Matheus Florentino Postado Quarta às 15:52 Denunciar Compartilhar Postado Quarta às 15:52 Boa tarde companheiros, recentemente adquiri um barco semi chato 5.5 borda alta e um 30 HP Mercury, tralha relativamente leve, barco de 100 kg mais ou menos, sempre pesco em 2 pessoas aproximadamente 80 kg cada, mais as tralhas ao total 220 quilos fora o barco, a hélice do meu motor é a original 9.9 x 13 já esta andando muito bem, 48/50 km descendo e uns 45 subindo, mais ainda queria um pouco mais de km kkkk, e o mercurizão está marcando somente 5060 a 5090 rpm, estava pensando em colocar a hélice 9.6 x 13 ou 9.9 x 12 para ver se aumenta um pouco o hpm e da um pouco mais de desempenho, oque me aconselham? Agradeço dês de já, Grande abraço a todos! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Quarta às 17:12 Denunciar Compartilhar Postado Quarta às 17:12 passo 12. Matheus Florentino reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado ontem às 11:26 Denunciar Compartilhar Postado ontem às 11:26 complementando o post pq nao tive tempo ontem... diametro de helice é ajuste fino, algo proximo de 50 a 150rpm, nao mais que isso, por isso, pouco se fala, pq na prática não temos acesso a tantas helices assim pra conseguir ficar la o dia inteiro trocando pra saber qual vai casar. Se contar que o desenho do helice influencia muito mais, por exemplo dois helices de marcas diferentes com o memso passo e diametro poderão (e certamente) ter desempenhos diferentes. Então foque mais no ajuste médio, ou seja, o passo. Senão vai ficar achando pelo em ovo e na agua o pelo e o ovo se separam . Sair de 5050 rpm colocando um helice 12, nao vai fazer milagres, vai melhorar o torque em media e baixa, vai deixar mais economico, vai andar mais carregado, mas duvido que vai bater os 5500rpm, creio que algo ali perto dos 5200 a 5300 e acredite ta bom demais. Vai ganhar entre 2 e 3kmh . Mesmo assim, trocando ou nao, acredito que tem algo de errado aí, ou seu motor esta muito baixo, ou ta faltando alguma regulagem que nao abre 100% da borboleta... 5050 aproximadamente com 2 caras de 80kg ta um tiquinho abaixo... se fossem 3 balofos, ai sim estaria normal ou ate alto... tente reconfigurar o peso interno da embarcacao, distribuir melhor o peso, levantar o motor, ajustar o trim corretamente... pra essas e todas as outras coisas ja perguntadas e ditas aqui, tem vasto material no forum. Matheus Florentino reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Matheus Florentino Postado ontem às 14:01 Autor Denunciar Compartilhar Postado ontem às 14:01 Grande Astra, então como você mesmo disse também achei estranho ele estar nessa faixa de Rotação... Pensei em várias hipóteses, nossa boa e velha Gasolina ainda mais que agora tem 30% de álcool, regulagem de ar de carburador, a hélice que está nele ta meio judiada também pensei que poderia ocasionar isso também, já vou pedir outra para deixar a que tenho de reserva, pois nosso rio aqui ultimamente está bem baixo, acho que ajuste do motor não é porque já coloquei o calço nele para levantar e deixar a placa de cavitação rente com o fundo do barco, e também regulei o trin, sempre usei no 4 ajuste. Por tem um pouco de conhecimento em questão de mecânica quando comprei o motor eu mesmo dei uma olhada nele para ver se tinha folga na borboleta e se estava no ponto correto, estava tudo normal, mais estou pensando em levar num menino da região aqui que mexe para ele afina o motor para mim para ver se muda alguma coisa. Astra na sua experiência, qual marca de hélice me indica comprar? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado ontem às 14:25 Denunciar Compartilhar Postado ontem às 14:25 vamos por partes... a) Pensei em várias hipóteses, nossa boa e velha Gasolina ainda mais que agora tem 30% de álcool : a gasolina ja vinha com 27,5 % de alcool anidro adcionado, logo 2,5% nao fara diferenca absurda nao... Talvez o motor esteja faltando gasolina sim, seja regulagem, altura em relacao ao nivel do mar, etc , etc.. Mas ainda é MUITO cedo pra gente determinar isso, no maximo precisara de uma regulagem nova ou troca por um gicle maior. Mas nao acho que seja o caso a gasolina nao. É bom destruir um mito por completo: gasolina com alcool nao é exatamente ruim !!!!! Isso é um mito ! Ruim é gasolina com chumbo. o etanol é um antidetonante, ou seja, permite q seu motor seja exigido a maiores compressoes e avancos de pontos sem que ele exploda !! isso é muito bom ! Se vc pegar um motor e por gasolina pura vai andar muito menos e vai detonar o motor rapidinho... Cuidado com os mitos de internet ! Alcool em gasolina nao eh ruim, tem diferenca claro, mas nao eh exatamente ruim... Em termos de qualidade gasolina a nossa é considera uma das melhores do mundo... pelo menos deveria ser... Se o posto adultera ja sao outros 500.. comprando em lugar confiavel nao tera problemas!!!! b) hélice que está nele ta meio judiada também pensei que poderia ocasionar isso também: SIIMMM helice zuada fode a performance... qualquer batididinha, comidinha, limada faz diferenca... ja poe de lado e pega uma nova ! Nao tem nem o que comentar aqui. Isso é bem comum e negligenciado... c) Astra na sua experiência, qual marca de hélice me indica comprar? : tem dinheiro irmao?? compra original... nao tem?? ve a que te entrega primeiro ehehhehe pq anda complicado achar helice.... basicamente tem 2 marcas sorabo e mfx (ou marflex, mesma empresa) ... a sorabo é melhor q a mfx... original >>>>>>>>>>sorabo>>mfx ... nao tem muito o que apelar... e mantenha a helice velha no castelo do barco, vc nunca sabe qdo vai precisar de uma nova no meio no nada e ela te salva de enrascadas...embala bem num plastico bolha pra nao zuar nada e seja feliz toca o pau Matheus Florentino reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado ontem às 14:31 Denunciar Compartilhar Postado ontem às 14:31 um ponto q lembrei aki de ultima hora... o mini leme ta regulado certinho? ou seja, o barco navega em linha reta sem necessidade de ficar corrigindo a todo instante?? pq isso afeta a performance e muita gente esquece... alinha o motor , a plaqueta etc mas esquece do mini leme... isso faz com q o barco ande de lado... Matheus Florentino reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado ontem às 14:34 Denunciar Compartilhar Postado ontem às 14:34 e sobre o trim.... meu barco nao eh muuuito diferente do teu... embora ache q vc ja esta numa boa velocidade final pro motor etc.. nao esta com a melhor rpm, entao vai conseguir um pelinho a mais ai... o meu uso no segundo ou tercerio buraco do trim... cada barco eh um trim diferente claro, mas eh legal as vezes testar novamente. Matheus Florentino reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Matheus Florentino Postado ontem às 14:53 Autor Denunciar Compartilhar Postado ontem às 14:53 12 minutos atrás, Astra-Taranis disse: vamos por partes... a) Pensei em várias hipóteses, nossa boa e velha Gasolina ainda mais que agora tem 30% de álcool : a gasolina ja vinha com 27,5 % de alcool anidro adcionado, logo 2,5% nao fara diferenca absurda nao... Talvez o motor esteja faltando gasolina sim, seja regulagem, altura em relacao ao nivel do mar, etc , etc.. Mas ainda é MUITO cedo pra gente determinar isso, no maximo precisara de uma regulagem nova ou troca por um gicle maior. Mas nao acho que seja o caso a gasolina nao. É bom destruir um mito por completo: gasolina com alcool nao é exatamente ruim !!!!! Isso é um mito ! Ruim é gasolina com chumbo. o etanol é um antidetonante, ou seja, permite q seu motor seja exigido a maiores compressoes e avancos de pontos sem que ele exploda !! isso é muito bom ! Se vc pegar um motor e por gasolina pura vai andar muito menos e vai detonar o motor