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Cola química industrial para segurar parafusos de carretilhas, alguém já usou?


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Fala pessoal

 

Na ultima pescaria que fiz na Amazônia notei que alguns alguns parafusos da minha carretilha estavam "soltos", carretilha não está nem travando o carretel dps do arremesso, tinha que puxar a trava manualmente e tinha alguns barulhos internos de peça solta, ai após voltar da pescaria eu abri-as e notei esses parafusos solto, acredito que pela intensidade da pescaria, quantidade de dias de pesca e pelo peso das iscas, a carretilha vibra, mexe e acaba soltando os parafusos lentamente.

 

Eu já usei esmalte de unha como cola química para segurar alguns parafuso que exercem menos pressão e deu certo mas nunca usei cola química especifica que existe no mercado, tem marca da tekbond e outras.

Alguém já passou por isso e já fez isso? 

Essa cola não colaria os parafusos definitivamente, caso alguém esteja pensando haha é só uma cola fraca que ajuda a preencher buracos da rosca do buraco que entra o parafuso e ajuda na fixação do mesmo e até quando o parafuso perde rosca e pressão. 

Acredito que por serem carretilhas antigas, tenho a mais de 6 anos e eu já ter aberto elas demais, demais mesmo, para limpar e tb foi nelas que eu aprendi a desmontar carretilha, então pode ser que tenha exagerado e cometido alguns erros no começo hahaha mas é assim que aprende.

Sem contar que sempre utilizava em água salobra então essa manutenção tinha que ser constante se não era só rolamento e peça perdida.

 

Minha dúvida é só se o esmalte de unha ou cola química industrial aguentariam uma pescaria de 6 dias na Amazônia? 

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57 minutos atrás, Lucas José Curumim disse:

Fala pessoal

 

Na ultima pescaria que fiz na Amazônia notei que alguns alguns parafusos da minha carretilha estavam "soltos", carretilha não está nem travando o carretel dps do arremesso, tinha que puxar a trava manualmente e tinha alguns barulhos internos de peça solta, ai após voltar da pescaria eu abri-as e notei esses parafusos solto, acredito que pela intensidade da pescaria, quantidade de dias de pesca e pelo peso das iscas, a carretilha vibra, mexe e acaba soltando os parafusos lentamente.

 

Eu já usei esmalte de unha como cola química para segurar alguns parafuso que exercem menos pressão e deu certo mas nunca usei cola química especifica que existe no mercado, tem marca da tekbond e outras.

Alguém já passou por isso e já fez isso? 

Essa cola não colaria os parafusos definitivamente, caso alguém esteja pensando haha é só uma cola fraca que ajuda a preencher buracos da rosca do buraco que entra o parafuso e ajuda na fixação do mesmo e até quando o parafuso perde rosca e pressão. 

Acredito que por serem carretilhas antigas, tenho a mais de 6 anos e eu já ter aberto elas demais, demais mesmo, para limpar e tb foi nelas que eu aprendi a desmontar carretilha, então pode ser que tenha exagerado e cometido alguns erros no começo hahaha mas é assim que aprende.

Sem contar que sempre utilizava em água salobra então essa manutenção tinha que ser constante se não era só rolamento e peça perdida.

 

Minha dúvida é só se o esmalte de unha ou cola química industrial aguentariam uma pescaria de 6 dias na Amazônia? 

Aooo essas colas travas roscas tem 3 tipos se não me engano, uma de torque fraco, médio e travado mesmo, acho recomendavel usar a mais fraca ou de torque médio.

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6 minutos atrás, TiagoAsa disse:

Aooo essas colas travas roscas tem 3 tipos se não me engano, uma de torque fraco, médio e travado mesmo, acho recomendavel usar a mais fraca ou de torque médio.

sim, pensei em usar a mais fraca mesmo mas será que o esmalte de unha não faz o mesmo trabalho ou até mais forte? 

 

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3 minutos atrás, Lucas José Curumim disse:

sim, pensei em usar a mais fraca mesmo mas será que o esmalte de unha não faz o mesmo trabalho ou até mais forte? 

 

Olha, esmalte é feito pra unha né. kkkkkk

Já o trava rosca é para travar rosca. Eu ia no trava rosca e evitava a treta com a patroa.

