Ir para conteúdo

Rio Teles Pires


Posts Recomendados

Pessoal,

Alguém esteve pescando nos últimos anos no Rio Teles Pires ?

Poderiam me passar dicas e informações para definir a melhor pousada com o melhor custo beneficio .

Estou cotando os preços dentre as 5 pousadas do Teles Pires , mas como são muitas opções e como se trata de uma pescaria com um custo consideravel , gostaria de obter o máximo de informações sobre os pós e dos contras das pousadas e opções de pesqueiros antes de fechar a negociação.

Agradeço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não pense 2x,pesco todo ano nessa região há mais de 10 anos, melhor custo beneficio- Mantega. Incomparavel. joia:::

As demais pousadas tem area limitadissima de pesca(aquelas que ficam proximas as Sete quedas(custo menor) ::nada:: , enquanto Mantega tem uma area gigantesca de pesca e infra de hotel de luxo.Recomendadissimo.

Mas vai sem muita expectativa de pegar diversos gigantes de couro, pois já não acontece mais, devido a pressão excessiva da pesca esportiva. Vá com confiança na quantidade e diversidade. joia:::

2ª opção seria a santa rosa, que está em outra area de pesca, mas não tão privilegiada como a do mantega, mas com pouca pressão de pesca.

Mas a melhor de todas opçoes seria pescar no mantega Selvagem, que é um barco hotel que opera na regão abaixo da cachoeira da rasteira, em pontos que só eles pescam com muita diversidade e qualidade, mas envolve o maior custo.

Abs

Dini

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK Carlos,

Valeu pelas dicas , pelo que pesquisei realmente as duas são as melhores mesmo.

Mas a MANTEGA realmente está em um nível acima , o problema é que estão cobrando muito caro em relação a todas as outras 40% a mais do que a SANTA ROSA por exemplo, sei que vale a pena pelo local e pelo o que o rio proporciona para quem ama a pesca como (EU) por exemplo, mas quando analiso este valor em relação a realidade de algumas coisas penso que já chega ser até exploração.

Aproveitando a oportunidade vc sabe noticias reais sobre a obra que está sendo realizada na 1a queda? e o qual será o impatco no Teles Pires após as construções das 6h Hidroeletricas conforme verificado em vários relatos, mas como o assunto é muito pôlemico e envlove muita policita não congiso entender ou na verdade acho que não quero é aceitar que este Rio vai acabar para nós pescadores esportivos.

Se souber de informações sobre esta obra? e na sua opinião quantos anos ainda temos para pescar no Teles Pires?

Abraço e obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho nenhuma informação oficial, mas há um ano a movimentação de funcionarios da empresa estava a pleno vapor, a previsão na epoca de boas fontes era de 5 anos.

Após a construçao acabara a pescaria nas Setequedas, até porque sera proibido pela UHE. Mas na real, hj já quase não tem mais peixe nessa região, quem já pescou nos bons tempos nem sobe mais nas sete quedas pela baixa produtividade. Os ultimos conhecidos que pescaram por estas bandas em um grupo de 12 pessoas, sairam só 3 bons jaus, é muito pouco. Vai haver 2 UHE uma nas sete quedas e outra na barra do Apiacas.

Eu iria então na santa Rosa

Abs

Dini

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Marcondes, como o Carlos disse a estrutura do Mantega é fantastica, mas a Santa Rosa fechou um acordo com os indios e conseguiu a permissão para pescar com exclusividade na cachoeira da rasteira, tanto que esta construindo um posto avançado por la, se voce esta procurando os gigantes de couro, o lugar sem duvida alguma é ali.

O unico lugar que pode fazer frente a cachoeira da rasteira em relação aos gigantes é Salto Augusto no rio Juruena e parece que a pousada Juruena ja esta com autorização para pescar com dois barcos por dia no Salto.

Sendo assim...se vc esta atraz dos bagões, ficaria em duvida entre a pousada Santa Rosa( rio Telles Pires) e a Juruena (rio Juruena ), as duas inclusive tem preço bem semelhante e na minha opnião sem duvida alguma o melhor custo beneficio de hj, para esse tipo de pescaria, tanto q para o ano que vem ja estou marcando pescaria nas duas.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos e João,

Agradeço muito pelas informações e saibam que estas informações serão fundamentais para minha escolha.