rapidinho... Cuidado com os mitos de internet ! Alcool em gasolina nao eh ruim, tem diferenca claro, mas nao eh exatamente ruim... Em termos de qualidade gasolina a nossa é considera uma das melhores do mundo... pelo menos deveria ser... Se o posto adultera ja sao outros 500.. comprando em lugar confiavel nao tera problemas!!!! b) hélice que está nele ta meio judiada também pensei que poderia ocasionar isso também: SIIMMM helice zuada fode a performance... qualquer batididinha, comidinha, limada faz diferenca... ja poe de lado e pega uma nova ! Nao tem nem o que comentar aqui. Isso é bem comum e negligenciado... c) Astra na sua experiência, qual marca de hélice me indica comprar? : tem dinheiro irmao?? compra original... nao tem?? ve a que te entrega primeiro ehehhehe pq anda complicado achar helice.... basicamente tem 2 marcas sorabo e mfx (ou marflex, mesma empresa) ... a sorabo é melhor q a mfx... original >>>>>>>>>>sorabo>>mfx ... nao tem muito o que apelar... e mantenha a helice velha no castelo do barco, vc nunca sabe qdo vai precisar de uma nova no meio no nada e ela te salva de enrascadas...embala bem num plastico bolha pra nao zuar nada e seja feliz toca o pau Show de bola obrigado pela explicação, sempre abasteço em um posto de minha cidade que todos mencionam que é o melhor, até quem mexe com motores aqui falam, ate hoje não tive problema com a gasolina deles, mais em fim como explicou ali acredito que não influencie muito, vou levar para dar uma afinada nele para ver se muda algo... Helice estava entre Sorabo, MFX e HR Nautica, mais vou dar uma priorisada nas que me passou, que já ouvi falar que são muito boas mesmo, já vou dar uma olhada para pedir que 12,13 e 14 vamo subir buscar os brutos ehehe e com uma de reserva já fico mais tranquilo... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Matheus Florentino Postado ontem às 14:57 Autor Denunciar Compartilhar Postado ontem às 14:57 21 minutos atrás, Astra-Taranis disse: um ponto q lembrei aki de ultima hora... o mini leme ta regulado certinho? ou seja, o barco navega em linha reta sem necessidade de ficar corrigindo a todo instante?? pq isso afeta a performance e muita gente esquece... alinha o motor , a plaqueta etc mas esquece do mini leme... isso faz com q o barco ande de lado... Fiz esse ajuste na primeira vez que fui, o barco ficou puxando dai alinhei ele e já testei, depois da regulagem andou retinho... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Matheus Florentino Postado ontem às 15:17 Autor Denunciar Compartilhar Postado ontem às 15:17 23 minutos atrás, Astra-Taranis disse: e sobre o trim.... meu barco nao eh muuuito diferente do teu... embora ache q vc ja esta numa boa velocidade final pro motor etc.. nao esta com a melhor rpm, entao vai conseguir um pelinho a mais ai... o meu uso no segundo ou tercerio buraco do trim... cada barco eh um trim diferente claro, mas eh legal as vezes testar novamente. To pensando em abaixar para o 3 tambem para fazer um teste, pois algumas das vezes que fui o barco quis galopar mesmo com o posicionamento do peso mais na ponta, só que isso só aconteceu quando estava subindo o rio... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado 21 horas atrás Denunciar Compartilhar Postado 21 horas atrás Eu tive esse motor por 10 anos. Na época era empolgado e fazia uns testes. Barco a época era uma Semichata 6m. 1.35m boca , chapa 1.2mm. 85 kg peso. 2 pessoas com 100 a 110kg, elétrico bateria, gasolina e pouca tralha de pesca. Ou seja uns 250kg de carga sem contar o motor Segundo ocupante sempre sentado no banco do meio onde velocidade naquele barco se conseguia mais. Esses testes foram em represa agua parada. Com helice original 9.9 x 13 original: 5100rpm a 45kmh Helice 9.9 x 12 Mfx: 5250 rpm a 47kmh Helice 9.9 x 12 Sorabo : 5450 rpm a 47.5 kmh. Sozinho vazio O que muda com a passo 12 