Ir para conteúdo

Ajuda balancear equipamento


Daniel Perazolo

Posts Recomendados

Olá...

Seguinte:

Fiz meu primeiro arremesso de uma isca artificial na agua sábado passado..até então vinha treinando em casa na grama com uma isca sem garatéia..

Na agua é muito diferente de lançar na grama (ahahaha), ainda mais qdo vc tem um equipamento relativamente pesado, qdo comparado com um mais de ponta...

enfim..

minha vara: Tucunaré 1681C (pesca Brasil); line 10-25lb; lure wt 3/8 - 1 oz/ 5,6"; action medium heavy.

minha carretilha: Brisa 8000 - 0,37 _ 110m

linha mono .40 o mesmo que estava brincando em casa.

qdo arremessei com uma Shimano Aldebaran mg7 / não sei qual vara..de um amigo....achei o meu pesado demais da conta...ahahah

enfim..gostaria de melhorar o balanceamento do conjunto, se possível...duvidas:

1-uma linha mais fina multi (estava penando em uma com uns 15-18lb) irá melhorar o desempenho no arremesso?

2-tentar trocar algumas peças da carretilha (para tentar deixar mais leve) vale a pena??

3-trocar a vara por uma oca mais leve (ou continua ruim por causa do peso da carretilha)??

ou

4- deixa esse conjunto para pescar na espera ( com uma linha de 25lb / max da vara) e comprar um conjunto melhor??

Pq é o seguinte..eu até posso comprar uma shimano aldebaran e uma vara boa, porem não queria deixar o conjunto que tenho la abandonado, será que me entendem?

A ideia é qdo possível pescar aqui por perto peixes (tucunare) de aproximadamente 2kg (eu acho) eventualmente maiores (bicuda, trairão)..

mais o principal: gostaria de um equipamento leve que não pese muito no fim do dia (ahahahah) pq até eu sentir o peso do meu (ruim?!) e de um bom (do meu amigo) não entendia o pq das coisas boas serem mais caras...só fui entender no domingo cedo...ahahahahh

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Daniel,

Vou lhe dar uma opiniao muito pessoal ( comigo foi assim)

Minha primeira carretilha foi a mesma que vc citou, porem um utilizava varas com uma libragem menor 12,15,17lbs.

Entao sugiro que vc faça o mesmo, comece investindo em uma vara mais leve e aproveite pra colocar uma linha mais fina tb( qdo uso mono, pesco com linha 0,33mm e multi 0,28mm).

Garanto que sentira menos o braço ao fim do dia. Porem, a medida que for ficando craque no arremesso e consequentimente pegando alguns peixes, nao tem jeito, vai ter que investir um pouco mais!

Espero ter ajudado.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opine pela opção 3 - troque sua vara por uma mais leve e de melhor qualidade que esta sua "não que ela seja ruim", tipo uma Enzo, rapala bronze, altezza, etc... e coloque sua carretilha e vá pescar... eu acho que vai melhorar bastante mas mesmo assim acredito que você vai querer trocar a carretilha também depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, devo entender qdo vc diz "peso" vc se refere a libragem da vara? Creio que sim!

Partindo deste principio, tem varas de todo precço. Como vc esta começando acho que seria legal e viavel (R$) vc investir numa Marine Sports mesmo, tem a LUBINA 168M 10 A 16LBS ( rapida) a propria LIGER 15 LBS ( acho que seja media rapida, nao a conheço) Tb a hunter Fish 17 lbs.

Com qualquer uma dessas vc estará bem servido pra começar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também acredito que trocando a vara e a linha vai melhorar muito a leveza do conjunto e distância de arremessos.

A vara iria de Liger 15 libras ou Green Bass 17libras, são muito boas.

Linha power pró 0,28mm ou 0,23mm.

abraço e boas pescas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essas varas não achei aqui não.....se pedir pela net chega inteira?...e o medo de pedir uma vara boa pela net e chegar quebrada...

ou as loja mandam protegidas e tal..ja penso uma vara oca prensada dentro de um caminhão!!!

amanha vou la pessoalmente e ver o que eles tem ai posto aqui...para me ajudarem..ok

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel,

Normalmente as varas são despachadas pelas lojas adequadamente embaladas e a depender da quantidade, até mesmo dentro de um tubo plástico (desses brancos usados em construção civil - são os melhores para proteção de pancadas externas).

arrow:: Verifique em locais próximos a você, ou faça uma pesquisa nas lojas que vendem por internet para ver o custo do frete, pois algumas vezes ficam mais caro que o próprio produto ! Avalie se justifica gastar mais num frete que no equipamento desejado... (não faz sentido).

arrow:: Se TIVER que comprar, escolha algo mais duradouro... (já tem boas dicas do que procurar).