Vou contar um pouco da minha história em relação a pesca para que vcs e outros amigos conheçam um pouco mais sobre a minha paixão, apesar de ser novo tenho uma experiência considerável na pesca, pois pesco desde os meus 10 anos de idade nos Rios, Lagos e Represas de MG

Aos 10 anos fui pescar Surubin com um Tio meu que também é apaixonado por pesca e que me acompanha até hoje e á partir deste dia me apaixonei pela pesca tradicional de Rios (Aqui em MG os rios já não são os mesmos e já não se pega mais peixe como antigamente principalmente os grandes exemplares devido à pesca predatória.

Aos 12 anos fui pescar e conheci o tal do “TUCUNARÉ” que me fascinou mais ainda pelos seus diferentes hábitos costumes e voracidade.

Hoje se me perguntarem não sei qual a maior paixão Peixes esportivos (TUCUNARÉ, CACHORRA, DOURADO, MATRINCHÃ) ou os peixes de COURO. São paixões diferentes , porém da mesma grandeza.

Então a partir daí me tornei um apaixonado por pesca e procurei sempre estudar, pesquisar e aprender mais sobre os tipos, locais e equipamentos de pesca (mesmo sendo bem novo), como tudo na vida evolui a pesca evolui muito e tento acompanhar ao máximo esta evolução do mundo da pesca.

Começei a adquirir meus materiais, equipamentos, barco, motor e todas as tralhas que vcs já conhecem e sempre cada vez mais modernos, até chegar numa conclusão que o meu vicio “PESCA” É incurável.

Sobre o tópico RIO TELES PIRES, sempre foi o meu maior sonho conhecer e nunca tive a oportunidade de ir, principalmente por ser muito novo e não ter condições financeiras, pois estava começando na vida, então tive que me contentar com apenas as fotos, informações dos conhecidos que iam e INTERNET.

Este sonho ficou um pouco adormecido e este ano ouvi uns comentários sobre a construção de UHE no RIO TELES PIRES, achei que era só mais um das promessas do governo que nunca tem começo nem fim, então comecei a pesquisar mais sobre este assunto e vi que a coisa era sério mesmo.

Neste ano fui pescar com um grupo de amigos que me convidaram no ano passado através de 1 amigo para ir ao RIO GUAPORÉ RO, e ai comentaram na possibilidade de ir ao TELES PIRES em 2012.

Ontem tivemos a 1 reunião com o grupo e a maioria é contra a pescaria no TP devido ao alto custo, então se descartou a idéia de ir para lá sendo que ficou somente uma hipótese de ir para a Pousada Jerusalém que é a mais barata e fica situada na 1a queda, através das minhas pesquisas que fiz em anos anteriores e algumas informações atuais informei para todos que para ir no TP e ficar na Pousada Jerusalém NÃO COMPENSA, pela localização em que se encontra limitando extremamente as opções de pesca ainda mais para um grupo de 20 pessoas e pela infra estrutura que deixa a desejar, inclusive atualmente a pousada está alugada para a ODEBRECHE por um período de 3 meses para as equipes da obra.(Por favor se eu estiver enganado sobre esta pousada me informem), inclusive hoje no PESCA ALTERNATIVA o Marcão estava lá na Jerusalem e pegou algumas cachorras, tucunarés e 1 JAÚ de aproximadamente 60KG para minha surpresa.

O que não sai da minha cabeça é o seguinte, hoje eu tenho condição de ir ao RIO em que eu sempre sonhei e esta prestes a acabar com as construções das UHE, serão 6 UHR ao longo das 7 quedas e conforme as informações do Carlos a pesca será proibida. O que eu não sei é o que acontecerá daqui pra frente? os peixes vão morrer? Vão acostumar com o novo habitat? Migrarão para outros pontos do Rio? e principalmente em quanto tempo isto tudo vai acontecer, no meu entendimento a partir do próximo ano a pesca neste RIO vai se tornar cada vez mais difícil e mais cara devido a necessidade de migração das pousadas e dificuldades que serão ainda maiores.

