Ir para conteúdo

Férias 2007/8 - pouco peixe e muito verde


Posts Recomendados

Bom! Vamos contando minhas aventuras de férias.

Na verdade não foram férias lá muito divertidas à exceção dos primeiros dias entre o Natal e o início de janeiro, no mais foi ficar trancado em casa vendo a chuva pela janela.

Depois da festas natalinas fomos direto para Chapada nos hospedar na mansão Sanches, casa de um casal de amigos recém construída na grande metrópole com seus 85 habitantes.

O local já foi citado por mim várias vezes, pois somos freqüentadores habituais, eu e minha família. Muito mato, muitas cachoeiras e muita paz e tranqüilidade são os principais atrativos. Aqui temos algumas fotos do Castelinho a cachoeira principal e também a mais freqüentada.

Imagem Postada

Castelinho

Imagem Postada

Outra de longe

Além disso, temos um pesque e pague bem próximo cuja principal característica é que os peixes raramente dão as caras... hehehehehehehe! Mas existem atrativos como vocês podem ver nas fotos a seguir:

Imagem Postada

Esta é a vista da sede do P&P

Imagem Postada

Mais perto

Imagem Postada

Meus companheiros de pesca que diga-se de passagem pescaram muito mais do que eu

Imagem Postada

Outra deles

Imagem Postada

Eles vistos do outro lado do lago

Foram dois dias de tentativas frustradas, embora existam peixes no lago, traíras, pacus, tilápias e lambaris. Somente os filhotes de tilápias deram as caras nos anzóis dos meninos, pois eu somente usei iscas artificiais e nem mesmo as obras primas do mestre Zuanon fizeram sucesso.

O problema parece ser que os freqüentadores têm o hábito de matar tudo por lá e o dono ainda não percebeu que deve preservar os peixes para manter a freguesia. Fora isso o local possui um bom bar e restaurante e ainda uma piscina de água corrente deliciosa que os meninos aproveitam até o último minuto enquanto os pais se embebedam.

Por falar em bebedeira meu consumo diário foi de uma garrafa de vinho por dia a exceção da véspera do ano quando perdi a conta... hehehehe. Todos levamos muitas garrafas então a farra foi geral. Vocês podem notar isso pela cara dos amigos durante a passagem de ano.

Imagem Postada

Os donos da casa, minha esposa e mais um amigo

Imagem Postada

Mais amigos

Depois de curada a ressaca foi hora de partir para novas aventuras pelo interior de Minas. Este ano eu e minha esposa resolvemos não pegar a estrada para o litoral devido ao assustador aumento do número de acidentes causados pela enxurrada de maus motoristas que assolou nossas estradas depois da crise aérea.

Gente que nunca pegou estrada está viajando por elas aos montes e fazendo barbaridades, basta apenas uma pequena saída de BH para que a gente veja os maiores absurdos sendo cometidos por pessoas totalmente despreparadas. Esses dias perdemos um conhecido por causa de um retardado que fez uma ultrapassagem na curva a mais de 140Km por hora.

Mesmo não me afastando mais do que 200Km de BH durante minhas viagens fui testemunha de coisas que até Deus duvida, mas não vou perder mais tempo falando disso.

Fomos para um hotel fazenda situado no município de Santana dos Montes, região que foi muito rica durante o ciclo do ouro no século XVIII e início do IXX fornecendo alimentos, cachaça e animais de tração para as cidades mineradoras, mas que depois desse período entraram em decadência que atingiu seu ápice no final do século XX.

Mas essa mesma decadência foi que possibilitou a preservação das fazendas centenárias, a mais velha de 1730 e do casario colonial da grande cidade de cerca de dois mil habitantes. No final dos anos oitenta, graças a um filho da região aos poucos o município foi descobrindo sua vocação para o turismo graças ao já citado patrimônio cultural e às agora bem preservadas matas nativas.

