Ir para conteúdo

Duvida sobre qual Helice comprar para o motor 30 hp Mercury


Posts Recomendados

Boa tarde companheiros, recentemente adquiri um barco semi chato 5.5 borda alta e um 30 HP Mercury, tralha relativamente leve, barco de 100 kg mais ou menos, sempre pesco em 2 pessoas aproximadamente 80 kg cada, mais as tralhas ao total 220 quilos fora o barco, a hélice do meu motor é a original 9.9 x 13 já esta andando muito bem, 48/50 km descendo e uns 45 subindo, mais ainda queria um pouco mais de km kkkk, e o mercurizão está marcando somente 5060 a 5090 rpm, estava pensando em colocar a hélice 9.6 x 13 ou 9.9 x 12 para ver se aumenta um pouco o hpm e da um pouco mais de desempenho, oque me aconselham?

Agradeço dês de já, Grande abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

complementando o post pq nao tive tempo ontem...

 

diametro de helice é ajuste fino, algo proximo de 50 a 150rpm, nao mais que isso, por isso, pouco se fala, pq na prática não temos acesso a tantas helices assim pra conseguir ficar la o dia inteiro trocando pra saber qual vai casar.

 

Se contar que o desenho do helice influencia muito mais, por exemplo dois helices de marcas diferentes com o memso passo e diametro poderão (e certamente) ter desempenhos diferentes.

 

Então foque mais no ajuste médio, ou seja, o passo. Senão vai ficar achando pelo em ovo e na agua o pelo e o ovo se separam .

Sair de 5050 rpm colocando um helice 12, nao vai fazer milagres, vai melhorar o torque em media e baixa, vai deixar mais economico, vai andar mais carregado, mas duvido que vai bater os 5500rpm, creio que algo ali perto dos 5200 a 5300 e acredite ta bom demais. Vai ganhar entre 2 e 3kmh .

 

Mesmo assim, trocando ou nao, acredito que tem algo de errado aí, ou seu motor esta muito baixo, ou ta faltando alguma regulagem que nao abre 100% da borboleta... 5050 aproximadamente com 2 caras de 80kg ta um tiquinho abaixo... se fossem 3 balofos, ai sim estaria normal ou ate alto...

 

tente reconfigurar o peso interno da embarcacao, distribuir melhor o peso, levantar o motor, ajustar o trim corretamente...

 

pra essas e todas as outras coisas ja perguntadas e ditas aqui, tem vasto material no forum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...