Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Marcio Boechat

São Benedito e Serra da Mesa com tambaqui

Posts Recomendados

No começo do ano, me procurou um pescador ( Júnior ) interessado em fazer uma pescaria no São Benedito. Após algumas conversas e encontros, definimos uma data, em função do tipo de pescaria que ele gostaria de realizar, falei sobre os materiais, iscas, linhas etc . A viagem estava programada para Maio e com ele iria seu pai, Sr. Estanislau, seu tio e primo que viriam de Belo Horizonte. O Júnior é um pescador aqui de Brasília e sempre faz pescarias pras bandas de Paracatu atrás dos dourados que habitam por lá. Segundo ele, as pescarias são feitas com iscas naturais e por isso o tipo de pescaria que eles gostariam de fazer seria de peixes de couro. Falei pra ele que em maio há a possibilidade tanto de peixes de couro como de tucunas com iscas artificiais. " Boechat, tenho paciência pra ficar arremessando o dia inteiro não. Quero saber de tucunaré não. Mas vou levar umas isquinhas que tenho" E Serra da Mesa ? "Não tenho a mínima vontade de ir lá". Enfim...algo dentro de mim sabia que isso poderia mudar. Durante a estadia deles na pousada, fiquei angustiado sem ter notícias, se estava tudo bem ou não e principalmente como estava sendo a produtividade da pescaria. Quando eles voltaram liguei imediatamente pro Júnior pra saber como tinha sido e ao saber que tinha ocorrido tudo 100% ( com exceção de um pequeno detalhe )fiquei tranquilo e principalmente pelo pai dele ter pego o maior barbado fisgado na pousada, cerca de 10kg.

Quando perguntei sobre os tucunas veio a resposta: " peguei um de quase 5 kg e que deu uma porrada na isca de superfície" comecei a rir no telefone.

Vamos às fotos.......

Sr. Estanislau

Imagem Postada

Reparem na marca de bocada no barbado perto da mão direita. Segundo o Júnior, a pressão do "peixe predador " no barbado foi tão grande que derrubou seu pai no chão do barco.

Júnior

Imagem Postada

Henrique

Imagem Postada

Sr. Cristiano com um pacu palhaço

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Piloteiro com uma bolachinha de chocolate

Imagem Postada

Imagem Postada

Capítulo a parte.

Apesar de não ser marinheiro de primeira viagem, o Júnior é um marinheiro de poucas viagens no que se diz respeito a pescaria de tucunarés com iscas artificiais. Mas antes disso, nas nossas conversas, ele me perguntou sobre primeiros socorros na pousada etc. " meu pai é um senhor de não sei quantos anos Boechat, fico preocupado. Vou pedir a meu tio, que é cirurgião, pra levar anestesia pois pode acontecer algo com meu pai e aí ele resolve ".

Depois de pegar um jumento de tucuna, ele resolve, ao invés de colocar o boga grip, por a mão na boca do bicho. Olha o que acontece. Apesar da imagem estar em alta resolução, olha o tanto que a garatéia da robalo bait turbo entrou na mão dele. kkkkkkk

Imagem Postada

Depois de uma pequena operação e um copo de Wisky, tudo resolvido e peixe na linha.

O jumento

http://saobenedito.mbpe.com.br/gallery/photos/20100525/20100525_SB_0006.jpg

E outro

http://saobenedito.mbpe.com.br/gallery/photos/20100525/20100525_SB_0124.jpg

Apesar de não terem pego grandes peixes de couro, a variedade e quantidade surpreendeu a família Viana. Aos quatro pescadores agradeço pela confiança em mim e no meu trabalho. Em breve estaremos juntos em uma pescaria de tucunarés com iscas artificiais.

Mais fotos e vídeos estão disponíveis em saobenedito.mbpe.com.br

SERRA DA MESA

Pra curtir o feriado de Corpus Christi, saimos de Brasília no dia 02/06 Eu, D. Marly, Ricardo Monteiro, Sr. Eli e Sr. Thomas Wlassak para a pousada da Ni e pescarmos durante 4 dias. Meu parceiro Fábio Hamamura também iria e com tudo já pago teve que ficar por motivos pessoais.

