabéns ... estou e deve tá todo mundo querendo pescar deste tanto ...

Carretilha com desempenho profissional só as do Jhonny Hoffman, que, segundo ele, pescam mais de 200 dias por ano ... e não são daiwas, nem shimanos ... e o principal é que o JH não é pescador de um jeito ou de um lugar só ...

Tô tentando aprender até hj e não consegui ... mas aprendi que o primeiro passo para ter certeza de que alguém tem muito mais a aprender é quando este arrota aos quatro cantos o quanto conhece ...

Vá ler e descobrirá que a linha usada no currico de douradões e surubis/pintados de mais de 50 kg é em torno de 0,20 mm; será que força carretilha? ... veja a linha que o pessoal usa e arrebenta com tucuninhas de 6/7 kg ...

Chega ... seja bem-vindo à nossa casa e aproveite para aprender e ensinar ... aqui é e graça ...

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wellington,

Obrigado pela receptividade.

Desculpe, não quiz ser agressivo... muito menos ofender ou duvidar do conhecimento de alguém daqui.... perdão...

Trabalho como operador e coordenador de grupos de pesca, principalmente para a Argentina por isso pesco tanto.... qto a linha que usamos para corrico, realmente é assim... eu particularmente usa Daiwa Samirai 18lb com 0,15mm (acho), isso é uma necessidade na modalidade..... sendo assim a fricção da carretilha tem que estar muito bem regulada para que na hora da fisgada a linha não arrebente.... e o peixe "leva"muita linha 100m na primeira levada, até que consiga virar a lancha para ir atráz dele.. isso é um grande desgaste para a carretilha, por isso citei...

Já na pesca do tucunaré o desgaste se dá por conta da quantidade de arremessos que se faz... a fricção deve ser mais travada pois a proximidade das estrutura impede que possamos deixar o peixe tomar muita linha, acaba enroscando, por isso o uso de linha mais forte... o arremesso judia da linha mult tb....

esses são outros assuntos.... mas estou concordando com vc nas informações e concordo tb que tenho muito a aprender por isso estou aqui....

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João Bosco, imagina, não está atrapalhando em nada.

Agradeço por compartilhar a experiência, quem sou eu pra discordar, não pesco 120 dias por ano, apenas Finais de semana e até mesmo não são todos.

É complicado levar um equipamento, mesmo que os shimanos, ao extremo como faz, pode acontecer de tudo.

Claro, que eu quiz dizer é que pescadores "normais" (No sentido de Final de Semana :gorfei: :gorfei: ) ao comprar um equipamento Daiwa, e cuidarem deles, vão ter material para uma vida, afirmo isso por um belo molinete que tenho até hoje, um pouco arranhado já, mas com a mecânica perfeita, nunca substitui nenhuma peça.

Alias se souber de alguém que queira uma carretilha boa, pra pescar FDS, to vendendo a Aggrest rs.... :gorfei: :gorfei: :gorfei:

A e pelo convite pela pescaria, não dispenso não. me mande contatos por MP.

Grande Abraço. :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com ctz, vc está certo.... eu SEMPRE usei Daiwa, sou um fã delas, funcionam muito bem..... essa linha da Team Daiwa: AGGREST, ZILLION, STEEZ, MEGAFORCE, ETC.. são fantásticas em questão de precisão e facilidade de regulagem etc..... diga-se de passagem para iniciantes são bem mais fáceis de areemessar, pois a regulagem do freio das Shimano é meio chata... tem que abrir a carreta e tal... e não vai mudar (faz 20 anos q é assim). Meu único comentário foi em questão de resistência do material... mas quem se interessar pela sua carretilha vai comprar um mateiral de 1a. e com um investimento baixo....

Se quiser "puxar"uns douradões na Argentina estamos a disposição... a região que pesco é a mais propícia para a pesca deles no Bait.... muito ataque de peixe grande....

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpem discordar dos amigos Wellington, Marcus e Edson, mas essa informação que eu passei não é de teoria, tão pouco de coisas que olhei na net. São experiências da vida real!!!

Quando eu digo pescar, não é sair por uma semana a cada temporada e pescar por 4 dias, não que isso seja algo deshonroso muito pelo ao contrário, mas estou falando de pescar a temporada toda, todos os dias!! 120... 150 dias por ano (parece coisa de quem não tem o que fazer... ehehehe).

Tenho algumas carretilhas, ainda tenho a Steez, eu mesmo que faço a manutenção das mesmas, não sou curioso, nem saio falando besteira. Algum de vcs já abriram as duas marcas pra comparar? Ou já substitiuram aguma peça que quebrou?

