Ir para conteúdo

Soltura de Tucunaré


Posts Recomendados

Pessoal bom dia.

Essa é minha primeira postagem, resolvi perguntar aqui porque tudo que eu pesquisava no google sempre caía aqui 😄, ou seja, a galera parece ser fera. 😉

Me desculpem se não estiver na área certa, mas vamos lá.

 

3 ou 4 meses atrás um amigo soltou mais ou menos 50 tucunaré azul em um tanque da chácara dele para brincar na esportiva, esse tanque é meio oval e de raio tem mais ou menos 60 metros, e a profundidade varia de 1m (sem contar a margem) a mais ou menos 3m , os tucunas tinham na faixa de 30cm quando foram soltos, porém, desde a segunda semana, estamos tentando pegar os bichos de tudo que é jeito (meia água, superficie, fundo tanto plug quando jighead, praticamente tudo tentamos), tanto na artificial quanto na isca viva (lambari) para ver como estão, porém sem sucesso.

Um amigo nosso disse que viu um nadando na beirada, mas, vai saber se era mesmo, afinal, tinha umas garrafas vazia ao lado dele, se é que me entendem:drinks: 🤣

Nesse tanque já tinha varias tilarias (soltas a mais ou menos 2 anos) e as traíras nativas, que são muitas.

 

Mas, para finalizar, o que eu gostaria de saber e se alguém já teve alguma experiência assim, se demora muito pros tucunas se acostumarem com a água ou algo do tipo,  para dai conseguir "brincar" com eles.

 

Se alguém puder dar algumas dicas e compartilhar experiência, será de muita ajuda.

 

muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saad,

Local onde tem traíra, via de regra é complicado colocar tucunaré para que esse se adapte...

Claro que com o tempo isso acontece (se as traíras não os comerem...), principalmente se as tilápias estiverem fazendo seu papel de forrageiras.

A experiência que tenho sobre isso, é que os tucunas demoram mais de 6 meses para se adaptarem no local onde são soltos.

Via de regra precisam se acostumar as condições de ph, oxigenação e da oferta de comida existente no local onde foram soltos.

Temperatura fria da água fará com que esses indivíduos se coloquem no fundo do tanque e se alimentem com menor incidência.

Verifique também se não há lambaris no local, pois são predadores muito presentes nas ovas dos peixes...

Acredito que em dias de sol e calor, as possiblidades de achar os tucunas serão através de jigs ou iscas de fundo... (difícil eles serem vistos caçando na superfície)

Muita paciência, lembrando sempre que o peixe precisa do "seu tempo" que não necessariamente é o mesmo de sua ansiedade ou vontade de pescar.

Boa sorte e linhas esticadas ::fishing 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito interessante esse tópico! Pesco em um sítio particular com características bem parecidas aqui no interior de SP, e sonhamos soltar uns tucunas por lá... só precisamos convencer os donos (dois senhores) de que não vão acabar com todas as tilapinhas e todos os lambaris do lago rsrs.

Entendo muito pouco sobre o assunto, mas penso o seguinte: foram soltos em tamanhos bons, portanto não devem ser presas para as traíras. Também não devem ter morrido, do contrário seriam facilmente vistos por cima da água. Provavelmente estão nessa fase de adaptação citada pelo Kid, ainda ariscos demais para serem pegos no anzol.

Vou acompanhar os relatos do pessoal! 😃

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Carlos Sommer disse:

não vão acabar com todas as tilapinhas e todos os lambaris do lago

Carlos,

A chance deles acabarem é perto do impossível !

Neste local as traíras não mostram seus dentes ?

Nada é mais predador que o lambari, haja ova de peixe...

É mesmo possível que a adaptação dos tucunas esteja incompleta. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/01/2021 em 21:18, Kid M disse:

Carlos,

A chance deles acabarem é perto do impossível !

Neste local as traíras não mostram seus dentes ?

Nada é mais predador que o lambari, haja ova de peixe...

É mesmo possível que a adaptação dos tucunas esteja incompleta. 

Kid,

Também acho! Mas os donos do sítio são "das antigas", e na cabeça deles a soltura dos tucunas ia acabar com o resto... o que sei que não é verdade. 

Pega muita traíra por lá, embora todas pequenas. Aliás foram elas que me ensinaram a mágica da pescaria de isca artificial. A maior que peguei lá deu 39cm.

Acredito que no caso SAAD talvez leve um tempo ainda para os tucuninhas mostrarem as caras! rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve pessoal, desculpe-me a demora.

Kid, muito obrigado pelas informações, realmente acho que a questão é tempo mesmo.

Carlos, pior que tem muita gente que acha que o tucuna acaba com os rios, infelizmente.

Assim que eu tiver alguma novidade eu posto aqui.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...