Ir para conteúdo

pirarucu no rio grande


Posts Recomendados

Uma coisa eu Garanto... Agora além de comer carne de tucunaré e tilápias do Rio Grande vou Comer carne de Pirarucus que é muito gostosa. Sinto muito em dizer para os "preservacionistas" de plantão mas essas espécies exóticas não trazem nenhuma vantagem para o ecossistema local. Muita gente fica aqui defendendo tucunaré e tilápia mas na minha opinião essas pessoas estão um pouco carentes de informação. Lógico que eu amo pescar tucunaré e tudo mais como todos por aqui mas isso é uma coisa boa apenas para nós pescadores e não podemos nos esquecer disso... Quanto mais tem tucunarés e outros predadores exóticos na região mais a natureza local decline. Quem realmente vai na beira do rio sabe como está a infestação de tucunarés no Rio Grande e Tietê, onde você vai vê cardumes nadando. Nas beiradas no meio em todo canto, só não se vê muito exemplares grandes pois o clima não é propicio... e cada vez se torna mais difícil capturar espécies nativas, será que não tem nenhuma relação entre os fatores?

Abraços

Os barramentos acabam com o ciclo natural da vida no rio... Não tem mais piracema e as espécies locais param de reproduzir!!!

Se não tivesse Tucunarés, Tilápias, Corvinas e outros mais... seria então um lago imenso onde não teria reprodução dos peixes da bacia!!!

O Tucunaré aparece mais porque já vive nesse ambiente de lagoa... e acho que o Tucunaré ou outra espécie introduzida não pode ser acusada de acabar com tudo... até pela questão de ser um peixe predador... que precisa de peixes forrageiros para se alimentar!!!

Fato é que o maior destruidor do meio ambiente... continua sendo o bicho homem que acha que pode colocar rede e mais rede... ou levar todo o peixe que conseguir pegar, seja peixe nativo ou introduzido!!! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa eu Garanto... Agora além de comer carne de tucunaré e tilápias do Rio Grande vou Comer carne de Pirarucus que é muito gostosa. Sinto muito em dizer para os "preservacionistas" de plantão mas essas espécies exóticas não trazem nenhuma vantagem para o ecossistema local. Muita gente fica aqui defendendo tucunaré e tilápia mas na minha opinião essas pessoas estão um pouco carentes de informação. Lógico que eu amo pescar tucunaré e tudo mais como todos por aqui mas isso é uma coisa boa apenas para nós pescadores e não podemos nos esquecer disso... Quanto mais tem tucunarés e outros predadores exóticos na região mais a natureza local decline. Quem realmente vai na beira do rio sabe como está a infestação de tucunarés no Rio Grande e Tietê, onde você vai vê cardumes nadando. Nas beiradas no meio em todo canto, só não se vê muito exemplares grandes pois o clima não é propicio... e cada vez se torna mais difícil capturar espécies nativas, será que não tem nenhuma relação entre os fatores?

Abraços

Tá desinformado Gabriel, aqui no rio grande tem bastante Piau ainda. E tucunare desse jeito que vc falou , nem tanto! Exemplares grandes , pelo menos aqui na água vermelha se vê. Não é raro peixes de mais de 3 kgs, então o clima é propício. Não sei na bacia do Tiete. Fica o convite para vir aqui e conhecer! joia:::