 

😀

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26 minutos atrás, TiagoAsa disse:

Olha, esmalte é feito pra unha né. kkkkkk

Já o trava rosca é para travar rosca. Eu ia no trava rosca e evitava a treta com a patroa.

 

😀

HAHHAAH muito bem pensando né 

vou fazer isso mesmo

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a mao da gambiarra chega a tremer ! 

 

serio, ri muito desse post...

 

mas no fundo eu te entendo...  a cola tem q ir comprar, tem funcao apropriada etc... o esmalte tai, na mao hehehe

 

pq nao ne?

 

Vamos la .. a trava rosca é um produto especifico pra travar, manter preso e tal...

 

confesso q so usei ate hj em locais metal com metal, mais especificamente em motores, em todo resto sempre usei esmalte ehhehehe

 

trava rosca exige vc usar corretamente, eh um filete numa parte do parafuso ... se socar trava rosca ate pingar, vai ter muito mais força depois... o seu uso pra ser retirado, como eh algo que tem funcao estrutural, vai exigir um torque maior pra ser retirado e tb exigir mais das ranhuras envolvidas.

 

no caso de uma carretilha, q sao parafusos minusculos, eu usaria esmalte, pq resolve o problema , facil de reaplicar , acha ate mesmo no meio da amazonia em alguma oca feminina e pode aplicar ate pingar no chao.... numa necessidade de retirar eh facil retirar e nao força o q ja ta td ruim pelo q comentou.

 

dica: nao use cola instantanea... metal com plastico cola imediatamente dependnedo da cola ... e nem chega a entrar o parafuso.

 

PS nunca fui na amazonia mas nao se os parafusos nao estiverem espanados, duvido q irao se soltar.

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24 minutos atrás, Astra-Taranis disse:

pq nao ne?

na hora do desespero a gnt pensa em todas as hipóteses né hahaha, foi isso mesmo que já me aconteceu, uma vez tive que usar veda rosca em um parafuso da carretilha que estava sem rosca no plástico e funcionou certinho e deu para pescar o resto da pescaria tranquilamente mas foi uma solução imediatista né.

citei o esmalte pq é uma coisa facil de achar e como já usei antes eu sei que ele sai quando aplica o torque, fiquei com medo da cola trava rosca por mais que seja torque baixo dele não sair facil e ir espanando a cabeça do parafuso com a força.

como eu disse, já fui fazendo muita coisa errada com as carretilhas, usar ferramenta inapropriada e espanar e quebrar peça, já perdi parafuso e pecinha que caiu no chão, deixar de fazer manutenção e a corrosão colar o rolamento na carcaça e dps tentar arrumar quando tem mais pepino, bom foram varios BOs, até ir melhorando hahaha

 

Ruim é que só vou ter certeza que o esmalte irá dar conta do recado quando eu já estiver pescando né, por isso queria uma opinião de alguem que já passou por isso, para não ter que abrir carretilha no barco e ter mais chance de perder peça e tals

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18 minutos atrás, Saverio disse:

Eu já coloquei algumas explicações em um tópico que fiz, espero que possa ajudar um pouco

dei uma olhada lá, acredito que o resultado será bem semelhante viu, usar o esmalte ou o trava rosca baixo torque.

lembrei agora que as próprias carretilhas já vem com esse trava rosca em alguns parafusos, principalmente os do cap da manivela.

bom, não fará mal ter o trava rosca ou esmalte na bolsa.

Bom que o esmalte se caso eu passar demais e por algum mmotivo travar o parafuso, eu consigo ir dissolvendo com acetona, já o trava rosca não sei se funcionaria  

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  • 3 meses depois...

Fala pessoal

só para atualizar o assunto 

 

comprei o trava rosca 115 da Tekbond, torque médio, desmontável, muito cuidado para não comprar o Tekbond 120 pq ela não é desmontável (segundo a embalagem) por mais que seja torque alto o que teoricamente seria desmontável né haha 

 

Testei apenas em iscas de ABS,  no pitão da hélice, especificamente na Rocket do Nelson pq achei o pitão da hélice muito fácil desrosquear ai aproveitei e testei o trava rosca mas confesso que não ficou muito legal, ainda assim solta com muita facilidade.

