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Edugurjao

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Histórico de Reputação

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    Edugurjao recebeu reputação de Romulo_njr em Linhas multifilamento Samurai Braid e Vexter Multicolor   
    Rômulo,
     
    Quero uma samurai 0.40mm, 70lb, 300yds.
    Aguardo dados para pagamento.
    Frete para o CEP 58430-010
    Forte abraço,
     
    Eduardo
  2. Upvote
    Edugurjao recebeu reputação de Astra-Taranis em Limpando Digital Control Shimano e Rolamento   
    Olá, amigos,
     
    Fui questionado por um amigo sobre "como fazer a limpeza e manutenção do rolamento interno do sistema "Digital Control" das carretilhas Shimano.
    Bom, revirei a internet em busca de um link que contivesse as fotos ou vídeos necessários que pudessem explicar o que eu queria dizer, pois, este é um caso onde uma imagem vale mais do que mil palavras...Porém, não encontrei nada específico sobre o tema, nem mesmo nos fóruns gringos...Encontrei, inclusive, algumas queixas de usuários Shimano DC que fizeram a mesma procura e não encontraram nada, e que, inclusive, enviaram emails para Shimano questionando e não obtiveram resposta...Até mesmo no tackletour...
    Enfim, resolvi abrir uma Shimano minha Digital Control e fazer um tutorialzinho explicando... Espero que seja útil...
    Inicialmente, cumpre salientar que é necessário ter um pouco de intimidade e jeito com mecânica para mexer aqui, sob pena de poder FACILMENTE CAUSAR DANOS ao sistema em uma simples limpeza dessa, muito embora, tais danos sejam, na maioria das vezes, solucionáveis!
    Bom, a carretilha que resolvi desmontar é uma Exsence DC, por ser mais fácil e rápido o acesso ao sistema, porém todas são passíveis de manutenção.
    O primeiro passo é desvencilhar o "bloco de controle digital" do corpo da carretilha; com mais ou menos esforços, isso é feito através das soltura dos parafusos e/ou retainers de metais:

     
    Separando o bloco do sistema de fechamento da tampa:

    Agora, com o bloco já totalmente liberado das demais peças, é hora de desmonta-lo, COM TODO CUIDADO, PUXANDO A PARTE CILÍNDRICA EM LINHA RETA, SEM GIRAR, TORCER OU PUXAR EM DIAGONAL, POIS, ESSE É UM MOMENTO CRÍTICO ONDE VC PODE DANIFICAR A CHAVE SELETORA, como veremos...
    Após separadas as peças e "aberto o sistema", vc terá acesso ao rolamento e aos contatos eletrônicos dá chave seletora e do módulo digital, assim:

    Eis acima a chave seletora, tão fácil de ser danificada! Observem a delicadeza das perninhas de contato...São de metal mole (cobre), e são mais finas do q uma agulha de costura...Eu só consigo vê-los bem com uma lupa de aumento ou pela foto em macro.
    Bom, por óbvio, esses contatos são EXTREMAMENTE SENSÍVEIS, amassam e empenam com uma facilidade incrível...Por esse motivo, que você deve puxar o bloco em linha reta na hora de desmontar, uma vez que, ao mínimo giro ou torção da peça você pode tocar nas perninhas e arranjar uma baita dor cabeça empenando eles.
    Observe, ainda, q as pernas de contato devem permanecer todas na mesma altura e em paralelo entre si, sem encostar uma na outra...Qualquer alteração nesse quadro vai causar mal funcionamento do sistema.