Se as barragens impedem a piracema, como vai ficar o rio, sem peixe?! Por essa razão foram introduzidos os peixes exoticos. Para dar opções aos pescadores e riberinhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente a base desse problema são as usinas mas na questão de pesca de piau e piaparas eu falo todos os dias com os pescadores e não vejo ninguém dizer que ta pegando nada desses peixes não, muito pelo contrário, todo mundo está passando a pescar tucunaré e estão desanimando de piaparas....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa eu Garanto... Agora além de comer carne de tucunaré e tilápias do Rio Grande vou Comer carne de Pirarucus que é muito gostosa. Sinto muito em dizer para os "preservacionistas" de plantão mas essas espécies exóticas não trazem nenhuma vantagem para o ecossistema local. Muita gente fica aqui defendendo tucunaré e tilápia mas na minha opinião essas pessoas estão um pouco carentes de informação. Lógico que eu amo pescar tucunaré e tudo mais como todos por aqui mas isso é uma coisa boa apenas para nós pescadores e não podemos nos esquecer disso... Quanto mais tem tucunarés e outros predadores exóticos na região mais a natureza local decline. Quem realmente vai na beira do rio sabe como está a infestação de tucunarés no Rio Grande e Tietê, onde você vai vê cardumes nadando. Nas beiradas no meio em todo canto, só não se vê muito exemplares grandes pois o clima não é propicio... e cada vez se torna mais difícil capturar espécies nativas, será que não tem nenhuma relação entre os fatores?

Abraços

Não tinha pensado nisso...boa pergunta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belas imagens!!! muito bonito esse cardume!!

Sobre o assunto, que é muito polêmico! Minha opinião é a seguinte.. Já que os rios foram barrados em seus leitos que serviram por anos e anos como caminho para desova de cardumes de piracema. Teríamos que ter um bom senso pois, havendo a diminuição natural de espécimes nativas por causa do represamento, o mais lógico seria inserir uma espécie exótica como tucunaré ou a tilápia (esta que vive em nossos lagos desde a década de 50) quando chegou por aqui oriunda da África ( a espécie rendalli) que é a menor e mais rústica reprodutora da espécie. O tucunaré para muitos é um vilão, eu não o vejo assim, alias acho muito injusto alguém pensar que ele é o culpado pelo sumiço de peixes forrageiros. A culpa é das hidrelétricas e barragens que cortam seus ciclos reprodutivos. Pesco á vários anos em rios que o tucunaré, pirarucu, e tantos outros predadores convivem entre si, que é o rio Araguaia - GO e Rio Cristalino-MT, lá existem em grande quantidade e em harmonia com os mesmos citados aqui piau, lambari, pacu...

Acho que neste caso do pirarucu no Rio Grande, por se tratar de águas lênticas, ele vai se adaptar bem e não mudará o curso da cadeia alimentar, é mais um predador? sim como não....Mas devemos também entender que lá existem piranhas em grande quantidade, lambaris, piaus.... todos são onívoros ( são definidas como aquelas espécies que consomem ao mesmo tempo alimentos de origem animal e vegetal) Tbm são controladores dessas espécies carnívoras, atacam e comem suas ovas (então, precisam um do outro) A muitos anos disseram que o tucunaré que se espalhou pelo Rio Piquiri depois tbm de um rompimento de uma represa particular ( na época foi até matéria da Tv Globo) Hoje ele faz parte do mesmo ambiente que não mudou em nada, pelo contrário. Rios são diferentes de tanques de peixes, as pessoas confundem. Nenhuma espécie é pior que a outra todas tem sua importância. Para mim só enriquece o Rio Grande, parabéns pirarucu! Siga seu caminho que daqui a alguns anos vão agradecer. A culpa não é sua, e sim dos: defensivos agrícolas, das erosões, dos desmatamentos, poluição de esgotos, lixos, das hidrelétricas que não possuem escadas, da pesca predatória.... enfim...do homem!!!

Grande abraço.

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belas imagens!!! muito bonito esse cardume!!

Sobre o assunto, que é muito polêmico! Minha opinião é a seguinte.. Já que os rios foram barrados em seus leitos que serviram por anos e anos como caminho para desova de cardumes de piracema. Teríamos que ter um bom senso pois, havendo a diminuição natural de espécimes nativas por causa do represamento, o mais lógico seria inserir uma espécie exótica como tucunaré ou a tilápia (esta que vive em nossos lagos desde a década de 50) quando chegou por aqui oriunda da África ( a espécie rendalli) que é a menor e mais rústica reprodutora da espécie. O tucunaré para muitos é um vilão, eu não o vejo assim, alias acho muito injusto alguém pensar que ele é o culpado pelo sumiço de peixes forrageiros. A culpa é das hidrelétricas e barragens que cortam seus ciclos reprodutivos. Pesco á vários anos em rios que o tucunaré, pirarucu, e tantos outros predadores convivem entre si, que é o rio Araguaia - GO e Rio Cristalino-MT, lá existem em grande quantidade e em harmonia com os mesmos citados aqui piau, lambari, pacu...