a arrancada melhora e ponto de planeio e caso vc leve mais peso ela ficará melhor ainda, no seu caso vai melhorar muito pouco mais vai. O problema da Helice 12 se vc usar com pouco peso o giro ficará alto e vai andar menos q a 13. Na 12 cheguei a bater 5800 vazio sem nada e nao passava de 50 kmh ja a 13 chegava a 51 a 52. Esses testes foram na altitude aki 600m e regulagem do ar com 2 voltas. Placa ventilação a 3cm abaixo regulado com um toquinho e no 4 pino. Foi o que ficou perfeito, testei altura, no mesmo nivel ventilava Helice, 5 pino cavalgava ai vai de vc testar. Mas adianto se conseguir 3 kmh sinta se muito feliz. E nem sempre o giro maior vc atingirá maior velocidade eu fiz mesmo teste com meu Yamaha 30hp. Com helice 13 original a 5.200 rpm ele anda mais que a 12 a 5.500. A 12 só andou mais só qdo coloquei muito peso e na 13 a rpm caiu pra menos de 4900. Sobre etanol, o aumento dele vai causar aumento do consumo e oxidação de peças metálicas principalmente carburador visto que o Mercury/ Tohatsu não é indicado etanol mais q 8%. Porem cuidando certo não vai dar nada nao. Matheus Florentino reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Matheus Florentino Postado 4 horas atrás Autor Denunciar Compartilhar Postado 4 horas atrás 16 horas atrás, Guto Pinto disse: Eu tive esse motor por 10 anos. Na época era empolgado e fazia uns testes. Barco a época era uma Semichata 6m. 1.35m boca , chapa 1.2mm. 85 kg peso. 2 pessoas com 100 a 110kg, elétrico bateria, gasolina e pouca tralha de pesca. Ou seja uns 250kg de carga sem contar o motor Segundo ocupante sempre sentado no banco do meio onde velocidade naquele barco se conseguia mais. Esses testes foram em represa agua parada. Com helice original 9.9 x 13 original: 5100rpm a 45kmh Helice 9.9 x 12 Mfx: 5250 rpm a 47kmh Helice 9.9 x 12 Sorabo : 5450 rpm a 47.5 kmh. Sozinho vazio O que muda com a passo 12 a arrancada melhora e ponto de planeio e caso vc leve mais peso ela ficará melhor ainda, no seu caso vai melhorar muito pouco mais vai. O problema da Helice 12 se vc usar com pouco peso o giro ficará alto e vai andar menos q a 13. Na 12 cheguei a bater 5800 vazio sem nada e nao passava de 50 kmh ja a 13 chegava a 51 a 52. Esses testes foram na altitude aki 600m e regulagem do ar com 2 voltas. Placa ventilação a 3cm abaixo regulado com um toquinho e no 4 pino. Foi o que ficou perfeito, testei altura, no mesmo nivel ventilava Helice, 5 pino cavalgava ai vai de vc testar. Mas adianto se conseguir 3 kmh sinta se muito feliz. E nem sempre o giro maior vc atingirá maior velocidade eu fiz mesmo teste com meu Yamaha 30hp. Com helice 13 original a 5.200 rpm ele anda mais que a 12 a 5.500. A 12 só andou mais só qdo coloquei muito peso e na 13 a rpm caiu pra menos de 4900. Sobre etanol, o aumento dele vai causar aumento do consumo e oxidação de peças metálicas principalmente carburador visto que o Mercury/ Tohatsu não é indicado etanol mais q 8%. Porem cuidando certo não vai dar nada nao. Grande Guto, Hehe estou nessa fase da empolgação e dos testes, tudo para fazer ganhar mais um tiquinho de desempenho... Então estava pensando mesmo nisso, acho que a 12 pode ficar um pouco curta se eu for com pouco peso (geralmente isso acontece), acredito que vou colocar a 9.6 x 13, mesmo que não sinta tanta diferença mais acredito que já vai deixar o motor na faixa de rotação minima correta dele, entre uns 5150 rpm, aqui na minha região a altitude é de 390m não mexi na regulagem do ar dele ainda mais estou achando que ele esta precisando. A regulagem que eu uso no meu barco é praticamente a mesma que usou no seu a placa de cavitação fica uns 3 cm a baixo (foi a melhor altura que achei, se colocar o motor alto que isso parece que perde agua) e no 4 pino tambem, subindo o rio esta querendo cavalgar vou tentar abaixar para o 3 pino para ver se melhora... Estou querendo, mexer na entrada de ar e colocar umas velas de iridium para ver se muda algo tambem. Geralmente descendo ele da seus 50 km e subindo 45 km Hehe, como disse mesmo se eu ganhar uns 3 km já fico feliz. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado 4 horas atrás Denunciar Compartilhar Postado 4 horas atrás Maior problema sao as discrepancias das helices nacionais. Como exemplifiquei , na " teoria" 1 polegada no passo muda 300 rpm, no caso a Mfx mudou 150 rpm e a Sorabo 350. Mfx no caso ficou ate melhor pq caso eu andasse mais leve nao subia demais o giro. Particularmente nunca fiz teste mudando diametro . Ideal seria ter helices originais, mas aqui não acha, e no caso da Yamaha que acha o preço é alto, 3x o valor . Eu só fuço nisso, velas iridium nunca usei, regulagem de ar deixo padrao de fabrica no maximo 1/4 de volta pra e pra cá. Nao muda muito tb. É aquilo se quer mais desempenho é motor maior e ponto, ficar fuçando em motor não rola não Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Matheus Florentino Postado 54 minutos atrás Autor Denunciar Compartilhar Postado 54 minutos atrás 2 horas atrás, Guto Pinto disse: Maior problema sao as discrepancias das helices nacionais. Como exemplifiquei , na " teoria" 1 polegada no passo muda 300 rpm, no caso a Mfx mudou 150 rpm e a Sorabo 350. Mfx no caso ficou ate melhor pq caso eu andasse mais leve nao subia demais o giro. Particularmente nunca fiz teste mudando diametro . Ideal seria ter helices originais, mas aqui não acha, e no caso da Yamaha que acha o preço é alto, 3x o valor . Eu só fuço nisso, velas iridium nunca usei, regulagem de ar deixo padrao de fabrica no maximo 1/4 de volta pra e pra cá. Nao muda muito tb. É aquilo se quer mais desempenho é motor maior e ponto, ficar fuçando em motor não rola não Show de bola, vou colocar a helice e fazer uns testes volto aqui para deixar o veredito... Não tenho intenção de fuçar não, no maximo trocar a helice e colocar as velas para ver se tem alguma diferença. Já usou as helice HR Nautica? são boas sabe me informar? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado 39 minutos atrás Denunciar Compartilhar Postado 39 minutos atrás tem apenas dois post sobre mudar a vela pra iridium no forum e nenhum resultado notavel. particularmente eu nao colocaria. Veja sou entusiasta da vela de iridium em carros, motos 4tem e 4cc... mas num motor de popa?? nao vai conseguir usar nada desse material. sao projetos dos anos 70/80 ... apenas 2 cilindros... com faixa de usável de motor muito pequena e plana ... diferene de um 4 tempos q vc tem 4 cilindros, correcao de ponto, torque em baixa e media, uma curva de usabilidade MUITO diferente do 2 tempos q eh praticamente: acelerando tudo ou nada... fora a questao do oleo sendo jogado direto na gasolina... ja viu uma vela de iridium? a ponta é bem mais fina, a vela vai ter que conseguir centelhar banhada a oleo. mas se vc tem o $$ , vai fundo, mal nao fara... mas bem tb nao acho que seja o caso... a vela de iridium eh superior, mas suas qualidades aparecem em baixa e media rotacao, em uma centelha melhor e durabilidade maior.... a gente troca vela de motor de popa com 100 horas ou menos... isso num carro nao é nem amaciamento da vela... motor 2 tempos com oleo, etc, nao compensa... como eu disse, mal nao fara, mas bem tb nao acho q fara... outro ponto, tem trocentos posts e topicos sobre esse motor e mudancas e testes, guto fez, eu fiz, outros fizeram.... ganhar 3kmh é quase 10% de aumento de rendimento, fazer isso num motor de grandes dimensoes nao eh facil, num motor pequeno, andando na agua e bla bla bla eh muita coisa.. muita mesmo... entao nao se iluda nos primeiros posts eu disse q ja rendia bem o bastante, so o rpm q nao ta no melhor nivel... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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