Ir para conteúdo

Bem vindo ao Fórum Turma do Biguá

Sinta-se em casa. O Fórum Turma do Biguá há mais de 10 anos é a casa do pescador esportivo. Você encontrará milhares de informações sobre a pesca esportiva, náutica, camping, e tudo o que envolve o esporte mais praticado no Brasil. Contamos com a sua participação para deixar o nosso blog fórum ainda mais interessante. Seja muito bem vindo!!!

Confira os mais de 4.000 relatos postados pelos nossos amigos

Clique aqui e vá direto para a sala dos Relatos de Pescaria. São milhares de belíssimos relatos repleto de fotos, paixão e muito peixe grande. Aproveite para eternizar sua pescaria, publicando detalhes sobre a sua aventura.
Acesse agora

Apaixonados pelo Tucunaré Açu

Adoramos a pesca esportiva em todas as suas modalidades, independente do peixe escolhido, mas temos uma paixão especial pelo tucunaré de olhos vermelhos. Navegue em nossas páginas e saiba tudo sobre eles.

Mas esportividade é a nossa razão de ser

Pequenos, grandes, bagróides, redondos?!?! Não importa.

BASSBOAT BRASIL

Mais uma marca registrada do FTB. O Bassboat Brasil é o único fórum do Brasil que traz tudo sobre os barcos de pesca esportiva de alta performance.
Acesse agora
  • +23 °C
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Carlos Dini

Sobrepesca no medio rio negro

Posts Recomendados

Não sei se é somente uma impressão pessoal, eu nunca vi tantos barcos-hoteis operando na região de barcelos como neste ano, em algumas lagoas do rio Negro vc cansava de ver voadeira passando. Em locais onde havia muito gente pescando, no caso a calha do rio negro, os peixes estavam estremamente velhacos, só estavam comendo em jgs e iscas de toques.

Como o medio rio negro atualmente já não é tão selvagem, e´importantissimo o pesque e solte e a preservação das matrizes, para que mesmo com o gde fluxo de turistas esta ainda seja a pescaria dos sonhos de todo pescador brasileiro.

Um gde abraço

Carlos Dini

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caro amigo não é uma impressão sua não é a realidade........cada ano que se passa o fluxo de barco aumenta........infelismente.......pois acontece isto aí que você está descrevendo, sei que o sol nasceu para todos........por este motivo é de suma importância a preservação do tucunaré, principalmente por parte do operador de pesca que tem o seu negócio que depende do resultado positivo da pescaria do pescador esportivo.

abraços,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que nessa temporada tem 25 barcos operando na região de barcelos!

Ouvi isso de algum guia de lá

absurdo... mas paciência.

Não dá pra proibir de alguém ir bater isca, mas acho que está na hora de frear a disseminação de barcos-hotel

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo com todos.

Adiciono apenas o seguinte.

Isso daí é algo cíclico.

Claro q a tendência é aumentar sempre, contudo, operar por lá fica muito caro para a turma de Manaus...então, quando um grupo de Manaus se aventura na região de Barcelos e, se lasca, a tendência é q eles não voltem mais no ano seguinte.

Aliado a isto temos um nível de água maluco...

Este ano a coisa bombou pq ano passado todos os grupos pegaram muito peixe por lá. Se vcs procurarem alguns tópicos antigo aí verão q eu disse isso...mas este ano a coisa se inverteu, pois a constância dos grandes resultados não ocorreu..então, a tendência para o próximo ano (2011) é a de q nem tantos barcos operem por lá...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Andei conversando sobre esse ponto por lá em Barcelos...

As preocupações tem muita razão de ser, EMBORA as informações passadas retratem uma outra realidade ! Vamos lá...

Existem os barco-hoteis licenciados para operar no Município de Barcelos ( assim como em Santa Izabel, etc... ), que somam um quantitativo de 12 unidades ( de um total previsto de 15 ).

Objetiva-se com isso, limitar um pouco a frequência de operadores na região ! Tudo isso é apenas uma linha de hipótese presumida, já que não há sequer ações conjuntas por parte dos operadores hoje existentes...

Fabrício tem plena razão ao lembrar que se trata de um processo cíclico em função do alto desempenho na temporada anterior, MAS faço questão sempre de ressalvar, a crescente demanda de Grupos de Pesca, e acesso facilitado ao local, deverá em breve, transformar o ponto em algo parecido com o Pantanal... chorei::

Uma coisa contudo já pode ser dita, embora ainda seja insuficiente para manter o equilíbrio do eco-seistema, que é a adoção praticamente por todos os barco hoteis de pesca com soltura das matrizes... ( já ajuda esse pequeno grau de consciência ). O problema é como "segurar as geleiras" que descem com toneladas de peixe para abastecer o mercado de Manaus... ( os interesses pecuniários são elevadíssimos... )

A exemplo do Carlos Dini e outros com quem estive conversando por lá, esperávamos encontrar um engarrafamento de barco hoteis em pleno rio Negro, principalmente pela dificuldade de acesso aos afluentes, mas isso só nos aconteceu no dia de retorno, quando "tropeçamos" com alguns dos operadores baseados em Barcelos...

É claro que se trata de algo preocupante, MAS pesquei 5 dias completamente só, sem ver vivalma... Temos mais alarido que realidade nesse caso... bang::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caros amigos, fui para Barcelos o ano passado e esse ano

Confesso que fiquei decepcionado pela quantidade de Barcos que vi ancorados em Barcelos.

Tem muita gente....

E agora com essa taxa de pesca, que nem sabemos para onde vai o dinheiro( ou melhor sabemos. .. . . .vai para os corruptos da região)

Tanto é que ano que vem dificilmente vou voltar...

Ja tenho uma pescaria agendada para Teles Pires no Thaimaçu com mais amigos.. . .. . . ..em maio

para o segundo semestre ainda não sei mas dificilmente volto para Barcelos ano que vem .. . .vou aguardar os acontecimentos

Abrçs a todos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

×