Daniel Matias Postado Dezembro 12, 2025 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 12, 2025 Fala turma, coloquei recentemente no meu barco (flash bass pro fishing calaça?) um 50hp mercury, porém depois do período de amaciamento do motor percebi que ele está passando dos 6000 rpm, não consigo precisar o quanto ele está passando pois o meu marcador só vai até 6000 rpm, sendo que o máximo rpm indicado pelo fabricante é 5850 rpm, o hélice que está nele é o original Black Max 10.5x13, então vamos lá, testei um hélice mfx 11.1/8x13 de um amigo e o rpm caiu pra 5400 e aumentou em 2km/h a velocidade final, ouvi relatos que o hélice original do yamaha 40hp que seria o 11x15 melhoraria o desempenho do motor e aumentando significativamente a velocidade final. A pergunta é, alguém aqui do fórum já fez esse teste, se sim, foi satisfatório? Agradeco quem puder contribuir, por que gastar quase 1k só pra testar fica pesado 😅 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Joao Manoel Leonello Lucas Postado Dezembro 12, 2025 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 12, 2025 Fala amigo bom dia, uma pergunta, quantos metros tem seu barco, pq tenho um igualzinho de 6 metros, e torcendo o cabo o meu bate 5500 rpm, isso pq coloquei jack plate nele. Já escutei a respeito desta helice do yamaha mas nunca teste... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Dezembro 12, 2025 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 12, 2025 vamos por partes ok? 1 - que medidor de rpm esta usando?? como esta essa instalacao? e principalmente, com qtos % do acelerador aberto ja ta dando 6000 rpm??? te pergunto isso pq os medidores mais simples digitais passam dos 6mil... me deu a impressao de ser um reloginho analogico (o q nao eh ruim). eh isso? e tb pq cada relogio pode marcar um valor a depender da instalacao, fio sobreposto, etc. A principio achei estranho estar tao alto assim o rpm com helice original 2- no mundo ideal, e so nele, vc se basearia apenas nos numeros estampados pelos fabricantes. Mas na pratica, ate o formato das pas muda o rpm, entao duas helices de mesmo "valor" mas de fabricantes diferentes, podem dar resultados diferentes. MFX, Sorabo etc, tendem a dar resultados diferentes do esperado de vez em qdo ok? contrariando a logica. 3- um helice passo 13 (que eh o caso das duas que vc mencionou) mas com diametros diferentes, deveriam ter um desempenho pouca coisa diferente, tipo 100 a 250rpm no maaaaximo, pois o diametro faz o ajuste fino... veja 600 rpm ou mais, é uma diferenca brutal, sem que mude o passo da helice. Isso so comprova o item 2 acima... entendeu? 4- vc mediu isso com qual situacao de peso? peso real? sozinho? distribuido?? a principio eu nao compraria mais uma helice, e sim tentaria verificar se estou testando com tudo que vou usar na realidade. Peso muda muito tb. 5- estando tudo certo, peso, medicao, relogio etc, vc teve sorte de ter um daqueles motores com 10% a mais de potencia que o normalmente da linha producao ehehhe neste caso, uma helice maior seria uma opcao valida, mas acho que sair de 13 pra 15 é muita coisa... invariavelmente, seja 10, 13, 12, 14, 15, 9 ... nao sera uma diferenca ABSURDA de velocidade nao.... nao vai subir mais que esses 2kmh a mais que ganhou, talvez na melhor das hipoteses mais 1 ou 1.5kmh ... vale a pena o gasto? isso COM MUITA SORTE.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Daniel Matias Postado Dezembro 12, 2025 Autor Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 12, 2025 3 horas atrás, Joao Manoel Leonello Lucas disse: Fala amigo bom dia, uma pergunta, quantos metros tem seu barco, pq tenho um igualzinho de 6 metros, e torcendo o cabo o meu bate 5500 rpm, isso pq coloquei jack plate nele. Já escutei a respeito desta helice do yamaha mas nunca teste... Então o meu tem 5,50m e 1,60 de boca, também tenho o Jack plate instalado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Daniel Matias Postado Dezembro 12, 2025 Autor Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 12, 2025 1 hora atrás, Astra-Taranis disse: vamos por partes ok? 1 - que medidor de rpm esta usando?? como esta essa instalacao? e principalmente, com qtos % do acelerador aberto ja ta dando 6000 rpm??? te pergunto isso pq os medidores mais simples digitais passam dos 6mil... me deu a impressao de ser um reloginho analogico (o q nao eh ruim). eh isso? e tb pq cada relogio pode marcar um valor a depender da instalacao, fio sobreposto, etc. A principio achei estranho estar tao alto assim o rpm com helice original 2- no mundo ideal, e so nele, vc se basearia apenas nos numeros estampados pelos fabricantes. Mas na pratica, ate o formato das pas muda o rpm, entao duas helices de mesmo "valor" mas de fabricantes diferentes, podem dar resultados diferentes. MFX, Sorabo etc, tendem a dar resultados diferentes do esperado de vez em qdo ok? contrariando a logica. 