Ir para conteúdo

Linhas MULT


Posts Recomendados

É a hora de começar a prática de pescaria com artificiais com Carretilhas ( no caso Contender 8000 pra começar acho q vai tranqüila) Uma varinha Evolution de carbono da MS 17 lbs .,. e agora vim pedir ajuda a vcs..

Acho que a carretilha vai me proporcionar a tal "paixão" pelas linhas MULT, só que como vou começar, cabeleiras virão, então será que compensa eu comprar uma linha boa já (POWER-PRO né Kid-M rsrsrsr) pra ja ver no que que dá ??

Bom minhas iscas são leves EX:( Zara-pupy, Papa-black, Araçatubinha, Lelé, Birutinha, Jumpin Minnow T10) para tucunas do Sudeste (as veses com mmuuito custo sai algum de 2Kg.)

Então qual bitola usar ?

Ja compro uma boa?

De quanto em quanto tempo vou trocar essa linha? pesco umas 3 veses por mês.

Líder, vou ter de colocar ?

Bom é isso tudo por enquanto.. vlw turma Por favor opinem aí.. abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Getúlio...

Qnto à cabeleira, com certeza elas virão, mas regulando o freio e a sintonia fina da carreta, com certeza isso diminuirá relativamente a ocorrência das mesmas.

Uma linha bacana para vc começar, que tem um custoXbenefício que mto me agrada, seria a linha Gigaline Eco, custa por volta de R$ 50,00, dependendo a bitola, essa, acho que poderia ser uma 0,20 ou 0,25, são as que uso...

Qnto ao leader, vai de vc, eu particularmente uso, mas isso é coisa pessoal!!!

Espero ter ajudado

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Getulio vai de 0,20 ou 0,25.

Eu particularmente acho q linha muito fina quando dá cabeleira é uma porcaria para não dizer outra coisa. Vira um ninho.

Então pega a 0,25 para vc ir treinando, agora vc ja usou a mono com a carretilha?? Se sim muda pouca coisa a linha e mais firme e dá menos cabeleira.

Agora uma coisa é certa, não esqueça de colocar a linha bem apertada na caretilha, OK.

A outra coisa, eu prefiro trabalhar qulaquer isca com multi q com mono. :mrgreen: :mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Power Pro 20 lbs ... se não me engano ... 0,19mm.

Um rolo com 150 jardas (cerca de 137m ... eu acho) custa 80 reais. Vai durar muito mais do que a Gigaline (desculpe Rodrigo ...continuo não gostando da Gigaline).

Dicas que acho que já passaram por aqui.

Faça uma boa cama para a sua carretilha, bem apertada e sem folgas. Não use linha muito grossa para fazer esta cama, para que ele fique bem compacta. Da mesma forma coloque o multifilamento, sempre bem apertado. De vez em quando, quando estiver pescando, principalmente com isca leves, de uma esticadinha na linha, pois a tendência é a parte de baixo dela afofar, e ai as cabeleiras serão constantes. Mais uma coisinha. Quando pesco com iscas leves (abaixo de 10 gramas) costumo aumentar um pouco o angulo de ataque nos arremessos, ou seja, no popular, arremessar um pouquinho mais alto a isca. Isso não evita a cabeleira, mas ira minimiza-la.

Pra terminar, meu amigo .... persistência ... depois que se acostumar com os benefícios da multifilamento nunca mais vai querer trocar.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Getúlio !

Meu esquema não é carretilha, daí meus "aconselhamentos" serem questionáveis... mas vamos lá !

Então qual bitola usar ?

Ja compro uma boa?

De quanto em quanto tempo vou trocar essa linha? pesco umas 3 veses por mês.

Líder, vou ter de colocar ?

:arrow: Acho que uma linha entre 0,19 mm e 0,21 mm o suficiente !

