Ir para conteúdo

Dica de Acerto - Trick G3 + 115HP 4T CT PRO XS


Posts Recomendados

Boas !

 

Montei um Trick G3 com um Mercury 115HP CT PRO XS 4T e Jack de 9,5 pol.

O hélice é uma Fury passo 27 (isso mesmo, 27... rs)

 

Carga: 2 pescadores, tanque cheio.

Botei o brinquedo na água ontem e o bicho bateu 56,2 milhas. Planou com menos de 4 segundos.

 

Mas o RMP máximo foi de quase 6.000... O máximo dele é 6.300. Quanto eu tento subir o trim um tiquinho a mais, entra ar na admissão e o motor esquenta na hora.

Ou seja,, no limite do trim o motor não passa dos 6.000 giros.

Eu estou pensando em baixar um pouco o motor e ver se aí ele bate os 6.300 giros. Perguntas:

 

- Esse é o caminho certo, ou baixar o motor prá conseguir erguer mais o trim não vai me dar esse resto de giro ?

- Algum chute de quanto eu desço ? Tipo, 1cm é pouco, muito ?

 

 

Valeu !!!
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Amigo 

se quiser fazer o seu barco parar de esquentar vai ter que colocar uma rabeta esportiva

com a entrada de agua por baixo 

seu casco ta dando a media com esta potencia de motor 

o meu da de 58 a 60 comigo sosinho

tenho uma rabeta esportiva e um relógio de pressão de agua 

com isto fica um pouco mais fácil andar mais rápido sem dar BO

vai tentando ate acertar alguma coisa que deixe vc satisfeito 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Cassio F Nunes disse:

Caro Amigo 

se quiser fazer o seu barco parar de esquentar vai ter que colocar uma rabeta esportiva

com a entrada de agua por baixo 

seu casco ta dando a media com esta potencia de motor 

o meu da de 58 a 60 comigo sosinho

tenho uma rabeta esportiva e um relógio de pressão de agua 

com isto fica um pouco mais fácil andar mais rápido sem dar BO

vai tentando ate acertar alguma coisa que deixe vc satisfeito 

 

Na verdade eu não quero que pare de esquentar... rs Eu quero que ele atinja os 6300 na altura limite (que é onde não esquenta).

O que eu queria saber é se abaixar o motor iria me permitir isso, ou se não faz direfença (teria que trocar o hélice, por exemplo)


Valeu !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como esta seu jack ??

seu helice tambem pode estar grande pra andar com este peso 

esta no mais alto possivel ??

pelo que sei quando vc abaixa o jack vc ganha arrasto 

perde tambem velocidade e tambem RPM

o que me parece que esta acontecendo e que vc esta com as entradas de agua saindo dagua quando da o trim

pesquise aqui 

tem o alex prime 

o meu casco e igual ao que ele ja teve   

ele foi o cara para acertos 

o grande porem e que ele abandonou a pesca e os barcos

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Cassio F Nunes disse:

como esta seu jack ??

seu helice tambem pode estar grande pra andar com este peso 

esta no mais alto possivel ??

pelo que sei quando vc abaixa o jack vc ganha arrasto 

perde tambem velocidade e tambem RPM

o que me parece que esta acontecendo e que vc esta com as entradas de agua saindo dagua quando da o trim

pesquise aqui 

tem o alex prime 

o meu casco e igual ao que ele ja teve   

ele foi o cara para acertos 

o grande porem e que ele abandonou a pesca e os barcos

 

 

 

 

Vamos lá:

O Jack é de 9.5 polegadas e o eixo do hélice está a 3 cm abaixo do PAD (medi ontem).

 

O hélice é grande mesmo, mas eu copiei o setup do trick de um amigo (menos o Jack, que o dele é de 8 pol), que conseguiu 64 milhas com o trick dele (sozinho, pouca gasolina, sem 1 cockpit, etc). Mesmo trick (G3), mesmo motor, mesma marca de helice e mesmo passo.

 

Sim ! As entradas de água estão saindo quando eu dou trim... Então eu tenho um limite "X" prá levantar o trim. O que eu imaginei seria de baixar o motor para conseguir levantar mais o trim sem entrar ar (não sei se essa é a idéia correta) para ver se aumentaria o giro final.

