LucaoCR Postado Novembro 26, 2025 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 26, 2025 Na semana passada estive na Bahia, passando alguns dias em Boipeba. Me hospedei numa pousada na praia da Boca da Barra, bem no encontro do rio com o mar. Fiz planos de levar um conjunto pra pescar com camarão artificial, mas acabei desistindo, tinha lido muita coisa pela internet, inclusive aqui no fórum, que falava em bastante pesca predatória nos manguezais da região, inclusive com bombas. Devido às fortes chuvas, tive que usar o transfer semi-terrestre, indo de Mar Grande à Valença de carro e depois pegando um barco de lá até Boipeba. E o que vi foram imensos manguezais extremamente limpos, com bastante vida marinha, raríssimas redes, alguns poucos cercos e barcos de pesca artesanal. Conversando com locais, me pareceu que a realidade por lá mudou bastante e que o estoque de peixes está em alta. Robalos são servidos em todos os restaurantes da cidade, assim como ostras, agulhinhas, além de polvos e lagostas que são capturados nos corais das inúmeras praias de Boipeba. Me pareceu um destino que hoje em dia vale uns dias de prospecção em busca de bons robalos, dado que os relatos de intensa pesca predatória datam de 10 anos ou mais. Farei alguns contatos com barqueiros que consegui o contato pra ver se encontro mais informações. O pessoal aqui do fórum teria mais informações sobre? @Kid M @Beto Caranha Jaguaripe também foi citado como um bom destino, até talvez com um pouco mais de facilidades de encontrar algum guia/operador especializado, mas a facilidade de poder agendar uma viagem com um amigo pescador, levar as mulheres e hospedar em Boipeba me parece melhor, já que aquilo lá é um verdadeiro paraíso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Kid M Postado Novembro 26, 2025 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 26, 2025 6 horas atrás, LucaoCR disse: @Beto Caranha Lucão, Acredito que o Beto possa lhe sugerir algumas respostas, pois além de morar "no lado de lá", gosta de pescar no mar... Tenho pescado pouco (praticamente nada) e mesmo assim restrito à água doce. Todo o litoral do Ne é muito piscoso, principalmente nas proximidades de foz de rios de água doce. A pesca hoje está muito mais conscientizada e vigiada, daí - talvez - essa fartura de robalos e assemelhados. Já as pescarias em mar aberto, também são muito interessantes com bons resultados no jig. Saídas de Salvador, Guarajuba, Praia do Forte são operações sempre muito disputadas pelos interessados. Para fazer "a média" com a esposa, qualquer desses locais se transformam em ótimas opções. Precisa sim, se for na temporada (verão e férias escolares) fazer reserva com um pouco de antecedência. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LucaoCR Postado Novembro 26, 2025 Autor Denunciar Compartilhar Postado Novembro 26, 2025 11 minutos atrás, Kid M disse: Lucão, Acredito que o Beto possa lhe sugerir algumas respostas, pois além de morar "no lado de lá", gosta de pescar no mar... Tenho pescado pouco (praticamente nada) e mesmo assim restrito à água doce. Todo o litoral do Ne é muito piscoso, principalmente nas proximidades de foz de rios de água doce. A pesca hoje está muito mais conscientizada e vigiada, daí - talvez - essa fartura de robalos e assemelhados. Já as pescarias em mar aberto, também são muito interessantes com bons resultados no jig. Saídas de Salvador, Guarajuba, Praia do Forte são operações sempre muito disputadas pelos interessados. Para fazer "a média" com a esposa, qualquer desses locais se transformam em ótimas opções. Precisa sim, se for na temporada (verão e férias escolares) fazer reserva com um pouco de antecedência. Eu já pesquei muito em alto mar, meu pai teve barco a vida toda, mas não é uma modalidade que me agrade muito atualmente. Eu acompanho