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Duvida sobre qual Helice comprar para o motor 30 hp Mercury


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Boa tarde companheiros, recentemente adquiri um barco semi chato 5.5 borda alta e um 30 HP Mercury, tralha relativamente leve, barco de 100 kg mais ou menos, sempre pesco em 2 pessoas aproximadamente 80 kg cada, mais as tralhas ao total 220 quilos fora o barco, a hélice do meu motor é a original 9.9 x 13 já esta andando muito bem, 48/50 km descendo e uns 45 subindo, mais ainda queria um pouco mais de km kkkk, e o mercurizão está marcando somente 5060 a 5090 rpm, estava pensando em colocar a hélice 9.6 x 13 ou 9.9 x 12 para ver se aumenta um pouco o hpm e da um pouco mais de desempenho, oque me aconselham?

Agradeço dês de já, Grande abraço a todos!

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complementando o post pq nao tive tempo ontem...

 

diametro de helice é ajuste fino, algo proximo de 50 a 150rpm, nao mais que isso, por isso, pouco se fala, pq na prática não temos acesso a tantas helices assim pra conseguir ficar la o dia inteiro trocando pra saber qual vai casar.

 

Se contar que o desenho do helice influencia muito mais, por exemplo dois helices de marcas diferentes com o memso passo e diametro poderão (e certamente) ter desempenhos diferentes.

 

Então foque mais no ajuste médio, ou seja, o passo. Senão vai ficar achando pelo em ovo e na agua o pelo e o ovo se separam .

Sair de 5050 rpm colocando um helice 12, nao vai fazer milagres, vai melhorar o torque em media e baixa, vai deixar mais economico, vai andar mais carregado, mas duvido que vai bater os 5500rpm, creio que algo ali perto dos 5200 a 5300 e acredite ta bom demais. Vai ganhar entre 2 e 3kmh .

 

Mesmo assim, trocando ou nao, acredito que tem algo de errado aí, ou seu motor esta muito baixo, ou ta faltando alguma regulagem que nao abre 100% da borboleta... 5050 aproximadamente com 2 caras de 80kg ta um tiquinho abaixo... se fossem 3 balofos, ai sim estaria normal ou ate alto...

 

tente reconfigurar o peso interno da embarcacao, distribuir melhor o peso, levantar o motor, ajustar o trim corretamente...

 

pra essas e todas as outras coisas ja perguntadas e ditas aqui, tem vasto material no forum.

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Grande Astra, então como você mesmo disse também achei estranho ele estar nessa faixa de Rotação...

 

Pensei em várias hipóteses, nossa boa e velha Gasolina ainda mais que agora tem 30% de álcool, regulagem de ar de carburador, a hélice que está nele ta meio judiada também pensei que poderia ocasionar isso também, já vou pedir outra para deixar a que tenho de reserva, pois nosso rio aqui ultimamente está bem baixo, acho que ajuste do motor não é porque já coloquei o calço nele para levantar e deixar a placa de cavitação rente com o fundo do barco, e também regulei o trin, sempre usei no 4 ajuste.

 

Por tem um pouco de conhecimento em questão de mecânica quando comprei o motor eu mesmo dei uma olhada nele para ver se tinha folga na borboleta e se estava no ponto correto, estava tudo normal, mais estou pensando em levar num menino da região aqui que mexe para ele afina o motor para mim para ver se muda alguma coisa.

 

Astra na sua experiência, qual marca de hélice me indica comprar?

 

 

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vamos por partes...

 

a) Pensei em várias hipóteses, nossa boa e velha Gasolina ainda mais que agora tem 30% de álcool  : a gasolina ja vinha com 27,5 % de alcool anidro adcionado, logo 2,5% nao fara diferenca absurda nao... Talvez o motor esteja faltando gasolina sim, seja regulagem, altura em relacao ao nivel do mar, etc , etc.. Mas ainda é MUITO cedo pra gente determinar isso, no maximo precisara de uma regulagem nova ou troca por um gicle maior. Mas nao acho que seja o caso a gasolina nao.