Acho que neste caso do pirarucu no Rio Grande, por se tratar de águas lênticas, ele vai se adaptar bem e não mudará o curso da cadeia alimentar, é mais um predador? sim como não....Mas devemos também entender que lá existem piranhas em grande quantidade, lambaris, piaus.... todos são onívoros ( são definidas como aquelas espécies que consomem ao mesmo tempo alimentos de origem animal e vegetal) Tbm são controladores dessas espécies carnívoras, atacam e comem suas ovas (então, precisam um do outro) A muitos anos disseram que o tucunaré que se espalhou pelo Rio Piquiri depois tbm de um rompimento de uma represa particular ( na época foi até matéria da Tv Globo) Hoje ele faz parte do mesmo ambiente que não mudou em nada, pelo contrário. Rios são diferentes de tanques de peixes, as pessoas confundem. Nenhuma espécie é pior que a outra todas tem sua importância. Para mim só enriquece o Rio Grande, parabéns pirarucu! Siga seu caminho que daqui a alguns anos vão agradecer. A culpa não é sua, e sim dos: defensivos agrícolas, das erosões, dos desmatamentos, poluição de esgotos, lixos, das hidrelétricas que não possuem escadas, da pesca predatória.... enfim...do homem!!!

Grande abraço.

:amigo:

Falou tudo!

Matar peixes indiscriminadamente só porque são exóticos e achar que isso não é depredação é pura ilusão!

O meio ambiente é esse no qual vivemos atualmente... sim está modificado, mas é esse. Alteramos permanentemente o curso dos rios e os tucunarés, tilápias, corvinas e todos os outros (incluindo o pirarucu) fazem parte dele agora. Concordo que matar um Dourado ou um pintado no Rio Grande seja um ato lamentável (de chorar), e matar um único tucunaré na beira do rio é justificável (contanto que não seja uma matriz).

Outro ponto que seria legal se alguém com EMBASAMENTO CIENTÍFICO discutisse aqui é o seguinte... Uma vez que a "MERd..." já está feita, será que os pintados, piaparas e dourados não estão se adaptando e se reproduzindo às beiras das barragens? Eu particularmente acho que sim... vemos filhotinhos de dourados e piauzinhos o tempo todo nesses rios... será que são todos alevinos produzidos em cativeiro e introduzidos??? acho isso meio impossível.

Bom, eh isso... abração a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belas imagens!!! muito bonito esse cardume!!

Sobre o assunto, que é muito polêmico! Minha opinião é a seguinte.. Já que os rios foram barrados em seus leitos que serviram por anos e anos como caminho para desova de cardumes de piracema. Teríamos que ter um bom senso pois, havendo a diminuição natural de espécimes nativas por causa do represamento, o mais lógico seria inserir uma espécie exótica como tucunaré ou a tilápia (esta que vive em nossos lagos desde a década de 50) quando chegou por aqui oriunda da África ( a espécie rendalli) que é a menor e mais rústica reprodutora da espécie. O tucunaré para muitos é um vilão, eu não o vejo assim, alias acho muito injusto alguém pensar que ele é o culpado pelo sumiço de peixes forrageiros. A culpa é das hidrelétricas e barragens que cortam seus ciclos reprodutivos. Pesco á vários anos em rios que o tucunaré, pirarucu, e tantos outros predadores convivem entre si, que é o rio Araguaia - GO e Rio Cristalino-MT, lá existem em grande quantidade e em harmonia com os mesmos citados aqui piau, lambari, pacu...

