GiovanniBarbosa Postado Abril 17 Denunciar Compartilhar Postado Abril 17 Tenho uma curado 151xg, troquei os rolamentos originais por rolamentos de cerâmica da vicam, não consegui me acostumar ainda, fiz poucas pescarias, mas estranhei o “barulho”, me digam..Vale a pena esse upgrade? É uma diferença grande em questões de arremesso comparado aos rolamentos originais? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Arcer Postado Abril 18 Denunciar Compartilhar Postado Abril 18 Vale muito a pena principalmente em carretilhas mais leves e iscas menores Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
William Issami Miyada Postado Terça às 17:22 Denunciar Compartilhar Postado Terça às 17:22 Em 17/04/2026 em 20:29, GiovanniBarbosa disse: Tenho uma curado 151xg, troquei os rolamentos originais por rolamentos de cerâmica da vicam, não consegui me acostumar ainda, fiz poucas pescarias, mas estranhei o “barulho”, me digam..Vale a pena esse upgrade? É uma diferença grande em questões de arremesso comparado aos rolamentos originais? Giovanni, vou falar a minha experiência com uma Tatula 80 e rolamentos Vicam Full cerâmica. Eu sou do tipo de pescador chato que se incomoda com a perca de rendimento nos arremessos, principalmente pela falta de limpeza e lubrificação dos rolamentos. Na minha opinião, eu não ví diferença nenhuma em arremesso de iscas entre 8g a 12g, que é o que eu uso mais. A grande vantagem na minha opinião, é o fato dos rolamentos cerâmicos poderem trabalhar sem óleo, com rolamentos de aço o óleo vai saindo e ele suja mais fácil também, mesmo sendo fechado e o arremesso fica mais preso. O barulho do arremesso não me agrada também, mas eu suporto, parece que tem algo raspando quando o rolamento cerâmico gira. Quando se fala em arremesso de iscas ultra leves aí eu acho que faz diferença na performance. Eu também comprei o carretel Gomexus BFS pra essa minha Tatula, to usando com uma vara Rapala Lottus de 6 lbs, e é uma delícia de arremessar micro jigs e pequenos sticks. Segue o vídeo do meu Upgrade: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
William Issami Miyada Postado Terça às 17:25 Denunciar Compartilhar Postado Terça às 17:25 Enfim, com os rolamentos cerâmicos eu já fiz mais de 20 pescarias e a carretilha não perde eficiência no arremesso, com os de aço eu limpava e lubrificava a cada 2 ou 3 pescarias, e a Tatula é horrível de sacar o rolamento da sintonia fina, tem que desmontar todo o mecanismo da manivela, então pra mim foi um excelente investimento. Renato Barreto reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.