A Steez é uma carrtilha linda, leve, com uma precisão para arremeço fantástica. Mas ela não aguenta o tranco que agunta uma Metanium por exemplo.... talvez para puxar peixinho de 3 ou 4 kg ela não acabe.... ou pra pescar 4 dias a cada 6 mêses.. vai durar muitos anos! Mas arrastar vários dourados de 8, 9 até 12kg todos os dias durante uma temporada inteira.... Não aguenta...

A propósito, parabéns pelo molinete que conserva, eu tb tenho um Daiwa BW2 antiga, mas isso era uma outra realidade... esses materiais eram duráveis....

Voltando ao assunto: Falar que vc conseguiu derrreter uma curado para mim é novidade, uso uma 200E7 para curricar pintado já há dois anos, só quem conhece a modalidade pode dimencionar o desgaste que causa na carretilha, ela tá bem ralada mas até agora só troquei a fricção dela uma vez. Ah, pegamos alguns de vez em qdo, uns até grandinhos... hehehehe

Mas, apesar de tudo vou procurar ler mais!!! Mas já que aceitei o seu conselho, vou tomar a liberdade de te dizer pra vc pescar mais, talvez vc possa me entender melhor.

Edson, desculpe eu não quiz atrapalhar sua venda!

Não quero aqui criar nenhuma polêmica, pois não ganho nada desta ou daquela marca para defendê-la, só tento passar a minha experiência para os outros. Muito menos quero criar inimizade de quelaquer forma, defendo minhas opiniões apenas, pois elas são formadas na maioria das vezes de experências próprias.

Convido vcs para virem pescar comigo, será um prazer recebê-los e dividir essas experiências....

abs

Que isso camarada, não precisa pedir desculpa de nada, afinal isso é um forum e aqui é o local certo para discutirmos os assuntos.

Sempre temos opiniões formadas a partir do que lemos ou quando temos nossas proprias experiencias, mas com certeza sempre exite quem pense E PROVE o contrário (que é o seu caso).

E como ninguem nunca sabe de tudo, o negocio é escutar (ler) e caso nao acredite no fato apresentado, é ficar atento e de olho aos comentarios dos demais. Porque quando uma pessoa esta falando algo verdadeiro isso rapidamente se espalha... Por isso eu vou ficar de olho nessa informaçao sua, quem sabe a qualidade das shimano esta superando as daiwa ??? Pode ser né !!!

Um grande abraço :amigo: :amigo: :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí João, tranquilo? Você que conhece bem as Shimano, acha que a Curado 200 g7, apesar de ser fabricada na Malásia,e não no Japão, igual a E7, aguenta bem os brutos? Comprei uma 200 g7, me parece ser uma boa carretilha, apesar que muita gente afirma que esse modelo é um retrocesso em relação aos modelos anteriores. Minha intenção é pinchar dourados com elas,nas artificiais, uma modalidade que nunca me dediquei tanto, pois sempre me dei bem nas rodadas e currico ( uso carretilhas perfil alto nessas modalidades), agora vou me aventurar na pescaria de pincho, pra variar um pouco. Acha que estou bem servido com a 200 g7? E os outros amigos, o que acham? A 200g7 serve bem pra dourados criados? Aguardo as opiniões

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A história da Curado para a Shimano é de muito sucesso, é a carreta mais vendida da marca na América do Sul, não acredito que a Shimano iria deixar cair a qualidade do material não... porém isso é uma teoria pois não tive oportunidade de pescar com ela..... a E7 trabalha tranquilo!

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí João, tranquilo? Você que conhece bem as Shimano, acha que a Curado 200 g7, apesar de ser fabricada na Malásia,e não no Japão, igual a E7, aguenta bem os brutos? Comprei uma 200 g7, me parece ser uma boa carretilha, apesar que muita gente afirma que esse modelo é um retrocesso em relação aos modelos anteriores. Minha intenção é pinchar dourados com elas,nas artificiais, uma modalidade que nunca me dediquei tanto, pois sempre me dei bem nas rodadas e currico ( uso carretilhas perfil alto nessas modalidades), agora vou me aventurar na pescaria de pincho, pra variar um pouco. Acha que estou bem servido com a 200 g7? E os outros amigos, o que acham? A 200g7 serve bem pra dourados criados? Aguardo as opiniões

Amigo com certeza voce fez uma Otima escolha... !!!

Essa coisa de retrocesso em relação aos modelos anteriores, creio que pra reduzir o peso das carretilhas eles estejam colocando mais o famoso "polimero" um mistura de plastico estremamente resistente no lugar onde seria aluminio... ( nao sou a pessoa exata pra afirmar isso, pois minha experiencia em pescaria e com carretilhas é muito pouca) Mas fica tranquilo que essa carretilha que tu escolheu nao vai te deixar na mão !!!

:amigo: :amigo: :amigo: :amigo: :amigo: :amigo: :amigo: :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...