Ir para conteúdo

Drags.


Eloy Fonseca

Posts Recomendados

Acho que se arrochar tanto assim, Eloy, depois dos testes vale a pena desmontar o sistema de freio, pois se o dartanium estiver mais seco e ficar mto tempo sem uso, ele pode colar na coroa e marcar, principalmente depois de esquentar com o atrito. Mesmo que depois do teste vc folgue o freio acho que pode acontecer.

Só a minha humilde opinião, Mestre mestre:: ! Digo isso, pois já aconteceu comigo e deu uma trabalheira danada para recuperar o sistema.

Abração!!

Opa Eduardo!

Grande lembrete...

Espero que não tenha ferrado nada, porque lá se vão as do Airton e do Schmit pro brejo também...

:gorfei: :gorfei: :gorfei: To que nem aquela moça Luka...tô nem aí... Depois tento desmontar esse trem e pronto, dá uma zebra e nada de conseguir arrumar de novo...Ferra tudo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 68
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Eloy,

Não vai estragar não...o Carbontex não cola e o meu ainda está melado de graxa de teflon.

Boa Airton....

Seria uma boa se a Shimano trocasse desde que altere apenas os U$9,00 para o custo final da carreta, que como fabricante e do porte que é deve conseguir negociar por U$2,00,kkkk

Quem sabe a carreta não fica mais barato! Visto que o original deve ser muito mais caro. rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que se arrochar tanto assim, Eloy, depois dos testes vale a pena desmontar o sistema de freio, pois se o dartanium estiver mais seco e ficar mto tempo sem uso, ele pode colar na coroa e marcar, principalmente depois de esquentar com o atrito. Mesmo que depois do teste vc folgue o freio acho que pode acontecer.

Só a minha humilde opinião, Mestre mestre:: ! Digo isso, pois já aconteceu comigo e deu uma trabalheira danada para recuperar o sistema.

Abração!!

Opa Eduardo!

Grande lembrete...

Espero que não tenha ferrado nada, porque lá se vão as do Airton e do Schmit pro brejo também...

:gorfei: :gorfei: :gorfei: To que nem aquela moça Luka...tô nem aí... Depois tento desmontar esse trem e pronto, dá uma zebra e nada de conseguir arrumar de novo...Ferra tudo...

Ferra tudo não, Airton! O negócio é que aconteceu comigo e agora sou escaldado hauahaua. Na curado que aconteceu o problema, eu abri o drag, passei um bombril na coroa, interno e externo, para ficar liso novamente, passei um pouco de grease com teflon, troquei os discos por um carbontex. Hj tá rodando macio joia::: joia::: . E ainda com sistema de freio zero hehehe!

Abração!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eloy, como bom conhecer você já deve ter verificado isso.. mas nao custa lembra-lo.

Será que a linha Multi não ficou um pouco "frouxa" no carretel ? Tem "esparadrapo" ou alguma cama por baixo?

É que as vezes mesmo a linha multi bem "apertada" acaba que deslizando quando presa direto no carretel.

Acredito que quando montado na vara, a ação da mesma deve melhorar um pouco esses números, estou correto ?

Gde Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eloy, como bom conhecer você já deve ter verificado isso.. mas nao custa lembra-lo.

Será que a linha Multi não ficou um pouco "frouxa" no carretel ? Tem "esparadrapo" ou alguma cama por baixo?

É que as vezes mesmo a linha multi bem "apertada" acaba que deslizando quando presa direto no carretel.

Acredito que quando montado na vara, a ação da mesma deve melhorar um pouco esses números, estou correto ?

Gde Abs

Oi Parrillo...

Seguinte: Mantenho minhas linhas arrochadas. Se encavalar ela dificulta a saida, aumentando o drag, foi por isso que perdi os pirararas no Araguaia.

Montado muda tudo, pois tem o arrasto nos passadores, e quanto mais a vara vergar, mais vai aumentar o arrasto.

Nunca usei fitas adesivas para fixar. Uso este esquema da foto. Costuro a linha pelos furos do carretel e amarro com um Nail. Aquele do acabamento Nakamura pro SF. Depois ajusto o nó de forma que ele fique sobre a borda do furo. Ameniza o ponto de tensão. Esta vassoura que aparece dentro do furo, é a ponta da linha que não queimei para aparecer melhor na foto.

Imagem Postada

Abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já testei da minha 153 HST da mesma forma que o o Eloy fez e ficou na faixa de 4,5 Kg. de drag, eu fiquei muito supreso que o resultado apresentado.