essas operações de mar aberto no litoral da Bahia, principalmente a FF Pesca e realmente estão sempre fazendo ótimas pescarias. Já essas pescarias em estuários/manguezais eu gosto muito, costumo fazer algumas por ano aqui no litoral de SP, além de algumas em costeira nas regiões de Ubatuba e Paraty. Fiquei bem curioso pra saber se aquela região de Cairu/Valença/Jaguaripe melhoraram nos últimos anos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcel Werner Postado Novembro 27, 2025 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 27, 2025 Eu fiquei 2 meses pescando neste local há 2 anos. O fluxo de lanchas de turismo naquele canalzinho que é o rio de Boipeba é de 80 por dia na baixa temporada e 150 lanchas por dia na alta temporada. É horrível de ficar em pé no barco de pesca, a menos que você possua um barco do tipo Bay Boat ou um Panga (esse é péssimo para pescar de pincho). Os pilotos de lancha de turismo odeiam pescadores, pois uma linha enrolada no hélice pode quebrar um eixo de rabeta. Por isso, passam bem perto quando nos vêem pescando, de sacanagem mesmo, e alguns até xingam, principalmente se estiverem sem turistas. Uns 2 ou 3 falaram que eles não permitem pesca ali e que iriam chamar a capitania para me remover (o que não aconteceu). Também soube de alguns roubos de motores de popa e embarcações completas, à noite. A quantidade de lixo que eu vi, eu não considero pequena, mas entendo que pode ser sazonal e também uma questão de parâmetros pessoais. A pesca predatória acontece à noite com redes de arrasto e bombas que são possíveis de serem ouvidas de longe, estão sempre presentes. As redes têm trazido à venda “enormes” flechas entre 1 e 3 kg, além de toda sorte de miudezas, como carapebas, carapicus, mini corvinas, nada é dispensado, exceto baiacu. Durante o dia, uns poucos pescadores locais pescam com artificiais e a maioria mergulha para caçar com arpão. Ainda tem Peixe, apesar de não haver preservação. A natureza é muito forte. Mas não justifica uma empreitada turística, e essa é a realidade em qualquer lugar que tenha uma quantidade significativa de pessoas. Eu recomendo a região para passeio de turismo normal, em família, andar de jet-ski, fazer o roteiro das piscinas naturais de lancha, comer ostras na Cia das Ostras a uns 10 minutos mangue adentro, isso sim é fantástico. Eu nasci em Valença, tenho parentes lá e em Boipeba, então eu voltarei lá, até por conhecer bem os pontos. Mas recomendar, não. A região adjacente a Ilhéus, como Itacaré ao Norte e Ilha de Comandatuba ao Sul, são infinitamente melhores para pescar robalos. Mais para o extremo Sul da Bahia, já perto da divisa com o ES, o Valter Siepierski é a pessoa mais indicada para sugerir bons locais de pesca e pode ter contato de guias, não posso dar certeza disso. Finalizando sobre Boipeba, os peixes de lá são esses, em 2 meses pescando uns 2/3 dos dias: Também pesquei de fundo com microjig, peguei alguns robalos, inclusive o maior da pescaria, mas não filmei. Peguei uma diversidade de pequenos peixes, também. No camarão, muito pouco, e pequenos. Não tive nem ação em camarões grandes. Como eu falei, eu até volto, pesco lá, mas combinando outros fatores. Só pela pescaria, considero perda de tempo e grande chance de se estressar. Saindo do Morro de São Paulo para pescar em mar aberto, essa sim, excelente opção! Sai muito xaréu e guarajuba no verão, no inverno tem olho-de-boi bem grande, uma variedade enorme de outros peixes. Essa é certeza fazer quando eu puder voltar lá. Forte abraço a todos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LucaoCR Postado Novembro 27, 2025 Autor Denunciar Compartilhar Postado Novembro 27, 2025 1 hora atrás, Marcel Werner disse: Eu fiquei 2 meses pescando neste local há 2 anos. O fluxo de lanchas de turismo naquele canalzinho que é o rio de