Sabia que a situação não seria das melhores mas por incrível que pareça, os peixes apareceram e em grande tamanho e quantidade. Com relação à turma, todos nota 10. Sr. Ricardo ( membro do fórum )muito comédia; seu cunhado Eli, figuraça; Dna. Marly uma maezona e Sr. Thomas o rei do jig do Ceará.

http://serradamesa.mbpe.com.br/gallery/photos/20100603/20100603_SM_0069.jpg

A cada dia as ações foram melhorando e o destaque foi para Dna. Marly que pegou 2 tambaquis com queijo e 2 tucunas de 4kg fora outros de bom tamanho. Após recolher isca, o piloteiro vê o peixe vindo atrás e quando se dá por conta está rodeado por um cardume de uns 20 tambaquis. Foi só jogar e pronto....queijo usado para tira-gosto neles kkkkkkk

http://serradamesa.mbpe.com.br/gallery/photos/20100603/20100603_SM_0005.jpg

http://serradamesa.mbpe.com.br/gallery/photos/20100603/20100603_SM_0006.jpg

http://serradamesa.mbpe.com.br/gallery/photos/20100603/20100603_SM_0015.jpg

http://serradamesa.mbpe.com.br/gallery/photos/20100603/20100603_SM_0039.jpg

http://serradamesa.mbpe.com.br/gallery/photos/20100603/20100603_SM_0089.jpg

http://serradamesa.mbpe.com.br/gallery/photos/20100603/20100603_SM_0093.jpg

http://serradamesa.mbpe.com.br/gallery/photos/20100603/20100603_SM_0100.jpg

http://serradamesa.mbpe.com.br/gallery/photos/20100603/20100603_SM_0182.jpg

http://serradamesa.mbpe.com.br/gallery/photos/20100603/20100603_SM_0071.jpg

Obrigado a todos por terem me proporcionado momentos de muitas risadas

http://serradamesa.mbpe.com.br/gallery/photos/20100603/20100603_SM_0010.jpg

Mais fotos no site http://www.mbpe.com.br

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu Boechat,

Eu que te agradeço - em meu nome e do meu parceiro -, pelos agradáveis dias que passamos juntos com toda a turma - voce, Marly, Thomas e o mala do meu cunhado -.

Realmente foi uma bela pescaria e confirmou que Serra da Mesa ainda está proporcionando muitos prazeres aos pescadores esportivos, muito embora o volume da água mantenha os bocudos "lá embaixo". Foi boa a brincadeira.

Parabéns a voce pelo profissionalismo e organização do nosso passeio, desde a recepção no aeroporto até o final. Só faltou o show de viola. Esta devendo.

Agora vamos pensar na ida para o Thaimaçu.

Um abração.

Ricardo ::tudo::

Ricardo,.

Ricardo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente, Boechat... Parabéns!!

O Junior e o Seu Lau são amigos da família a muito tempo. Acompanhei toda a preparação deles pra essa pescaria, e vivi com eles a ansiedade da data que não chega nunca... E fico MUITO feliz que tudo tenha dado certo, mesmo com o pequeno acidente!!

Da mesma forma, a pescaria da Marly e dos seus outros clientes na Serra foi muito bacana tbém! Parabéns pelos bons resultados, meu amigo!!

Abração!

PS: Estava tentado a dizer que o peixe da Marly é uma caranha, até por ser a caranha o peixe da bacia Tocantins - Araguaia, e o Tambaqui da região amazônica... mas a nadadeira anal comprida e a mancha em volta dela, juntamente com esse queixão do bicho na foto me deixou em dúvida, sinceramente! Vc tem mais fotos dele?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grande Márcio,

Seus relatos se aprimoram a cada pescaria ! PARABÉNS !