Oi Pesca...

Acredito que seu resultado esteja mais próximo da realidade que o meu.

Esta carreta, vide foto acima, está sem linha, daí fiz algumas camadas só para firmar a linha. Isto diminui o efeito alavanca de um carretel cheio, aumentando consequentemente o drag. As demais estão lotadas até o tampo.

Abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Gusso,

No meu teste usei a PowerPró 40 lbs e a carretel totalmente abastecido. joia:::

Abração :amigo:

Opa Eloy,

Fiz aqui o teste na E7 com Carbontex usando a montagem idêntica a sua, só a minha balança que é de outra marca mas o modelo é bem parecido com a tua e bateu 11 lbs sem apertar totalmente o freio com as 2 mãos como você fez. danca:: danca:: danca::

Fiz o teste por 3 vezes, já que pode haver alguma variação, mas os resultados foram:

10, 11 e 11,5 lbs.

Se arroxar no talo, bate 13 lbs fácil pois não dá nem para puxar a linha da carreta,hehehe.

Carbontex Aprovado! ::tudo::

Abração :amigo:

Oi amigos,arroxei a minha curado 201 E7 com as duas mãos até onde deu,com discos carbontex,consegui 12 libras.

Observei o mesmo que o mestre Eloy falou,o teste só é válido para comparar carretilhas,usando a mesma linha,na mesma espessura ,com o carretel cheio da mesma maneira e de como a linha foi arroxada.Por exemplo uma linha mais fina que encavale mais,fornece um drag maior,abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, desculpa discordar... rs

Eloy, isso são características das SUAS carretas. Talvez quem tenha feito manutenção nela tenha deixado as Curados com graxa nos discos, ou outra coisa. As minhas ficam à seco mesmo.

Já fiz este teste em casa com duas Curado 201 E7 que eu tinha, bem como com uma Scorpion XT 1501. Ah fiz com a Scorpion XT 1001 também.

Em todas o drag deu praticamente igual: na casa dos 4,5 Kg mesmo (11 lb). Apertando com gosto... rs

E inclusive fiz o teste depois de trocar os drags originais pelos Carbontex (usando a seco tb). Deu a mesma coisa de resistência. A diferença foi que, mesmo "esganando" o freio, ela continuou a liberar a linha sem tranco algum, muito macia...

Só estou postando esse comentário pro povo se ligar que esse tipo de medição em específico sofre influência de muitos fatores, como desgaste, tipo de lubrificação, etc...

Abração,

Edu Nakiri

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Edu...

As vezes eu também discordo de mim mesmo... rindo3:: rindo3:: rindo3::

No caso da Curado, foi um destes momentos... refiz o teste muitas vezes... achei absurdo. Pensei em óleo nos discos... Daí fui em busca da 201, que está praticamente nova, nunca foi aberta e não foi adquirida no PY;

Por mais que tenha fatores externos que influenciam, temos que pescar contando com eles...

Na 153, não executei o teste nas mesmas condições que as outras, daí ficou viciado. Quando ela estiver com linha eu refaço.

Mas então, no seu caso o Carbontex não trouxe melhorias?

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Eloy ! "Discordar" não foi uma boa palavra, foi mal. Mesmo porque não discordo das suas medições... Só fiz uma "ressalva"... rsrsrs

Caraca, que estranho essa da 201... Eu já tive 3 curados E7 e uma XT 1501 e todas deram resultado muito parecido. Eu tava apostando na manutenção, mas vai entender....

CARBONTEX: Eu troquei MUITOS e-mails com o Dawn (acho que é o dono) e ele deixou bem claro que a intenção do Carbontex não é aumentar o poder de frenagem do drag, mesmo porque isso poderia acarretar problemas nas engrenagems por exemplo, que foram dimensionadas para aquele tanto de freio. Ainda assim, ele disse que ALGUMAS carretilhas apresentam aumento de 1 ou 2 lbs, mas não é comum.

O lance do Carbontex é a maciez na soltura da linha e a "indestrutibilidade" do produto. Tanto que o nome do site é "smooth drag" (freio suave).

Quando o Dartanium é novinho, a gente nem percebe a diferença. Mas bastam algumas "judiadas" que você nota como o Carbontex é muito mais resistente que o original e muito mais suave. Essa é a melhora real !

Bom, tanto gosto do Carbontex que eu tenho em TODAS as minhas carretas da Shimano... Só não tenho nas Quantum porque o Dawn ainda não fabrica prá elas... rs

Abração,

Edu Nakiri

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que isso Edu!?