Sobre ir para o TELES PIRES sozinho ou com 1 parceiro , penso que seja inviável pela necessidade de mais pessoas para o transporte aéreo e acredito que os preços vão aumentar ainda mais na pousada para um grupo bem menor.

Caso vcs tenham alguma dica para unir mais pescadores de outros estados ou grupos que estão sendo montados e tenha vaga, peço que informem.

Sei por experiência própria que a formação de grupos de pesca não é coisa fácil ainda mais em estados diferentes e principalmente sem que o grupo conheça uns aos outros podendo comprometer a união,integração e segurança do grupo, mas não custa tentar, pois afinal a paixão fala mais alto.

Seria mais uma realização para mim no mundo da pesca liderar ou mesmo fazer parte de um grupo com grandes pescadores e principalmente grandes amigos.

Um abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcondes,

Eu, meu pai, meu sogro, tio e mais uma turma também somos loucos para conhecer a diversidade do Teles Pires.

Só que vamos começar as pesquisas ainda. Como você já está adiantado nesse ponto, tem como me passar os valores por MP ? Ou por e-mail sei lá... quem sabe não amadurecemos a idéia..

Gde Abs :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha quanto as obras das 2 usinas que foram leiloadas a de colider a promotora publica mandou para a obra só que isso ai nada que uma folha assinada pela empresa não volte ela ao o normal, e da sete quedas vai começar em agosto ao todo vapor..............................em relação as outra usinas do teles pires eu acho que vai demora um pouco pra sair pq o governo não ta mais tão afim destas, o foco do governo agora e belo monte depois desta ai vem as dos rios tapajós só tão esperando a conclusão da BR 163 pra pode leva os equipamentos e ao mesmo tempo as usinas do RIO JURUENA então esse paraísos quem quiser conhecer logo vai pq ate 2020 não vai existir mais. ::nada:: ::nada:: ::nada:: ::nada:: ::nada:: ::nada:: ::nada:: diabo:: diabo:: diabo:: diabo:: diabo:: diabo:: diabo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que não sai da minha cabeça é o seguinte, hoje eu tenho condição de ir ao RIO em que eu sempre sonhei e esta prestes a acabar com as construções das UHE, serão 6 UHR ao longo das 7 quedas e conforme as informações do Carlos a pesca será proibida. O que eu não sei é o que acontecerá daqui pra frente? os peixes vão morrer? Vão acostumar com o novo habitat? Migrarão para outros pontos do Rio? e principalmente em quanto tempo isto tudo vai acontecer, no meu entendimento a partir do próximo ano a pesca neste RIO vai se tornar cada vez mais difícil e mais cara devido a necessidade de migração das pousadas e dificuldades que serão ainda maiores.

Sobre ir para o TELES PIRES sozinho ou com 1 parceiro , penso que seja inviável pela necessidade de mais pessoas para o transporte aéreo e acredito que os preços vão aumentar ainda mais na pousada para um grupo bem menor.

Caso vcs tenham alguma dica para unir mais pescadores de outros estados ou grupos que estão sendo montados e tenha vaga, peço que informem.

Sei por experiência própria que a formação de grupos de pesca não é coisa fácil ainda mais em estados diferentes e principalmente sem que o grupo conheça uns aos outros podendo comprometer a união,integração e segurança do grupo, mas não custa tentar, pois afinal a paixão fala mais alto.

Seria mais uma realização para mim no mundo da pesca liderar ou mesmo fazer parte de um grupo com grandes pescadores e principalmente grandes amigos.

