Ir para conteúdo

Para melhorar a saúde do peixe.


Bigão

Posts Recomendados

Galera, semana passada fui com um amigo buscar 30 Tucunas de 25 cm mais ou menos para soltar em seu açude. Fomos comprar os peixes em um criatório que tem aqui em Brasília. Lá o dono passa uma rede de malha bem fina no tanque onde encontram-se os peixes, e posteriormente retira um a um com as mãos e os coloca em um tonel.

Bem, não estou questionando a maneira de manusear os peixes, mas o que eu achei interessante foi o fato dele pegar um punhado de sal fino e jogar na água do tonel após colocar os peixes lá. Fiquei curioso e perguntei por que ele fez aquilo.

Com isso eu apreendi algo interessante, o sal ajuda o peixe a se acalmar. como o Tucunaré é um peixe que estressa fácil, o sal ajuda ele a se acalmar, é como se fosse um cachaça, deixe o bicho meio grogue.

E tambem como o sal é um fungicída natural, ele ajuda a matar qualquer fungo que se instala no peixe caso ele perca alguma escama no processo de retirada do tanque. E outra coisa, o Sal ajuda a formar novamente a mucosa natural do peixe.

Achei estas informações muito interessantes. Apreendi 3 funções que o sal tem no peixe.

Ajuda a acalmar

Ajuda a matar fungos que se instalam em sua pele.

Ajuda a recompor a mucosa do peixe.

Não sei se todos estes dados são cientificamente comprovados, mas só sei de uma coisa. De 30 peixes que compramos e transportamos, apenas 4 morreram após a soltura, 4 dias depois. O numero ligeiramente pequeno. Agora eu só quero ver daqui um anos como estes tucunarés vão estar. Pois o açude do meu amigo é infestado por tilápias. Esse tucunas vão fazer a festa! hehehehehehehehehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Bigão,blz?

Essa prática é confirmada cientificamente sim, e bastante difundida no meio da piscicultura de água doce!!

Como vc mesmo disse, o sal estimula a secreção de muco (que protege o peixe contra fungos e bactérias da água), diminui a incidência de alguns fungos e bactérias na própria água e ajuda o peixe na osmorregulação (balanço de íons, principalmente sódio e potássio entre seu corpo e ambiente externo).

A dosagem média é de 2 a 4g de sal/l de água durante o transporte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, sou aquarista, e muitos no aquarismo defendem o uso de sal na água para evitar doenças nos peixes, serve como tratamento preventivo.

Sei que alguns peixes não toleram o sal na água, é o caso do cascudo, não tenho certeza, mas me parece que os outros peixes de couro também não toleram. É bom evitar se acaso for transportar desse tipo de peixe.

Abraços e boas pescarias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...