Ir para conteúdo

RÁDIO DE COMUNICAÇÃO - VHF, UHF, FM QUAL O MELHOR?


Posts Recomendados

Pessoal, sempre tive vontade de comprar um par de rádios do tipo amador. Não gostaria de comprar os famosos Walk-talkies pela sua extrema limitação em distância.

Vendo que existem outras alternativas gostaria de saber se alguém possui algum tipo que possa ter um raio de atuação razoável, algo em torno de 40 km.

Estive olhando alguns e tem até alguns destinados à área náutica, estes, salvo engano são vhf. Mas para um uso amador, Conversar fiado mesmo em uma pescaria, por exemplo uma canoa sai para um lado e outra para outro e ambos mantem uma comunicação, qual seria o ideal?

Achei estes interessantes:

http://www.ebay.com/itm/2-x-BAOFENG-UV- ... 1e6d08a5e5

http://www.ebay.com/itm/2x-New-BAOFENG- ... 19d0bacf2f

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cláudio, VHS eram os antigos vídeo cassete. A menos que esteja interessado em ver filmes, os rádios para comunicação são VHF, SSB etc.

Para mim a melhor marca é Icon. Mas pra vc falar 40 km, precisaria da potencia de 25w.

Outra coisa ANATEL. O rádio precisa ser homologado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cláudio, VHS eram os antigos vídeo cassete. A menos que esteja interessado em ver filmes, os rádios para comunicação são VHF, SSB etc.

Para mim a melhor marca é Icon. Mas pra vc falar 40 km, precisaria da potencia de 25w.

Outra coisa ANATEL. O rádio precisa ser homologado.

rindo3:: :gorfei: :gorfei: :gorfei: rindo3:: rindo3:: paia:: paia::

O cérbro da gente é uma coisa incrível mesmo, pensa uma coisa escreve outra! lacou:: rindo2::

Certíssimo, obrigado pela correção!

Mas o que quero são produtos comerciais mesmo, apenas melhores que os motorolas que não conseguem passar de 5 km de distância.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claudio.

Hoje os radios bidirecionais (chamados de Walktalks....cherou naftalina....ehehe) estao bem evoluidos, atingindo distancias razoaveis superandos 50Km, dependendo das condicoes da visada, ou seja, qto menos obstaculos entre eles, maior o alcance.

Da uma olhada no site da Motorola, onde e possivel compara os modelos entre si, bem legal.

http://www.motorola.com/Business/US-EN/ ... +Consumers

Espero ter ajudado.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal...quando comprei o meu ( Yaesu _Vertex -VX 110)...me diziam que pegava a longa distancia etc e tal...de fato pega sim ...mas se tiver morros etc..esquece não pega....dai o que o AlexAdvo mencionou só se for de 25W....o meu é de 5W, salvo engano, e esses mais potentes tem que ter homologação pela anatel e tals.....na Serra da Mesa este me atende quando vou com outros companheiros em dois barcos....mas se distanciar muito e tiver muitas serras/morros...ai o sinal já era......ah...pra viajar quem vai de carona geralmente ficam brincando na rodovia de ouvir conversas alheias... :gorfei: :gorfei: ..capta bem sinais amadores.....um abraço ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

turma o fabricio postou um topico sobre os radios depois deem uma olhada que esclarece muita coisa, como a turma de pesca colocou uma repetidora na represa estamos conseguindo falar bem com os hts de 5,5 w, e por coincidencia o meu chegou ontem rss, um icom-v8, agora pensa num radio que ta batendo mau:: kkk, to apanhando igual minino novo, bezerro desmamado, cachorro caido de mudança rssss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente o pessoal tá com a razão, depende muito do lugar pra falar.

Se tiver um ponto fixo, com uma antena alta, aí sim, todo mundo consegue falar com a base, desde que a antena esteja bem posicionada.

Como a gente usa no barco, eu comprei na frequencia marítima, inclusive com canal de emergência.

Nos barcos uso uniden e tenho um HT Icom IC M34, que é insubmersível.

Com o radio da lancha eu consigo falar uns 30 km, mas com a base. Com outro barco não dá tudo isso não.

O Icon IC V8 é o HT mais famoso da Uniden, por isso é vítima de PIRATARIA. Se vc não tá conseguindo falar, pode ter sido vítima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Realmente o pessoal tá com a razão, depende muito do lugar pra falar.

Se tiver um ponto fixo, com uma antena alta, aí sim, todo mundo consegue falar com a base, desde que a antena esteja bem posicionada.

Como a gente usa no barco, eu comprei na frequencia marítima, inclusive com canal de emergência.

Nos barcos uso uniden e tenho um HT Icom IC M34, que é insubmersível.

Com o radio da lancha eu consigo falar uns 30 km, mas com a base. Com outro barco não dá tudo isso não.