:arrow: Felizmente alguém ( muito abalizado, por sinal ) já sugeriu antes a PowerPro ! Essas coisas de "muita economia", terminam fazendo com que o "barato saia caro" !

:arrow: Conectado com o item anterior, com uma boa linha ( e várias já foram citadas aqui ), faz com que essa necessidade de substituição venha se dar em função da utilização ( e onde ela irá ocorrer ). Se for em ambiente sem muita "ralação" e "enrosco", elas chegarão facilmente a um ano !

:arrow: Acho que o "amprendizado", mesmo sendo feito por etapas, precisa ser completo ! Como "não se adaptar" a pescar com líder, se isso não foi tentado ! É hora de tentar, para então chegar a uma conclusão ! E mais, esquema de "preparar as tralhas" ( na minha opinião ) já é uma parte da pescaria ! Vai ter que ralar para aprender a dar o nó, mas depois que pegar a "manha", é para a vida toda...

O importante ( nesse momento ) Getúlio é TENTAR ! Experimentar e prestar atenção nas coisas que lhe ajudaram ( ou prejudicaram ), para tirar a conclusão depois ! Não tem outra forma, ou "receita de bolo" para ser repetida ! É experimentar e se acostumar a desfazer cabeleiras, ajustar freios, ver a ação da vara usada, peso das iscas, enfim... fique ligado !

Boa sorte, pois todo grande pescador começa do seu início !

Jogue duro e SUCESSO para você !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vlw Kid-M.. Vou tentar com carretilha .. Sei que vai dar muito trabalho mas vou conseguir pegar a mãnha .

Vou de 0,19 mesmo, porq é miúdos que pega em maior número por aqui, até mesmo porque não saio navegando atraz de grandes, tenho que dar sorte de um cruzar o caminho das iscas.

A "cama" na carreta pode ser feita com linha 0,30 mono? é assim que funciona ??

VLW turma .. não stressa comigo não hein.. ahuEAUEHUAea

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Getúlio

Não comece com linha muito fina (0,19mm), porque a probabilidade de dar cabeleira é muito maior dada a sua inexperiência.

Eu recomendo que você use as Vexter (verde ou amarelas - prefiro as amarelas) em função do preço, que é um pouco menor que as Power Pro. Assim como o Jef, também não gosto das Gigaline.

Com o tempo passe para as PP, Tuffline (são melhores que a PP) e Rapala (as HT2 são fantásticas, com preço razoável) e se o caixa estiver bom :roll: compre as Gosen.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nunca uso multi com menos de 30 lb...

Porém, acho que eu sou o pescador esportivo "menos esportivo" que se tem notícia... Se tem uma coisa que me tira do sério é "perder a briga com o peixe"...

E Getúlio, o Jef apenas tava querendo dizer para você apertar bem a linha no carretel; se ela ficar frouxa, será muito dificil evitar cabeleiras...

A cama que ele disse não é a cama que se usa com molinete (para deixar a linha na altura ideal para abandonar o carretel). Mas nada impede de usá-la, se você quizer uma maior distância de linha para trabalhar o peixe... Com carretilha, faz pouca diferença se o carretel está cheio ou vazio; a linha sai do mesmo jeito (ao contrário do molinete).

Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Getúlio

Não comece com linha muito fina (0,19mm), porque a probabilidade de dar cabeleira é muito maior dada a sua inexperiência.

Eu recomendo que você use as Vexter (verde ou amarelas - prefiro as amarelas) em função do preço, que é um pouco menor que as Power Pro. Assim como o Jef, também não gosto das Gigaline.

Com o tempo passe para as PP, Tuffline (são melhores que a PP) e Rapala (as HT2 são fantásticas, com preço razoável) e se o caixa estiver bom :roll: compre as Gosen.

Então linha 0,28mm da pra arremessar legal iscas leves ??

ja é de 30 lb uma PowerPro 0;28 mm..

Qnt às Vexter e as Power Pro a diferença de preço é pouca, tipo 20 reais, não é tão pouca mais nada tão exagerado..

