Ir para conteúdo

Uso de Linhas Multi e Mono


Posts Recomendados

Caros Amigos

Lendo várias revistas, é comum se ler a recomendação do uso de linha multifilamento tipo 0,20 mm para 30 Lbs ou se for Monofilamento, usar uma linha 0,30 mm que deve dar umas 17 lbs.

A duvida para os mais experientes, que nos ajudam a se tornar menos ignorante tchau:: , dar suas opiniões muito esperadas e bem vindas.

Dessa maneira a duvida é: se vale dimensionar dimensionar o equipamento pela libragem ? ou pela bitola ?

Outra duvida é com respeito aos lider de Fluorcarbono. A linha de fluor carbono tem a mesma resistencia de seu equivalente em monofilamento ? porque já escutei que linhas de fluorcabono não teriam a mesma resistencia.

Desde já muito obrigado pela luz do conhecimento. Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este artigo do Naclinho, trata justamente da sua dúvida com relação a vara, linha mono e linha multi.

http://www.naclinho.com/EscolhaLinha.html

Com relação a fluor x mono, o buraco é mais embaixo pois cada fabricante de cada uma delas tem marcas em que mm x diâmetro variam.

inté ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

BOM ROBERTÃO, O NEGÓCIO É O SEGUINTE TUDO TEM SUAS VANTAGENS E DESVATAGENS;AS MULTIFILAMENTOS SÃO CHAMADAS DE SUPER LINHAS EM FUNÇÃO DA ALTA CAPACIDADE DE TRAÇÃO EM BAIXAS BITOLAS E SEM ELASTICIDADE, PORÉM ESSA RESISTÊNCIA SE TORNA NADA QUANDO FALAMOS DE ABRASÃO ISTO,É,O ATRITO QUE ELA EXERCE SOBRE OUTRA SUPERFÍCIE COMO GALHOS,PEDRAS ETC; POR ISSO O USO DOS TÃO FALADOS FLUORCARBOM PARA LÍDERES. OUTRA COISA IMPORTANTE É NÃO USAR BITOLAS MUITO BAIXAS PQ, SE FISGAR UM PEIXE MAIOR CORRE O RISCO DE ENCAVALAR NO CARRETEL DIFICULTANDO OS PRÓXIMOS ARREMESSOS. POR SEREM MUITO ABRASIVAS ELAS REQUEREM PASSADORES ESCLUSIVOS COMO FUGI,TITÃNIO,NITRATO DE ALUMÍNIO ETC, NÃO TENTE USAR EM PASSADORES DE PORCELANA PQ SERÃO DETONADOS EM POUCO TEMPO.QUANTO AS MONO,NÃO PODEMOS LEVAR EM COSIDERAÇÃO SOMENTE A CAPACIDADE DE TRAÇÃO MAS TAMBEM A RESISTÊNCIA A ABRASÃO QUE GARALMENTE VEM EM NUMEROS GRANDES EX;6X,10X, ETC. PROTEÇÃO ULTRA VIOLETA , BAIXA ELASTICIDADE: PRA FACILITAR FISGADAS A LONGAS DISTÃNCIAS E TRABALHOS DE ISCAS . QUANTO A LIBRAGEM, ISSO VARIA DE FABRICANTE NEM SEMPRE A MESMA BITOLA TEM A MESMA LIBRAGEM.OPTE TAMBEM POR LINHAS MAIS MACIAS POSSÍVEIS ISSO FACILITA ARREMESSOS.OUTRA COISA IMPORTANTE; SE A MONO FOR CILICONADA PELO FATO DELAS SEREM OPACAS REQUER TAMBEM O USO DE UM LIDER FLUORCARBOM OU UMA MONO TRANSPARENTE PARA PESCA COM ISCAS NATURAIS ISSO PRA FICAR INVISIVEL. QUANTO A LIBRAGEM DA LINHA PRINCIPAL NÃO EXEDER DEMAIS E NEM REDUZIR AO MINIMO DESCRITO NO CASTING DA VARA, MONTE ALGO BALANCIADO.ESPERO QUE TENHA AJUDADO!BOA PESCARIA!!!! ::fisherman ::fisherman ::fisherman

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Vou dar meu pitaco :gorfei:

Apesar de não ter a mínima pretensão a mestre e aqui no FTB tem muitos rindo3:: entendo que resistência não tem nada haver com espessura e, apesar de uma linha de pesca poder, se for mais grossa, ser muito mais resistente que uma mais fina, ou por outro lado, duas linhas da mesma espessura podem ter resistências diferentes, certo? As resistências em linhas são expressas em libras (poderia ser em quilograma-força, não é?) e espessuras em milímetros. São coisas diferentes. Quanto ao problema da abrasão os fluorcabonos são mais resistentes por serem mais lisos que os multifilamentos. As multi por terem, pelo seu próprio nome, vários fios, são mais sensíveis ao encontrarem uma superfície áspera, onde um ou vários de seus filamentos irão romper mas ao atrito com superfícies lisas de material pouco resistente, como os cerâmicos, vemos que estes poderão não agüentar; daí utilizar-se passadores de óxido de titânio, apenas por exemplo. Um exemplo de fios extremamente finos e resistentes é o da teia de aranha, que foram largamente utilizados por longa data na confecção de paraquedas.

Resumindo espessura e resistência são coisas diferentes :gorfei:

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Vou dar meu pitaco :gorfei:

Apesar de não ter a mínima pretensão a mestre e aqui no FTB tem muitos rindo3:: entendo que resistência não tem nada haver com espessura e, apesar de uma linha de pesca poder, se for mais grossa, ser muito mais resistente que uma mais fina, ou por outro lado, duas linhas da mesma espessura podem ter resistências diferentes, certo? As resistências em linhas são expressas em libras (poderia ser em quilograma-força, não é?) e espessuras em milímetros. São coisas diferentes. Quanto ao problema da abrasão os fluorcabonos são mais resistentes por serem mais lisos que os multifilamentos. As multi por terem, pelo seu próprio nome, vários fios, são mais sensíveis ao encontrarem uma superfície áspera, onde um ou vários de seus filamentos irão romper mas ao atrito com superfícies lisas de material pouco resistente, como os cerâmicos, vemos que estes poderão não agüentar; daí utilizar-se passadores de óxido de titânio, apenas por exemplo. Um exemplo de fios extremamente finos e resistentes é o da teia de aranha, que foram largamente utilizados por longa data na confecção de paraquedas.

Resumindo espessura e resistência são coisas diferentes :gorfei:

:amigo:

::tudo:: ::tudo::
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Depois de algum tempo, vi que algumas coisas ficaram mal entendidas nesse tópico,portanto; usei o termo bitola para especificar milímetros, que é o diâmetro da linha e força de tração para especificar libras, que corresponde a 0,455kg.Portanto linhas de mesmo diametro varia a libragem de um fabricante para outro.A alguns anos tive o previlégio de ser aprendiz do meu eterno ídolo NAKAMURA e único que conheço que consegue executar o fliping cast num ângulo de 90 graus em relação ao corpo,levo a sério aquele ditado que diz; ''não existe aquele que muito sabe que não tenha o que aprender, nem aquele que nada sabe que não o que ensinar''.Amigos,apesar de saber algumas coisinhas tenho muito que aprender por isso estou aqui!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dessa maneira a duvida é: se vale dimensionar dimensionar o equipamento pela libragem ? ou pela bitola ?

quando se lê as especificções de uma vara como está escrito?

EX: medida: 15 ''

ação: rápida

15 a 30 lbs. Então para ter um bom desempenho da vara e evitar que ela se danifique, os fabricantes orientam a usar uma linha dentro da Libragem recomendada, que neste caso é para linhas de 15 a 30 lbs, não importando o diamentro.

Mesmo porque, como já mencionado, cada fabricante tem sua especificação de carga x bitola. linhas de mesma libragem podem ter espessuras diferentes, veja o tópico do Me. Eloy.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Elvis, sabias palavras joia:::

Rodrigo, conceito perfeito - fiquei interessado no topico do Me. Eloy, não econtrei nada !!! vergonha::

Mas a duvida, me desculpem, ainda permanece e vou tentar detalhar mais:

vi nesta semana um programa do Jair Rigotti na TV, onde ele defendia uma configuração de equipamento para pesca de Pirarara :

Vara de 60 Lbs, molinete ou carretilha (perfil alto) devido quantidade de linha e linha (agora entra o problema) doeu:: se multi usar de 60 lbs e se mono usar uma 0,40 mm que conforme apresentador seria o equivalente.