 

É bom destruir um mito por completo: gasolina com alcool nao é exatamente ruim !!!!! Isso é um mito ! Ruim é gasolina com chumbo. o etanol é um antidetonante, ou seja, permite q seu motor seja exigido a maiores compressoes e avancos de pontos sem que ele exploda !! isso é muito bom ! Se vc pegar um motor e por gasolina pura vai andar muito menos e vai detonar o motor rapidinho... Cuidado com os mitos de internet ! Alcool em gasolina nao eh ruim, tem diferenca claro, mas nao eh exatamente ruim... Em termos de qualidade gasolina a nossa é considera uma das melhores do mundo... pelo menos deveria ser... Se o posto adultera ja sao outros 500.. comprando em lugar confiavel nao tera problemas!!!!

 

b) hélice que está nele ta meio judiada também pensei que poderia ocasionar isso também: SIIMMM helice zuada fode a performance... qualquer batididinha, comidinha, limada faz diferenca... ja poe de lado e pega uma nova ! Nao tem nem o que comentar aqui. Isso é bem comum e negligenciado...

 

c) Astra na sua experiência, qual marca de hélice me indica comprar? : tem dinheiro irmao?? compra original... nao tem?? ve a que te entrega primeiro ehehhehe pq anda complicado achar helice.... 

 

basicamente tem 2 marcas sorabo e mfx (ou marflex, mesma empresa) ... a sorabo é melhor q a mfx... 

 

original >>>>>>>>>>sorabo>>mfx ...

 

nao tem muito o que apelar...

 

e mantenha a helice velha no castelo do barco, vc nunca sabe qdo vai precisar de uma nova no meio no nada e ela te salva de enrascadas...embala bem num plastico bolha pra nao zuar nada e seja feliz toca o pau

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um ponto q lembrei aki de ultima hora...

 

o mini leme ta regulado certinho? ou seja, o barco navega em linha reta sem necessidade de ficar corrigindo a todo instante?? pq isso afeta a performance e muita gente esquece... alinha o motor , a plaqueta etc mas esquece do mini leme... isso faz com q o barco ande de lado...

 

Para que serve este leme no motor de popa? - Minuto Náutico - Marcio  Dottori - Vídeo 361

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e sobre o trim.... meu barco nao eh muuuito diferente do teu... embora ache q vc ja esta numa boa velocidade final pro motor etc.. nao esta com a melhor rpm, entao vai conseguir um pelinho a mais ai... o meu uso no segundo ou tercerio buraco do trim... cada barco eh um trim diferente claro, mas eh legal as vezes testar novamente.

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12 minutos atrás, Astra-Taranis disse:

vamos por partes...

 

a) Pensei em várias hipóteses, nossa boa e velha Gasolina ainda mais que agora tem 30% de álcool  : a gasolina ja vinha com 27,5 % de alcool anidro adcionado, logo 2,5% nao fara diferenca absurda nao... Talvez o motor esteja faltando gasolina sim, seja regulagem, altura em relacao ao nivel do mar, etc , etc.. Mas ainda é MUITO cedo pra gente determinar isso, no maximo precisara de uma regulagem nova ou troca por um gicle maior. Mas nao acho que seja o caso a gasolina nao.

 

É bom destruir um mito por completo: gasolina com alcool nao é exatamente ruim !!!!! Isso é um mito ! Ruim é gasolina com chumbo. o etanol é um antidetonante, ou seja, permite q seu motor seja exigido a maiores compressoes e avancos de pontos sem que ele exploda !! isso é muito bom ! Se vc pegar um motor e por gasolina pura vai andar muito menos e vai detonar o motor rapidinho... Cuidado com os mitos de internet ! Alcool em gasolina nao eh ruim, tem diferenca claro, mas nao eh exatamente ruim... Em termos de qualidade gasolina a nossa é considera uma das melhores do mundo... pelo menos deveria ser... Se o posto adultera ja sao outros 500.. comprando em lugar confiavel nao tera problemas!!!!