O Icon IC V8 é o HT mais famoso da Uniden, por isso é vítima de PIRATARIA. Se vc não tá conseguindo falar, pode ter sido vítima.

Alex, barco a barco vc consegue falar quantos km (média) com o unidem?

Tenho no meu e no barco do meu irmão radio (unidem) de 25w e eles pegam praticamente igual aos ht (gp elite 78), na faixa de uns 5 km...mas se tiver obstáculos (curvas do rio) já diminui.

valeu

HENRY

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, faço parte do Jeep clube aqui da minha cidade. Em determinada situação resolvemos comprar walk talk da motorola, e não deu certo acabaram abandonados. Depois de uma pesquisa decidimos investir nos PY Icon 2200, esses sim estão dando show. Alem de ser um item de segurança importantissimo acaba tambem servindo pra irmos brincando um com o outro durante as trilhas. Quase todos ja fizeram a prova da anatel e tem a autorizaçao para seu uso. Alguns compraram HT's e tb estã contentes, a, e mais importante, no final do dia a bateria ainda ta com boa carga.

Uma coisa importante tb é o cabo, tem que ser de boa qualidade.

Abraço

Leandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Eu vendo este rádio da Uniden no ML, é o UNIDEN SOLARA, o AlexAdvo deve conhecer o produto. é homologado e para uso náutico.

Já vendi centenas nos últimos anos.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... anatel-_JM

TENHO DISPONÍVEL NAS CORES BRANCO E PRETO.

Um abraço

Everson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Eu vendo este rádio da Uniden no ML, é o UNIDEN SOLARA, o AlexAdvo deve conhecer o produto. é homologado e para uso náutico.

Já vendi centenas nos últimos anos.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... anatel-_JM

TENHO DISPONÍVEL NAS CORES BRANCO E PRETO.

Um abraço

Everson

No seu anúncio não é possível ler as especificações, o que acompanha o produto, etc. a foto está muito pequena. Gostaria de saber, qual a potência (alcance em área livre e quais antenas devo comprar?). Outra coisa, um fica em casa, tenho que comprar uma fonte? O que vai no barco liga direto na bateria? Uma antena de três raios funcionaria bem em casa?

Aguardando resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

seguem as especificações técnicas do unide solara

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... anatel-_JM

RÁDIO VHF UNIDEN SOLARA D –

UM380 CLASSE D

O compacto, brilhante SOLARA DSC oferece compatibilidade DSC, incluindo alerta de emergência e posicionamento. E vem protegido em uma embalagem rídida que atende os padrões internacionais de submersibilidade - JIS7. Além disso, possui Display grande de fácil leitura tem luz de fundo na cor laranjado brilhante para visão noturna mais eficiente. Vocês também encontram o toque adicional de qualidade como o microfone com corpo de borracha resistente.

Novíssimo modelo - rádio VHF SOLARADSC, agora com exclusivo botão de emergência DSC, exigido pela MARINHA. fixo foi projetado para operação marítima, é resistente à correção e acompanha microfone, conectores, mais base. Contém saída para alto-falante externo, chamada direta do canal 16 e alta visibilidade do display. Especificações: 52 canais de transmissão 80 canais de recepção 1 watt de potência mínima 25 watts de potência máxima Frequência de transmissão 156-158 MHZ Frequência de recepção 156-163 MHZ Tamanho: A=5,55cm, L=18,73cm, P=20,64cm NNBRASIL

DSC: A mais recente tecnologia de rádio marítimo é chamada Digital ive Calling (DSC) e será incorporada em todos os rádios. VHF-DSC é um padrão reconhecido internacionalmente que opera no canal 70 da banda móvel marítima de VHF. Além de funcionar como rádiotelefone VHF, o rádio VHF-DSC (digital ive calling) permite a recepção seletiva de chamadas digitais de outros rádios VHF-DSC em barcos e estações da Guarda Costeira. O importante recurso de segurança dos rádios VHF-DSC é que permite um barco em emergência transmitir um aviso rápido de socorro ao acionar um botão. Quando conectado ao receptor GPS, o alerta de emergência irá enviar a posição precisa da embarcação em situação de emergência.

Especificações Técnicas:

Todos Canais Marítimos Internacionais

16 Canais Instantâneos

10 Canais Climáticos (Weather Channels)

Selecionável 1Watt / 25Watt

LED Display de Alta Visibilidade

Alto falantes frontais para melhor qualidade sonora

LED indicador de Transmissão

Caixa resistente à variações climáticas

Microfone resistente à variações climáticas

Conector do Microfone resistente à variações climáticas

Compacto, radio VHF de 25 Wats

Alerta climático / emergência NOAA

Sistema DSC, incluindo chamado de socorro e aviso de salvamento e posicionamento

Exclusivo microfone com revestimento de borracha e controle de funções, difícil de escorregar de mãos molhadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...