    Na foto acima, temos a porta de contato do sistema, bem menos problemática, quase impassível de problemas.
    Bom, cumpre observar que seu sistema digital pode apresentar mal funcionamento por falhas nesses contatos, provocadas por sujeira ou oxidação dos mesmos, que provoque o isolamento das peças.
    Para limpar a chave seletora, use apenas jatos delicados de spray limpa contatos eletrônicos, de leve, bem de leve, sutilmente...Nem pense em encostar qualquer material na chave seletora, nem mesmo um cotonete.
    Para limpar a porta de contato do bloco digital, use um cotonete umedecido em spray limpa contatos, mas, NÃO APLIQUE JATOS NESSA PORTA...APENAS O LÍQUIDO NA PONTA DO COTONETE.
    O próximo passo é limpar e lubrificar o oring de borracha q faz a vedação da porta de contato e dá chave seletora, esse daqui:

     
    Ele fica em volta da chave seletora e, como tal, É NECESSÁRIO TODO CUIDADO AO REMOVER, para não triscar nas perninhas dá chave seletora.
    Para limpar o oring, papel higiênico!  Para lubrificar, graxa de silicone!
    Lembre-se que é essa "borrachinha" (oring), quem veda seu sistema contra água...Se faltar cuidado e entrar umidade...Tchau sistema!
    Lubrificado e colocado de volta o oring, só falta limpar o rolamento...Mas, aí, acho que não preciso dar dicas, pois, se você já chegou até aqui, certamente é porque sabe cuidar de um rolamento com seus próprios métodos!
    Hora de remontar o sistema, COM TODO CUIDADO, SOB O MESMO RISCO DE ESTRAGAR OS CONTATOS.
    Eu uso os próprios parafusos, invertendo a posição deles, para guiar a montagem do bloco sem ter perigo de danificar, mas, você, pode usar o guia que achar melhor, contanto que esteja seguro de que não vai tocar nos contatos.
    Faço assim, primeiro os parafusos vão invertidos na peça onde fica a seletora:

    Depois, empurro o bloco em linha reta, guiado pelos parafusos:

    Aí é só você puxar os parafusos e refazer a montagem na tampa da carretilha.
    Quem não tiver "tato" com a "coisa", melhor não mexer!
    Outra coisa, o sistema eletrônico, em si mesmo, é muito, muito difícil de dar problema/queimar. O que geralmente ocorre são problemas nesses contatos, que, por desconhecimento, desaviso ou falta de atenção, são interpretados como "queima do módulo" e acabam dando uma dor de cabeça maior ainda.
    Bom, tá aí...Desculpem a extensão demasiada, espero que ajude!
     
    Forte abraço a todos,
     
    Eduardo
  3. Upvote
    Edugurjao recebeu reputação de Astra-Taranis em Limpando Digital Control Shimano e Rolamento   
    Olá, amigos,
     
    Fui questionado por um amigo sobre "como fazer a limpeza e manutenção do rolamento interno do sistema "Digital Control" das carretilhas Shimano.
    Bom, revirei a internet em busca de um link que contivesse as fotos ou vídeos necessários que pudessem explicar o que eu queria dizer, pois, este é um caso onde uma imagem vale mais do que mil palavras...Porém, não encontrei nada específico sobre o tema, nem mesmo nos fóruns gringos...Encontrei, inclusive, algumas queixas de usuários Shimano DC que fizeram a mesma procura e não encontraram nada, e que, inclusive, enviaram emails para Shimano questionando e não obtiveram resposta...Até mesmo no tackletour...
    Enfim, resolvi abrir uma Shimano minha Digital Control e fazer um tutorialzinho explicando... Espero que seja útil...
    Inicialmente, cumpre salientar que é necessário ter um pouco de intimidade e jeito com mecânica para mexer aqui, sob pena de poder FACILMENTE CAUSAR DANOS ao sistema em uma simples limpeza dessa, muito embora, tais danos sejam, na maioria das vezes, solucionáveis!
    Bom, a carretilha que resolvi desmontar é uma Exsence DC, por ser mais fácil e rápido o acesso ao sistema, porém todas são passíveis de manutenção.
    O primeiro passo é desvencilhar o "bloco de controle digital" do corpo da carretilha; com mais ou menos esforços, isso é feito através das soltura dos parafusos e/ou retainers de metais:

     
    Separando o bloco do sistema de fechamento da tampa:

    Agora, com o bloco já totalmente liberado das demais peças, é hora de desmonta-lo, COM TODO CUIDADO, PUXANDO A PARTE CILÍNDRICA EM LINHA RETA, SEM GIRAR, TORCER OU PUXAR EM DIAGONAL, POIS, ESSE É UM MOMENTO CRÍTICO ONDE VC PODE DANIFICAR A CHAVE SELETORA, como veremos...
    Após separadas as peças e "aberto o sistema", vc terá acesso ao rolamento e aos contatos eletrônicos dá chave seletora e do módulo digital, assim:

    Eis acima a chave seletora, tão fácil de ser danificada! Observem a delicadeza das perninhas de contato...São de metal mole (cobre), e são mais finas do q uma agulha de costura...Eu só consigo vê-los bem com uma lupa de aumento ou pela foto em macro.
    Bom, por óbvio, esses contatos são EXTREMAMENTE SENSÍVEIS, amassam e empenam com uma facilidade incrível...Por esse motivo, que você deve puxar o bloco em linha reta na hora de desmontar, uma vez que, ao mínimo giro ou torção da peça você pode tocar nas perninhas e arranjar uma baita dor cabeça empenando eles.
    Observe, ainda, q as pernas de contato devem permanecer todas na mesma altura e em paralelo entre si, sem encostar uma na outra...Qualquer alteração nesse quadro vai causar mal funcionamento do sistema.

    Na foto acima, temos a porta de contato do sistema, bem menos problemática, quase impassível de problemas.
    Bom, cumpre observar que seu sistema digital pode apresentar mal funcionamento por falhas nesses contatos, provocadas por sujeira ou oxidação dos mesmos, que provoque o isolamento das peças.
    Para limpar a chave seletora, use apenas jatos delicados de spray limpa contatos eletrônicos, de leve, bem de leve, sutilmente...Nem pense em encostar qualquer material na chave seletora, nem mesmo um cotonete.
    Para limpar a porta de contato do bloco digital, use um cotonete umedecido em spray limpa contatos, mas, NÃO APLIQUE JATOS NESSA PORTA...APENAS O LÍQUIDO NA PONTA DO COTONETE.
    O próximo passo é limpar e lubrificar o oring de borracha q faz a vedação da porta de contato e dá chave seletora, esse daqui:

     
    Ele fica em volta da chave seletora e, como tal, É NECESSÁRIO TODO CUIDADO AO REMOVER, para não triscar nas perninhas dá chave seletora.
    Para limpar o oring, papel higiênico!  Para lubrificar, graxa de silicone!
    Lembre-se que é essa "borrachinha" (oring), quem veda seu sistema contra água...Se faltar cuidado e entrar umidade...Tchau sistema!
    Lubrificado e colocado de volta o oring, só falta limpar o rolamento...Mas, aí, acho que não preciso dar dicas, pois, se você já chegou até aqui, certamente é porque sabe cuidar de um rolamento com seus próprios métodos!
    Hora de remontar o sistema, COM TODO CUIDADO, SOB O MESMO RISCO DE ESTRAGAR OS CONTATOS.
    Eu uso os próprios parafusos, invertendo a posição deles, para guiar a montagem do bloco sem ter perigo de danificar, mas, você, pode usar o guia que achar melhor, contanto que esteja seguro de que não vai tocar nos contatos.
    Faço assim, primeiro os parafusos vão invertidos na peça onde fica a seletora:

    Depois, empurro o bloco em linha reta, guiado pelos parafusos:

    Aí é só você puxar os parafusos e refazer a montagem na tampa da carretilha.
    Quem não tiver "tato" com a "coisa", melhor não mexer!
    Outra coisa, o sistema eletrônico, em si mesmo, é muito, muito difícil de dar problema/queimar. O que geralmente ocorre são problemas nesses contatos, que, por desconhecimento, desaviso ou falta de atenção, são interpretados como "queima do módulo" e acabam dando uma dor de cabeça maior ainda.
    Bom, tá aí...Desculpem a extensão demasiada, espero que ajude!
     