 

Ai como tinha já o esmalte na cabeça, acabei testando os dois e o resultado foi bem semelhante.

 

acredito que seja devido ao material que esta em contato, o ABS e o inox do pitão (se for de inox né), talvez isso não dê a liga desejada né, pq o produto é indicado para metal com metal.

 

vou passar o trava rosca nos parafusos das carretilha, como tinha mencionado, mas só saberei dps da pescaria em setembro, a qual realmente exige muito do material, então até lá sera um mistério hahaha

 

ainda acredito que o esmalte vá atender as minha necessidade, até pq a crosta que o esmalte forma é mais grossa ai pode ser que deixo o parafuso com mais pressão no buraco.

 

vlw vlw

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3 horas atrás, Lucas José Curumim disse:

Fala pessoal

só para atualizar o assunto 

 

comprei o trava rosca 115 da Tekbond, torque médio, desmontável, muito cuidado para não comprar o Tekbond 120 pq ela não é desmontável (segundo a embalagem) por mais que seja torque alto o que teoricamente seria desmontável né haha 

 

Testei apenas em iscas de ABS,  no pitão da hélice, especificamente na Rocket do Nelson pq achei o pitão da hélice muito fácil desrosquear ai aproveitei e testei o trava rosca mas confesso que não ficou muito legal, ainda assim solta com muita facilidade.

 

Ai como tinha já o esmalte na cabeça, acabei testando os dois e o resultado foi bem semelhante.

 

acredito que seja devido ao material que esta em contato, o ABS e o inox do pitão (se for de inox né), talvez isso não dê a liga desejada né, pq o produto é indicado para metal com metal.

 

vou passar o trava rosca nos parafusos das carretilha, como tinha mencionado, mas só saberei dps da pescaria em setembro, a qual realmente exige muito do material, então até lá sera um mistério hahaha

 

ainda acredito que o esmalte vá atender as minha necessidade, até pq a crosta que o esmalte forma é mais grossa ai pode ser que deixo o parafuso com mais pressão no buraco.

 

vlw vlw

E Araldite num da certo nos pitões? Os parafusos da carretilha estão espanados ou a caminho de, corpo de carbono?

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Bom, o fabricante é o mesmo, mas cada uma para o seu uso específico. Outro detalhe: estes trava roscas geralmente são específicos para usar metal com metal, duvido que desse certo usar em manivelas com corpo de carbono, aí creio que teria que ser um tipo de cola específica, e duvido que existam estes tipos de cola com a graduações que existe os trava roscas. Nestes casos, talvez, "TALVEZ", uma cola de silicone resolvesse. Pelo menos você faria uma boa camada de cola na lateral da carretilha e não perderia o parafuso e com um detalhe: cola de silicone é beeeeem mais fácil de tirar (depende do tipo, é claro). Para pião, se for aquela famosa isca "matadeira", eu escolheria tentar achar um pitão um pouquinho mais grosso para tentar salvar a isca. Bom, cada louco com as suas manias!:tease:

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21 horas atrás, Arcer disse:

E Araldite num da certo nos pitões?

Olha, daria certo sim mas ai eu não conseguiria troca-los se precisasse pq estariam colados, e os pitões das helices sempre gastam, entortam, quebram ou até rasgam a helice, então seria ideal ele ser desmontável mesmo 

21 horas atrás, Arcer disse:

carretilha estão espanados ou a caminho de, corpo de carbono

acredito que seja o carbono da carretilha, pois os parafusos parecem normais e entre o aço e o carbono eu acho que o carbono gastou mais haha

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8 horas atrás, Saverio disse:

Para pião, se for aquela famosa isca "matadeira", eu escolheria tentar achar um pitão um pouquinho mais grosso para tentar salvar a isca. Bom, cada louco com as suas manias!

os pitões estão OK, é só frescura minha haha pq achei eles um pouco soltos mas acredito que de para usar muito tempo do jeito que está haha

8 horas atrás, Saverio disse:

Nestes casos, talvez, "TALVEZ"

pode ser que ajude e fazer pressão para o parafuso não soltar mas acho mais facil ainda mexer com o esmalte e trava rosca, do que com a cola de silicone, tanto pelo tempo de secagem como pela manipulação 

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