Acho que neste caso do pirarucu no Rio Grande, por se tratar de águas lênticas, ele vai se adaptar bem e não mudará o curso da cadeia alimentar, é mais um predador? sim como não....Mas devemos também entender que lá existem piranhas em grande quantidade, lambaris, piaus.... todos são onívoros ( são definidas como aquelas espécies que consomem ao mesmo tempo alimentos de origem animal e vegetal) Tbm são controladores dessas espécies carnívoras, atacam e comem suas ovas (então, precisam um do outro) A muitos anos disseram que o tucunaré que se espalhou pelo Rio Piquiri depois tbm de um rompimento de uma represa particular ( na época foi até matéria da Tv Globo) Hoje ele faz parte do mesmo ambiente que não mudou em nada, pelo contrário. Rios são diferentes de tanques de peixes, as pessoas confundem. Nenhuma espécie é pior que a outra todas tem sua importância. Para mim só enriquece o Rio Grande, parabéns pirarucu! Siga seu caminho que daqui a alguns anos vão agradecer. A culpa não é sua, e sim dos: defensivos agrícolas, das erosões, dos desmatamentos, poluição de esgotos, lixos, das hidrelétricas que não possuem escadas, da pesca predatória.... enfim...do homem!!!

Grande abraço.

:amigo:

Falou tudo!

Matar peixes indiscriminadamente só porque são exóticos e achar que isso não é depredação é pura ilusão!

O meio ambiente é esse no qual vivemos atualmente... sim está modificado, mas é esse. Alteramos permanentemente o curso dos rios e os tucunarés, tilápias, corvinas e todos os outros (incluindo o pirarucu) fazem parte dele agora. Concordo que matar um Dourado ou um pintado no Rio Grande seja um ato lamentável (de chorar), e matar um único tucunaré na beira do rio é justificável (contanto que não seja uma matriz).

Outro ponto que seria legal se alguém com EMBASAMENTO CIENTÍFICO discutisse aqui é o seguinte... Uma vez que a "MERd..." já está feita, será que os pintados, piaparas e dourados não estão se adaptando e se reproduzindo às beiras das barragens? Eu particularmente acho que sim... vemos filhotinhos de dourados e piauzinhos o tempo todo nesses rios... será que são todos alevinos produzidos em cativeiro e introduzidos??? acho isso meio impossível.

Bom, eh isso... abração a todos

Resumidamente... A vida dá um jeito de seguir seu curso natural!!!

Agora... como todo mundo disse acima... e ninguém lançou as perguntas:

Se o ambiente não é mais natural... porque a culpa é só dos peixes introduzidos lá???

Se em ambientes de rios os peixes introduzidos não vem trazendo grande impacto... porque só nas represas eles destroem tudo e ninguém atenta pelo fato do barramento ser o maior vilão dessa história???

O pirarucu introduzido acidentalmente suportará a diferença de ambiente e atingirá os mesmos tamanhos obtidos dos da amazônia e araguaia???

Será que esses pirarucus não serão tão caçados como os tucunarés que aguentam lambarizeiros, redes e a falsa pesca esportiva(digo isso daqueles que levam todos os peixes pra casa e se dizem pescadores esportivos só porque usam iscas artificiais) que destrói tudo e culpa sempre o peixe introduzido???

São tantas as perguntas sem resposta e que nenhuma entidade ou impressa aborda dessa forma!!!

É isso!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho mesmo que a fauna em si está se adaptando ao que lhe foi introduzido tão bruscamente, querendo ou não essas barragens são novas... Dentro de mais uns 50 anos se tudo continuar como está com certeza as espécies estarão muito mais adaptadas. Um ponto que achei interessante se dizer é que os peixes parecem estar procriando mesmo nas águas paradas pois vemos muitos filhotes de peixes nativos na água parada, um tempo atrás estava pegando filhotes de dourado na frente de um condomínio bem movimentado no rio grande. Aí já vem mais um problema o pessoal estava super feliz lá que estavam pegando uns douradinhos de 15 cm pra fazer fritinho.