Discordar é uma boa palavra e atitude... joia:::

Tem um zaratustra por aí que disse que unanimidade é burrice... rindo3::

Daí vamos esclarecendo as coisas... O Pesca Pesada alertou para o resultado da 153, daí me dei conta de que fiz o teste em condições diferentes... ::tudo::

Volto a Barcelos com a 200E como está... quero ver se vai abrir splits novamente. diabo::

Abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, desculpa discordar... rs

Eloy, isso são características das SUAS carretas. Talvez quem tenha feito manutenção nela tenha deixado as Curados com graxa nos discos, ou outra coisa. As minhas ficam à seco mesmo.

Já fiz este teste em casa com duas Curado 201 E7 que eu tinha, bem como com uma Scorpion XT 1501. Ah fiz com a Scorpion XT 1001 também.

Em todas o drag deu praticamente igual: na casa dos 4,5 Kg mesmo (11 lb). Apertando com gosto... rs

E inclusive fiz o teste depois de trocar os drags originais pelos Carbontex (usando a seco tb). Deu a mesma coisa de resistência. A diferença foi que, mesmo "esganando" o freio, ela continuou a liberar a linha sem tranco algum, muito macia...

Só estou postando esse comentário pro povo se ligar que esse tipo de medição em específico sofre influência de muitos fatores, como desgaste, tipo de lubrificação, etc...

Abração,

Edu Nakiri

Opa Edu,

Eu nunca havia lubrificado a curado E7 e por mais que eu apertava o freio, a linha se soltava com muita facilidade, desde zero.Decidi eu mesmo por trocar os discos por carbontex e ao desmontar notei que o papelão original (dartanium) estava melado de graxa....Como eu mesmo substituí, posso afirmar que melhorou muito, mas muito mesmo.

Comprei outra E7 e a mesma coisa no freio original...zero bala, fui lá e troquei por Carbontex melado de teflon...e outra vez os testes foram infinitamente melhores. ::tudo::

Um parceirão comprou uma E7 e eu mesmo pude notar que o Drag original da carreta dele é bem melhor, está segurando legal, assim vejo que mesmo entre as carretas novas, existem estas diferenças...vai saber o acontece... doeu:: doeu:: doeu:: .

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que isso Edu!?

Discordar é uma boa palavra e atitude... joia:::

Tem um zaratustra por aí que disse que unanimidade é burrice... rindo3::

Daí vamos esclarecendo as coisas... O Pesca Pesada alertou para o resultado da 153, daí me dei conta de que fiz o teste em condições diferentes... ::tudo::

Volto a Barcelos com a 200E como está... quero ver se vai abrir splits novamente. diabo::

Abrax

Vc tem toda razão ! Mas é que nem tinha do que discordar, afinal a medição é do seu equipo... Só se vc tivesse dito que todas as Curados são iguais... o que não foi o caso... rs

Tomara que tenha motivos de sobra prá "quase" abrir os splits ! hahahaha

Abraço !

Edu Nakiri

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Edu,

Eu nunca havia lubrificado a curado E7 e por mais que eu apertava o freio, a linha se soltava com muita facilidade, desde zero.Decidi eu mesmo por trocar os discos por carbontex e ao desmontar notei que o papelão original (dartanium) estava melado de graxa....Como eu mesmo substituí, posso afirmar que melhorou muito, mas muito mesmo.

Comprei outra E7 e a mesma coisa no freio original...zero bala, fui lá e troquei por Carbontex melado de teflon...e outra vez os testes foram infinitamente melhores. ::tudo::

Um parceirão comprou uma E7 e eu mesmo pude notar que o Drag original da carreta dele é bem melhor, está segurando legal, assim vejo que mesmo entre as carretas novas, existem estas diferenças...vai saber o acontece... doeu:: doeu:: doeu:: .

Abração

Vai ver que tem um japinha (ou um chinezinho) na fábrica da Shimano que passa o dedo na graxa e passa na carreta... Às vezes vai graxa certa, às vezes vai demais... rsrsrrs

Abraço,

Edu Nakiri

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Edu,

Eu nunca havia lubrificado a curado E7 e por mais que eu apertava o freio, a linha se soltava com muita facilidade, desde zero.Decidi eu mesmo por trocar os discos por carbontex e ao desmontar notei que o papelão original (dartanium) estava melado de graxa....Como eu mesmo substituí, posso afirmar que melhorou muito, mas muito mesmo.

