Ir para conteúdo

Cola química industrial para segurar parafusos de carretilhas, alguém já usou?


Posts Recomendados

Fala pessoal

 

Na ultima pescaria que fiz na Amazônia notei que alguns alguns parafusos da minha carretilha estavam "soltos", carretilha não está nem travando o carretel dps do arremesso, tinha que puxar a trava manualmente e tinha alguns barulhos internos de peça solta, ai após voltar da pescaria eu abri-as e notei esses parafusos solto, acredito que pela intensidade da pescaria, quantidade de dias de pesca e pelo peso das iscas, a carretilha vibra, mexe e acaba soltando os parafusos lentamente.

 

Eu já usei esmalte de unha como cola química para segurar alguns parafuso que exercem menos pressão e deu certo mas nunca usei cola química especifica que existe no mercado, tem marca da tekbond e outras.

Alguém já passou por isso e já fez isso? 

Essa cola não colaria os parafusos definitivamente, caso alguém esteja pensando haha é só uma cola fraca que ajuda a preencher buracos da rosca do buraco que entra o parafuso e ajuda na fixação do mesmo e até quando o parafuso perde rosca e pressão. 

Acredito que por serem carretilhas antigas, tenho a mais de 6 anos e eu já ter aberto elas demais, demais mesmo, para limpar e tb foi nelas que eu aprendi a desmontar carretilha, então pode ser que tenha exagerado e cometido alguns erros no começo hahaha mas é assim que aprende.

Sem contar que sempre utilizava em água salobra então essa manutenção tinha que ser constante se não era só rolamento e peça perdida.

 

Minha dúvida é só se o esmalte de unha ou cola química industrial aguentariam uma pescaria de 6 dias na Amazônia? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Lucas José Curumim disse:

Fala pessoal

 

Na ultima pescaria que fiz na Amazônia notei que alguns alguns parafusos da minha carretilha estavam "soltos", carretilha não está nem travando o carretel dps do arremesso, tinha que puxar a trava manualmente e tinha alguns barulhos internos de peça solta, ai após voltar da pescaria eu abri-as e notei esses parafusos solto, acredito que pela intensidade da pescaria, quantidade de dias de pesca e pelo peso das iscas, a carretilha vibra, mexe e acaba soltando os parafusos lentamente.

 

Eu já usei esmalte de unha como cola química para segurar alguns parafuso que exercem menos pressão e deu certo mas nunca usei cola química especifica que existe no mercado, tem marca da tekbond e outras.

Alguém já passou por isso e já fez isso? 

Essa cola não colaria os parafusos definitivamente, caso alguém esteja pensando haha é só uma cola fraca que ajuda a preencher buracos da rosca do buraco que entra o parafuso e ajuda na fixação do mesmo e até quando o parafuso perde rosca e pressão. 

Acredito que por serem carretilhas antigas, tenho a mais de 6 anos e eu já ter aberto elas demais, demais mesmo, para limpar e tb foi nelas que eu aprendi a desmontar carretilha, então pode ser que tenha exagerado e cometido alguns erros no começo hahaha mas é assim que aprende.

Sem contar que sempre utilizava em água salobra então essa manutenção tinha que ser constante se não era só rolamento e peça perdida.

 

Minha dúvida é só se o esmalte de unha ou cola química industrial aguentariam uma pescaria de 6 dias na Amazônia? 

Aooo essas colas travas roscas tem 3 tipos se não me engano, uma de torque fraco, médio e travado mesmo, acho recomendavel usar a mais fraca ou de torque médio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, TiagoAsa disse:

Aooo essas colas travas roscas tem 3 tipos se não me engano, uma de torque fraco, médio e travado mesmo, acho recomendavel usar a mais fraca ou de torque médio.

sim, pensei em usar a mais fraca mesmo mas será que o esmalte de unha não faz o mesmo trabalho ou até mais forte? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Lucas José Curumim disse:

sim, pensei em usar a mais fraca mesmo mas será que o esmalte de unha não faz o mesmo trabalho ou até mais forte? 

 

Olha, esmalte é feito pra unha né. kkkkkk

Já o trava rosca é para travar rosca. Eu ia no trava rosca e evitava a treta com a patroa.

 

😀

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, TiagoAsa disse:

Olha, esmalte é feito pra unha né. kkkkkk

Já o trava rosca é para travar rosca. Eu ia no trava rosca e evitava a treta com a patroa.

 

😀

HAHHAAH muito bem pensando né 

vou fazer isso mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a mao da gambiarra chega a tremer ! 

 

serio, ri muito desse post...

 

mas no fundo eu te entendo...  a cola tem q ir comprar, tem funcao apropriada etc... o esmalte tai, na mao hehehe

 

pq nao ne?

 

Vamos la .. a trava rosca é um produto especifico pra travar, manter preso e tal...

 

confesso q so usei ate hj em locais metal com metal, mais especificamente em motores, em todo resto sempre usei esmalte ehhehehe

 

trava rosca exige vc usar corretamente, eh um filete numa parte do parafuso ... se socar trava rosca ate pingar, vai ter muito mais força depois... o seu uso pra ser retirado, como eh algo que tem funcao estrutural, vai exigir um torque maior pra ser retirado e tb exigir mais das ranhuras envolvidas.

 

no caso de uma carretilha, q sao parafusos minusculos, eu usaria esmalte, pq resolve o problema , facil de reaplicar , acha ate mesmo no meio da amazonia em alguma oca feminina e pode aplicar ate pingar no chao.... numa necessidade de retirar eh facil retirar e nao força o q ja ta td ruim pelo q comentou.

 

dica: nao use cola instantanea... metal com plastico cola imediatamente dependnedo da cola ... e nem chega a entrar o parafuso.

 

PS nunca fui na amazonia mas nao se os parafusos nao estiverem espanados, duvido q irao se soltar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Astra-Taranis disse:

pq nao ne?

na hora do desespero a gnt pensa em todas as hipóteses né hahaha, foi isso mesmo que já me aconteceu, uma vez tive que usar veda rosca em um parafuso da carretilha que estava sem rosca no plástico e funcionou certinho e deu para pescar o resto da pescaria tranquilamente mas foi uma solução imediatista né.

citei o esmalte pq é uma coisa facil de achar e como já usei antes eu sei que ele sai quando aplica o torque, fiquei com medo da cola trava rosca por mais que seja torque baixo dele não sair facil e ir espanando a cabeça do parafuso com a força.

como eu disse, já fui fazendo muita coisa errada com as carretilhas, usar ferramenta inapropriada e espanar e quebrar peça, já perdi parafuso e pecinha que caiu no chão, deixar de fazer manutenção e a corrosão colar o rolamento na carcaça e dps tentar arrumar quando tem mais pepino, bom foram varios BOs, até ir melhorando hahaha

 

Ruim é que só vou ter certeza que o esmalte irá dar conta do recado quando eu já estiver pescando né, por isso queria uma opinião de alguem que já passou por isso, para não ter que abrir carretilha no barco e ter mais chance de perder peça e tals

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Saverio disse:

Eu já coloquei algumas explicações em um tópico que fiz, espero que possa ajudar um pouco

dei uma olhada lá, acredito que o resultado será bem semelhante viu, usar o esmalte ou o trava rosca baixo torque.

lembrei agora que as próprias carretilhas já vem com esse trava rosca em alguns parafusos, principalmente os do cap da manivela.

bom, não fará mal ter o trava rosca ou esmalte na bolsa.

Bom que o esmalte se caso eu passar demais e por algum mmotivo travar o parafuso, eu consigo ir dissolvendo com acetona, já o trava rosca não sei se funcionaria  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...