3- um helice passo 13 (que eh o caso das duas que vc mencionou) mas com diametros diferentes, deveriam ter um desempenho pouca coisa diferente, tipo 100 a 250rpm no maaaaximo, pois o diametro faz o ajuste fino... veja 600 rpm ou mais, é uma diferenca brutal, sem que mude o passo da helice. Isso so comprova o item 2 acima... entendeu? 4- vc mediu isso com qual situacao de peso? peso real? sozinho? distribuido?? a principio eu nao compraria mais uma helice, e sim tentaria verificar se estou testando com tudo que vou usar na realidade. Peso muda muito tb. 5- estando tudo certo, peso, medicao, relogio etc, vc teve sorte de ter um daqueles motores com 10% a mais de potencia que o normalmente da linha producao ehehhe neste caso, uma helice maior seria uma opcao valida, mas acho que sair de 13 pra 15 é muita coisa... invariavelmente, seja 10, 13, 12, 14, 15, 9 ... nao sera uma diferenca ABSURDA de velocidade nao.... nao vai subir mais que esses 2kmh a mais que ganhou, talvez na melhor das hipoteses mais 1 ou 1.5kmh ... vale a pena o gasto? isso COM MUITA SORTE.. 1- O relógio é digital desses baratinhos que tem no mercado livre, com uns 90% da aceleração ele bate os 6000 rpm, depois disso posso acelerar o restante que não sobe mais, e lendo sobre esse medidor de rpm, 6000 é o máximo que ele marca mesmo 2- sim, entendo que varia muito o hélice de uma marca para a outra, por isso queria saber se alguém já tinha feito alguma experiência com outras hélices 3- sim, mas como são marcas diferentes, pode ser isso essa alteração tão grande no rpm, até pensei em pegar uma blak Max no passo 14, por que andar em mais de 6000 rpm é pedir pro motor não aguentar 4- o teste foi comigo sozinho no barco com as tralhas de pesca, caixa de gelo etc, que é a situação que mais uso ele, as vezes vou com mais um colega, mas realmente não fiz esse teste em duas pessoas 5- realmente é complicado gastar bastante dinheiro em um hélice para testar e ele não suprir as necessidades, por isso vou aguardar se mais alguém já fez esse teste ou ver se algum amigo tem algum hélice para me emprestar para um teste antes de comprar. Se não vou pegar um desses mfx ou sorabo que é mais barata para ficar no rpm correto Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Dezembro 12, 2025 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 12, 2025 Qual velocidade ele ta dando em.90 e 100% de acelerar? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Daniel Matias Postado Dezembro 13, 2025 Autor Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 13, 2025 4 horas atrás, Astra-Taranis disse: Qual velocidade ele ta dando em.90 e 100% de acelerar? 57km/h a 90% e 59km/h a 100% Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Dezembro 13, 2025 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 13, 2025 11 x 15 dos Yamahas 40 no Mercury 50 vi os guias onde fui pescar usarem, mas eram barcos com 1.40 boca , 1 de fundo, bico fino 6m. Logico preparados pra 50 hp . Agora depois que trocaram os barcos pra boca 1.70 e 1.20 de fundo voltaram pra passo 13. Pra ter ideia velocidade os 1.40m boca que pesavam 110 kg atingiam 52kmh com o 50 em 3 e as tralhas , já 1.70 boca que pesam 170kg atingem 45kmh com os mesmos 3 e helice 13. Pelo que entendi seu barco êo flash bass pro fishing normal e não o grand Flash bass pro fishinig. Realmente se for isso sua helice ta pouca mesmo. Principalmente se tiver andando com pouca carga. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Daniel Matias Postado Dezembro 14, 2025 Autor Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 14, 2025 Em 13/12/2025 em 07:30, Guto Pinto disse: 11 x 15 dos Yamahas 40 no Mercury 50 vi os guias onde fui pescar usarem, mas eram barcos com 1.40 boca , 1 de fundo, bico fino 6m. Logico preparados pra 50 hp . Agora depois que trocaram os barcos pra boca 1.70 e 1.20 de fundo voltaram pra passo 13. Pra ter ideia velocidade os 1.40m boca que pesavam 110 kg atingiam 52kmh com o 50 em 3 e as tralhas , já 1.70 boca que pesam 170kg atingem 45kmh com os mesmos 3 e helice 13. Pelo que entendi seu barco êo flash bass pro fishing normal e não o grand Flash bass pro fishinig. Realmente se for isso sua helice ta pouca mesmo. Principalmente se tiver andando com pouca carga. Isso mesmo, o meu é o flash bass com 160 de boca. Se eu conseguir um hélice desse vou fazer o teste pra ver se compensa. Ou esse do yamaha ou Black Max no passo 14 talvez Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Joao Manoel Leonello Lucas Postado Dezembro 15, 2025 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 15, 2025 Ahhhh, agora eu entendi, o meu é a versão gran com 1,80 de boca, cara pode meter uma helice passo 14 black max que vai voar sem medo, esse barco é pequeno então está sobrando motor, se quisser inverstir um pouco mais pode uma vegenace passo 15 Abraços Daniel Matias reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.