Um outro ponto também que temos que levar em consideração é que o volume de água mudou drasticamente, se existia X de peixes para X de água eu acho totalmente comum quando esse X de água se torna 10 vezes maior que se torne mais difícil estar visualizando tantos peixes quanto antes. Acontece que pra achar um pintado ou um jau em um local tão vasto fica muito mais difícil mesmo, acabamos vendo mais tucunarés mesmo pois são peixes que ficam em locais mais abrigados.

Também acho que esses pirarucus após crescerem se tornarão muito difíceis de ser visualizados pois com certeza serão peixes muito ariscos a presença humana...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o que digo sempre.. quando ouço algué falar que tem mesmo que matar o tucunaré, que aquilo é uma praga e acaba com todos os outros peixes do local.

"por que no Rio São Francisco(no meu caso aqui em MG) tem tucunaré e não acabou com os outros peixes que tem la?"

Sera que la em cima(na represa) o que acabou com os demais peixes foi realmente o tucunaré o a propria represa ???

E termino falando que nunca vi um tucunaré comendo um dourado ou um surubim.

Sera que quando a represa do Teles Pires ficar pronta, os tucunarés vão comer todos os Jaús, Pirararas, piraibas, etc... ??? Ou o que acabará com esses peixes la... vai ser a represa, o homem ???

Resumindo, não tenho nada contra os pirarucus se reproduzirem e expandirem pela represa de furnas, pelo contrario... torço para que isso aconteça e o mais rapido possivel.

Quem sabe qualquer dia, eu... la na casa do meu pai... não pegue um bruto desses ??? hehehehe

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho mesmo que a fauna em si está se adaptando ao que lhe foi introduzido tão bruscamente, querendo ou não essas barragens são novas... Dentro de mais uns 50 anos se tudo continuar como está com certeza as espécies estarão muito mais adaptadas. Um ponto que achei interessante se dizer é que os peixes parecem estar procriando mesmo nas águas paradas pois vemos muitos filhotes de peixes nativos na água parada, um tempo atrás estava pegando filhotes de dourado na frente de um condomínio bem movimentado no rio grande. Aí já vem mais um problema "o pessoal estava super feliz lá que estavam pegando uns douradinhos de 15 cm pra fazer fritinho."

Um outro ponto também que temos que levar em consideração é que o volume de água mudou drasticamente, se existia X de peixes para X de água eu acho totalmente comum quando esse X de água se torna 10 vezes maior que se torne mais difícil estar visualizando tantos peixes quanto antes. Acontece que pra achar um pintado ou um jau em um local tão vasto fica muito mais difícil mesmo, acabamos vendo mais tucunarés mesmo pois são peixes que ficam em locais mais abrigados.

Também acho que esses pirarucus após crescerem se tornarão muito difíceis de ser visualizados pois com certeza serão peixes muito ariscos a presença humana...

Então não faz tanta diferença se for tucunaré, pintado ou dourado!!!

O Bicho homem vai acabar com tudo... seja qual peixe for!!! joia::: joia::: joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra não correr o risco de desagradar ninguém, vamos fazer o seguinte, vamos soltar os Amarelos lá no Amazonas e ver no que dá....... negativo::

Será que ele se adaptaria a água preta do rio negro???

Tudo continuaria sendo culpa do homem... :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra não correr o risco de desagradar ninguém, vamos fazer o seguinte, vamos soltar os Amarelos lá no Amazonas e ver no que dá....... negativo::

Será que ele se adaptaria a água preta do rio negro???

Tudo continuaria sendo culpa do homem... :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Jean.......um dos maiores ambientalistas que o Brasil já teve propôs isto, acredite.

Eu não tenho nada contra, até porque o Dourado do Rio Paraiba do Sul também foi introduzido por um Biólogo.

E hoje temos até Bagre Africano por aqui.

Já participei de reuniões de concessionária de Represas, e os Biologos afirmavam com cara de sérios que nosso rio não tinha espécie migratória.

Pode acreditar........só o homem pode agir assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...