Melhor ainda ao se constatar que nossa FTB está sendo sempre lembrada... ::tudo::

Imagem Postada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Curioso mesmo........mas uma coisa é fato, tambaqui nao é. O tambaqui é amarelo, a cabeça é diferente, redondona, o opérculo é maior, tem duas membranas na narina q ficam saltadas p fora e sao ficilmente perceptiveis.

Por outro lado também nao´parece a caranha da região, dá uma olhada nesse tópico viewtopic.php?f=2&t=10151&hilit=caranha+serra+da+mesa&start=25.

Na minha opinião é um tambacu (tem uma foto de tambacu logo no inicio desse relato viewtopic.php?f=4&t=165).....que nao existe em ambientes naturais. De repente alguma psicultura, algum açude onde alguem engordava uns tambacus foi alagada nessa ultima cheia de serra da mesa. Devido a altura que as aguas da represa alcansaram, acho bem plausivel esse hipotese.

Mais tarde vou tentar carregar umas fotos no photobucket e postar aqui.

bração

PS: Estava tentado a dizer que o peixe da Marly é uma caranha, até por ser a caranha o peixe da bacia Tocantins - Araguaia, e o Tambaqui da região amazônica... mas a nadadeira anal comprida e a mancha em volta dela, juntamente com esse queixão do bicho na foto me deixou em dúvida, sinceramente! Vc tem mais fotos dele?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Blz amigo? Parabéns à equipe. Pescaria nota 10. Belas fotos, lindos peixes. Quanto aos tucunas, cada um mais bonito que o outro. Quanto ao relato, você é um bom redator. joia:::

Abraços do amigo,

Marcos Gaspar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz tambaqui na SM??? Só a Marly mermo hehehehehe

Também estou duvidando que seja... estou com o Tiago, pra mim esse deve ser peixe de algum tanque de engorda que foi parar na represa apoós a cheia...

No mais, show de bola as pescarias...

Bração.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É isso mesmo Sgambatti, O Thomas falou muito bem de você. Ele me mandou email sobre algumas coisas ( com relação a associação de pesca no Castanhão ) que colocarei no fórum.

Parabéns parceiro!

heheheh Thomas é parceiro nosso! Pessoa ímpar, está dando uma forcinha lá no Ceará quanto a questão do Castanhão! heheheeh é conhecido! kkkkkkkk

Abraxxx

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando vi o peixe achei mesmo que fosse Caranha. A divisão de cor ( mais amarelada no dorso do peixe, que é uma marca dos tambaquis amazônicos ) me fez mudar de idéia. Como você é especialista, abaixo a orelha e acato a opinião. Na pousada, havia uma caranha e era bem diferente desse peixe. Era mais preta e os tambacus que vi em pesqueiros também.

Curioso mesmo........mas uma coisa é fato, tambaqui nao é. O tambaqui é amarelo, a cabeça é diferente, redondona, o opérculo é maior, tem duas membranas na narina q ficam saltadas p fora e sao ficilmente perceptiveis.

Por outro lado também nao´parece a caranha da região, dá uma olhada nesse tópico viewtopic.php?f=2&t=10151&hilit=caranha+serra+da+mesa&start=25.

Na minha opinião é um tambacu (tem uma foto de tambacu logo no inicio desse relato viewtopic.php?f=4&t=165).....que nao existe em ambientes naturais. De repente alguma psicultura, algum açude onde alguem engordava uns tambacus foi alagada nessa ultima cheia de serra da mesa. Devido a altura que as aguas da represa alcansaram, acho bem plausivel esse hipotese.

Mais tarde vou tentar carregar umas fotos no photobucket e postar aqui.

bração

PS: Estava tentado a dizer que o peixe da Marly é uma caranha, até por ser a caranha o peixe da bacia Tocantins - Araguaia, e o Tambaqui da região amazônica... mas a nadadeira anal comprida e a mancha em volta dela, juntamente com esse queixão do bicho na foto me deixou em dúvida, sinceramente! Vc tem mais fotos dele?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, CLIQUE AQUI para postar com a sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...