    Forte abraço a todos,
     
    Eduardo
  4. Upvote
    Edugurjao recebeu reputação de Astra-Taranis em Limpando Digital Control Shimano e Rolamento   
    Olá, amigos,
     
    Fui questionado por um amigo sobre "como fazer a limpeza e manutenção do rolamento interno do sistema "Digital Control" das carretilhas Shimano.
    Bom, revirei a internet em busca de um link que contivesse as fotos ou vídeos necessários que pudessem explicar o que eu queria dizer, pois, este é um caso onde uma imagem vale mais do que mil palavras...Porém, não encontrei nada específico sobre o tema, nem mesmo nos fóruns gringos...Encontrei, inclusive, algumas queixas de usuários Shimano DC que fizeram a mesma procura e não encontraram nada, e que, inclusive, enviaram emails para Shimano questionando e não obtiveram resposta...Até mesmo no tackletour...
    Enfim, resolvi abrir uma Shimano minha Digital Control e fazer um tutorialzinho explicando... Espero que seja útil...
    Inicialmente, cumpre salientar que é necessário ter um pouco de intimidade e jeito com mecânica para mexer aqui, sob pena de poder FACILMENTE CAUSAR DANOS ao sistema em uma simples limpeza dessa, muito embora, tais danos sejam, na maioria das vezes, solucionáveis!
    Bom, a carretilha que resolvi desmontar é uma Exsence DC, por ser mais fácil e rápido o acesso ao sistema, porém todas são passíveis de manutenção.
    O primeiro passo é desvencilhar o "bloco de controle digital" do corpo da carretilha; com mais ou menos esforços, isso é feito através das soltura dos parafusos e/ou retainers de metais:

     
    Separando o bloco do sistema de fechamento da tampa:

    Agora, com o bloco já totalmente liberado das demais peças, é hora de desmonta-lo, COM TODO CUIDADO, PUXANDO A PARTE CILÍNDRICA EM LINHA RETA, SEM GIRAR, TORCER OU PUXAR EM DIAGONAL, POIS, ESSE É UM MOMENTO CRÍTICO ONDE VC PODE DANIFICAR A CHAVE SELETORA, como veremos...
    Após separadas as peças e "aberto o sistema", vc terá acesso ao rolamento e aos contatos eletrônicos dá chave seletora e do módulo digital, assim:

    Eis acima a chave seletora, tão fácil de ser danificada! Observem a delicadeza das perninhas de contato...São de metal mole (cobre), e são mais finas do q uma agulha de costura...Eu só consigo vê-los bem com uma lupa de aumento ou pela foto em macro.
    Bom, por óbvio, esses contatos são EXTREMAMENTE SENSÍVEIS, amassam e empenam com uma facilidade incrível...Por esse motivo, que você deve puxar o bloco em linha reta na hora de desmontar, uma vez que, ao mínimo giro ou torção da peça você pode tocar nas perninhas e arranjar uma baita dor cabeça empenando eles.
    Observe, ainda, q as pernas de contato devem permanecer todas na mesma altura e em paralelo entre si, sem encostar uma na outra...Qualquer alteração nesse quadro vai causar mal funcionamento do sistema.

    Na foto acima, temos a porta de contato do sistema, bem menos problemática, quase impassível de problemas.
    Bom, cumpre observar que seu sistema digital pode apresentar mal funcionamento por falhas nesses contatos, provocadas por sujeira ou oxidação dos mesmos, que provoque o isolamento das peças.
    Para limpar a chave seletora, use apenas jatos delicados de spray limpa contatos eletrônicos, de leve, bem de leve, sutilmente...Nem pense em encostar qualquer material na chave seletora, nem mesmo um cotonete.
    Para limpar a porta de contato do bloco digital, use um cotonete umedecido em spray limpa contatos, mas, NÃO APLIQUE JATOS NESSA PORTA...APENAS O LÍQUIDO NA PONTA DO COTONETE.
    O próximo passo é limpar e lubrificar o oring de borracha q faz a vedação da porta de contato e dá chave seletora, esse daqui:

     
    Ele fica em volta da chave seletora e, como tal, É NECESSÁRIO TODO CUIDADO AO REMOVER, para não triscar nas perninhas dá chave seletora.
    Para limpar o oring, papel higiênico!  Para lubrificar, graxa de silicone!
    Lembre-se que é essa "borrachinha" (oring), quem veda seu sistema contra água...Se faltar cuidado e entrar umidade...Tchau sistema!
    Lubrificado e colocado de volta o oring, só falta limpar o rolamento...Mas, aí, acho que não preciso dar dicas, pois, se você já chegou até aqui, certamente é porque sabe cuidar de um rolamento com seus próprios métodos!
    Hora de remontar o sistema, COM TODO CUIDADO, SOB O MESMO RISCO DE ESTRAGAR OS CONTATOS.
    Eu uso os próprios parafusos, invertendo a posição deles, para guiar a montagem do bloco sem ter perigo de danificar, mas, você, pode usar o guia que achar melhor, contanto que esteja seguro de que não vai tocar nos contatos.
    Faço assim, primeiro os parafusos vão invertidos na peça onde fica a seletora:

    Depois, empurro o bloco em linha reta, guiado pelos parafusos:

    Aí é só você puxar os parafusos e refazer a montagem na tampa da carretilha.
    Quem não tiver "tato" com a "coisa", melhor não mexer!
    Outra coisa, o sistema eletrônico, em si mesmo, é muito, muito difícil de dar problema/queimar. O que geralmente ocorre são problemas nesses contatos, que, por desconhecimento, desaviso ou falta de atenção, são interpretados como "queima do módulo" e acabam dando uma dor de cabeça maior ainda.
    Bom, tá aí...Desculpem a extensão demasiada, espero que ajude!
     
    Forte abraço a todos,
     
    Eduardo
  5. Upvote
    Edugurjao recebeu reputação de Astra-Taranis em Limpando Digital Control Shimano e Rolamento   
    Olá, amigos,
     
    Fui questionado por um amigo sobre "como fazer a limpeza e manutenção do rolamento interno do sistema "Digital Control" das carretilhas Shimano.
    Bom, revirei a internet em busca de um link que contivesse as fotos ou vídeos necessários que pudessem explicar o que eu queria dizer, pois, este é um caso onde uma imagem vale mais do que mil palavras...Porém, não encontrei nada específico sobre o tema, nem mesmo nos fóruns gringos...Encontrei, inclusive, algumas queixas de usuários Shimano DC que fizeram a mesma procura e não encontraram nada, e que, inclusive, enviaram emails para Shimano questionando e não obtiveram resposta...Até mesmo no tackletour...
    Enfim, resolvi abrir uma Shimano minha Digital Control e fazer um tutorialzinho explicando... Espero que seja útil...
    Inicialmente, cumpre salientar que é necessário ter um pouco de intimidade e jeito com mecânica para mexer aqui, sob pena de poder FACILMENTE CAUSAR DANOS ao sistema em uma simples limpeza dessa, muito embora, tais danos sejam, na maioria das vezes, solucionáveis!
    Bom, a carretilha que resolvi desmontar é uma Exsence DC, por ser mais fácil e rápido o acesso ao sistema, porém todas são passíveis de manutenção.
    O primeiro passo é desvencilhar o "bloco de controle digital" do corpo da carretilha; com mais ou menos esforços, isso é feito através das soltura dos parafusos e/ou retainers de metais:

     
    Separando o bloco do sistema de fechamento da tampa:

    Agora, com o bloco já totalmente liberado das demais peças, é hora de desmonta-lo, COM TODO CUIDADO, PUXANDO A PARTE CILÍNDRICA EM LINHA RETA, SEM GIRAR, TORCER OU PUXAR EM DIAGONAL, POIS, ESSE É UM MOMENTO CRÍTICO ONDE VC PODE DANIFICAR A CHAVE SELETORA, como veremos...
    Após separadas as peças e "aberto o sistema", vc terá acesso ao rolamento e aos contatos eletrônicos dá chave seletora e do módulo digital, assim:

    Eis acima a chave seletora, tão fácil de ser danificada! Observem a delicadeza das perninhas de contato...São de metal mole (cobre), e são mais finas do q uma agulha de costura...Eu só consigo vê-los bem com uma lupa de aumento ou pela foto em macro.
    Bom, por óbvio, esses contatos são EXTREMAMENTE SENSÍVEIS, amassam e empenam com uma facilidade incrível...Por esse motivo, que você deve puxar o bloco em linha reta na hora de desmontar, uma vez que, ao mínimo giro ou torção da peça você pode tocar nas perninhas e arranjar uma baita dor cabeça empenando eles.
    Observe, ainda, q as pernas de contato devem permanecer todas na mesma altura e em paralelo entre si, sem encostar uma na outra...Qualquer alteração nesse quadro vai causar mal funcionamento do sistema.

    Na foto acima, temos a porta de contato do sistema, bem menos problemática, quase impassível de problemas.
    Bom, cumpre observar que seu sistema digital pode apresentar mal funcionamento por falhas nesses contatos, provocadas por sujeira ou oxidação dos mesmos, que provoque o isolamento das peças.
    Para limpar a chave seletora, use apenas jatos delicados de spray limpa contatos eletrônicos, de leve, bem de leve, sutilmente...Nem pense em encostar qualquer material na chave seletora, nem mesmo um cotonete.
    Para limpar a porta de contato do bloco digital, use um cotonete umedecido em spray limpa contatos, mas, NÃO APLIQUE JATOS NESSA PORTA...APENAS O LÍQUIDO NA PONTA DO COTONETE.
    O próximo passo é limpar e lubrificar o oring de borracha q faz a vedação da porta de contato e dá chave seletora, esse daqui:

     
    Ele fica em volta da chave seletora e, como tal, É NECESSÁRIO TODO CUIDADO AO REMOVER, para não triscar nas perninhas dá chave seletora.
    Para limpar o oring, papel higiênico!  Para lubrificar, graxa de silicone!
    Lembre-se que é essa "borrachinha" (oring), quem veda seu sistema contra água...Se faltar cuidado e entrar umidade...Tchau sistema!
    Lubrificado e colocado de volta o oring, só falta limpar o rolamento...Mas, aí, acho que não preciso dar dicas, pois, se você já chegou até aqui, certamente é porque sabe cuidar de um rolamento com seus próprios métodos!
    Hora de remontar o sistema, COM TODO CUIDADO, SOB O MESMO RISCO DE ESTRAGAR OS CONTATOS.
    Eu uso os próprios parafusos, invertendo a posição deles, para guiar a montagem do bloco sem ter perigo de danificar, mas, você, pode usar o guia que achar melhor, contanto que esteja seguro de que não vai tocar nos contatos.
    Faço assim, primeiro os parafusos vão invertidos na peça onde fica a seletora:

    Depois, empurro o bloco em linha reta, guiado pelos parafusos:

    Aí é só você puxar os parafusos e refazer a montagem na tampa da carretilha.
    Quem não tiver "tato" com a "coisa", melhor não mexer!
    Outra coisa, o sistema eletrônico, em si mesmo, é muito, muito difícil de dar problema/queimar. O que geralmente ocorre são problemas nesses contatos, que, por desconhecimento, desaviso ou falta de atenção, são interpretados como "queima do módulo" e acabam dando uma dor de cabeça maior ainda.
    Bom, tá aí...Desculpem a extensão demasiada, espero que ajude!
     
    Forte abraço a todos,
     
    Eduardo
  6. Upvote
    Edugurjao recebeu reputação de Léo em Jigs de Bucktail para Amazônia   
    Léo,
    Esses jigs foram feitos pelo Flávio Tannus??? Qual o tamanho do anzol?
     
    Forte abraço,
     
    Edu Gurjão
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