 

b) hélice que está nele ta meio judiada também pensei que poderia ocasionar isso também: SIIMMM helice zuada fode a performance... qualquer batididinha, comidinha, limada faz diferenca... ja poe de lado e pega uma nova ! Nao tem nem o que comentar aqui. Isso é bem comum e negligenciado...

 

c) Astra na sua experiência, qual marca de hélice me indica comprar? : tem dinheiro irmao?? compra original... nao tem?? ve a que te entrega primeiro ehehhehe pq anda complicado achar helice.... 

 

basicamente tem 2 marcas sorabo e mfx (ou marflex, mesma empresa) ... a sorabo é melhor q a mfx... 

 

original >>>>>>>>>>sorabo>>mfx ...

 

nao tem muito o que apelar...

 

e mantenha a helice velha no castelo do barco, vc nunca sabe qdo vai precisar de uma nova no meio no nada e ela te salva de enrascadas...embala bem num plastico bolha pra nao zuar nada e seja feliz toca o pau

 

 

 

Show de bola obrigado pela explicação, sempre abasteço em um posto de minha cidade que todos mencionam que é o melhor, até quem mexe com motores aqui falam, ate hoje não tive problema com a gasolina deles, mais em fim como explicou ali acredito que não influencie muito, vou levar para dar uma afinada nele para ver se muda algo...

 

Helice estava entre Sorabo, MFX e HR Nautica, mais vou dar uma priorisada nas que me passou, que já ouvi falar que são muito boas mesmo, já vou dar uma olhada para pedir que 12,13 e 14 vamo subir buscar os brutos ehehe e com uma de reserva já fico mais tranquilo...

 

 

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21 minutos atrás, Astra-Taranis disse:

um ponto q lembrei aki de ultima hora...

 

o mini leme ta regulado certinho? ou seja, o barco navega em linha reta sem necessidade de ficar corrigindo a todo instante?? pq isso afeta a performance e muita gente esquece... alinha o motor , a plaqueta etc mas esquece do mini leme... isso faz com q o barco ande de lado...

 

Para que serve este leme no motor de popa? - Minuto Náutico - Marcio  Dottori - Vídeo 361

 

 

Fiz esse ajuste na primeira vez que fui, o barco ficou puxando dai alinhei ele e já testei, depois da regulagem andou retinho...

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23 minutos atrás, Astra-Taranis disse:

e sobre o trim.... meu barco nao eh muuuito diferente do teu... embora ache q vc ja esta numa boa velocidade final pro motor etc.. nao esta com a melhor rpm, entao vai conseguir um pelinho a mais ai... o meu uso no segundo ou tercerio buraco do trim... cada barco eh um trim diferente claro, mas eh legal as vezes testar novamente.

 

 

To pensando em abaixar para o 3 tambem para fazer um teste, pois algumas das vezes que fui o barco quis galopar mesmo com o posicionamento do peso mais na ponta, só que isso só aconteceu quando estava subindo o rio...

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Eu tive esse motor por 10 anos. 

Na época era empolgado e fazia uns testes. 

Barco  a época era uma Semichata 6m. 1.35m boca , chapa 1.2mm.  85 kg peso.

2 pessoas com 100 a 110kg, elétrico bateria, gasolina  e pouca tralha de pesca.  Ou seja uns 250kg de carga sem contar o motor

Segundo ocupante sempre sentado no banco do meio onde velocidade  naquele barco se conseguia mais.  Esses testes foram em represa agua parada.

Com helice original 9.9 x 13 original:

5100rpm a 45kmh

Helice 9.9 x 12 Mfx:

5250 rpm a 47kmh

Helice 9.9 x 12 Sorabo :

5450 rpm a 47.5 kmh.

Sozinho vazio

 O que muda com a passo 12 a arrancada melhora e ponto de planeio  e caso vc leve mais peso  ela ficará melhor ainda, no seu caso vai melhorar muito pouco mais vai. 

O problema da Helice 12 se vc usar com pouco peso o giro ficará alto e vai andar menos q a 13.  Na 12 cheguei a bater 5800 vazio sem  nada e nao passava de 50 kmh ja  a 13 chegava a 51 a 52. 

