Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Fabrício Biguá

7 Dicas de Ouro para voar seguro sobre a água.

Posts Recomendados

7 DICAS DE OURO PARA VOAR SOBRE A ÁGUA

Na verdade se observadas as dicas abaixo teremos segurança de voo em qualquer situação, seja sobre a terra ou água.

Como disse, vamos esquecer o voos de aeronaves montadas (como um Lego), Phantons 1 e 2. Estes já estão fora de linha e devem sumir do mercado em breve. Vamos partir para os Phantons 3 (todos os modelos) e Phantom 4, q são os drones que a maioria dos pescadores irá adquirir.
Claro q as dicas servem para qualquer tipo de drone, mas algumas configurações a q me refiro abaixo são exclusivas dos aparelhos da DJI.

Caso vc não tenha lido o tópico que postei sobre o drone que a DroneFish recomenda, CLIQUE AQUI.

Voar sobre a água aparentemente é mesma coisa q voar em terra firme...rsrs...mas, qualquer problema q vc tiver sobre a água, o aparelho irá cair e vc provavelmente o perderá...rsrs. Então, vamos lá.

arrow:: 1 - Confiança demais vs. Voo inseguro;
Aqui está o problema em 99% das quedas. A falta de habilidade de pilotagem com excesso de confiança do piloto..rsrs..Quando estes dois estão juntos, seu aparelho corre enormes riscos. Eu mesmo já abusei do voo em duas ocasiões q poderiam ter derrubado meu drone. Por PURA SORTE, ele não quis me abandonar (nunca conte com ela).
Então, a primeira coisa a ser feita é treinar. Treinar tudo, montagem, configuração e voo. Quanto mais treinado, menores as chances de derrubar seu drone.

Esteja sempre seguro do que irá fazer e não se ache o "gostosão". Voe várias horas em terra firme antes de ir para a água.

 

arrow:: 2 - Baterias sempre com carga total (drone e controle);
Quase derrubei um drone na água pq estava com 1% de bateria no celular. Então, tá dada a dica. Antes de voar, carregue todas as baterias, inclusive do telefone. 

 

arrow:: 3 - Confira todas as configurações da aeronave e do controle antes de decolar;
É muito importante que vc esteja habituado com as configurações do seu drone/câmera para saber exatamente o q ele irá fazer lá em cima, seja pra voar apenas, seja em caso de pane ou problemas diversos. Em um lugar tranquilo, fuce em todas as configurações do controle. Na sua casa, sentado ao sofá, simule tudo o q vc gostaria de fazer.
Bem configurado o aplicativo de voo te mostrará se tudo está seguro para voar. Caso contrário, não decole.

 

arrow:: 4 - Aguarde o aparelho "si localizar" antes de decolar. Tenha paciência;
Como eu disse em outro tópico, uma das coisas mais fantásticas que tem nos Phantons é o GPS. Ocorre que o GPS deles funciona como qualquer GPS de mão, automotivo, náutico e etc. A partida a frio (primeira partida) é mais demorada q uma segunda, terceira, e etc. Quanto mais forte o sinal do GPS, mas seguro será o seu voo. Aguarde o drone localizar mais de 10 satélites...Quando vc faz isso, automaticamente ele dá um sinal/som informando que o aparelho ESTÁ PRONTO E SEGURO PRA VOAR.
Ocorre que mesmo pronto pra voar, a precisão do GPS pode não estar tão boa, ou seja, o Home Point (ponto de casa ou de decolagem) está com a precisão de 10m. O drone ao voltar pode pousar em qualquer lugar com uma margem de erro de 10m. Isso pode ser fatal.

Então, aguarde um pouquinho mais. Observe na tela do telefone quantos satélites foram localizados e aguarde pra ver se eles aumentam. Quanto mais satélites, mais preciso será o pouso autônomo.

 

arrow:: 5 - Decolando da plataforma de embarcações;
Se vai decolar a partir da plataforma de um barco (q acontece muittooo), saiba que o Home Point (ponto de casa ou decolagem) estará em movimento, ou seja, se o aparelho tentar pousar autonomamente, vc irá jogá-lo na água. Se vai decolar nesta situação, NUNCA DEIXE O APARELHO POUSAR AUTONOMAMENTE. Pouse-o manualmente. Atenção para a dica 2, pois se faltar bateria do controle ou o sinal entre ele e o drone, sozinho o drone irá pousar nesse Home Point sobre a água. Tchau pro drone...rsrs

 

arrow:: 6 - Decolou?!?! Cumpra todo o planejamento feito. Toda vez q vc foge do plano, o risco aumenta exponencialmente. 
É importantíssimo que façamos (mesmo que mentalmente) um planejamento de tudo o q iremos fazer com o aparelho no ar. NUNCA DECOLE SEM SABER O QUE IRÁ FAZER LÁ EM CIMA. Esta dica se confunde com a primeira, mas vale a pena repeti-la, pois, à medida em que vamos pegando confiança no aparelho, vamos quebrando os protocolos de segurança (principalmente no q se refere a tempo de voo/bateria), então, saiba que se o plano de voo for integralmente cumprido, É QUASE IMPOSSÍVEL vc derrubar o seu drone.


arrow:: 7 - Cuidado com as distâncias e voos baixos demais.
Qualquer problema que ocorre sobre o solo é bem mais simples de sanar que sobre a água. Se a bateria do aparelho está acabando sobre o solo, basta vc pousar o drone em qualquer local e buscá-lo depois. Sobre a água, já era. Então, voe à distâncias necessárias e em que haja contato visual com o drone.

