Ir para conteúdo

Matéria Especial # 3 - Chrony do Pesca-Ne


Posts Recomendados

Trata-se da mesma entrevista realizada, só que separada por Adm de Fórum :

Dando início ao propósito de postarmos sempre assuntos que possam ser de interesse geral nessa Seção, iniciamos esses tópicos com uma entrevista realizada com outros Administradores de Fórum, bastante conhecidos pela grande maioria de nossos usuários, até por muitos de nós também serem frequentadores desses outros espaços...

Vamos então ao nosso "convidado", com um breve histórico de cada um...

Imagem Postada :arrow: Imagem Postada= Chrony

:arrow: Contato : chrony@click21.com.br

:arrow: Iniciei na pesca quando criança acompanhando meu pai nos diques da praia do Bairro Novo em Olinda-PE, mas confesso que não tinha muito gosto para pesca nesta época. Já na adolescência pescava nos arrecifes naturais da para de Piedade próximo ao - hoje - Marisol, pescava de varinha de bambu. Depois voltei a pescar em 1999 devido ao stress no trabalho, o médico aconselhou um hobby que não envolvesse a família e trabalho - pessoas - então relembrei da infância e adolescência e decidi pela pesca.

Eis a entrevista, cujos posicionamentos foram apenas transcritos tal como nos foram encaminhados, respeitando o direito de expressão dos participantes :

Adm do Site :arrow: 1. Origem : Quando seu site/fórum começou a funcionar e como surgiu a idéia de criá-lo?

Imagem Postada:arrow: Chrony : Iniciamos em meados de 2002 com o nome de "Pesca-PE" através de uma lista de discussão do YahooGrupos com o objetivo de prover uma maior interação entre os pescadores esportivos de Recife. Com o passar do tempo novas amizades foram surgindo e quebramos a fronteira da nossa cidade, do estado e mudamos o nome da lista para "Pesca-NE" - que existe até hoje. Em janeiro de 2006 criamos um fórum web para facilitar ainda mais a comunicação entre os pescadores e estamos crescendo! Nosso objetivo agora é criar um portal de pesca esportiva volta à nossa região nordeste! Tão piscosa e ao mesmo tempo tão pouco divulgada.

Adm do Site :arrow: 2. Como está vendo o atual momento da Pesca Esportiva no País ? Influência dos Fóruns de Pesca nessa situação!

Imagem Postada:arrow: Chrony : Depois da explosão ocorrida na época do dólar 1:1 houve uma queda significativa no mercado da pesca no Brasil, muitas empresas literalmente quebraram e, daquela época, poucas continuam na ativa. Acredito que o nosso momento ainda é ?verde? e com muito a crescer, principalmente no quesito consciência; seja dos pescadores, governo, empresas de comunicação ? que ainda não conseguem perceber este mercado. Como exemplo os programas de pesca mudaram bastante de formato, dando maior foco aos patrocinadores, pois sem eles o programa não existiria! E assim perdemos muito espaço para o merchandising. Quanto à influência dos fóruns, acredito que toda e qualquer ação para aumentar a interação entre os pescadores seja válida, além de realizar uma grande contribuição para esclarecimento de dúvidas dos iniciantes.

Adm do Site :arrow: 3. A presença / participação de mesmos integrantes em diversos Fóruns, pode representar algum tipo de "problema" na "gestão" da cultura interna que se desenvolve em cada uma das áreas de interação ?

Imagem Postada:arrow: Chrony : Absolutamente! Acredito que esta cultura é muito comum a todos os fóruns, o que basicamente diferencia é a concentração dos membros de acordo com sua localização geográfica ou, até mesmo, a modalidade de pesca ( bait, fly, surf-casting, etc. )

Adm do Site :arrow: 4. Existem sempre TEMAS COMUNS em todos os Fóruns de Pesca Esportiva ! Qual o diferencial que faz com que existam mais participações em determinado site em detrimento de outros ? Só marketing ? Como fugir da "mesmice" específica e ter um diferencial qualitativo ?

Imagem Postada:arrow: Chrony : Isto é como uma rua de comércio de material de pesca. O que faz ? além do preço ? um pescador comprar na loja ?A? e não nas outras? Atendimento? Variedade? Conforto? Amizade com o vendedor? Cada um terá sua opinião e motivo, mas alguns diferenciais atraem mais membros a fóruns como: movimentação, simpatia dos outros membros, participação de determinado pescador, agilidade dos administradores e, até mesmo, localização geográfica.

Adm do Site :arrow: 5. As amizades nesses Fórum são sempre "volúveis", ora de muita presença e participação, ora da mais completa ausência, não raro acontecerem "brigas internas" que prejudicam o foco e essência pretendida pelos administradores ! Como lidar com essas questões ?

Imagem Postada:arrow: Chrony : É complicado! Moderar não é fácil! Mas para exercer esta função é preciso abdicar-se de qualquer sentimento de amizade com quem está ?brigando? ou fugindo do foco nos tópicos, além de ser o mais polido possível diante dos problemas. O marketing dos fóruns são boca-a-boca (ou e-mail-a-e-mail) e, da mesma forma que um membro pode indicar seus conhecidos ao fórum, pode também influenciar negativamente. O importante é combater, mais uma vez de forma polida, as panelinhas e bairrismo.

Adm do Site :arrow: 6. O comércio que permeia os Fóruns está sendo visto como um nicho de mercado interessante para os produtores / comerciantes do segmento, ou essa influência não chega a ser perceptível ( mesmo como formadora de opinião ) ? Em outras palavras, o Fórum pode estar chamando atenção como uma "área comercial" de vinculação de produtos ? E ainda mais, até que ponto um Fórum emite opiniões imparciais, estando "comercialmente atrelado" a alguma marca/produto/empresa ?

Imagem Postada:arrow: Chrony : Continuo achando que não devemos atrelar diretamente o comércio aos Fóruns! Isto irá criar uma falta de liberdade de expressão dos membros. Pessoalmente não acho coerente, por exemplo, um fabricante ter um fórum de discussão, pois é preciso ter um ombudsman já que fatalmente irá haver comentários, críticas, etc., sobre os produtos. Se um fórum prega a transparência no que é publicado nas mensagens dos seus membros é praticamente impossível que uma opinião imparcial seja sempre o foco. O que precisamos é de um patrocínio indireto, ou seja, não para manter o fórum e sim para promover eventos, gincanas, sorteios, etc., entre os membros.

Adm do site :arrow: 7. Qual o "segredo" ( ou receita ) para o sucesso do Fórum que administra ? Trata-se ( como muitos outros ) de um local onde as pessoas participam quando podem, ou sempre aparecem pela amizade comprovada ( mesmo que apenas "virtual" ) ?

Imagem Postada:arrow: Chrony : Transparência! Este é o grande segredo! Outros são: Disponibilidade, dação, atenção, respeito, facilidade no trato de conflitos e funcionalidades para os membros.

Adm do Site :arrow: 8. A questão dos "hackers" é vista de que forma pelo segmento ? Há experiências de perdas impressionantes de históricos antigos ( e ricos ) por simples ações de pessoas que agem contra o Fórum ! Há razões para tanto ( num contexto maior ), ou se trata de "vinganças pessoais" ? Como lidar com isso ?

Imagem Postada:arrow: Chrony : Pessoalmente tenho uma grande experiência com segurança da informação no mundo virtual e posso afirmar que esta questão dos supostos hackers é mais atrelada ao administrador do fórum que simplesmente um ataque aleatório, ou seja, é muito pouco provável que um hacker encontre um fórum e resolva atacá-lo. Um jargão deve ser seguido: ?A melhor defesa é o ataque!? Então devemos atacar nos prevenindo! Fechando vulnerabilidades, colocando logs, métodos de identificação dos membros, etc.

Adm do Site :arrow: 9. A questão da ecologia ( ou preservação ) parece se tornar cada vez mais frequente nos diversos Fóruns ! A conscientização dos pescadores pode ser creditada a essa participação em temas correlatos, ou trata-se apenas de uma consequência do que se vê na atualidade ( dos que não necessariamente são pescadores... ) ? Podemos trabalhar mais esse tema ?

http://i10.photobucket.com/albums/a140/mpedreira/forum%20turma%20do%20bigua/Pesca-Nelogo.gif :arrow: Chrony : Devemos! Ainda há, infelizmente, na visão dos pescadores ? NÃO SÃO TODOS! ? que peixe = comida! E a lei do Gerson ? levar vantagem em tudo! ? é por demais influenciadora nesse sentido, como também aquela visão: Se eu solto e ?todo mundo? mata do que vai adiantar? Não é raro vermos pescadores matarem Camurins de palmo, Ubaranas, Peixe-Galo, etc., todos de tamanho muito pequeno! Pelo simples fato de matar, pois comê-los vai dar um trabalho... Felizmente percebo que isto está mudando aos poucos, pelo menos no discurso, nos pescadores esportivos, e a nova geração está muito antenada a questão ecológica e preservacionista.

Adm do Site :arrow: 10. Livre - a escolha do entrevistado !

http://i10.photobucket.com/albums/a140/mpedreira/forum%20turma%20do%20bigua/Pesca-Nelogo.gif :arrow: Chrony : Iniciei na pesca quando criança acompanhando meu pai nos diques da praia do Bairro Novo em Olinda-PE, mas confesso que não tinha muito gosto para pesca nesta época. Já na adolescência pescava nos arrecifes naturais da para de Piedade próximo ao - hoje - Marisol, pescava de varinha de bambu. Depois voltei a pescar em 1999 devido ao stress no trabalho, o médico aconselhou um hobby que não envolvesse a família e trabalho - pessoas - então relembrei da infância e adolescência e decidi pela pesca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Mais uma vez parabéns e obrigado pela oportunidade. :wink:

Chrony, nós é que agradecemos mais uma vez a oportunidade de enriquecer nosso espaço com suas opiniões.

Estive em Recife neste fds, mas o trabalho foi mais do que corrido e eu nem procure o colega.

Mas fica pra próxima :lol: 8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal Chrony....somente hj tive a oportunidade de ler a sua entrevista com calma...Saber como surgiu o Pesca-NE...Sua iniciação na pesca...etc..etc...Pra nós é um prazer ter a presença de um pescador tão conceituado como vc aqui no nosso fórum...

Vlw... :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...