Não sei se o correto talvez fosse até aumentar mais, prá chegar mais perto do zero do eixo para o PAD... por isso pedi uma ajudinha aqui... rs

 

 

Valeu !

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edu, boa tarde.

 

Acredito que se você baixar um pouco mais o motor o giro tende a diminuir ainda mais, como o amigo falou você deve ganhar um pouco mais de arrasto e com isso a perda do RPM. 

Pelo que falou você só está querendo subir o RPM correto? Se for isso aconselho a testar reduzir o passo da hélice, o pessoal costuma usar a 27 em motores 200 a 250 HP. 

 

Se estiver querendo comparar com a marca do barco do seu amigo, o pescador a mais, tralha a mais, tanque cheio e o cockpit que você está carregando sem duvida nenhuma estão comprometendo o seu desempenho quando comparado ao do seu amigo. 

 

Tinha um problema parecido com o seu, assim que peguei meu barco o giro do motor não passava de 5200 rpm, eu dava trim no bixo e dai o shine comia solto e eu perdia o controle do barco, estava usando uma Raker 28, pois bem troquei por uma bravo 27 e a questão do giro ficou resolvida. Mesmo assim não estava satisfeito e coloquei um jack hidraulico e ai o giro começou a estourar, assim abaixei 1 furo do motor no jack e ficou bom. 

 

Entendo que talvez você queira baixar o motor para conseguir dar mais trim e descolar mais o barco da água, talvez até melhore um pouco o desempenho mas acredito não resolver o RPM, mas o ideal é ir testando, veja o baleamento de peso do barco isso tambem faz muita diferença.

 

Att 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 06/12/2019 em 16:20, Cassio F Nunes disse:

cara 

vc vai achar coisa demais por aqui so pesquisar 

o que pus pra pesquisar foi Alex Prime

mas o melhor mesmo e ir tesando o que da certo e o que não da 

so cuidado com seu bolço 

abraço 

 

Fala Cassio, tudo bem ?

Cara, eu já ahavia lido estes posts (excelentes por sinal), exceto o do hélice de superfície, porque não é um assunto que me interessa por se tratar de investimento alto demais prá pescar... rsrsrs

 

Até procurei o Alex Prime, mas ele não acessa o Fórum faz anos... Até pensei em tentar achá-lo na empresa (ele deixou o nome no perfil e eu achei no google), mas acabei achando que seria abusar... rs

 

Na verdade a minha dúvida era bem específica e eu não havia achado a infos nestes tópicos (se estava lá me desculpe, sou cego... kkk). A sua resposta foi a que eu precisava (baixou o motor, cai o giro), porque eu acabei pagando prá ver.... rs
 

Mas valeu por ajudar e buscar os link, onrigado !  Vou postar os testes que fiz num outro post...
 

 

Em 07/12/2019 em 19:02, André Rocha disse:

Edu, boa tarde.

 

Acredito que se você baixar um pouco mais o motor o giro tende a diminuir ainda mais, como o amigo falou você deve ganhar um pouco mais de arrasto e com isso a perda do RPM. 

Pelo que falou você só está querendo subir o RPM correto? Se for isso aconselho a testar reduzir o passo da hélice, o pessoal costuma usar a 27 em motores 200 a 250 HP. 

 

Se estiver querendo comparar com a marca do barco do seu amigo, o pescador a mais, tralha a mais, tanque cheio e o cockpit que você está carregando sem duvida nenhuma estão comprometendo o seu desempenho quando comparado ao do seu amigo. 

 

Tinha um problema parecido com o seu, assim que peguei meu barco o giro do motor não passava de 5200 rpm, eu dava trim no bixo e dai o shine comia solto e eu perdia o controle do barco, estava usando uma Raker 28, pois bem troquei por uma bravo 27 e a questão do giro ficou resolvida. Mesmo assim não estava satisfeito e coloquei um jack hidraulico e ai o giro começou a estourar, assim abaixei 1 furo do motor no jack e ficou bom. 

 

Entendo que talvez você queira baixar o motor para conseguir dar mais trim e descolar mais o barco da água, talvez até melhore um pouco o desempenho mas acredito não resolver o RPM, mas o ideal é ir testando, veja o baleamento de peso do barco isso tambem faz muita diferença.

 

Att 

Falou tudo André !!!!
 