Voe em altitude segura. Se vc voar baixo demais lembre-se q existem obstáculos naturais (pequenos galhos, morros e etc) q poderão lascar sua vida. E, voar perto de mais da água exige habilidade, qualquer errinho de pilotagem tb poderá fazer com que o aparelho toque na água e perca sustentação.

 

DICA/EXPERIÊNCIA DE OURO

Aqui vai uma dica resumida que o ajudará muito na sua pilotagem. A maioria dos sites e vídeos postados na web são bem explicativos mas, às vezes, são tão grandes e específicos, que vc não consegue aprender em um único tutorial, como se faz apenas para voar...rsrs...

Então, vou tentar postar aqui pra baixo um "geralzão" de dicas q podem ajudar quem está começando.

Drones da Phantom:

Abaixo uma imagem do aplicativo da DJI q é usado num Phantom 4.
Vc instala o app no seu telefone ou tablet e ele, quando sincronizado, mostra na tela do seu telefone o que está sendo visto na câmera do drone. É top demais.

telaphantom.jpg

No canto esquerdo:
- Setinha pra cima = para decolar sozinho (ele decola e fica parado a 1,2m esperando seu comando).
- Triângulo = posição da câmera em relação ao ponto de decolagem (repare q tem uma luzinha verde mostrando a direção).
- Seta pra baixo com H = apertando ele o drone voltará ao ponto e pousará sozinho.
- Balãozinho com H = para ativar/marcar o Home Point

No topo da imagem:
- P-GPS = GPS e altímetro atuando em todo o voo. Estabilização total da aeronave feita pelo GPS e altímetro (existe ainda as posições A e S, mas essa P é a ideal para ambientes abertos e onde o GPS atua em todo o voo).
- Satélite = número de satélites captados pelo aparelho (quanto mais, melhor).
- SAVE TO FLY (GPS) = aviso de q a aeronave está pronta para voar. Se algo estiver errado (botão vermelho) ou se o GPS está desligado (botão amarelo), não decole ou só o faça se souber o q está fazendo. Usuários inexperientes não devem decolar nesta situação.

Todo o restante, inclusive os ícones da lateral direita e inferior são meio q autoexplicativos...

Ligou o aparelho, calibrou tudo (depois explico como fazer, mas saiba q é moleza), esperou ele aparecer a tela com SAVE TO FLY...o aparelho está pronto para voar meu amigo. Aqui ele não cai....o q pode ocorrer é vc derrubar ele...rsrs

...e o mais legal é o seguinte.....Vc decolou...o aparelho pára e fica esperando o seu comando...Qualquer outro comando q vc der ele vai fazer, mas, bastou parar de comandar que o drone ficará paradinho no céu...ou seja, ele não vai cair, ele não vai bater em nada...então, ficou moleza. Basta vc ir comandando devagar que em pouco tempo vc estará acostumado em voar. É moleza.

E quanto ao uso da bateria!??!?!
- entre 100% e 31% = aparelho voando totalmente ao seu comando.
- entre 30% e 11% = o controle te avisa q a bateria está fraca e o drone sozinho começa a voltar ao Home Point (ponto de decolagem). Ocorre q vc cancela o comando tocando na tela.
- menos de 10% = o aparelho começa a pousar onde estiver. Vc não pode cancelar o comando, pode apenar mandar o aparelho subir (se manter voando), mas, ao soltar o controle, ele começa a descer imediatamente...ou seja, o drone quer pousar de qualquer jeito. Se vc estiver sobre a água, comande para o aparelho subir e procure um lugar para pousar imediatamente.

Bem...é isso....se vc apenas leu e entendeu essas dicas, puts, vc dificilmente terá trabalho com o seu drone.

Abraços e até a próxima dica.
Fabrício Biguá

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente Fabrício.

Se me permites,vou tocar mais no assunto segurança.Dois pontos muito importantes:

1:cuidado ao pegar o drone com as mãos,pouse ele no chão do barco ou na praia/barranco.O amigo que montou o meu trabalha só com isso,me mostrou umas imagens de acidentes que é de arrepiar!Parece que os caras tomaram várias navalhadas nos braços,impressionante!

2:se vc não é fera,nunca,mas nunca mesmo,voe sobre aglomerações de pessoas!

Abs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seja o q Deus quiser, fechei ontem o pedido do meu Phantom 4 q ja esta a caminho. Mais uma vez otimas dicas, Fabricio, mas gostaria de fazer 2 observacoes em relacao a home point, no Phantom 4 existe uma outra opcao de home point que eh o proprio controlador, mt util nas pescarias, pois ele buscara o barco (controlador) e nao o ponto do levantamento do voo, outra questao eh que o voo d retorno pode sim ser interrompido, alterando as teclas seletoras do modo de voo, atras do controlador

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...