Ir para conteúdo

SONARES - Angulo do feixe do pulso


Posts Recomendados

Vamos ver quem manja disso e pode ajudar...

Não entendo quase nada de sonares, mas estou me esforçando... rs Li bastante coisas a respeito e acabei chegando a uma conclusão, mas não sei se ela é correta ou equivocada. Por isso queria uma ajudinha.

Bom, eu li que quanto menor o angulo de emissão do pulso do sonar, mais fundo ele alcançará, e com muito mais resolução. E, quanto maior o angulo, menos resolução em profundidades maiores.

Mas, com um angulo menor, a área de cobertura do sonar também é menor, pois o sonar forma um cone debaixo do barco, que é onde ele consegue "enxergar". Com um feixe de 20 graus, usando uma trigonometria básica (rs), dá mais ou menos que o diametro que o sonar enxerga no fundo é quase 1/3 da profundidade do local. Na verdade deu a profundidade dividido por 2,8.

Então, com um sonar com feixe de 20 graus, se o fundo estiver a 100m, ele enxergará um circulo de 35 metros de diâmetro ao redor do barco. Prá mim, animal.

Mas eu pesco só em águas rasas. Vamos dizer que o máximo que eu pesque seja na casa dos 20m. Como meu sonar também tem feixe de 20 graus, o que eu vou enxergar é um circulo com diâmetro de 7 metros ao redor do barco. Se a profundidade cair para 10m então, só enxergaria 3,5m do fundo ! Isso eu acho bem pouco, considerando que não é um CILINDRO de 7m, é um CONE de 7m. Então, quanto mais eu subo, menos eu enxergo...

Agora a pergunta: não seria mais útil prá mim ter um sonar cujo feixe fosse de uns 60 graus ? Fazendo as mesmas contas, a proporção é de 1,15 vezes a profundidade. Então, nesses mesmos 20m de profundidade, ele enxergaria 23 metros de diametro do fundo ! São só 3x mais do que com o outro feixe, que consegue ler maiores profundidades. Mesmo nos 10m, ainda assim eu enxergaria 11,5m do fundo.

Minhas suposições estão corretas ? Se eu comprar um sonar com feixe de 60 graus eu vou cobrir uma área bem maior, sem perda de resolução porque pesco em águas rasas ? Ou não sei de mais alguma variável que invalida isso ?

Se alguém puder me ajudar, agradeço...

Abraço,

Edu Nakiri

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...mas é por aí mesmo, Edu...contudo, tb tem a questão da potência do aparelho. Se vc tiver um aparelho com 60 graus de ângulo, mas com uma super potência, mesmo em grandes profundidades ele "enxergará" bem.

Geralmente o sonar, para a pesca de tucunarés, mostra ao pescador essencialmente a profundidade do local e, mal e porcamente, o tipo de fundo. Alguns a temperatura da água, mas aí já é chiqueza...hehee...

Quando eu parti para a compra do meu sonar, apesar de o bicho custar o olho da cara e eu ser pescador de tucunarés, mas o q me chamou a atenção foi justamente o ângulo de abertura.

Na verdade essa nova tecnologia da Humimbird chega a cobrir 180 graus de ângulo.

Apenas para a turma entender o q estamos falando...abaixo vai um conjunto de imagens q mostra exatamente os ângulos de cobertura dos modelos.

arrow:: Side Imaging - A mais moderna do momento.

Imagem Postada

arrow:: 3D Plus.

Imagem Postada

arrow:: Quadri BeamPlus.

Imagem Postada

arrow:: Dual Beam.

Imagem Postada

arrow:: Single Beam.

Imagem Postada

::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é... Mas 2.000 dolares num side imaging ainda não é pro meu bolso... rsrsrsrs

Então, se a minha teoria está certa, vou atrás de um sonar com um feixe de 60º ou mais, independente da potência. Como eu disse, as profundidades onde eu pesco não chegar a 30m... Então qualquer um serve. A segunda coisa vai ser uma resolução boa da tela, porque "quadrados" é muito ruim de ficar olhando... rs

Valeu senhores !

Abraço,

Edu Nakiri

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo bem eu estou meio novato no assunto de sonar ainda não tenho sonar e minha duvida é ,eu consigo indentificar com clareza até que ponto um peixe ou no maximo 3 peixes se for o caso, ou somente cardumes.

gostaria de saber de voçês que possuem a marca, potência, resolução, do que ou de somente oque se indentifica no visor do sonar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lauro, até um Jig descendo debaixo do barco um sonar identifica. Então ele identifica tanto um ou dois peixes, quanto um cardume inteiro.

Aí dependendo da qualidade, potência e resolução do sonar, você pode ver as coisas debaixo d'água com maia clareza, mais definição, mais fundo, numa área maior, etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Olá Edu. Vi esse tópico antigo e mesmo assim resolvi dar um pitaco. Também queria um sonar com grande grau de abertura pois pesco apoitado em profundidades de até 3 a 4m. Pesquisei e encontrei o Eagle fisheasy 245 ds. Ele muda o ângulo conf. a frequência selecionada. O menor é 45 ou 60, não tenho certeza. E o maior é 120 graus. Marca boa (parece-me que hoje é fabricado pela Lowrance) e bom preço (150 $ no PY), sem contar que tem outros recursos interessantes, como indicar a prof. do alvo e função para distinguir alvos sólidos de plantas e etc.. O duro é achar, pois parece-me que não tem muita procura e portanto são poucos em estoque. Nas lojas daqui deve encontrar mais fácil mas também mais caro. Estou gostando. No começo era zica mas depois que peguei as dicas daqui do fórum e comecei com ajustes manuais estou conseguindo bons resultados. Abraços. Marcão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...