Ir para conteúdo

Conjunto médio


Ira

Posts Recomendados

Qual a opinião dos colegas mais experientes sobre o seguinte conjunto médio para pesca no Mato Grosso e para fisgar umas piraras de 20 Kg num pesque pague na minha região:

- Carretilha Abu 5601 C4

- Vara Evolution MS de carbono 36lb, 5'6' ou uma Amazon Tucuna de 36lb

- Linha 0,36mm (50lb) da Power Pro ou Vexter

- Lider de 3m de fluorcabon 0,52 da Vexter

Está balanceado ou vocês me sugerem outro conjunto, ou só algumas modificações neste sugerido?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso estar "nadando contra a corrente", mas mesmo assim permito-me sugerir-lhe que adote uma vara menos "dura" para esse conjunto ! Melhor dizendo, as Evolution GT tem uma "ação" do blanc mais para "moderada" do que para "fast" ou "extra fast", o que não é o melhor para pesca de espera com peixes de couro !

Em outras palavras, a forma da vara traballhar ( o corpo da vara ) é mais flexível que os de "rápido" e "extra rápido", o que lhe permitirá melhor forma de trabalhar o peixe ! Não sei lhe informar sobre o equilíbrio do conjunto, por não conhecer essa carretilha, mas estou achando os itens mais para super dimensionados do que mais esportivos...

"Pirararas de 20 kg" dentro de um pesque pague, dificilmente irão encontrar um enrosco, ou seja, deixa "a bruta" tirar linha... O processo de "briga" com ela ficará bem mais emocionante se o conjunto não permitir que "reboque" o peixe, sabendo respeitar as limitações do material, e apreciar a briga e respeitar o momento de recolher o peixe !

Claro que o estilo de cada um é próprio, mas a sensação de "briga" com o "oponente" é que precisa ( sempre ) ser valorizada, e principalmente respeitada ! Se for para ter certeza que o peixe não irá escapar, "cabo de aço" nele, mas se for para sentir a adrenalina, é preciso que a "luta" seja um pouco mais equilibrada ! Sem enroscos, e com o peixe confinado numa lagoa ( ou tanque ), é tudo uma questão de paciência e aproveitamento, ou será que melhor que tirar o peixe, não é ouvir aquele barulho do freio pela linha retirada... Pense nisso ! wink

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ira, é o seguinte, descordo do Kid quanto a varas de ação mais lenta serem piores para espera, para grandes peixes de couro uma vara muito rápida pode complicar sua briga numa arrancada súbita, onde o impacto na linha se torna bem mais rápido (isto vai de gosto também), portanto as 2 são ótimas varas, mas para espera eu iria de Evolution.

arrow:: Xandego, Pode ser por forma de escrita, mas meu ponto de vista é exatamente igual ao seu ! Varas de espera devem ser lentas ( sempre ) ! Tenho uma Amazon Tucuna ( 36 lb ) que não me serve nem para pescar tucuna de 2 dígitos... A vara de espera que uso é MS Evolution de 60 lb, daquelas que "dobram fácil"... Faço a ratificação do que postou acima... uhrm:: Kid M

Quanto a carreta, a ABU 5601 é máquina demais, para um pesqueiro ela sobra. Num rio seria ótima, para pesqueiro, uma 5501 talvez fosse mais confortável, mais econômica na troca de linhas, etc... E aguenta muito bem, no Araguaia já tirei pirarara de 35Kg com carretilha ABU 5501 e vara ABU Gold Series 30lb.

Linhas eu concordo com Bruca, multifilamento para peixes de couro que vão nas galhadas (caso da pirarara) é fria, em pesque-pague o sistema é outro, teria que ser avaliado. Mas num rio, a pirarara não entra na galhada com seus 3 primeiros metros de linha e sim com 15 ou 20 metros fazendo arruaça, portanto não vejo utilidade para o líder nem confio em multi para esta esta situação, mas repito, deve ser avaliado o caso do pesqueiro (briga limpa).

Concluindo, uns 150m num equipamento 35 a 40lb pra um pesqueiro acho que garante emoção numa briga com uma pirararinha de 20Kg.

Xande. smile::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue minhas sugestões:

Esquece essa linha de mult pra Pirarara.... Você vai precisar de uma linha de MONO acima de 0,70 mm...

Esquece líder também... coloca um empate de aço bruto com anzol 8/0 pra cima...

lingua::

caracas ! esqueci que era pra pesque pague... desconsidere as dicas seila:: seila::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...