Boipeba é de 80 por dia na baixa temporada e 150 lanchas por dia na alta temporada. É horrível de ficar em pé no barco de pesca, a menos que você possua um barco do tipo Bay Boat ou um Panga (esse é péssimo para pescar de pincho). Os pilotos de lancha de turismo odeiam pescadores, pois uma linha enrolada no hélice pode quebrar um eixo de rabeta. Por isso, passam bem perto quando nos vêem pescando, de sacanagem mesmo, e alguns até xingam, principalmente se estiverem sem turistas. Uns 2 ou 3 falaram que eles não permitem pesca ali e que iriam chamar a capitania para me remover (o que não aconteceu). Também soube de alguns roubos de motores de popa e embarcações completas, à noite. A quantidade de lixo que eu vi, eu não considero pequena, mas entendo que pode ser sazonal e também uma questão de parâmetros pessoais. A pesca predatória acontece à noite com redes de arrasto e bombas que são possíveis de serem ouvidas de longe, estão sempre presentes. As redes têm trazido à venda “enormes” flechas entre 1 e 3 kg, além de toda sorte de miudezas, como carapebas, carapicus, mini corvinas, nada é dispensado, exceto baiacu. Durante o dia, uns poucos pescadores locais pescam com artificiais e a maioria mergulha para caçar com arpão. Ainda tem Peixe, apesar de não haver preservação. A natureza é muito forte. Mas não justifica uma empreitada turística, e essa é a realidade em qualquer lugar que tenha uma quantidade significativa de pessoas. Eu recomendo a região para passeio de turismo normal, em família, andar de jet-ski, fazer o roteiro das piscinas naturais de lancha, comer ostras na Cia das Ostras a uns 10 minutos mangue adentro, isso sim é fantástico. Eu nasci em Valença, tenho parentes lá e em Boipeba, então eu voltarei lá, até por conhecer bem os pontos. Mas recomendar, não. A região adjacente a Ilhéus, como Itacaré ao Norte e Ilha de Comandatuba ao Sul, são infinitamente melhores para pescar robalos. Mais para o extremo Sul da Bahia, já perto da divisa com o ES, o Valter Siepierski é a pessoa mais indicada para sugerir bons locais de pesca e pode ter contato de guias, não posso dar certeza disso. Finalizando sobre Boipeba, os peixes de lá são esses, em 2 meses pescando uns 2/3 dos dias: Também pesquei de fundo com microjig, peguei alguns robalos, inclusive o maior da pescaria, mas não filmei. Peguei uma diversidade de pequenos peixes, também. No camarão, muito pouco, e pequenos. Não tive nem ação em camarões grandes. Como eu falei, eu até volto, pesco lá, mas combinando outros fatores. Só pela pescaria, considero perda de tempo e grande chance de se estressar. Saindo do Morro de São Paulo para pescar em mar aberto, essa sim, excelente opção! Sai muito xaréu e guarajuba no verão, no inverno tem olho-de-boi bem grande, uma variedade enorme de outros peixes. Essa é certeza fazer quando eu puder voltar lá. Forte abraço a todos. Marcel, muito obrigado pela sua resposta, era realmente o que eu procurava, visto que as impressões podem enganar. Sobre a quantidade de lixo, nessa minha ida foi zero, fiz o trajeto de ida e volta por dentro do manguezal, além da volta à Ilha, parada na Cia das Ostras, etc e não vi nada de lixo nos manguezais, qualquer quantidade, mesmo que pequena me incomoda e chama a atenção e olha que tenho o olhar treinado por sair sempre no canal de Santos pra pescar (e sempre peço pros guias não levarem na parte poluída, mesmo eles insistindo que os robalos gostam de água suja). Nas praias oceânicas sim eu vi um pouco de lixo trazido na enchente e que ficava aparente na vazante, mas não era uma grande quantidade e foram dias e dias de chuva intensa então julguei normal. Essa resistência dos operadores turísticos é coisa chata demais. E pesca com bomba em 2025? Tem coisas nesse país que são inacreditáveis!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.