E esse negócio da cama faço com linha mono ?? coloco somente a linha mult apertada?

Vlw por tudo turma....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com carretilha, faz pouca diferença se o carretel está cheio ou vazio; a linha sai do mesmo jeito (ao contrário do molinete).

Querido MoacYr

Não se esqueça do 2 Pierre ... aquele da circunferência.

Cáculo da circunferência = 2*pi*r

Imagine o carretel com pouca linha ... agora imagine seu carretel com mais linha ...

... o raio do primeiro será menor do que o segundo ...

.. então num arremesso o carretel com menos linha ira liberar uma quantidade menor da mesma linha num mesmo número de voltas .. certo?

Isso irá fazer diferença tanto na distância final (quando se objetiva a maior distância de arremesso) , quanto na precisão.

Portanto ... nada de carretel vazio ... pelo menos pra mim.

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com carretilha, faz pouca diferença se o carretel está cheio ou vazio; a linha sai do mesmo jeito (ao contrário do molinete).

Querido MoacYr

Não se esqueça do 2 Pierre ... aquele da circunferência.

Cáculo da circunferência = 2*pi*r

Imagine o carretel com pouca linha ... agora imagine seu carretel com mais linha ...

... o raio do primeiro será menor do que o segundo ...

.. então num arremesso o carretel com menos linha ira liberar uma quantidade menor da mesma linha num mesmo número de voltas .. certo?

Isso irá fazer diferença tanto na distância final (quando se objetiva a maior distância de arremesso) , quanto na precisão.

Portanto ... nada de carretel vazio ... pelo menos pra mim.

Abração.

É só reduzir o freio principal.

Os carretéis de hoje são rasos por isso mesmo (e porque a fricção também é afetada da mesma forma). Mas... Você está certo, interfere mesmo.

Mas também interfere o ganho de peso da linha, especialmente se esta linha estiver molhada (razão para usar linhas que não absorvam água).

Por isso, eu disse que faz pouca diferença; mas você está certo! Faz diferença!

Falar em diferença, já que estamos sendo precisos; o raio em si determina um momento da força com que a isca deve puxar o carretel para que esta se ponha em movimento. Força (momento) esta, menor quanto maior este raio seja.

Esta era a diferença na qual eu estava pensando quando eu disse que faz pouca diferença; mas temos o comprimento da circunferência também, como você bem me lembrou...

Um abraço Jef!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Getulio

Já que optou pela linha mais grossa para se iniciar compre a melhor que puder pois quem compra coisa boa compra uma vez só!!!!!

Normalmente o carretel de linha multi vem com 150 ou 300 mts,eu para pincho uso 75 mts de linha na carretilha de cada vez, então faço uma cama de linha entre 0,30 e 0,40mm de mono bem apertado, emendo a multifilamento enrrolo o mais apertado que puder até o limite da carretilha ( tem uma linha indicando). USE SEMPRE O CARRETEL CHEIO!!!!

Fazendo assim com um carretel voce terá mais uma ou tres trocas de linha, e tem a possibilidade ainda de virar a linha!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sabe Jef; tenho de me retratar :oops: , o assunto não é tão simples assim...

Estive meditando a respeito do assunto: será que uma redução no carregamento do carretel tem grande influência na distância alcançada pelo arremesso?

Colocando as duas fórmulas anteriormente citadas na ponta do lápis, temos uma redução ao cubo da saída de linha :shock: , se considerarmos o raio da superfície da linha e o centro do eixo do carretel (variação do momento e da distância de linha por volta do carretel)...

Porém; temos de considerar que um ajuste do freio principal e a redução do peso do carretel também influenciam...

A redução do peso certamente tem influência mínima, já que o peso não é muito considerável perto do peso do carretel e seu eixo.