O primeiro Hotel fazenda da Região foi exatamente o da família desse senhor o Fonte Limpa onde nos hospedamos por cinco dias e que mostro as fotos a seguir:

Imagem Postada

Visão geral da sede onde ficam o restaurante e outros serviços do hotel

http://i14.photobucket.com/albums/a348/xicojorge/Ferias2007_8/FonteLimpa2.jpg

Vista da frente do nosso quarto que fica onde era antigamente o moinho d?água e mais recentemente a usina de força da fazenda

http://i14.photobucket.com/albums/a348/xicojorge/Ferias2007_8/FonteLimpa3.jpg

Vista da janela dos fundos do quarto

Esse hotel possui uma cozinha de primeira e já na primeira refeição tivemos carneiro da criação própria ensopado ao molho de hortelã, tudo isso acompanhado por um excelente vinho chileno que levei. Basta dizer que engordei quase dez quilos nos primeiros vinte dias das férias e que agora estou tendo que fazer uma dieta para voltar à velha forma menos arredondada.

Quanto aos vinhos eu encontrei uma pequena loja de vinhos aqui em BH com preços 50% menores que do mercado, de modo que beber vinho está me saindo quase ao custo da cerveja e mais barato que o chope. Tou aproveitando... hehehehehehehehe!

Existe lá também lago distante cerca de um quilômetro e meio da sede por uma trilha no meio da mata. Infelizmente nesse lago só tem tilápias sem comida e sem predadores o que faz com que elas fiquem muito pequenas. Tive que apelar para a isca mais antiga de todas, a boa e velha minhoca, mas como o equipamento mais leve que eu tinha era uma varinha de oito libras com um molinete 1000 tive que me conformar com uma pescaria insossa. Não levei vara de mão porque nunca imaginei pegar tilápias tão miúdas.

No início estava usando um anzol com dimensões apropriadas para tilápias médias para grandes, o furto de minhocas estava infernal e nada de peixe no anzol então apelei para um anzol para lambaris apenas com a haste um pouco mais comprida, então fiz a festa. Foram trocentas uma atrás da outra e muitas engoliam o anzol até o talo o que infelizmente acabou causando algumas mortes na tentativa de livrá-las do mesmo. Mas foram somente duas as gulosas o resto voltou para o lago felizes e esfomeadas, pois algumas tornaram a se fisgar mais de uma vez... hehehehehe! Abaixo algumas fotos dos peixes, da paisagem e do lago:

http://i14.photobucket.com/albums/a348/xicojorge/Ferias2007_8/SantaBranca2.jpg

O lago

http://i14.photobucket.com/albums/a348/xicojorge/Ferias2007_8/SantaBranca1.jpg

Por outro ângulo

http://i14.photobucket.com/albums/a348/xicojorge/Ferias2007_8/Peixao01.jpg

Atrevida

http://i14.photobucket.com/albums/a348/xicojorge/Ferias2007_8/Peixao02.jpg

Gulosa

http://i14.photobucket.com/albums/a348/xicojorge/Ferias2007_8/Peixao03.jpg

Dando sopa

Depois de passar cinco dias no hotel fazenda fizemos uma longa viagem, 3Km, até a sede do município onde se situa a outra pousada onde passaríamos outros três dias. Essa pousada tem inúmeros atrativos como vocês poderão ver. O primeiro de todos é que os donos são sociólogos como eu e minha esposa, ex-professores universitários que resolveram investir no turismo cultural e gastronômico inspirados pelo Hotel Fonte Limpa.

A sede da pousada é um antigo casarão do século XVIII situado na praça principal da cidade e que dá fundos para uma bela mata conforme vocês podem verificar nas fotos mais adiante. O terreno é enorme e desce por um morro e na parte de baixo é que ficam os quartos e demais estruturas destinadas aos hóspedes, somente as refeições são feitas no casarão de modo que temos que subir uma senhora trilha a cada refeição para abrir o apetite.

