Boa tarde Guto.
*Motor ano 2018, acredito que tenha cerca de 100h de uso, só troquei o hélice para 9 7/8 x 12.
As informações de grau eu já tenho aqui do manual de manutenção da Mercury, veja abaixo:
Visualmente parece que o ponto está "meio que certo" (primeira imagem na lenta a logo após em aceleração/abertura de borboleta total no carburador).
Comprei a pistola (luz de ponto) para aferir o meu motor.
Procurei o "ponto morto" do 1º pistão (quando ele chega no ponto máximo e quer descer), fiz uma marcação na polia alinhado com o bloco do motor.
O motor em marcha lenta antes de apagar não baixa de 1500 rpm (marcado no tacômetro e na pistola), acredito que esteja muito alto (no manual fala entre 1100-1200rpm), no passado consegui chegar próximo a isso e o motor funcionava perfeitamente.
Fiz algumas limpezas no carburador, apertei algumas porcas pois achava que tinha folga e acredito que possa ter alterado algo, notei que ele estava esquentando um pouco a mais do que o normal (aranha em estado de zero e sem obstrução nos dutos), por isso estava querendo verificar se o ponto está certo.
Já fiz alguns testes no parafuso de regulagem de ar com cerca de 2-2,5 voltas e hoje nos testes/aferição de ponto está com 2 voltas.
Estou com muita dúvida de como aferir/corrigir o ponto caso esteja errado, vi alguns vídeos de testes em fuscas, peguei uma base só que não consegui chegar numa execução correta.
Ajusto a mesa no braço que a liga a alavanca de aceleração no carburador?
Ajusto a mesma nos parafusos que limitam a aceleração e avanço da mesa?
O grau/ponto 0 é onde eu marquei na polia?
Na pistola, avançando ou atrasando os graus a marcação na polia deve ficar perpendicular a emenda do motor no momento de atuação do strobo?
Já estou ficando louco aqui meus amigos, alguém pode me ajudar?