:amigo: :amigo: :amigo: :amigo: uma coisa só no teles pires tão sendo planejada 5 usinas em toda a extensão dele onde que as cinco usinas são de Colíder já leiloada (300 MW), Foz do Apiacás com Teles Pires (região das 7quedas) (174 MW), São Manoel (764 MW) Sinop (400 MW) e TELES PIRES (já leiloada essa na 7queda) (1050 mW). O governo estadual avalia que, o valor total investido nas obras, seja de R$ 20 bilhões e com geração de 20 mil empregos diretos então uma coisa te falo num local onde que só tem corredeiras e depois vai fica parada creio que o peixe vai leva um bom tempo pra se acostumar e ainda pra baixo da cachoeira da rasteira esta previsto a hidrovia teles pires tapajós então vai logo ante que acabe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parrillo,

Passo sim será um prazer.

Eu pesquisei sobre o Teles Pires vários anos e agora neste mês retomei as buscas sobre os preços atuais e já tenho todos os orçamentos.

Estou montando uma planilha com todas as informações de todas as pousadas (Valores dos pacotes , opções dos pacotes, localização,opções de pesca, estrutura de cada pousada, opções de transporte e tempo de transporte, etc)

Acho que esta planilha vai ficar bacana e vai facilitar para comparar todas as informações que precisamos, vou tentar finalizar ainda esta semana e te envio.

Qualquer informação que precisar é so perguntar, apesar de não ter ido lá sei muita coisa a respeito.

Antes de mais nada já te falo que as Pousadas TOP em relação a infra estrutura e em relação a opções de pesca para captura dos grandes exemplares , sem contar na variedade de espécies são : MANTEGA e SANTA ROSA

Me envie seu e-mail depois.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ano passado pesquei na pousada Portal da Amazônia, me relação a mantega um preço bem mais acessível, tem uma ótima infra estrutura, e bom atendimento, pecaram um pouco em relação a iscas, mas no final das contas foi um pescaria muito boa, eu recomendo esta pousada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pessoal,

Chegamos em Agosto já.

Vamos aquecer o planejamento da viagem para o TELES PIRES 2012 ?

Alguém pensou no assunto, alguém analisou a planilha que enviei com as cotações e informações das pousadas?

Aguardo o retorno de todos , mesmo que negativo.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcondes da uma olhada na pousada jerusalem,eu nunca fui la mas a propaganda dela e que e muito boa e tem um sistema diferente de trabalhar,me parece que a equipe de pesca leva os comes e bebes e paga pela estadia ,piloteiro etc...o site é www.pousadajerusalem.com.br.abraços e boa pesca :amigo: :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alex,

Já pesquisei sobre esta pousada e no meu entendimento não compensa ir para lá.

Realmente o preço é o mais em conta em relação a todas as outras, mas em compensação tem muitas limitações que no meu entendimento não vale a pena.

A infra estrutura da Pousada deixa a desejar no questão conforto e privadicade ( a pousada tem 2 casas para acomodar todos os grupos , ou seja 1 quarto para cada 4 ou 5 pessoas, somente 2 banheiros para atender todas as pessoas, camas beliches.

Na questão de pesca ela se encontra na 1a queda da região das 7 quedas , sendo limitado a pesca no trecho de aproximadamente 25min até a 2a queda.

E o pior disso é que as obras da 1a UHE já tiveram inicio na região desta pousada com grande movimentação de barcos e perfurações ao longo do rio, inclusive a pousada Jerusalem alugou e fechou a pousada para a equipe da ODEBRECHT por um período de 3 meses.

Portanto nesta pousada mesmo sendo mais em conta, eu estou fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parrillo,

Passo sim será um prazer.

Eu pesquisei sobre o Teles Pires vários anos e agora neste mês retomei as buscas sobre os preços atuais e já tenho todos os orçamentos.

Estou montando uma planilha com todas as informações de todas as pousadas (Valores dos pacotes , opções dos pacotes, localização,opções de pesca, estrutura de cada pousada, opções de transporte e tempo de transporte, etc)

Acho que esta planilha vai ficar bacana e vai facilitar para comparar todas as informações que precisamos, vou tentar finalizar ainda esta semana e te envio.

Qualquer informação que precisar é so perguntar, apesar de não ter ido lá sei muita coisa a respeito.

Antes de mais nada já te falo que as Pousadas TOP em relação a infra estrutura e em relação a opções de pesca para captura dos grandes exemplares , sem contar na variedade de espécies são : MANTEGA e SANTA ROSA

Me envie seu e-mail depois.

