Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Augusto Mestieri

Aprovado - autorizada Yamaha "Ome"

Posts Recomendados

Problema com o Yamaha F 90 4 Tempos - BETL EFI ano 2012

No último torneio que aconteceu em São Simão, senti o barco perdendo rendimento em alta, como tinha acabado de fazer a revisão das 300 horas e trocados os itens recomendados pela concessionária estava tranquilo.

O barco arrancava bem e na sequencia o rendimento caia e não passava de 50 km/h. Sendo que o normal seria atingir uns 70km/h. Durante o dia o problema foi se agravando então fiz o que podia ser feito para não perder o dia de competição. Sangrei o filtro separador de água, liguei diretamente a mangueira do tanque no motor sem passar pelo filtro, troquei de tanque (meu barco tem dois tanques um de 25l que uso como reserva), abri o motor e retirei o elemento filtrante do copinho, bombeei manualmente a gasolina para tentar melhorar a alimentação. Nada surtiu efeito.

Voltei com o barco capengando a 30 km/h. Moral da história perdi umas 4 horas de pesca no dia do torneio.

Chegando em São Paulo, liguei para uma concessionária Yamaha e tentei agendar para levar o motor para ver o que estava acontecendo, só que eles estavam lotados de serviço, eles me falaram que poderia ser vários os motivos que levam a este problema de alimentação, e que eles teriam que iriam fazer diversos serviços, como limpeza da bomba, limpeza dos bicos, revisão de toda a parte de alimentação, só não iriam abrir a bomba de alta pois o custo seria muito alto coisa de 2 mil reais. E que eu teria que levar o barco para a represa para testar e ver se tinha resolvido.

Mas me indicaram uma concessionária no litoral pois assim poderiam diagnosticar o problema com mais facilidade, liguei para esta concessionária no litoral e eles e me falaram que apesar de estarem no litoral teriam de cobrar uma taxa de saída do mecânico além do custo de hora da mão de obra.

Entrei no site da Yamaha e descobri uma oficina chamada Ome, que fica no Riacho Grande, para quem não sabe, é um local onde tem uma represa aqui perto de São Paulo. Muito mais perto do que ir para o litoral, não paga nem pedágio.

Liguei agendei com o Osmar, e infelizmente eu não pude ir, mas acabei ligando para ele novamente e levei o barco até ele. Pelo telefone ele cantou a bola e me falou que este defeito era comum por conta do alcool misturado ao combustivel e perguntou se eu tinha trocado o filtro de linha, eu disse que não pois a concessionária não tinha me falado da necessidade da troca deste filtro.

Cheguei lá sem avisar o Osmar que estava consertando um Jet Ski aberto arrumando o motor para uma competição que aconteceria no dia seguinte. Aguardei até que ele pudesse ir para água comigo. Ele levou uns equipamentos para medir a pressão da bomba e constatou que estava tudo ok, depois mediu a pressão depois do filtro de linha e detectou o problema. No mesmo momento fez uma ligação direta sem o filtro para termos certeza e constatou que era o filtro mesmo.

Resumindo, o serviços ficou em R$100 reais mais o valor do filtro, que como não encontrei o da Yamaha acabei colocando o da Mercury que resiste mais, e é menos da metade do preço, se tivesse achado da Yamaha teria gasto por volta de R$120 contra R$40 do da Mercury.

Não tem como não recomendar esta oficina autorizada. Mas como eles sempre tem muito serviço é bom agendar e ir no dia combinado. Segue o contato da oficina.

OME

> Oficina Autorizada

ENDEREÇO: AV DA PRAIA, 270 

BAIRRO: RIACHO GRANDE

ESTADO: SP

CEP: 09830-160

TELEFONE: (011) 4354- 0575 

FAX: (011) 4354- 0575 

fenixome@hotmail.com 

Espero estar ajudando os amigos que muitas vezes mandam limpar os bicos, trocam a bomba de combustível e até a de alta e o problema comum está neste filtro que nem é recomendado a troca nas revisões.

Por motivos óbvios não citei os nomes das outras duas concessionárias, a primeira que fica aqui em São Paulo e onde normalmente faço as revisões nem a outra que fica no litoral e que cobra o valor da saída do mecânico além do custo da mão de obra.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso