Ir para conteúdo

Dúvidas sobre óculos polarizados


Posts Recomendados

Olá pessoal, 😉
Costumava frequentar outro fórum de pesca, e por um amigo passei a conhecer o Fórum Turma do Biguá. Frequento o fórum há um bom tempo, porém era sempre de maneira anônima, e de um tempo pra cá (1 mês acredito) resolvi criar minha conta, e aqui inicio meu primeiro tópico.

Pois bem, ganhei um óculos polarizado aqui e logo de antemão confesso que ele é de procedência duvidosa. A partir daí, surge a primeira dúvida: 1 - todo óculos polarizado possui proteção UV? Li em alguns artigos na internet que sim e que seria de 100% a proteção, porém também já ouvi dizer que não...

Outra dúvida que me surgiu foi quando estava testando a polarização do óculos. Fazendo o famoso "Teste do monitor LCD", pude concluir que realmente as lentes são polarizadas, porém ao olhar diretamente para as nuvens no céu e ir girando o óculos, as nuvens ficaram super nítidas somente quando o óculos estava na vertical/em pé (ou seja, se eu estivesse com eles na minha cabeça, teria que deitar/virar ela de lado para poder ver as nuvens nitidamente) e quando os óculos estavam na posição normal, a diferença era praticamente nula. 2 - Isso está correto?

3 - É normal ver a tela do celular e insulfilme dos carros em coloração Arco-Íris?

Desde já agradeço a atenção de todos, e peço desculpas por ser leigo no assunto😥

Obs.:Pra quem não conhece, aqui o tal teste do monitor LCD (o vídeo não é meu): 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Alyson Matheus disse:

Olá pessoal, 😉
Costumava frequentar outro fórum de pesca, e por um amigo passei a conhecer o Fórum Turma do Biguá. Frequento o fórum há um bom tempo, porém era sempre de maneira anônima, e de um tempo pra cá (1 mês acredito) resolvi criar minha conta, e aqui inicio meu primeiro tópico.

Pois bem, ganhei um óculos polarizado aqui e logo de antemão confesso que ele é de procedência duvidosa. A partir daí, surge a primeira dúvida: 1 - todo óculos polarizado possui proteção UV? Li em alguns artigos na internet que sim e que seria de 100% a proteção, porém também já ouvi dizer que não...

Outra dúvida que me surgiu foi quando estava testando a polarização do óculos. Fazendo o famoso "Teste do monitor LCD", pude concluir que realmente as lentes são polarizadas, porém ao olhar diretamente para as nuvens no céu e ir girando o óculos, as nuvens ficaram super nítidas somente quando o óculos estava na vertical/em pé (ou seja, se eu estivesse com eles na minha cabeça, teria que deitar/virar ela de lado para poder ver as nuvens nitidamente) e quando os óculos estavam na posição normal, a diferença era praticamente nula. 2 - Isso está correto?

3 - É normal ver a tela do celular e insulfilme dos carros em coloração Arco-Íris?

Desde já agradeço a atenção de todos, e peço desculpas por ser leigo no assunto😥

Obs.:Pra quem não conhece, aqui o tal teste do monitor LCD (o vídeo não é meu): 

 

Fala ae amigo,

Eu acho que o teste de monitor lcd e tela de celular não faz muito sentido, eu tenho 2 celulares da motorola, um deles só consegue enxergar o que esta aparecendo na tela quando estou com o óculos polarizado somente em uma posição. O outro celular não interfere em nada. acho que vai da tecnologia emprega nas telas.

O teste mais real é o do reflexos solares, o polarizado praticamente elimina o reflexo ou pelo menos elimina o incomodo causado. 

Pelo que sei todos óculos de sol sendo polarizado ou não a premissa básica deles é proteção contra raios UVB e UVA, mas toda regra tem sua exceção.

Abraçoss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre ver o insulfilm como arco iris, o meu óculos tb tem essa questão... e é polarizado com ctz...

Meu carro tem câmera de ré no retrovisor... se o visor estiver com a luz baixa (tem regularem) e eu estiver de óculos, não consigo enxergar a tela quando a ré está engatada, pois ele entende que é um reflexo e inibe... funciona legal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações Alyson

Eu trabalho em uma empresa que fornece software para vários laboratórios ópticos do Brasil que produzem diversos tipos de lentes oftálmicas e a polarizada é uma delas...

Sobre o teste do LCD ele é válido, mas isso não quer dizer que as lentes são de boa qualidade somente pelo simples fato de ter passado por ele.

Segue abaixo um artigo que vai esclarecer a maioria de suas dúvidas sobre esse tipo de lente e porque ao virar a lente contra alguns tipos de raios de luz ela se comporta de forma diferente.

Abraço

https://www.zerezes.com.br/blog/entendendo-as-lentes-polarizadas/

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


@Cezar.ATL Coincidentemente esse artigo foi um dos vários que li quando estava pesquisando a respeito das lentes polarizadas!

Em 10/04/2019 em 09:32, TiagoAsa disse:

eu tenho 2 celulares da motorola, um deles só consegue enxergar o que esta aparecendo na tela quando estou com o óculos polarizado somente em uma posição. O outro celular não interfere em nada. acho que vai da tecnologia emprega nas telas.

Também tive a mesma experiência e também acabei concluindo que depende da tecnologia da tela de cada celular


Mesmo tendo ainda algumas dúvidas, até aqui as respostas já me ajudam bastante. Obrigado pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...