Considerando que depois que a linha já começou à sair, não faz diferença se o carretel está cheio ou vazio (observação teórica e prática); eu concluo que o freio principal é decisivo nessa influência! Um freio mais solto e com uma rotação mais alta do carretel no começo da saída de linha seria suficiente para compensar essa força e rotação a mais!

Se for um freio que funciona bem em altas rotações (magnético convencional, os magnéticos modificados, e o DC da Shimano) toda essa diferença será compensada; ou, ao menos, grande parte dela...

Se for um freio que não funciona bem em altas rotações, basicamente um freio centrífugo; o carretel meio-vazio fará enorme diferença, e um ajuste no freio não será capaz de compensar a maior resistência à saída de linha !

Considerando o exposto, acho que ambos temos razão...

Porém, agora que eu coloquei as coisas na ponta do lápis (redução potencialmente próxima ao cubo da saída de linha, se o freio usado for o centrífugo); acho que você está muito mais perto da verdade que eu!

Valeu o toque Jef!

De agora em diante, por via das dúvidas, vou manter meu carretel bem cheio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra quem tá acostumado a pescar quase todos os dias, 2 meses sem pescar faz estrago!!!

Eu tô num nervoso!!!!!

:cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Getulio

Já que optou pela linha mais grossa para se iniciar compre a melhor que puder pois quem compra coisa boa compra uma vez só!!!!!

Normalmente o carretel de linha multi vem com 150 ou 300 mts,eu para pincho uso 75 mts de linha na carretilha de cada vez, então faço uma cama de linha entre 0,30 e 0,40mm de mono bem apertado, emendo a multifilamento enrrolo o mais apertado que puder até o limite da carretilha ( tem uma linha indicando). USE SEMPRE O CARRETEL CHEIO!!!!

Fazendo assim com um carretel voce terá mais uma ou tres trocas de linha, e tem a possibilidade ainda de virar a linha!!!!!!!!

Bom vou fazer isso então, mas vem cá, qnts metros de linha 0,30 mono eu coloco numa Contender 8000 no caso? não tenho nem idéia, é facim eu ir colocando e depois não caber nada de mult ..

Vlw acho q vcs me ajudaram e sei o que fazer agora..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Getulio

Já que optou pela linha mais grossa para se iniciar compre a melhor que puder pois quem compra coisa boa compra uma vez só!!!!!

Normalmente o carretel de linha multi vem com 150 ou 300 mts,eu para pincho uso 75 mts de linha na carretilha de cada vez, então faço uma cama de linha entre 0,30 e 0,40mm de mono bem apertado, emendo a multifilamento enrrolo o mais apertado que puder até o limite da carretilha ( tem uma linha indicando). USE SEMPRE O CARRETEL CHEIO!!!!

Fazendo assim com um carretel voce terá mais uma ou tres trocas de linha, e tem a possibilidade ainda de virar a linha!!!!!!!!

Bom vou fazer isso então, mas vem cá, qnts metros de linha 0,30 mono eu coloco numa Contender 8000 no caso? não tenho nem idéia, é facim eu ir colocando e depois não caber nada de mult ..

Vlw acho q vcs me ajudaram e sei o que fazer agora..

Se você estiver podendo ter um pouco mais de trabalho, vale a pena fazer como eu faço:

- Coloque toda a linha que você quer usar na carretilha como linha mestra;

- Se o carretel ainda não estiver cheio, dê o nó com a outra linha e complete o carretel com a linha que você vai usar como cama;

- Inverta essa linha (passe essa linha para um carretel vazio, para outro carretel vazio, e a retorne à carreta);

Assim, você terá a cama do exato tamanho necessário para encher o carretel.

Apenas tenha cuidado em evitar torcer a linha;

E repare que se você não usar a mesma tensão para enrolar a linha no carretel na primeira e na segunda vez, a linha pode variar um pouco sua altura (portanto, sempre enrole a linha bem tencionada!).

Um abraço Getúlio! Um abraço galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...