- Tô chegando a essa conclusão sobre trocar o passo. Não sei se o resultado vai se o que eu quero... vou ver se acho uma passo 26 emprestada prá não gastar muita grana...

 

- A comparação com o Trick do meu amigo foi só para vocês entenderem onde ele chegou com o barco dele, prá ter idéia de como o hélice 27 está se comportando no conjunto, porque eu já imaginava que todo mundo ia falar que 27 é muita coisa (ele falou que todo mundo falou que não ia prestar no dele... rs) Eu uso de baliza mas sei que nunca vai chegar na marca enquanto eu não fizer a mesma coisa que ele e inclusive for para o nível do mar... Mas eu acho que serve pra eu saber se dá prá ganhar mais uma milhazinha ou não... rsrsrsrs

 

- Vou perguntar essa parada do furo num post separado, veja o que vc acha...

 

- SIM !!! Essa era a ideia, o barco tava navegando de nariz enfiado nágua... rs

 

Muito obrigado pela resposta !!!!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala senhores, passaram 2 finais de semana e eu fiz alguns testes e vou colocar aqui o resultado... junto com outras dúvidas... hahaha

 

- Quando vim aqui da primeira vez, o motor estava a 1,5 pol (3,5cm) abaixo do PAD

- O motor está instalado no JACK o mais alto que deu (último furo do motor)
- De novo, o Jack é de 9,5 pol

- Bateu 56.2 milhas com 2 pescadores, tanque cheio e tralhas (sem gelo/bebidas)

- O giro não passou dos 6.000 RPM

 

- Primeiro final de semana, taquei o motor com 3,1 polegadas (8 cm) abaixo do PAD

- Ficou uma porcaria. O giro nem chegava nos 6.000 RPM

- A final tambám caiu... comigo sozinho.

- A represa não estava lisa por causa do vento e isso contribuiu prá piorar a final, mas já sabia que ali não era o caminho

 

- Segundo final de semana, subi um pouco mais o motor. Ficou com 2,5 pol abaixo do PAD

- Voltou a bater os 6.000 RPM

- Chegou a 58.56 milhas. Só que com um pescador, tanque cheio e + gelo/bebidas

- Represa praticamente lisa (igual do primeiro teste)

 

Já sei que vocês vão me xingar que eu não faço os testes direito porque teria que ser tudo em um dia com a mesma condição (passageiros/carga/integrantes/vento), mas eu tenho sócio e a pescaria tá mais importante do que acelerar... hahaha

Mas agora já tenho idéia de como vou fazer os testes (se não conseguir tirar um dia livre só prá isso... rs)

 

Nos últimos 2 finais de semana, pescamos em 3. O tempo de planeio piorou MUITO. Estava até pensando em levar as baterias do elétrico para a frente para ver se ajudava, mas nem faço idéia de onde colocá-las, ou se nem faria muita diferença...


Uma pergunta que me parece besta, mas... Considerando que o meu jack tenha espaço prá subir ou descer, bem como o motor intstalado nele também tenha furos disponíveis para baixo e/ou para cima... FAZ ALGUMA DIFERENÇA subir/descer um furo do motor ou a mesma proporção no JACK ? Dá exatamente na mesma, certo ?

 

Se eu colocar um hélice menor vai acontecer essas 3 coisas ?

- Sobe RMP

- Plana mais rápido

- Perde final

Ou isso pode resultar diferente (não é uma regra?).


 

Valeu !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Cassio F Nunes disse:

qual o seu tel ???

o meu esta aqui em casa 

a pra mim tirar fotos dele e te enviar via zap 

o meu da isto ai que vc falou 

em condições normais sem chine 

apertou mais um pouco ele fica muito arisco 

que da . da 

mas não arrisco mais 

Te mandei mensagem privada !!! valeu !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Edu, blz?!?!

Desculpa a demora em postar. Deixei a turma postar e achei muito legal todos os comentários. Eu tb não sei muita coisa sobre bassboats, mas ver a turma postando e participando, puts, foi bem legal.

 

Vamos lá...Eu achei as 56,2Mph a 6000RPM, com 2 pescadores e tanque cheio, uma marca muito boa. Talvez uma Fury 26, ou 25, 4 pás, melhorariam um pouco o resultado.

