Ir para conteúdo

TAMBAQUI NA LATA


Posts Recomendados

Voce pode acreditar que se trata de conversa de pescador, mas tenho muitas testenhumas que não deixam que eu minta sozinho. :P :P

Estavamos em agosto/2006 no Pantanal, no Barco Hotel Scorpions, quando numa das noites o pessoal tratou de fazer ceva com grãos de milho para pesca de pacú, tambaqui e tambacu.

Pegamos 05 latas de 18 litros, estas de tinta, e amarramos uma corda, feito furos laterais, foi colocado o milho até mais da metade da lata.

Seguimos até uma baia proxima, já passava das 22:00 horas, e afundamos as latas amarradas em um tronco da margem, e retornamos pois as cervejas já nos esperavam.

A ceva funciona da seguinte maneira, o grão de milho incha em contato com a agua e começa a boiar, juntando o cardume proximo as latas, no local em 05 latas colocamos cerca de 60 Kg de grão de milho (um saco completo).

No dia seguinte, logo cedo, aportamos no local, e usamos de isca o carangueijinho da região.

Apos 05 felizes horas, em 04 barcos ( 08 pescadores) fisgamos cerca de 15 peixes, devidamente soltos, quando decidimos mudar de local.

Foi quando comecei a puxar as latas de volta, e para minha surpresa, uma delas estava muito pesada e balançava.

Acontece que cada um de nós montou a propria ceva, a maioria optou em amarrar uma ponta da corda em cada lateral, feito alça de sacola, porem eu amarrei em :roll: ...pasmem...08 pontos da parte superior da lata, ou seja, duas alças fixada nas laterais e duas alças fixada nos pontos de dobra da lata. :shock: :shock:

E, a que balançava e estava pesada era a que eu tinha montado. A corda começou a machucar minha mão, sendo que meu parceiro o Toninho e o piloteiro Benê, começaram a ajudar na subida da lata.

A lata girava e balançava de todos os lados, parecia que tinha um jacaré mordendo o fundo dela. :oops: :oops:

Após alguns minutos de briga, conseguimos subir até a tona, e para surpresa geral dentro dela um Tambaqui de 8 Kilos, pesado, fotografado e solto. :!: :!:

:shock: Supomos que a lata deitou no fundo, formando uma caverna, o tambaqui entrou para comer o milho e quando puxamos, as alças formaram uma rede evitando a saida do beiçudo. Quando percebeu que estava preso e de cabeça pra baixo, começou a se debater na lata.

Já tinha visto sardinha em lata, mas tambaqui de 8 kilos na lata....só eu pesquei!!!!! :twisted: :twisted:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aconteceu algo parecido comigo: um pacú, quando alevino, entrou em uma lata de querosene "Jacaré". Foi crescendo, cescendo... até que um dia meu anzol enroscou na lata, que foi retirada da água. Como ela estava pesada, resolvemos abri-la e tiramos o pacu que pesou 5 quilos e tinha estampado na lateral o nome "Jacaré" (que estava em alto relevo na lata).

Tenho diversas testemunhas (todas já falecidas, mas tenho)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aconteceu algo parecido comigo: um pacú, quando alevino, entrou em uma lata de querosene "Jacaré". Foi crescendo, cescendo... até que um dia meu anzol enroscou na lata, que foi retirada da água. Como ela estava pesada, resolvemos abri-la e tiramos o pacu que pesou 5 quilos e tinha estampado na lateral o nome "Jacaré" (que estava em alto relevo na lata).

Tenho diversas testemunhas (todas já falecidas, mas tenho)...

Pessoal - vejam que não só comigo aconteceu - para pescador tudo é possivel e imaginável.

Quanto a foto, queimou na digital - foi a primeira vez que aconteceu - preciso mandar para manutenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho lido coisas que pensei não fosse mais ler... :lol: :lol: :lol:

Tanto quanto um bom peixe na ponta da linha, é ouvir esses "causos" sobre temas ligados a pesca... :lol:

Verdadeiros "devaneios", "alucinações" e outros adjetivos que conseguem sempre arrancar sorrisos de quem essas coisas... :wink:

Obrigado ao Silvio e ao Wagner, por melhorarem meu dia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...