Ir para conteúdo

Posts Recomendados

Sr. João,

Parabéns pela sua sabedoria! Este foi o melhor comentário postado aqui!

Essas hitórias das pessoas colocarem seus dons cratiativos em ação sempre geram discussões, que, muitas das vezes não levam a nada, outras vezes permitem uma troca de experiências sadias e construtivas.

Discussões são sadias, apesar de que às vezes deixamos nossos impulsos voarem em total liberdade, acabando por pousarem em searas alheias.

Todos os profissionais que se dedicam a nobre arte da montagem de varas, ou como queiram chamar, merecem todo o nosso apreço e nossa consideração.

Desde cedo, aprendí certos postulados que, ao longo do tempo serviram para nortear meus caminhos e pautar minha conduta pela vida a fora; respeitando sempre que possivel as opiniões alheias. Um destes postulados sempre bate de frente comigo, aquele famoso, que diz..."querer nem sempre é poder".

Durante muitos anos fabriquei minhas próprias iscas, modifiquei outras, gostava de umas, detestava outras e assim por diante. O meu defeito era semples. Eu achava que podia fazer minhas iscas. Quando entrei na parte de pintura descobrí que não entendia nada de tintas e vernizes. Fui consultar um profissional do ramo de pintura automotiva e percebí que eu estava anos-luz atrasado. Ainda bem que tive o bom senso de desistir, não sem antes gastar uma boa quantia com aquela história de pinta e repinta, que não se pinta cm vento nem com tempo frio, que verniz não combina com isso ou aquilo.

Depois cismei de fazer minhas próprias varas. Comecei pegando varas usadas e mudando os passadores e trocando os cabos, e usando as cores preferidas na pintura das mesmas.

Até o dia em que peguei um blanc Geloomis, passadores fuji, real seat fuji, cola importada e conseguí estragar tudo. Depois de muita dor de cabeça, de retoques pra todo lado resolví mandar tudo para um pofissional e admitir que não era meu ramo.

Claro que a satisfação de tentar e tentar novamente é indescritível e vai da motivação de cada um. Hoje, digo com certeza que tentar fazer você mesmo desperta a criatividade e o dom de cada um. É assim que nascem os profissionais.

Então, minha gente, que cada um tente fazer aquilo que tem vontade, que desista qando não tiver dom para aquilo que se quer fazer, e não vamos confundir hoby e passatempo com profissionalismo e arte. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Ou seja, cada coisa tem seu preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PRD,

Não tem alfinetada nehuma... Longe disso! Meus comentários com relação aos preços praticados por aqui foram todos muito bem explicados. Em um deles vou no detalhe do imposto cobrado, mencionei o valor do trabalho deles, enfim, não fui agressivo, nem irônico, nem nada... ::nada::

Eu tenho e já tive varas montadas por profissionais. Já tive equipamentos ótimos e outros péssimos, paguei caro por todos eles, justamente ou injustamente, só que agora eu quero montar minhas varas! Não porque eu ache que vou fazer trabalho melhor que eles (pelo contrário!), ou porque eu ache que eles cobram caro demais, mas porque eu quero pescar com um equipamento montado por mim, porque eu posso ter um equipamento TOP por um preço acessível, porque não existe vara TOP (tô falando de G.Loomis, Megabass...) "pronta" pra Amazônia e do jeito que eu quero e porque eu quero ter um hobby! Só por isso.

Até acho que os builders profissionais tem que cobrar caro mesmo! Montar uma vara leva dias!!! Se fosse eu que montasse cobraria um R$ 500 só de mão-de-obra!

O que eu quero é comprar o material mais barato.

Só me chama atenção uma coisa: quando pintam posts de "como fazer compras pelo Ebay" ou "como comprar no exterior sem pagar imposto", não aparece ninguém defendendo os logistas locais... De novo: não tô "alfinetando" ninguém, só quero entender o porquê da diferenciação...

Abraço!

Só não entendi, ainda por que algumas "alfinetadas" no pessoal que monta varas profissionalmente.

Com todos eles que já pedi orientações sempre fui muito bem atendido e recebi muitas orientações, que me ajudaram muito......principalmente pelo Jorge e pelo Marco.......

Quando a gente monta a "nossa vara" daremos mais valor ainda prá eles...porque não é assim fácil como se pensa, não.

De repente é melhor pagar um pouco mais do que estragar um material de primeira por inexperiência.....um material de primeira não significa, necessariamente que se fará uma excelente vara...podemos nos decepcionar.

Desculpe..mas não foi de você que achei alguma alfinetada...como disse o Jorge: Vamos pescar que o resto é bobagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bora pescar!!! E fazer varas!!! Esse fds eu "customizei" minha primeira vara... Eu tenho uma Hunter Fish que eu gosto, mas acho ela meio pesadinha pra arremessar o dia todo... Eu decidi tirar o foregrip dela e aquelas linhas alarajadas que ela tem entre o foregrip e o 1º passador. Meti a faca no fore grip e com a ponta da faca e uma pinça (a patroa me deu o maior esculaxo pq eu peguei uma pinça dela...) eu fui tirando as linhas que eu não gostava.

Ficou show! Só faltou o acabamento (lixar direitinho, wind check e tals)!

Acho que vou mandar brasa numa outra vara que eu preciso arrumar (uma MS Evolution GT 40-80 lbs). Depois eu boto o resultado aqui!!!

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Itens que vc precisa comprar p montar a sua vara :

Blank ( acho excelente essa opção da St Croix V )

Real seat ( vc escolhe entre o ECS, ACs ou TCS ) se fosse uma vara para meu uso eu iria de TCS .

Passadores - com esse nível de blank acho que vale a pena investir em um SIC/Inox Ou SIC/Titanium

Cabos eu acho que vc consegue aqui no Brasil com o Mrcão ou o Alves a um bom custo e com acabamento show no tamanho que vc deseja ( eu colocaria um de 24 cm +ou- para uma vara de 5.8 ).

E com certeza vale a pena vc tenyar montar sua própria vara que é uma senhora terapia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adriano,

::tudo:: aplauso:: Show de dicas! Obrigado! Acho que é esse mesmo o modelo de vara que vou montar... Antes, porém, eu preciso terminar meus outros projetos, que precedem este (torno, bancada e "varas cobaias", afinal, não dá pra gastar uma grana tão alta num negócio que pode dar errado...).

Aos poucos vou colocando aqui os andamentos do meu projeto!

Abraço!

Itens que vc precisa comprar p montar a sua vara :

Blank ( acho excelente essa opção da St Croix V )

Real seat ( vc escolhe entre o ECS, ACs ou TCS ) se fosse uma vara para meu uso eu iria de TCS .

Passadores - com esse nível de blank acho que vale a pena investir em um SIC/Inox Ou SIC/Titanium

Cabos eu acho que vc consegue aqui no Brasil com o Mrcão ou o Alves a um bom custo e com acabamento show no tamanho que vc deseja ( eu colocaria um de 24 cm +ou- para uma vara de 5.8 ).

E com certeza vale a pena vc tenyar montar sua própria vara que é uma senhora terapia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...