Notem, que o diametro sim fica similar, mas optar entre uma multi de 60 lbs e\ou mono com +\- 30 Lbs não me parece opção medo:: , principalmente esperando e contando com a entrada de um bruto.

Me pareceria logico pensar em uma multi de 60 lbs ou uma mono de 0,60 ou 0,70 mm, afinal de contas o objetivo é o premio (peixe) e relação resistencia X força deve ser mantida.

Considerando a experiência do apresentador...., talvez ele estivesse considerando a elasticidade da linha de mono como uma vantagem compensatória..... a ponto de usar uma linha menos resistente comparando com a multi.

Mas fico imaginando a cena e a briga na fisgada...... principalmente se considerarmos que a força embaixo d'agua de um peixe brigando, é superior ao peso nominal dele (chutando uma Pira de 15 kgs pode exercer uma força de 60 Lbs com certa facilidade). morto::

Bem espero que detalhado desta maneira possa me fazer entender mais adequadamente e receber os louros da ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Elvis, sabias palavras joia:::

Rodrigo, conceito perfeito - fiquei interessado no topico do Me. Eloy, não econtrei nada !!! vergonha::

Mas a duvida, me desculpem, ainda permanece e vou tentar detalhar mais:

vi nesta semana um programa do Jair Rigotti na TV, onde ele defendia uma configuração de equipamento para pesca de Pirarara :

Vara de 60 Lbs, molinete ou carretilha (perfil alto) devido quantidade de linha e linha (agora entra o problema) doeu:: se multi usar de 60 lbs e se mono usar uma 0,40 mm que conforme apresentador seria o equivalente.

Notem, que o diametro sim fica similar, mas optar entre uma multi de 60 lbs e\ou mono com +\- 30 Lbs não me parece opção medo:: , principalmente esperando e contando com a entrada de um bruto.

Me pareceria logico pensar em uma multi de 60 lbs ou uma mono de 0,60 ou 0,70 mm, afinal de contas o objetivo é o premio (peixe) e relação resistencia X força deve ser mantida.

Considerando a experiência do apresentador...., talvez ele estivesse considerando a elasticidade da linha de mono como uma vantagem compensatória..... a ponto de usar uma linha menos resistente comparando com a multi.

Mas fico imaginando a cena e a briga na fisgada...... principalmente se considerarmos que a força embaixo d'agua de um peixe brigando, é superior ao peso nominal dele (chutando uma Pira de 15 kgs pode exercer uma força de 60 Lbs com certa facilidade). morto::

Bem espero que detalhado desta maneira possa me fazer entender mais adequadamente e receber os louros da ajuda.

Acho que não leu o link

http://www.naclinho.com/EscolhaLinha.html

lá consta:

"Como escolher a linha para pescar.

Depois que as linhas multifilamento entraram no mercado, ficou mais complicado escolher a melhor linha de pescar para compor o conjunto com a vara de pesca.

As especificações que estão nas varas não são de potência da vara,mas sim do diâmetro da linha e ainda monofilamento.

Então, uma vara por exemplo de 6 a 14 lbs qual a melhor linha multifilamento escolher?

..." e por ai vai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando

Você tem razão. Não só li, com já foi para meu arquivo pessoal. ::thanks

Agora como você mesmo disse, o dificil é confiar nas informações dos fabricantes.

Tenho um carretel de Mono da Paltinum XT Ottoni Platinum XT 0,40 mm para 43,1 Lbs. Ela é visivelmente mais dura e com muita memoria, mas será que podemos acreditar nessa resistencia ???

Obrigado de novo, abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando

Você tem razão. Não só li, com já foi para meu arquivo pessoal. ::thanks

Agora como você mesmo disse, o dificil é confiar nas informações dos fabricantes.

Tenho um carretel de Mono da Paltinum XT Ottoni Platinum XT 0,40 mm para 43,1 Lbs. Ela é visivelmente mais dura e com muita memoria, mas será que podemos acreditar nessa resistencia ???

Obrigado de novo, abraço

Nesta linha não acredite ... muitos, não eu, já questionaram.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...