Esses testes foram na altitude aki 600m e regulagem do ar com 2 voltas. Placa ventilação a 3cm abaixo regulado com um toquinho e no 4 pino.  Foi o que ficou perfeito, testei altura, no mesmo nivel ventilava Helice,  5 pino cavalgava  ai vai de vc testar. Mas adianto se conseguir 3 kmh sinta se muito feliz.  E nem sempre o giro maior vc atingirá maior velocidade eu fiz mesmo teste com meu Yamaha 30hp.  Com helice 13 original a 5.200 rpm ele anda mais que a 12 a 5.500.  A 12 só andou mais só qdo coloquei muito peso e na 13 a rpm caiu pra menos de 4900. 

Sobre etanol, o aumento dele vai causar aumento do consumo e oxidação de peças metálicas principalmente carburador visto que o Mercury/ Tohatsu  não é indicado etanol mais q 8%. Porem cuidando certo  não vai dar nada nao. 

 

 

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16 horas atrás, Guto Pinto disse:

Eu tive esse motor por 10 anos. 

Na época era empolgado e fazia uns testes. 

Barco  a época era uma Semichata 6m. 1.35m boca , chapa 1.2mm.  85 kg peso.

2 pessoas com 100 a 110kg, elétrico bateria, gasolina  e pouca tralha de pesca.  Ou seja uns 250kg de carga sem contar o motor

Segundo ocupante sempre sentado no banco do meio onde velocidade  naquele barco se conseguia mais.  Esses testes foram em represa agua parada.

Com helice original 9.9 x 13 original:

5100rpm a 45kmh

Helice 9.9 x 12 Mfx:

5250 rpm a 47kmh

Helice 9.9 x 12 Sorabo :

5450 rpm a 47.5 kmh.

Sozinho vazio

 O que muda com a passo 12 a arrancada melhora e ponto de planeio  e caso vc leve mais peso  ela ficará melhor ainda, no seu caso vai melhorar muito pouco mais vai. 

O problema da Helice 12 se vc usar com pouco peso o giro ficará alto e vai andar menos q a 13.  Na 12 cheguei a bater 5800 vazio sem  nada e nao passava de 50 kmh ja  a 13 chegava a 51 a 52. 

Esses testes foram na altitude aki 600m e regulagem do ar com 2 voltas. Placa ventilação a 3cm abaixo regulado com um toquinho e no 4 pino.  Foi o que ficou perfeito, testei altura, no mesmo nivel ventilava Helice,  5 pino cavalgava  ai vai de vc testar. Mas adianto se conseguir 3 kmh sinta se muito feliz.  E nem sempre o giro maior vc atingirá maior velocidade eu fiz mesmo teste com meu Yamaha 30hp.  Com helice 13 original a 5.200 rpm ele anda mais que a 12 a 5.500.  A 12 só andou mais só qdo coloquei muito peso e na 13 a rpm caiu pra menos de 4900. 

Sobre etanol, o aumento dele vai causar aumento do consumo e oxidação de peças metálicas principalmente carburador visto que o Mercury/ Tohatsu  não é indicado etanol mais q 8%. Porem cuidando certo  não vai dar nada nao. 

 

 

 

Grande Guto, Hehe estou nessa fase da empolgação e dos testes, tudo para fazer ganhar mais um tiquinho de desempenho...

 

Então estava pensando mesmo nisso, acho que a 12 pode ficar um pouco curta se eu for com pouco peso (geralmente isso acontece), acredito que vou colocar a 9.6 x 13, mesmo que não sinta tanta diferença mais acredito que já vai deixar o motor na faixa de rotação minima correta dele, entre uns 5150 rpm, aqui na minha região a altitude é de 390m não mexi na regulagem do ar dele ainda mais estou achando que ele esta precisando.

 

A regulagem que eu uso no meu barco é praticamente a mesma que usou no seu a placa de cavitação fica uns 3 cm a baixo (foi a melhor altura que achei, se colocar o motor alto que isso parece que perde agua) e no 4 pino tambem, subindo o rio esta querendo cavalgar vou tentar abaixar para o 3 pino para ver se melhora...