Comprei outra E7 e a mesma coisa no freio original...zero bala, fui lá e troquei por Carbontex melado de teflon...e outra vez os testes foram infinitamente melhores. ::tudo::

Um parceirão comprou uma E7 e eu mesmo pude notar que o Drag original da carreta dele é bem melhor, está segurando legal, assim vejo que mesmo entre as carretas novas, existem estas diferenças...vai saber o acontece... doeu:: doeu:: doeu:: .

Abração

Vai ver que tem um japinha (ou um chinezinho) na fábrica da Shimano que passa o dedo na graxa e passa na carreta... Às vezes vai graxa certa, às vezes vai demais... rsrsrrs

Abraço,

Edu Nakiri

Lembro de ter lido em algum fórum uma "teoria" sobre a qualidade da graxa utilizada na montagem das carretas que "derretia" ao calor e melava tudo ::tudo:: È no minimo estranho esta variação na mesma carreta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Edu,

Eu nunca havia lubrificado a curado E7 e por mais que eu apertava o freio, a linha se soltava com muita facilidade, desde zero.Decidi eu mesmo por trocar os discos por carbontex e ao desmontar notei que o papelão original (dartanium) estava melado de graxa....Como eu mesmo substituí, posso afirmar que melhorou muito, mas muito mesmo.

Comprei outra E7 e a mesma coisa no freio original...zero bala, fui lá e troquei por Carbontex melado de teflon...e outra vez os testes foram infinitamente melhores. ::tudo::

Um parceirão comprou uma E7 e eu mesmo pude notar que o Drag original da carreta dele é bem melhor, está segurando legal, assim vejo que mesmo entre as carretas novas, existem estas diferenças...vai saber o acontece... doeu:: doeu:: doeu:: .

Abração

Troquei do meu tbm, do mesmo jeito que vc, Schmidt, e houve melhora perceptível!! Gostei mto. Esse dartanium com o tempo, calor da fricção e essa graxa original vira uma nhaca hehehe. Eu já tive problemas que afetaram a coroa doeu:: doeu:: .

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os freios de Carbontex realmente são bons.. ?? Compensa em termos de custo beneficio trocar nas curado 200 E7 e mesmo em carretas menores como as Scorpion xt1000? Gostaria de saber a opinião dos pescadores mais experientes.

Depende, Cabral... Se vc usa bastante a carreta ou quer usá-la por muito tempo, digo que compensa. Com o tempo ou o uso, o freio tende a deteriorar. Então, terá de trocar do mesmo jeito hehehe. Mas se pensa em passar logo pra frente... Não vale a pena.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Eduardo,

Não sei se é ação do tempo não, doeu:: uma das minhas Curado E7 estava na caixa e o freio já não segurava da forma como eu esperava e por isso troquei. Em contrapartida já ví outras E7 com freio original bem melhor, vai entender... :gorfei:

Cabral,

Para mim valeu o investimento, eu mesmo troquei os discos e saiu em média 18 pratas por carreta ::tudo:: È uma questão de verificar como está o freio de sua carreta e analisar se precisa trocar para o tipo de pescaria que costuma fazer com ela ::tudo::

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os freios de Carbontex realmente são bons.. ?? Compensa em termos de custo beneficio trocar nas curado 200 E7 e mesmo em carretas menores como as Scorpion xt1000? Gostaria de saber a opinião dos pescadores mais experientes.

A minha está original, ainda. É a de puxar hélices, só porrada bruta...entre 10 e 19 libras de açu. Perdi dois no Jurubaxi pq o tucuna foi mais rápido que o drag...

Veja este video, para você ter uma ideia do que faz um drag de 5kg no conjunto. No caso aí, era uma abu7000.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os freios de Carbontex realmente são bons.. ?? Compensa em termos de custo beneficio trocar nas curado 200 E7 e mesmo em carretas menores como as Scorpion xt1000? Gostaria de saber a opinião dos pescadores mais experientes.

Depende, Cabral... Se vc usa bastante a carreta ou quer usá-la por muito tempo, digo que compensa. Com o tempo ou o uso, o freio tende a deteriorar. Então, terá de trocar do mesmo jeito hehehe. Mas se pensa em passar logo pra frente... Não vale a pena.

Abração

Eduardo realmente vou trocar os freios das minhas carretas. não pretendo trocá-las tão cedo, pois gosto demais das curados 200E. Valeu demais e muito obrigado pela dica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...