Kid M Postado Outubro 7, 2025 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 7, 2025 Recentemente parte do nosso grupo foi pescar em locais de peixes grandes, especificamente no rio Curicuriari, onde os tucunas capturados eram vitaminados ! Os exemplares de Borboleta eram enormes e muito brigadores, embora não estivessem em diversos locais dos pontos de pesca. Já os Açús (inclusive os ainda "pacas") eram sempre grandes e dotados de muita força no "cabo de guerra" travado até seus embarques (claro que os "maiores" fugiram, como de hábito). Mas e os peixes de porte menor ? Nada abaixo de 40 cm foi pego, ou melhor, foi visto em termos de Açús. Não me refiro a ataques nas iscas oferecidas, mas de serem vistos ao longo da semana... O rio Curicuriari é um local de extrema beleza, mas detém uma estrutura reprodutiva bastante inferior ao que se possa esperar (foram vistos inúmeros "ninhos", mas nada de filhotes). O que será que acontece, ou melhor, como é que se dá o ciclo reprodutivo dos Açús nessa região? Não há muitos encontros de igarapés e/ou outros rios que se juntam ao Curicuriari (pelo menos no local da operação) e até mesmo as praias de areias brancas não apresentam "drops", seguindo de forma natural até o canal do rio. Sem presas para a alimentação dos predadores, como é que os "troféus" 🏆 (os diversos 80 UP's embarcados) chegaram a esse tamanho (estou me referindo a peixes gigantescos, chegando aos 87 cm) ! Alguém tem alguma explicação para essa situação ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marlon Postado Outubro 8, 2025 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 8, 2025 Olá Kid Começo minha pesca agora dia 11/10/2025 no rio Curicuriari e gostaria de saber mais sobre essa pesca da sua turma, um breve relato se possível ou dicas, enfim tudo que considerar relevante. Quanto a tua pergunta, me parece que se a sua percepção estiver certa a explicação mais lógica seria o ´´canibalismo´´. Quando estiver lá vou buscar a resposta. Desde já obrigado. Boas Pescas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LucaoCR Postado Outubro 9, 2025 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 9, 2025 Em 07/10/2025 em 16:16, Kid M disse: Recentemente parte do nosso grupo foi pescar em locais de peixes grandes, especificamente no rio Curicuriari, onde os tucunas capturados eram vitaminados ! Os exemplares de Borboleta eram enormes e muito brigadores, embora não estivessem em diversos locais dos pontos de pesca. Já os Açús (inclusive os ainda "pacas") eram sempre grandes e dotados de muita força no "cabo de guerra" travado até seus embarques (claro que os "maiores" fugiram, como de hábito). Mas e os peixes de porte menor ? Nada abaixo de 40 cm foi pego, ou melhor, foi visto em termos de Açús. Não me refiro a ataques nas iscas oferecidas, mas de serem vistos ao longo da semana... O rio Curicuriari é um local de extrema beleza, mas detém uma estrutura reprodutiva bastante inferior ao que se possa esperar (foram vistos inúmeros "ninhos", mas nada de filhotes). O que será que acontece, ou melhor, como é que se dá o ciclo reprodutivo dos Açús nessa região? Não há muitos encontros de igarapés e/ou outros rios que se juntam ao Curicuriari (pelo menos no local da operação) e até mesmo as praias de areias brancas não apresentam "drops", seguindo de forma natural até o canal do rio. Sem presas para a alimentação dos predadores, como é que os "troféus" 🏆 (os diversos 80 UP's embarcados) chegaram a esse tamanho (estou me referindo a peixes gigantescos, chegando aos 87 cm) ! Alguém tem alguma explicação para essa situação ? Esse rio tem me despertado bastante curiosidade e tenho pesquisado bastante sobre ele. Inclusive hoje eu assisti um vídeo de um gringo, muito bem editado, com ótimas imagens. O cara pescou uma semana lá na temporada passada, na época mais seca. Trouxe um parceiro iniciante junto. O pescador experiente tirou um caminhão de borboleta, 1 paca medio e nenhum Açu na semana toda. Já o amigo dele pegou no primeiro dia um Açu de 89cm mas durante todo o resto da semana mais nenhum Açu, só borboletas aos montes. Parece corroborar bastante o que você disse @Kid M. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Kid M Postado Outubro 9, 2025 Autor Denunciar Compartilhar Postado Outubro 9, 2025 4 horas atrás, Marlon disse: 11/10/2025 no rio Curicuriari Eu não estava, mas já estive com quem foi... Vamos lá ! Operação redonda, com ótimo esquema de transfer (tanto o jato da Azul, quanto as lanchas rápidas para o local do encontro) Tanto o "flutuante" quanto o acampamento avançado foram excelentes. Comida boa, mas não o que se esperava... (podia ser mais criativa) Botes e equipamentos bons. Destaque especial para os "ajudantes" além dos piloteiros ! Foram muito bem ! Esquema de comer no rio funcionou bem - dentro das limitações, mas poderia ser mais variado. O "garçom" fez a diferença ao entardecer. Algumas boas estruturas para peixes grandes, mas nada de quantidade a cada dia. Local para buscar o troféu acima de 80 cm. Os borboletas são uma sensação não apenas pelo tamanho, mas pela força e resistência para concluir o embarque. Pouquíssimos "pacas" de qualquer porte. Acho que conseguiram pegar um de 55 cm. Algumas traíras e quase nenhuma piranha. Iscas que funcionaram foram as de hélice, com destaque para as High Roller (como de hábito). Acho que 70% das capturas foram de hélice. Acredito que seja o que possa lhe adiantar... Quando estiver junto com quem foi, aparecerá mais a ser dito, mas aí você já estará postando seu relato com um 90 UP fotografado no seu bote. Aproveite sua semana... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Kid M Postado Outubro 9, 2025 Autor Denunciar Compartilhar Postado Outubro 9, 2025 35 minutos atrás, LucaoCR disse: Parece corroborar bastante o que você disse @Kid M. É por aí mesmo, pelo menos as capturas foram interessantes... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marlon Postado Outubro 9, 2025 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 9, 2025 8 horas atrás, Kid M disse: Eu não estava, mas já estive com quem foi... Vamos lá ! Operação redonda, com ótimo esquema de transfer (tanto o jato da Azul, quanto as lanchas rápidas para o local do encontro) Tanto o "flutuante" quanto o acampamento avançado foram excelentes. Comida boa, mas não o que se esperava... (podia ser mais criativa) Botes e equipamentos bons. Destaque especial para os "ajudantes" além dos piloteiros ! Foram muito bem ! Esquema de comer no rio funcionou bem - dentro das limitações, mas poderia ser mais variado. O "garçom" fez a diferença ao entardecer. Algumas boas estruturas para peixes grandes, mas nada de quantidade a cada dia. Local para buscar o troféu acima de 80 cm. Os borboletas são uma sensação não apenas pelo tamanho, mas pela força e resistência para concluir o embarque. Pouquíssimos "pacas" de qualquer porte. Acho que conseguiram pegar um de 55 cm. Algumas traíras e quase nenhuma piranha. Iscas que funcionaram foram as de hélice, com destaque para as High Roller (como de hábito). Acho que 70% das capturas foram de hélice. Acredito que seja o que possa lhe adiantar... Quando estiver junto com quem foi, aparecerá mais a ser dito, mas aí você já estará postando seu relato com um 90 UP fotografado no seu bote. Aproveite sua semana... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marlon Postado Outubro 9, 2025 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 9, 2025 (editado) Bom dia Kid Eu esqueci de citar que fiz a postagem em nome de um amigo do Paraná, Mauricio Rossetim.. ele perdeu o acesso aqui da turma do biguá. Ele sim vai estar na pescaria do Rio Curicuriari. Inclusive ele tem que arrumar o aceso dele pra ele sim postar a foto do 90 up dele. No mas obrigado pela resposta. obs. Sei que não é aqui o local pra esse assunto .. mas como ele conseguiria recuperar o acesso dele ? O nome dele é Mauricio Rossetim. Editado Outubro 9, 2025 por Marlon Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.