William Issami Miyada Postado 7 horas atrás Denunciar Compartilhar Postado 7 horas atrás Boa tarde amigos! Estou ajudando um colega com um Johnson 15HP dos antigos. Na última pescaria haviamos reparado que o jato de água saia muito quente quando o motor ficava na lenta por alguns minutos, enquanto estavamos regulando a lenta e batendo um papo. Mas com poucas e pequenas aceleradas esse jato de agua aumentava e já se amornava. Retiramos o capô, jogamos pequenos respingos na região do cabeçote e nas laterais da parte de dentro do motor, sem sinais de superaquecimento, a água não secou rápido e muito menos se evaporou, usamos o motor o dia todo sem problemas. Hoje na garagem de casa trocamos óleo de rabeta e rotor, o rotor estava apenas levemente cansado, mas como meu amigo havia comprado um novo, já trocamos para aproveitar a nossa mão de obra. Testamos no tambor e aconteceu a mesma coisa. Meu Yamaha 15HP nunca chegou a sair água tão quente assim, nem meu motor anterior, um Mercury Super 15HP. Pensei em deixar ele ligado na lenta dentro do tambor por uns 10 minutos, para ver se fumaceia na saída de água (indicando junta de cabeçote queimada) mas fiquei com medo de isso realmente acontecer e fundir o motor. Alguém que já teve esse motor sabe se ele é assim mesmo? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado 3 horas atrás Denunciar Compartilhar Postado 3 horas atrás muito quente quanto?? do tipo quente igual um chuveiro ou quente a ponto de nao ser suportavel? em marcha lenta o motor funciona com a rotacao ali mais baixa, a qtdd de agua sugada é menor e portanto, esquenta mais um pouco mesmo. Mesmo andando depois de um tempo a agua sai um pouco mais quente... ao acelerar, sobe a qtdd de agua aspirada, e consequentemente, refrigera mais o motor que vai gerar mais calor por ter mais rpm.. normal e desejado. muito quente a ponto de estar incomodando ou avermelhando a mao, é sinal de que algo esta errado, pode ser galerias entupidas, ate mesmo ali no mijador, pode acumular sujeira e diminuir a vazao.... parte principal da agua nao sai ali, e sim pelo escape, ali é apenas um sinalizador ... uma forma muito mais confiavel de medir a temperatura é de vez em qdo por a mao na bacia embaixo do motor, pelo lado de fora mesmo... andando... pq se ali estiver MUITO quente, ai tem problema. Nao é raro o mijador esta descendo agua perfeitamente mas o motor nao estar com agua por causa de alguma galeria entupida, isso é até normal. Qdo se usa a mao ali pra sentir, tem uma noçao melhor, com o tempo vc pega a manha e a sensibilidade, faço isso pilotando inclusive. nao confio so de olhar no mijador. mas de fato, em marcha lenta, sobe um pouco a temperatura, ainda mais num tambor ou orelhao onde a agua é menor e menos fria que um rio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
William Issami Miyada Postado 2 horas atrás Autor Denunciar Compartilhar Postado 2 horas atrás Então, tá quente tipo um chuveiro bem quente, suportável mais beeem quente. Pode ser galeria entupida mesmo. Mas com poucas acelerações já amorna bem mais a água. O negócio vai ser mandar para um mecânico de confiança analisar. É melhor previnir agora, nem pelo preço, mas por não ter acostamento nem uber no rio pra socorrer. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado 2 horas atrás Denunciar Compartilhar Postado 2 horas atrás 98% de certeza q ele vai falar q eh normmal.. mas sempre eh bom uma opiniao de qm ta vendo ao vivo. William Issami Miyada reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
William Issami Miyada Postado 2 horas atrás Autor Denunciar Compartilhar Postado 2 horas atrás Também estou achando isso. Na minha opinião, o motor deve estar com um pouco de sujeira encrustada nas galerias, que é normal pela idade do motor, e deve estar apresentando esses sintomas. O dono tem dó de mandar abrir porque não tem nenhuma marca de chave. Se fosse meu, com certeza iria pagar para abrir o motor, mas por excesso de zelo e aprendizado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.