O espaço dos hospedes do casarão tem um bar, livros, jogos, restaurante e um piano no qual a proprietária nos brinda com excelentes apresentações musicais. O casal é extremamente simpático e vale a pena conhecer tanto eles como o lugar. Nos já havíamos ido a região e ficado somente no Fonte Limpa, mas quando vimos o Solar dos Montes nos prometemos que um dia voltaríamos lá e dessa vez cumprimos a promessa.

http://i14.photobucket.com/albums/a348/xicojorge/Ferias2007_8/SolararDosMontes01.jpg

O casarão

http://i14.photobucket.com/albums/a348/xicojorge/Ferias2007_8/SolararDosMontes01b.jpg

A longa subida

http://i14.photobucket.com/albums/a348/xicojorge/Ferias2007_8/Estressado.jpg

Cansei de subir

http://i14.photobucket.com/albums/a348/xicojorge/Ferias2007_8/SolararDosMontes01a.jpg

A parte destinada aos hóspedes vista do casarão

http://i14.photobucket.com/albums/a348/xicojorge/Ferias2007_8/SolararDosMontes01c.jpg

Meu quarto

http://i14.photobucket.com/albums/a348/xicojorge/Ferias2007_8/SolararDosMontes05.jpg

Vista dos fundos da pousada

http://i14.photobucket.com/albums/a348/xicojorge/Ferias2007_8/SolararDosMontes04.jpg

Por outro ângulo

http://i14.photobucket.com/albums/a348/xicojorge/Ferias2007_8/SolararDosMontes03.jpg

Cozinha comunal onde os hospedes podem preparar alguns tira gostos se quiserem

http://i14.photobucket.com/albums/a348/xicojorge/Ferias2007_8/SolararDosMontes02.jpg

Piscina

http://i14.photobucket.com/albums/a348/xicojorge/Ferias2007_8/Estressado2.jpg

Na piscina

Essa viagem teve mais um atrativo para minha filha que reencontrou uma amiga que havia conhecido na outra vez que fomos ali há dois anos e meio. O engraçado é que essa amiga é enorme apesar de ser somente cinco meses mais velha, mas apesar do tamanho desproporcional a cabeça de ambas se situa no mesmo nível e as duas se dão muito bem. Vejam a diferença de tamanho abaixo:

http://i14.photobucket.com/albums/a348/xicojorge/Ferias2007_8/MesmoTope.jpg

Mesmo tope

O entrosamento com os donos da pousada foi total tanto que recebemos o convite para acompanhá-los numa visita às obras de restauração de outra fazenda da região e para a qual eles estão dando consultoria já que um deles é especializado na área de patrimônio histórico. Fomos na caminhonete deles para apreciar melhor a paisagem da Fazenda Paciência que tem esse nome graças ao pico situado em sua sede.

Confesso que mesmo já tendo visto muitas construção da época tanto na região como em outras cidades de Minas ficamos impressionados com a grandiosidade das construções, principalmente no que diz respeito ao pé-direito enorme. Vejam as fotos:

http://i14.photobucket.com/albums/a348/xicojorge/Ferias2007_8/Paciencia01.jpg

O Pico da Paciência

http://i14.photobucket.com/albums/a348/xicojorge/Ferias2007_8/Paciencia02.jpg

O pé direito

http://i14.photobucket.com/albums/a348/xicojorge/Ferias2007_8/Paciencia04.jpg

A sede

http://i14.photobucket.com/albums/a348/xicojorge/Ferias2007_8/Paciencia03.jpg

A antiga senzala anexa onde funcionará o restaurante

De resto voltamos para Belo Horizonte com planos de viajar mais um pouco, talvez voltar para Chapada e também passar alguns dias no sítio, mas nada muito caro pois hotel fazenda é um sumidouro de dinheiro e gastamos em oito dias o dinheiro que gastaríamos em vinte dias no Sul da Bahia, mas infelizmente São Pedro resolveu descontar tudo o que não choveu no final do ano passado e ficamos literalmente a ver a chuva pela janela do apartamento.

Espero que tenham gostado do relato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande XJorge,

Que belas férias você teve ! Imagens sensacionais, lugares que permitem um "inveja sadia", e uma enorme vontade de fazer algo parecido... :shock:

Os peixes não apareceram na proporção ( ou tamanho ) desejada, mas houveram compensações... Relaxamento pleno, curtição a família fora do ambiente doméstico, ausência de notícias relativas ao trabalho cotidiano !

Não há como negar que valeram a pena meu amigo ! :lol:

O "sul da Bahia" chorou sua ausência ( pode ficar certo disso ), mas essa região não saberia compensá-lo diante disso tudo que nos foi magnificamente relatado e certamente aproveitado !

Parabéns e volte sempre ( não só ao Fórum, mas à Bahia de seus avós... ) :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...