Matheus Florentino Postado 23 horas atrás Denunciar Compartilhar Postado 23 horas atrás Boa tarde companheiros, recentemente adquiri um barco semi chato 5.5 borda alta e um 30 HP Mercury, tralha relativamente leve, barco de 100 kg mais ou menos, sempre pesco em 2 pessoas aproximadamente 80 kg cada, mais as tralhas ao total 220 quilos fora o barco, a hélice do meu motor é a original 9.9 x 13 já esta andando muito bem, 48/50 km descendo e uns 45 subindo, mais ainda queria um pouco mais de km kkkk, e o mercurizão está marcando somente 5060 a 5090 rpm, estava pensando em colocar a hélice 9.6 x 13 ou 9.9 x 12 para ver se aumenta um pouco o hpm e da um pouco mais de desempenho, oque me aconselham? Agradeço dês de já, Grande abraço a todos! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado 22 horas atrás Denunciar Compartilhar Postado 22 horas atrás passo 12. Matheus Florentino reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado 4 horas atrás Denunciar Compartilhar Postado 4 horas atrás complementando o post pq nao tive tempo ontem... diametro de helice é ajuste fino, algo proximo de 50 a 150rpm, nao mais que isso, por isso, pouco se fala, pq na prática não temos acesso a tantas helices assim pra conseguir ficar la o dia inteiro trocando pra saber qual vai casar. Se contar que o desenho do helice influencia muito mais, por exemplo dois helices de marcas diferentes com o memso passo e diametro poderão (e certamente) ter desempenhos diferentes. Então foque mais no ajuste médio, ou seja, o passo. Senão vai ficar achando pelo em ovo e na agua o pelo e o ovo se separam . Sair de 5050 rpm colocando um helice 12, nao vai fazer milagres, vai melhorar o torque em media e baixa, vai deixar mais economico, vai andar mais carregado, mas duvido que vai bater os 5500rpm, creio que algo ali perto dos 5200 a 5300 e acredite ta bom demais. Vai ganhar entre 2 e 3kmh . Mesmo assim, trocando ou nao, acredito que tem algo de errado aí, ou seu motor esta muito baixo, ou ta faltando alguma regulagem que nao abre 100% da borboleta... 5050 aproximadamente com 2 caras de 80kg ta um tiquinho abaixo... se fossem 3 balofos, ai sim estaria normal ou ate alto... tente reconfigurar o peso interno da embarcacao, distribuir melhor o peso, levantar o motor, ajustar o trim corretamente... pra essas e todas as outras coisas ja perguntadas e ditas aqui, tem vasto material no forum. Matheus Florentino reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Matheus Florentino Postado 1 hora atrás Autor Denunciar Compartilhar Postado 1 hora atrás Grande Astra, então como você mesmo disse também achei estranho ele estar nessa faixa de Rotação... Pensei em várias hipóteses, nossa boa e velha Gasolina ainda mais que agora tem 30% de álcool, regulagem de ar de carburador, a hélice que está nele ta meio judiada também pensei que poderia ocasionar isso também, já vou pedir outra para deixar a que tenho de reserva, pois nosso rio aqui ultimamente está bem baixo, acho que ajuste do motor não é porque já coloquei o calço nele para levantar e deixar a placa de cavitação rente com o fundo do barco, e também regulei o trin, sempre usei no 4 ajuste. Por tem um pouco de conhecimento em questão de mecânica quando comprei o motor eu mesmo dei uma olhada nele para ver se tinha folga na borboleta e se estava no ponto correto, estava tudo normal, mais estou pensando em levar num menino da região aqui que mexe para ele afina o motor para mim para ver se muda alguma coisa. Astra na sua experiência, qual marca de hélice me indica comprar? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado 1 hora atrás Denunciar Compartilhar Postado 1 hora atrás vamos por partes... a) Pensei em várias hipóteses, nossa boa e velha Gasolina ainda mais que agora tem 30% de álcool : a gasolina ja vinha com 27,5 % de alcool anidro adcionado, logo 2,5% nao fara diferenca absurda nao... Talvez o motor esteja faltando gasolina sim, seja regulagem, altura em relacao ao nivel do mar, etc , etc.. Mas ainda é MUITO cedo pra gente determinar isso, no maximo precisara de uma regulagem nova ou troca por um gicle maior. Mas nao acho que seja o caso a gasolina nao. É bom destruir um mito por completo: gasolina com alcool nao é exatamente ruim !!!!! Isso é um mito ! Ruim é gasolina com chumbo. o etanol é um antidetonante, ou seja, permite q seu motor seja exigido a maiores compressoes e avancos de pontos sem que ele exploda !! isso é muito bom ! Se vc pegar um motor e por gasolina pura vai andar muito menos e vai detonar o motor rapidinho... Cuidado com os mitos de internet ! Alcool em gasolina nao eh ruim, tem diferenca claro, mas nao eh exatamente ruim... Em termos de qualidade gasolina a nossa é considera uma das melhores do mundo... pelo menos deveria ser... Se o posto adultera ja sao outros 500.. comprando em lugar confiavel nao tera problemas!!!! b) hélice que está nele ta meio judiada também pensei que poderia ocasionar isso também: SIIMMM helice zuada fode a performance... qualquer batididinha, comidinha, limada faz diferenca... ja poe de lado e pega uma nova ! Nao tem nem o que comentar aqui. Isso é bem comum e negligenciado... c) Astra na sua experiência, qual marca de hélice me indica comprar? : tem dinheiro irmao?? compra original... nao tem?? ve a que te entrega primeiro ehehhehe pq anda complicado achar helice.... basicamente tem 2 marcas sorabo e mfx (ou marflex, mesma empresa) ... a sorabo é melhor q a mfx... original >>>>>>>>>>sorabo>>mfx ... nao tem muito o que apelar... e mantenha a helice velha no castelo do barco, vc nunca sabe qdo vai precisar de uma nova no meio no nada e ela te salva de enrascadas...embala bem num plastico bolha pra nao zuar nada e seja feliz toca o pau Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado 1 hora atrás Denunciar Compartilhar Postado 1 hora atrás um ponto q lembrei aki de ultima hora... o mini leme ta regulado certinho? ou seja, o barco navega em linha reta sem necessidade de ficar corrigindo a todo instante?? pq isso afeta a performance e muita gente esquece... alinha o motor , a plaqueta etc mas esquece do mini leme... isso faz com q o barco ande de lado... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado 1 hora atrás Denunciar Compartilhar Postado 1 hora atrás e sobre o trim.... meu barco nao eh muuuito diferente do teu... embora ache q vc ja esta numa boa velocidade final pro motor etc.. nao esta com a melhor rpm, entao vai conseguir um pelinho a mais ai... o meu uso no segundo ou tercerio buraco do trim... cada barco eh um trim diferente claro, mas eh legal as vezes testar novamente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Matheus Florentino Postado 42 minutos atrás Autor Denunciar Compartilhar Postado 42 minutos atrás 12 minutos atrás, Astra-Taranis disse: vamos por partes... a) Pensei em várias hipóteses, nossa boa e velha Gasolina ainda mais que agora tem 30% de álcool : a gasolina ja vinha com 27,5 % de alcool anidro adcionado, logo 2,5% nao fara diferenca absurda nao... Talvez o motor esteja faltando gasolina sim, seja regulagem, altura em relacao ao nivel do mar, etc , etc.. Mas ainda é MUITO cedo pra gente determinar isso, no maximo precisara de uma regulagem nova ou troca por um gicle maior. Mas nao acho que seja o caso a gasolina nao. É bom destruir um mito por completo: gasolina com alcool nao é exatamente ruim !!!!! Isso é um mito ! Ruim é gasolina com chumbo. o etanol é um antidetonante, ou seja, permite q seu motor seja exigido a maiores compressoes e avancos de pontos sem que ele exploda !! isso é muito bom ! Se vc pegar um motor e por gasolina pura vai andar muito menos e vai detonar o motor rapidinho... Cuidado com os mitos de internet ! Alcool em gasolina nao eh ruim, tem diferenca claro, mas nao eh exatamente ruim... Em termos de qualidade gasolina a nossa é considera uma das melhores do mundo... pelo menos deveria ser... Se o posto adultera ja sao outros 500.. comprando em lugar confiavel nao tera problemas!!!! b) hélice que está nele ta meio judiada também pensei que poderia ocasionar isso também: SIIMMM helice zuada fode a performance... qualquer batididinha, comidinha, limada faz diferenca... ja poe de lado e pega uma nova ! Nao tem nem o que comentar aqui. Isso é bem comum e negligenciado... c) Astra na sua experiência, qual marca de hélice me indica comprar? : tem dinheiro irmao?? compra original... nao tem?? ve a que te entrega primeiro ehehhehe pq anda complicado achar helice.... basicamente tem 2 marcas sorabo e mfx (ou marflex, mesma empresa) ... a sorabo é melhor q a mfx... original >>>>>>>>>>sorabo>>mfx ... nao tem muito o que apelar... e mantenha a helice velha no castelo do barco, vc nunca sabe qdo vai precisar de uma nova no meio no nada e ela te salva de enrascadas...embala bem num plastico bolha pra nao zuar nada e seja feliz toca o pau Show de bola obrigado pela explicação, sempre abasteço em um posto de minha cidade que todos mencionam que é o melhor, até quem mexe com motores aqui falam, ate hoje não tive problema com a gasolina deles, mais em fim como explicou ali acredito que não influencie muito, vou levar para dar uma afinada nele para ver se muda algo... Helice estava entre Sorabo, MFX e HR Nautica, mais vou dar uma priorisada nas que me passou, que já ouvi falar que são muito boas mesmo, já vou dar uma olhada para pedir que 12,13 e 14 vamo subir buscar os brutos ehehe e com uma de reserva já fico mais tranquilo... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Matheus Florentino Postado 38 minutos atrás Autor Denunciar Compartilhar Postado 38 minutos atrás 21 minutos atrás, Astra-Taranis disse: um ponto q lembrei aki de ultima hora... o mini leme ta regulado certinho? ou seja, o barco navega em linha reta sem necessidade de ficar corrigindo a todo instante?? pq isso afeta a performance e muita gente esquece... alinha o motor , a plaqueta etc mas esquece do mini leme... isso faz com q o barco ande de lado... Fiz esse ajuste na primeira vez que fui, o barco ficou puxando dai alinhei ele e já testei, depois da regulagem andou retinho... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Matheus Florentino Postado 17 minutos atrás Autor Denunciar Compartilhar Postado 17 minutos atrás 23 minutos atrás, Astra-Taranis disse: e sobre o trim.... meu barco nao eh muuuito diferente do teu... embora ache q vc ja esta numa boa velocidade final pro motor etc.. nao esta com a melhor rpm, entao vai conseguir um pelinho a mais ai... o meu uso no segundo ou tercerio buraco do trim... cada barco eh um trim diferente claro, mas eh legal as vezes testar novamente. To pensando em abaixar para o 3 tambem para fazer um teste, pois algumas das vezes que fui o barco quis galopar mesmo com o posicionamento do peso mais na ponta, só que isso só aconteceu quando estava subindo o rio... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.