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Opa, Blz pessoal?

Estou com uma dúvida em relação à instalação do carregador de meu barco.

Tenho em meu barco duas baterias, uma de 105ah estacionária para o elétrico e uma de 105ah para partida do motor, eletrônicos, bomba de porão e som.

Para recarregar essas 2 baterias conto com um carregador mk220d e ainda o alternador original do motor que está ligado apenas à sua respectiva bateria.

Esse carregador é de 2 banks, joga para cada bateria 10ah.

Outro dia fui pescar e lá pelas tantas fiquei sem bateria no elétrico, motivo pelo qual resolvi instalar uma terceira bateria no barco.

Minha dúvida é, se eu colocar mais uma bateria para o elétrico, da mesma amperagem, e ligar em paralelo, o carregador poderá apresentar algum problema para carrega-las ou poderei danificar meu motor elétrico?

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Igor, não entendo de ligação em paralelo, mas certamente a falta de carga se deveu a 1) você não ter dado carga completa antes da última pescaria e da que te deixou na mão ou 2) sua chave geral ficou ligada no ALL e você esqueceu de mudar para as baterias não transferirem carga entre si e a sua bateria do motor consumiu a do elétrico.

Na minha lancha eu usava um sistema que isola as baterias e a chave possuía apenas uma posição, sem que com isso você tenha que ficar mudando a chave e sem risco de ficar sem carga, mas sempre mantinha ela carregada antes e depois das pescarias para evitar problemas.

Se você for manter duas baterias, creio que não poderá fazer ligação permanente nas duas, mas sim remover uma e por a outra quando uma delas acabar, pois o carregador não é feito para mais de 2, podendo creio eu que até queimar seu carregador que custa bem carinho.

 

Abs,

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Meu motor elétrico usa bateria separada que não passa pela chave geral, ativo ele com um disjuntor...realmente, a carga pode não ter sido completa...pois é, meu medo é exatamente danificar o carregador ou o motor elétrico, que é ainda beeem mais caro que o carregador...Se realmente houver problema levo as duas baterias para o elétrico e substituo a que acaba pela que está completa, dará trabalho mas não estrago meu equipamento e nem fico sem elétrico..

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Igor...o Mk220D da Minnkota é tão top q vc poderá ligar as baterias em paralelo (ou mesmo em série) e ligar os dois bancos no carregador nelas.

Sim, vc liga o positivo e o negativo de um banco nos respectivos pólos de uma bateria, e faz o mesmo no outro banco / bateria.

Mesmo com o cabo fazendo a ligação em paralelo (24v), os bancos do alternador podem ser ligados como informo acima.

Dê uma lida neste tópico abaixo.
http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/36017-ajuda-com-alternador-minkota/#comment-412929

Qualquer dúvida é só falar...joia:::

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Opa Fabrício, blz!!??

Rapaz, mas minha dúvida é o seguinte(acho que vc não entendeu srsrsr), eu tenho 3 baterias onde uso um carregador com 2banks, isso danificaria meu carregador?? Deixe-me explicar melhor...

Uma bateria normal de carro 105ah está no motor de popa, essa é carregada com o alternador do motor e com um bank do mk220d. Ela é a única ligada na chave geral e supre o motor de popa, Combo, som e bombas de viveiro e porão.

As outras duas baterias, que suprem o elétrico são estacionárias de 105ah e estão ligadas em série (12v). Estas são recarregadas por apenas 1 bank do mk220d.

Tenho medo de danificar o carregador ao usar um carregador de 2 banks em 3 baterias...coloquei para recarregar e usei nesse fds, parece que  funcionou legal mas vai saber, né...rsrsr

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Opa...blz.

Entendi...na verdade vc tem 1 bank do MK220 ligando em 2 baterias do elétrico. Seu medo é se 1 bank consegue carregar as duas.

Eu acho q sim...mas mas não sei se isso forçaria ele.

E essa ligação sua é em paralelo (12v)....Se fosse em série vc teria 24v.

Veja se há limitação do tamanho da bateria. Como vc está com 2 baterias de 105amp cada, o carregador está mantendo 210amps. Se o Mk220 consegue manter esses 210amps, acho q não tem problema estar ligado em 1 banco apenas.

Mas só acho...rsrs

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