Para a turma que não entende como um motor 115hp usa uma hélice passo 27 (q é a q geralmente usamos num motor 250hp), a resposta é pq este é um motor com tabela CT (Command Thruster). O torpedo da rabeta é mais largo, fazendo com que o aproveitamento da força da hélice na água seja melhor, com melhor planeio, sem a perda de velocidade final. Na verdade este 115hp usa a mesma rabeta do 150hp. A relação das engrenagens tb muda.

 

Eu pq eu achei essa velocidade/giro bons?!?! Pq no dia em que você quiser fazer um teste sozinho e com o barco leve, você conseguirá atingir a velocidade máxima do conjunto.

 

Se você perder no planeio, tb irá perder no consumo de combustível. Barco de pesca tem q plainar rápido.

 

Com o motor a 2,5pol abaixo do PAD, você consegue dar o máximo de trim!??!

E outra, eu sei que é um saco, mas mexa na altura do motor de 1cm em 1cm. Teve um teste aí q tu abaixou 5cm de uma vez...rsrs...

Conseguiu a hélice passo 26 emprestada???

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
Em 21/12/2019 em 12:31, Fabrício Biguá disse:

Fala Edu, blz?!?!

Desculpa a demora em postar. Deixei a turma postar e achei muito legal todos os comentários. Eu tb não sei muita coisa sobre bassboats, mas ver a turma postando e participando, puts, foi bem legal.

 

Vamos lá...Eu achei as 56,2Mph a 6000RPM, com 2 pescadores e tanque cheio, uma marca muito boa. Talvez uma Fury 26, ou 25, 4 pás, melhorariam um pouco o resultado.

Para a turma que não entende como um motor 115hp usa uma hélice passo 27 (q é a q geralmente usamos num motor 250hp), a resposta é pq este é um motor com tabela CT (Command Thruster). O torpedo da rabeta é mais largo, fazendo com que o aproveitamento da força da hélice na água seja melhor, com melhor planeio, sem a perda de velocidade final. Na verdade este 115hp usa a mesma rabeta do 150hp. A relação das engrenagens tb muda.

 

Eu pq eu achei essa velocidade/giro bons?!?! Pq no dia em que você quiser fazer um teste sozinho e com o barco leve, você conseguirá atingir a velocidade máxima do conjunto.

 

Se você perder no planeio, tb irá perder no consumo de combustível. Barco de pesca tem q plainar rápido.

 

Com o motor a 2,5pol abaixo do PAD, você consegue dar o máximo de trim!??!

E outra, eu sei que é um saco, mas mexa na altura do motor de 1cm em 1cm. Teve um teste aí q tu abaixou 5cm de uma vez...rsrs...

Conseguiu a hélice passo 26 emprestada???

 

 

Manooooooooooo

 

Desculpa demorar tanto prá responder... Pesquei pouco e com essa porcaria de pandemia, só olhei pro barco prá tirar poeira e funcionar o motor no orelhão... hahaha

Não mexi mais em ajuste algum desde que conversei com o pessoal aqui, mesmo porque quase não andei com o barco e, quando fui pescar, só tava afim de pescar mesmo... rs

 

****** "Com o motor a 2,5pol abaixo do PAD, você consegue dar o máximo de trim!??!"

- NÃÃÃÃÃÃOOOO !!!! E isso tava me tirando o sono, até eu achar a informação no manual da Mercury (aliás, achei isso semana passada), explicando que tem um limitador por "pressão do trim"... eu achando que o motor tava com problema... rs  

 

 

***** "E outra, eu sei que é um saco, mas mexa na altura do motor de 1cm em 1cm. Teve um teste aí q tu abaixou 5cm de uma vez...rsrs..."

- É, eu tava procurando sabe o que acontece quando fazemos alguma mudança, mas de forma radical.... Vou me atentar para fazer com calma. O duro mesmo é reproduzir o teste nas mesmas condições (peso/passageiros). 

 

***** "Conseguiu a hélice passo 26 emprestada???"

- Achei quem tem, mas não peguei emprestada ainda. O dia que eu resolver tirar só prá mexer nisso, eu pego o raio da hélice...

 

 

UPDATE: Esse final de semana eu joguei as duas bateria do elétrico para a frente. Uma ficou lá na primeira caixa (na ponta da proa) e a outra eu deixei dentro do porta varas esquerdo (não uso). Vamos ver o que acontece com o planieo e vel final. E, claro, se não vai ficar desbalanceado...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...