Estou querendo, mexer na entrada de ar e colocar umas velas de iridium para ver se muda algo tambem.

 

Geralmente descendo ele da seus 50 km e subindo 45 km

Hehe, como disse mesmo se eu ganhar uns 3 km já fico feliz.

 

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Maior problema sao as discrepancias das helices nacionais.  Como exemplifiquei , na " teoria"  1 polegada no passo muda 300 rpm,  no caso a Mfx mudou 150 rpm e a Sorabo 350. Mfx no caso ficou ate melhor pq caso eu andasse mais leve nao subia demais o giro.  Particularmente nunca fiz teste mudando diametro . 

Ideal seria ter helices originais,  mas aqui não acha, e no caso da Yamaha que acha o preço é alto,  3x o valor . 

Eu só fuço nisso, velas iridium nunca usei, regulagem de ar deixo padrao de fabrica no maximo 1/4 de volta pra e pra cá. Nao muda muito tb.

É aquilo se quer mais desempenho é motor maior e ponto, ficar fuçando em motor não rola não 

 

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2 horas atrás, Guto Pinto disse:

Maior problema sao as discrepancias das helices nacionais.  Como exemplifiquei , na " teoria"  1 polegada no passo muda 300 rpm,  no caso a Mfx mudou 150 rpm e a Sorabo 350. Mfx no caso ficou ate melhor pq caso eu andasse mais leve nao subia demais o giro.  Particularmente nunca fiz teste mudando diametro . 

Ideal seria ter helices originais,  mas aqui não acha, e no caso da Yamaha que acha o preço é alto,  3x o valor . 

Eu só fuço nisso, velas iridium nunca usei, regulagem de ar deixo padrao de fabrica no maximo 1/4 de volta pra e pra cá. Nao muda muito tb.

É aquilo se quer mais desempenho é motor maior e ponto, ficar fuçando em motor não rola não 

 

 

Show de bola, vou colocar a helice e fazer uns testes volto aqui para deixar o veredito...

Não tenho intenção de fuçar não, no maximo trocar a helice e colocar as velas para ver se tem alguma diferença.

Já usou as helice HR Nautica? são boas sabe me informar?

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tem apenas dois post sobre mudar a vela pra iridium no forum e nenhum resultado notavel.

 

particularmente eu nao colocaria.

 

Veja sou entusiasta da vela de iridium em carros, motos 4tem e 4cc... mas  num motor de popa?? nao vai conseguir usar nada desse material.

 

sao projetos dos anos 70/80 ... apenas 2 cilindros... com faixa de usável de motor muito pequena e plana ... diferene de um 4 tempos q vc tem 4 cilindros, correcao de ponto, torque em baixa e media, uma curva de usabilidade MUITO diferente do 2 tempos q eh praticamente: acelerando tudo ou nada...

 

fora a questao do oleo sendo jogado direto na gasolina... ja viu uma vela de iridium? a ponta é bem mais fina, a vela vai ter que conseguir centelhar banhada a oleo. 

 

mas se vc tem o $$ , vai fundo, mal nao fara... mas bem tb nao acho que seja o caso... 

 

a vela de iridium eh superior, mas suas qualidades aparecem em baixa e media rotacao, em uma centelha melhor e durabilidade maior.... a gente troca vela de motor de popa com 100 horas ou menos... isso num carro nao é nem amaciamento da vela... motor 2 tempos com oleo, etc, nao compensa... 

 

como eu disse, mal nao fara, mas bem tb nao acho q fara...

 

outro ponto, tem trocentos posts e topicos sobre esse motor e mudancas e testes, guto fez, eu fiz, outros fizeram.... ganhar 3kmh é quase 10% de aumento de rendimento, fazer isso num motor de grandes dimensoes nao eh facil, num motor pequeno, andando na agua e bla bla bla eh muita coisa.. muita mesmo... entao nao se iluda  nos primeiros posts eu disse q ja rendia bem o bastante, so o rpm q nao ta no melhor nivel...

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