Abs

Marcondes, minha situação é mto parecida com a sua. Sempre tive mta vontade em ir para o pantanal, pois meu pai ia e não tinha condição de me levar. Infelizmente esse local deixou de ser atrativo a alguns anos, e depois disso sempre quis conhecer o teles pires, mas não tinha oportunidade.

Hoje tenho essa oportunidade e quero ir antes que acabe tudo. É um absurdo mas o Brasil vai acabar com tudo aquilo, em troca da geração de energia para a comodidade da nação.

Tb pesquisei bastante sobre a região, e tô pensando em ir pra pousada salto do thaimaçu. O preço dela é próximo ao da Santa Rosa, que já considero mto alto. A mantega então é mto abusiva.

Me parece que a salto do thaimaçu no são benedito apresenta uma boa infra estrutura e mtos peixes nesse rio, sem contar que ela tem uma opção de pousada avançada próxima a sete quedas para a captura dos grandes bagres. Vc já viu algo sobre essa pousada? O q achou ?

Estou me programando para ir no começo de Junho de 2012, vou eu e meu pai, se de repente calhar com a época que vc quer ir, podemos agendar na mesma data e tentar conseguir um poder maior de negociação com as pousadas.

Se quiser posso te passo o q eu pesquisei de preço pra ver se bate com o q te passaram. Se houver outros amigos interessados e a gente conseguir montar um grupo acho que faríamos uma boa economia, sem contar que seria ainda melhor já ir com amigos.

Abraços !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, não tinha lido algumas mensagens...

Não vi q já estavam combinando de formar um grupo.. Se for no começo de Junho de 2012, contem comigo e com meu pai..

Acho essa época interessante porque o rio começa a abaixar, assim temos a oportunidade de ainda pegar os bagres (comum nas cheias) e tb os predadores nas margens que começam a aparecer. E tb pq é qdo posso pegar férias no serviço, antes não dá.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leonardo,

Me envie seu e-mail particular que estou cadastrando todos que estão interessados em participar dessa viagem em um grupo de e-mail, e enviando algumas informações.

Vou te enviar uma planilha que montei com todas as informações , analise e depois entre em contato.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leonardo,

Te enviei a planilha com todas as informações que tenho sobre esta viagem , tenho muitas informações além da planilha mas resumi tudo , para facilitar as comparações e não confundir quem não conhece a região, quelquer dúvida estou a disposição.

Sobre a Pousada Salto do Thaimaçu tenho ótimas informações e recomendações sobre o local e infra estrutura e pesca, estando um pouco limitado a captura de GRANDES exemplares, aumentando as chances com o pacote com a opção de pesca no RIO TELES PIRES.

Na minha opção de viagem é a segunda opção , perdendo para a Pousada Santa Rosa que possui uma excelente infra estrutura e se encontra em uma região previlegiada no rio Teles Pires a 70Km rio abaixo da região das 7 quedas, portanto os pescadores desta pousada tem o privilégio de pescar nesta região sem se preocupar com outros barcos de outras pousadas que NÃO EXISTE na mesma região ,além disso tem 2 opçoes maravilhosas de pesca no rio Santa Rosa berçario para peixes esportivos como o TUCUNARÉ, MATRINCHÃ, TRAÍRA e outros.

Outra grande vantagem e a opção de pesca em uma das cachoeiras mais famosas do RIO TELES PIRES a "Cachoeira da Rasteira", sem contar no ótimos pontos de pesca para captura dos ENORMES peixes de couro.

E além disso a diferença de preço em relação a pousada Salto do Thaimaçu não é tão grande assim e tenho certeza que vale a pena pagar por esta diferença.

Mas de qualquer forma a minha ideia não é induzir a ninguém sobre nada, o meu objetivo e apresentar todas as informações que tenho mostrando o lado positivo e negativo de cada uma, para que tudo seja decidido em democracia de forma a tentar realizarmos uma excelente viagem e pescaria para todo o grupo.

Aguardo seu retorno e um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...