Outra coisa SEMPRE IMPORTANTE, é buscar um equipamento equilibrado e o mais leve possível ! Não apenas irá favorecer a esportividade na pescaria, gerando-lhe mais emoção, como vai lhe cansar bem menos ! Raciocine que numa pescaria amazônica (só para exemplificação), são feitos mais de mil arremessos por dia ! Entendeu o porque de buscar a "leveza" no conjunto !!! Repare que estou me referindo ao conjunto, e isso inclui a carretilha e a linha, que poderá/deverá ser de multifilamento...

arrow:: Por fim, "tralhas de pescaria" são coisas que sempre se renovam, de modo que não se decepcione ou se incomode com o que já possui, pois irá ter outros conjuntos, e não demora...

Boas pescarias ! ::fishing

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo

Não faz muito tempo, tive o mesmo problema que o seu; comecei a pescar com iscas artificiais com um " molinete de supermercado " como a gente diz por aqui e a vara era de fibra, mas isso não é o pior...se acredita que eu comprei uma vara para carretilha e coloquei o molinete!!!! vergonha::

Depois vendo uns vídeos do programa pescapara que eu fui aprendendo. Mas a minha primeira carretilha foi uma Caenan que tenho até hoje e faz par com essa varinha de fibra que usava no molinete. É uma laguna da ms de 1,52. Hoje já tenho uma tralha um pouco melhor, mas não largo minha Caenan e minha Laguna de jeito nenhum!! Peguei amor nas bichinhas e inclusive na minha ultima pescaria foi esse conjunto que pegou o maior peixe, um surubim de quase 6 K !!! A enzo III e a curado perderam... doeu::

Até isso na pesca esportiva é bacana, o aprendizado...

Ah! tem uma mensagem do mestre Kid M que me ajudou ( e ajuda ) muito na escolha do equipamento. um informativo completo!! Caça ai que vai te ajudar joia:::

Abraços e boas pescarias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha a "cara" dela ai !

arrow:: Material mais simples e tradicional, com um custo de venda () de US$ 25 - aqui deve estar na faixa dos R$ 100

arrow:: Tem vários tamanhos e composição de resistência ! É bom verificar as características da que está a venda por aí.

arrow:: Se for para molinete, o modelo 8-17 lb parece bem satisfatório com tamanho de 6'.

arrow:: Mas há modelos equivalentes para carretilhas.

Boa sorte

Imagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande mestre Kid..

comprei a vara que achei aqui na minha cidade..

Berkey Cherreywood HD

5,6" medium

Lure 1/4-3/4 oz

trilene 8-17lb

105g na balança digital

R$155,00 aqui na cidade

amanha vou colocar uma linha 28mm multi 8 fios na minha Brisinha 8000 e ir brincar para ver se sinto diferença..

e como custo beneficio..estou pensando em comprar uma MS Liger (142g segundo o fabricante) uma carretilha leve e relativamente barata...se comparada as marcas tops..e deixar minha Brisinha para pescar apoitado com uma linha mais grosso um pouco...(ou não??)..

acho que com esse conjuntinho com peso final 247g sem linha e isca..acho que vai dar para eu brincar muito..

o que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel,

Acredito que tenha feito uma boa compra ! R$ 155 já nas suas mãos, é um bom valor...

Acho que essa vara vai ser uma espécie de curinga para suas pescarias... Tamanho legal, leve, trabalha iscas pequenas e médias, enfim, vai ser sucesso ! Lembre-se SEMPRE de que o equilíbrio é do conjunto e não da linha, da vara ou do freio da carretilha !

Deixe para dar o passo seguinte (nova compra) após experimentar bem esse conjunto e verificar o que mais gostaria de ter num novo conjunto, maior capacidade de armazenamento de linha, mais envergadura da vara, mais leveza do conjunto, tipo de vara mais rígida (fast) para respostas mais precisas ?

arrow:: Enfim, avalie suas necessidades antes de ir adiante, até para investir em algo que LHE FAÇA A DIFERENÇA !

Boa sorte joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...